segunda-feira, 3 de julho de 2017

Palestra de maio de 2017

Os meus sinceros agradecimentos a todos pela presença e participação no tsukinamisai de maio. Agradeço a todos pela dedicação nas atividades do kyokai. Muito obrigado.
Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a todas as pessoas que foram participar do Dia do Hinokishin, no dia 1° de maio, no Parque do Ipiranga. Recebendo a graça de um bom tempo, aproximadamente 800 pessoas estiveram se dedicando ao hinokishin este ano. Ainda, houve a arrecadação de quase 800 quilos de alimentos que foram doados para uma entidade que cuida de quase 200 crianças carentes. Muito obrigado a todos e espero que no ano que vem, mais pessoas possam estar participando do Dia do Hinokishin.
        
         O Shimbashira-sama em sua palestra de outubro passado, como na de janeiro deste ano, falou um pouco sobre a importância de não esquecermos de fazer a retribuição a Deus-Parens pelas graças que estamos recebendo no dia a dia. Fazer a retribuição não é apenas reconhecermos as graças concedidas por Deus ou somente entender que estamos sendo protegidos. Mas, devemos manifestar na prática esse nosso sentimento de gratidão.
         O sentimento de gratidão nasce a partir do momento em que estabelecemos e compreendemos do fundo do coração de que o corpo de cada um de nós é emprestado por Deus. Não somente é emprestado mas também estamos recebendo constantemente a providência divina para poder usar o corpo livremente de acordo com a nossa vontade. Ou seja, a graça da saúde. Oyassama ensinou que isso se refere as dez providências divinas.
         Se verificarmos nos episódios da vida de Oyassama, iremos perceber que existem muitos relatos onde os mestres que foram salvos de doenças difíceis e complicados, ao perguntarem como poderiam fazer para agradecer a graça recebida, sempre era orientado por ela: ‘Deve salvar as outras pessoas.’
         Por exemplo, no episódio 72, Há de Salvar-se, temos:
Mais ou menos em abril de 1880, Kozaburo Murakami da Região de Izumi, ainda em pleno vigor físico, perdeu a liberdade de movimento dos membros por causa da nevralgia da região ciática. Acometido por violenta dor chegou a perder até mesmo o apetite. Ele e os seus familiares viviam deprimidos como se tivessem sido jogados num abismo.
Com o desejo de curar-se de qualquer maneira, procurou um famoso médico que aplicava moxa, mas ficou desapontado ao saber da sua ausência. No entanto, lembrou-se da deusa viva de Shoyashiki, que ouvira dos seus empregados e dos comerciantes que frequentavam a sua casa. Já que viera até ali, dirigiu-se a Shoyashiki. Foi-lhe permitido encontrar-se com Oyassama, que lhe disse carinhosamente:
“Será salvo, será salvo, pois há de salvar-se.”
E fez-lhe várias explanações interessantes. Quando ia retirar-se, deu-lhe três doces manju e água abençoada. Kozaburo fez o caminho de volta revigorado como se o corpo e o espírito tivessem sido purificados.
Chegando em casa, não se sentiu cansado apesar da longa viagem de jinriquixá, pelo contrário, sentiu uma confortável sensação. Passou a água abençoada no quadril dolorido, orando: “Namu Tenri-Ô-no-Mikoto”. A dor desapareceu como num sonho, no terceiro dia.
O sentimento de gratidão conduziu-o naturalmente para Jiba. Regressando a Jiba, consultou a Oyassama como poderia retribuir a essa gratidão e teve estas palavras:
“Não é através do dinheiro e nem das coisas. Se está feliz por ter sido salvo, a melhor maneira de retribuir é salvar com essa alegria aqueles que desejam ser salvos. Por isso, se dedique firmemente na salvação.”
Seguindo essas palavras Kozaburo jurou dedicar-se ao caminho único da salvação.

Não somente neste episódio, em muitos outros, Oyassama deu este tipo de orientação e deste modo é que o Tenrikyo foi se espalhando por todas as partes. As pessoas que foram salvas, saíram para fazer a divulgação como forma de retribuir a graça recebida.
Além disso, no trecho: ‘fez várias explanações interessantes’, podemos imaginar que Oyassama falou sobre as dez providências do corpo baseado no ensinamento da razão da criação dos seres humanos.
É ensinado que a história da criação original é a base de toda a doutrina. Se não soubermos sobre a razão da origem, não temos como compreender e explicar sobre o restante do ensinamento.
Para que a pessoa possa compreender sobre a graça e o trabalho de Deus-Parens, em primeiro lugar, precisamos explicar que este mundo e o corpo do ser humano foi criado por Deus. Depois da criação, o corpo foi emprestado ao nosso espírito. Para isso, é necessário falar sobre a criação original, quando Deus reuniu os instrumentos do mar de lama e concedeu as dez providências divinas ao corpo. Com isso, é possível compreender que somente o espírito do ser humano é algo próprio. Todas as pessoas do mundo estão sendo vivificadas por Deus. Não existe uma pessoa sequer que esteja vivendo através da sua força, inteligência ou pelo dinheiro que possui.
Entendendo sobre o corpo que é um empréstimo de Deus e o espírito é de cada um, iremos entender sobre a existência das poeiras espirituais que são a causa das doenças e que o acumulo excessivo dessas poeiras dá origem as más predestinações.
Deste modo, para se receber a graça da cura da doença ou da solução do problema, é preciso mudar o espírito. Mudar o sentimento para desejar a salvação do próximo. Fazer a salvação significa fazer a retribuição a Deus-Parens. É por isso que Oyassama orientava as pessoas para se dedicarem à salvação. Este é o ensinamento de que salvando os outros estará salvando a si mesmo.
No episódio 100, Deve Salvar os Outros, uma pessoa foi abandonada pelos médicos devido à gravidade da doença, por não ter mais cura. Conta-se:
Sadakiti Konishi da Vila de Kambe, Região de Yamato, era muito esforçado, chegando a trabalhar o dobro dos outros. Por um descuido, foi acometido de tuberculose. Desenganado pelo médico, passava os dias sem nenhuma esperança. Por outro lado, sua esposa Ie, que tivera um parto difícil, estava grávida do segundo filho.
Por volta de março de 1882, Jirobei Morimoto da mesma vila espargiu-lhes a fragrância da fé. Assim, sem se importar com o estado de saúde, o casal regressou a Jiba e, quando Ie recebeu a Permissão do Parto Feliz, Sadakiti perguntou: “Este Deus é apenas o Deus do parto?” e Oyassama respondeu:
Não. É o Deus que salva de todas as doenças.”
Então, ele perguntou novamente: “Na verdade, estou sofrendo de uma doença do peito, posso ser salvo?”
Não se preocupe. Receberá a graça qualquer que seja a doença. Esqueça a ambição.”
Esta resposta cheia de amor ficou gravada profundamente no coração de Sadakiti, que tomou uma firme decisão. Chegando em casa, ajuntou todo o dinheiro e entregou-o à esposa. Isolou-se numa casa separada, escreveu ‘Tenri-Ô-no-Mikoto’ no papel e pregou-o no centro da parede da sala e orou fervorosamente evocando o nome divino: “Namu Tenri-Ô-no-Mikoto, namu Tenri-Ô-no-Mikoto”.
Após um tempo, ficou completamente curado da moléstia que o fez sofrer por longo tempo.
Por outro lado, sua esposa Ie deu à luz um menino, segura e tranquilamente. Imediatamente, ele regressou a Jiba em agradecimento. Ao expressar com gratidão o seu sentimento, Oyassama, mostrando-se muito contente, disse-lhe:
Foram salvos porque conseguiram dedicar-se voltando o espírito inteiramente a Deus.”
Então, Sadakiti disse-lhe: “Não há alegria maior. Como poderei retribuir esta gratidão?”
Deve salvar os outros.”
Foi a resposta. De modo que perguntou-lhe outra vez: “O que deverei fazer para que os outros se salvem?”
Deve contar sinceramente às pessoas sobre a sua cura.”
Explicou ela, concedendo-lhe cerca de 500 gramas de farinha de cevada torrada e continuou:
Isto é oferenda abençoada; por isso, dê-a aos necessitados para tomarem com a água oferendada no altar.”
Recebendo-a, Sadakiti voltou contente para casa e encontrou muitos doentes na vizinhança. Foi salvá-los levando a oferenda abençoada conforme ensinara Oyassama. Um após outro, todos se curaram, aumentando assim os seguidores desta fé.

Este episódio mostra de maneira concreta como fazer para se receber a graça da salvação. E depois, o que fazer para retribuir essa graça. Em primeiro lugar, Oyassama orientou para que ele abandonasse a ambição. Ou seja, limpar a poeira da ambição que estava muito acumulado em seu espírito. Essa foi a condição para ele receber a graça de Deus. Naquele momento, a forma que ele encontrou foi entregar todo o dinheiro a esposa.
 Depois, muito feliz por ter recebido a graça, ele queria fazer algo para retribuir essa gratidão. Ao perguntar como deveria fazer, Oyassama orientou dizendo que era para falar às pessoas, como foi que recebeu a graça. Neste mundo, quando as pessoas ficam doentes, a primeira coisa é o desejo de ficar curado o mais rápido possível. Principalmente, se for uma doença grave ou complicada ou quando os médicos e os remédios já não funcionam mais.
Os doentes fazem de tudo para se verem livres do incômodo físico o quanto antes. Por isso, ficarão interessados em como, ou o que a pessoa fez para ficar curada. Nós que somos yoboku, muitas vezes já falamos como recebemos a graça de Deus-Parens.
Oyassama ensinou diversas formas para se fazer a retribuição a Deus-Parens por tudo que está sendo concedido a nós no dia a dia, como o Serviço Sagrado, a divulgação e a salvação, o hinokishin, a dedicação a Jiba e à igreja e outras coisas. Devemos fazer as coisas que estiver ao nosso alcance.
Vamos imaginar a seguinte situação. Um de nossos filhos está conversando com os seus colegas e fala: ‘o meu pai trabalha bastante, todos os dias, pensando em dar o melhor para nossa família e graças a ele é que estou podendo ir à escola e posso brincar com os amigos’. Ou então: ‘quando fiquei com febre, a minha mãe ficou do meu lado, a noite toda, cuidando de mim, trocando a toalha, dando água e remédio. Por isso, graças à minha mãe é que melhorei bem rápido’.
Creio que qualquer pai ou mãe que ouvir isso dos filhos ficará contente e emocionado ao saber que eles sentem gratidão. Do mesmo modo, se nós falarmos para as pessoas sobre o trabalho e as graças de Deus-Parens e o quanto isso é gratificante, se contarmos sobre Oyassama e o seu amor maternal que deseja a nossa salvação, Deus-Parens e Oyassama, vendo essa atitude dos seus filhos, com certeza ficarão satisfeitos e contentes. Isso é realmente uma grande forma de fazermos a retribuição.
Os nossos antepassados também, ao ouvirem de um missionário da Tenrikyo sobre Deus-Parens e Oyassama é que receberam a graça da salvação e depois, para retribuir a graça recebida, também contaram a história da sua salvação para outras pessoas. É assim que o Caminho veio crescendo até os dias de hoje.
Se não houvesse aquela salvação do nosso antepassado, creio que hoje não estaríamos aqui. Ao refletirmos sobre isso, nós também precisamos fazer a retribuição a Deus-Parens e a Oyassama no nosso cotidiano. É com esse sentimento que gostaria de passar de agora em diante.
Mais uma vez, muito obrigado a todos pela reverência e participação no Tsukinamisai de maio.

Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário