segunda-feira, 3 de julho de 2017

Palestra de julho de 2017

            Os meus sinceros agradecimentos a todos os presentes que vieram participar e reverenciar a cerimônia mensal de julho do Kyokai. Agradeço também pela dedicação aos afazeres do Caminho e também pela sincera dedicação às atividades do Kyokai.
No início de mês, houve a caravana de regresso a Jiba, e um pessoa, Bruno Arakawa, está participando do Seminário de Oyasato. Além disso, desde o dia 1°, está sendo realizado o Shuyokai no Dendotyo, com a participação de      pessoas e o meu filho Takeo também está fazendo o seminário.

Todos nós já sabemos que durante o período de vida normal de um ser humano, é natural que passemos por vários momentos de alegrias e também momentos de aflição e sofrimentos. Em todas as épocas, os homens vieram buscando a saúde, o conforto e a felicidade. Porém, inesperadamente, em algum momento da vida, mesmo não desejando, aparecem as enfermidades, as doenças, e também surgem problemas de relacionamento no trabalho ou na família e, em alguns casos, é preciso se deparar com um desastre ou uma catástrofe.
Temos no Hino III dos Hinos Sagrados:
Não há algo tão penoso como as doenças.
Doravante, eu também farei o hinokishin.    
Numa situação em que não se tem o efeito desejado mesmo usando todos os recursos da medicina e, também, recorrendo às orações nos templos e santuários, qualquer que seja a pessoa, quando recebe a salvação da doença que o aflige, sente verdadeiramente a gratidão pelas providências recebidas de Deus-Parens. Essa alegria, naturalmente, deve se direcionar à realização de ações de retribuição às graças recebidas.
Nessas oportunidades, começamos a perceber o quanto é gratificante aquilo que até então pensávamos ser óbvio e natural, como o fato de viver todos os dias com saúde. Além disso, somente quando adoecemos é que percebemos que não conseguimos fazer nada com a nossa própria força, ou seja, somente nessa hora é que sentimos efetivamente o ensinamento da coisa emprestada e tomada emprestada.
Nas Indicações Divinas, é ensinado:
“Se não houver a dor e a aflição, não compreenderão a liberdade do corpo. Sendo assim, se diz emprestado. Se o corpo é emprestado, tudo é emprestado. O corpo não fica conforme o pensamento de cada um. Não tem liberdade porque é emprestado.” (I.D. 01/06/1899)
Dessa forma, Oyassama ensinou sobre a vontade do Parens às pessoas que vinham à Residência unicamente para solicitar a salvação pessoal ou de familiares, esclarecendo sobre o fato de que o corpo era algo emprestado por Deus.
Pensando bem, mais do que receber uma salvação maravilhosa, se conseguirmos viver todos os dias com saúde, sem ter essas aflições, ficaríamos muito mais agradecidos. No entanto, quando estamos bem de saúde, é difícil ter ou esquecemos desse sentimento de gratidão.
            É ensinado que este Caminho de Oyassama é o caminho da dedicação sincera à salvação e também, o caminho da retribuição. Fazer a retribuição significa manifestar através da prática, o espírito de gratidão por estarmos recebendo de Deus-Parens, no dia a dia, a sua imensa providência.
A maioria das pessoas do mundo, está vivendo com o pensamento de que diariamente, se alimenta, dorme, trabalha e passa os momentos de lazer de acordo com a própria vontade. Porém, tudo isso é possível devido à providência de Deus-Parens. Essas pessoas, por não conhecerem sobre Deus-Parens e o seu amor parental, estão perdidas na escuridão do próprio espírito. Por isso, nós yoboku, temos que transmitir a um grande número de pessoas e rapidamente, a verdade de que estamos sendo vivificados por Deus-Parens, para que possam sentir e reconhecer essa providência.
A retribuição pode ser manifestada de várias formas como o hinokishin, a dedicação aos pais, fazer a oferenda, a condução e a frequência diária a igreja, a divulgação e salvação e outras coisas. Ainda, a caminhada dos 50 anos da vida-modelo de Oyassama é o ‘caminho da conclusão do Serviço’. Por isso, realizar o Serviço de acordo como foi ensinado por Oyassama é um modo de satisfazer e contentar Deus-Parens e Oyassama e, com certeza, é a melhor maneira de se fazer a retribuição.
             Não podemos esquecer a alegria por estarmos sendo vivificados diariamente por Deus-Parens e devemos sentir gratidão pelas providências recebidas pelo corpo emprestado. Através do espírito de se fazer a retribuição por essas graças é que dedicamos a sinceridade com o sentimento de desejar salvar as pessoas ou que sejamos usados nos trabalhos da salvação. É essa atitude que Deus-Parens está esperando de todos nós. Além disso, a dedicação através da oferenda em dinheiro não é feito pelas pessoas que tem sobrando ou que tem suficientes condições financeiras. O importante é dar o máximo de si, é fazer com determinação. Não se faz a dedicação porque tem condição ou está sobrando, mas dedicar a sinceridade mesmo em meio as dificuldades é que tem o seu valor.
            O motivo de fazermos a dedicação neste Caminho, como disse, é para manifestarmos a gratidão a Deus-Parens por estarmos recebendo plenamente a sua graça e proteção no dia a dia. Foi nos ensinado que essa dedicação pode ser comparada com o plantio de sementes. Na Indicação Divina, tem-se:
            “Deus tem aceito todas as sementes plantadas. E as sementes aceitas brotarão todas.” IND. 28 de janeiro de1891
            No mundo de Deus, não haverá uma semente que irá apodrecer ou falhar. Está garantindo que tudo que dedicarmos no dia a dia, nascerá e dará frutos. Foi ensinado também que este Caminho não se resume apenas a uma geração. É por isso que a maioria de nós está aqui, no dia hoje, por estarmos dando continuidade à fé dos nossos antepassados. Isso porque o ensinamento de Oyassama não se limita apenas à salvação de uma geração ou somente desta vida. A salvação de Oyassama é para todas as gerações, porque o desejo de Deus-Parens é concretizar a vida plena de alegria e felicidade.
            Todos nós, yoboku, quando recebemos o Dom do Sazuke, aprendemos que o Sazuke é o tesouro para todas as gerações, ou seja, é um tesouro eterno. Entretanto, algumas pessoas podem pensar: Como pode ser eterno se a nossa vida é limitada? Nas palavras divinas temos que ‘o corpo é de uma geração, a alma é para todas as gerações’. Assim, significa que esse tesouro é algo que fica guardado em nossa alma para a eternidade.
            Esse tesouro guardado em nossa alma é a virtude e o mérito concedido por Deus. A virtude que acumulamos a cada oportunidade que ministramos o Sazuke aos enfermos é algo que vai sendo guardado em nossa alma e será levado também para as próximas gerações. É por isso que foi ensinado que o Sazuke é o tesouro eterno, pois através da ministração do Sazuke, acumulamos as virtudes não só para essa geração, mas ficará guardada em nossa alma e se tornará em um tesouro para todas as próximas gerações.
            Quando renascermos no futuro, vamos trazer em nossa alma, esse tesouro, essa virtude que foi acumulada através da nossa dedicação nesta vida. Deste modo, entendemos a importância de fazermos a retribuição das graças recebidas, dedicando ao máximo na prática do ensinamento no nosso dia a dia.
            Certo dia, durante uma chuva muito forte, Oyassama disse a um mestre:
- Coloque um tacho e uma tigela no quintal.
O mestre fez como foi pedido e em pouco tempo a água da chuva encheu por completo os dois recipientes, chegando até a transbordar. Então, Oyassama disse:
- O que pensam sobre isso?
As pessoas que estavam a sua volta não sabiam o que responder. Assim, Oyassama deu a seguinte explicação:
- A razão concedida por Deus é única, porém a razão muda de acordo como é aceita pelo espírito de cada pessoa.
A quantidade de água do tacho é bem maior em comparação com a quantidade que está na tigela. Mas isso não significa que choveu mais sobre o tacho e menos sobre a tigela. A chuva foi por igual. Esta é a razão do céu, ou seja, as graças e as providências de Deus são iguais para todos. A diferença está no tamanho do espírito.
O que muda é a maneira de como o espírito do ser humano aceita ou compreende esta razão. E isso é que faz surgir as diferenças. Oyassama, através dessa alegoria, tentou mostrar e explicar a verdade desta razão celeste.
Assim, como o tamanho do nosso espírito é determinado de pessoa para pessoa, dentro existem tanto as poeiras que viemos acumulando como também os méritos. O fato de Oyassama ter ensinado a importância de fazermos a retribuição das graças através da dedicação é para diminuirmos as poeiras do nosso espírito, e no lugar encher de virtudes. Como o tamanho do espírito é limitado, em primeiro lugar, precisamos abrir um espaço tirando as poeiras. Senão, mesmo que Deus-Parens nos conceda as virtudes, elas irão derramar e se perderão, por não ter espaço suficiente em nosso espírito.
Para aumentarmos o tamanho é que Oyassama ensinou o caminho da retribuição. Praticar os ensinamentos é a forma de limparmos as poeiras do espírito, ou seja, abrir o espaço para poder colocar no lugar, as virtudes concedidas por Deus. Melhor ainda, seria poder acumular em nossa alma o tesouro eterno que é a virtude concedida através da ministração do Sazuke, ao solicitarmos a graça da salvação de alguém que está enfermo e sofrendo com a doença.
Com isso, mesmo que nessa geração não cheguemos à vida plena de alegria e felicidade, com esse eterno tesouro, com essa virtude acumulada em nossa alma, no próximo renascimento, estaremos bem mais perto da vida radiante de alegria. Se pensarmos apenas nessa geração, apenas nessa vida, poderemos ficar inseguros, pois não sabemos nem o que pode acontecer amanhã. Entretanto, sabendo que todas as sementes plantadas no terreno de Deus, irão brotar sem falha, nos dá uma grande esperança. Creio que Oyassama também espera isso de todos nós.

Agradecendo mais uma vez pela presença de todos, termino as minhas palavras. Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário