Os meus sinceros agradecimentos a
todos os presentes que vieram participar e reverenciar a cerimônia mensal de julho
do Kyokai. Agradeço também pela dedicação aos afazeres do Caminho e também pela
sincera dedicação às atividades do Kyokai.
No início de mês, houve a caravana de regresso a Jiba,
e um pessoa, Bruno Arakawa, está participando do Seminário de Oyasato. Além
disso, desde o dia 1°, está sendo realizado o Shuyokai no Dendotyo, com a
participação de pessoas e o meu
filho Takeo também está fazendo o seminário.
Todos nós já sabemos que durante o período de vida
normal de um ser humano, é natural que passemos por vários momentos de alegrias
e também momentos de aflição e sofrimentos. Em todas as épocas, os homens
vieram buscando a saúde, o conforto e a felicidade. Porém, inesperadamente, em
algum momento da vida, mesmo não desejando, aparecem as enfermidades, as
doenças, e também surgem problemas de relacionamento no trabalho ou na família
e, em alguns casos, é preciso se deparar com um desastre ou uma catástrofe.
Temos no Hino III dos Hinos Sagrados:
Não há algo tão penoso como as doenças.
Doravante, eu também farei o hinokishin.
Numa situação em que não se tem o efeito desejado
mesmo usando todos os recursos da medicina e, também, recorrendo às orações nos
templos e santuários, qualquer que seja a pessoa, quando recebe a salvação da
doença que o aflige, sente verdadeiramente a gratidão pelas providências
recebidas de Deus-Parens. Essa alegria, naturalmente, deve se direcionar à
realização de ações de retribuição às graças recebidas.
Nessas oportunidades, começamos a perceber o quanto é
gratificante aquilo que até então pensávamos ser óbvio e natural, como o fato
de viver todos os dias com saúde. Além disso, somente quando adoecemos é que
percebemos que não conseguimos fazer nada com a nossa própria força, ou seja,
somente nessa hora é que sentimos efetivamente o ensinamento da coisa
emprestada e tomada emprestada.
Nas Indicações Divinas, é ensinado:
“Se não houver a dor e a aflição, não compreenderão a
liberdade do corpo. Sendo assim, se diz emprestado. Se o corpo é emprestado,
tudo é emprestado. O corpo não fica conforme o pensamento de cada um. Não tem
liberdade porque é emprestado.” (I.D. 01/06/1899)
Dessa forma, Oyassama ensinou sobre a vontade do
Parens às pessoas que vinham à Residência unicamente para solicitar a salvação
pessoal ou de familiares, esclarecendo sobre o fato de que o corpo era algo
emprestado por Deus.
Pensando bem, mais do que receber uma salvação
maravilhosa, se conseguirmos viver todos os dias com saúde, sem ter essas
aflições, ficaríamos muito mais agradecidos. No entanto, quando estamos bem de
saúde, é difícil ter ou esquecemos desse sentimento de gratidão.
É ensinado que este Caminho de
Oyassama é o caminho da dedicação sincera à salvação e também, o caminho da
retribuição. Fazer a retribuição significa manifestar através da prática, o
espírito de gratidão por estarmos recebendo de Deus-Parens, no dia a dia, a sua
imensa providência.
A maioria das pessoas do mundo, está vivendo com o
pensamento de que diariamente, se alimenta, dorme, trabalha e passa os momentos
de lazer de acordo com a própria vontade. Porém, tudo isso é possível devido à
providência de Deus-Parens. Essas pessoas, por não conhecerem sobre Deus-Parens
e o seu amor parental, estão perdidas na escuridão do próprio espírito. Por
isso, nós yoboku, temos que transmitir a um grande número de pessoas e
rapidamente, a verdade de que estamos sendo vivificados por Deus-Parens, para
que possam sentir e reconhecer essa providência.
A retribuição pode ser manifestada de várias formas
como o hinokishin, a dedicação aos pais, fazer a oferenda, a condução e a
frequência diária a igreja, a divulgação e salvação e outras coisas. Ainda, a
caminhada dos 50 anos da vida-modelo de Oyassama é o ‘caminho da conclusão do
Serviço’. Por isso, realizar o Serviço de acordo como foi ensinado por Oyassama
é um modo de satisfazer e contentar Deus-Parens e Oyassama e, com certeza, é a
melhor maneira de se fazer a retribuição.
Não podemos esquecer a alegria por estarmos
sendo vivificados diariamente por Deus-Parens e devemos sentir gratidão pelas
providências recebidas pelo corpo emprestado. Através do espírito de se fazer a
retribuição por essas graças é que dedicamos a sinceridade com o sentimento de
desejar salvar as pessoas ou que sejamos usados nos trabalhos da salvação. É
essa atitude que Deus-Parens está esperando de todos nós. Além disso, a
dedicação através da oferenda em dinheiro não é feito pelas pessoas que tem
sobrando ou que tem suficientes condições financeiras. O importante é dar o
máximo de si, é fazer com determinação. Não se faz a dedicação porque tem
condição ou está sobrando, mas dedicar a sinceridade mesmo em meio as
dificuldades é que tem o seu valor.
O motivo de fazermos a dedicação
neste Caminho, como disse, é para manifestarmos a gratidão a Deus-Parens por
estarmos recebendo plenamente a sua graça e proteção no dia a dia. Foi nos
ensinado que essa dedicação pode ser comparada com o plantio de sementes. Na
Indicação Divina, tem-se:
“Deus tem aceito todas as sementes
plantadas. E as sementes aceitas brotarão todas.” IND. 28 de janeiro de1891
No mundo de Deus, não haverá uma
semente que irá apodrecer ou falhar. Está garantindo que tudo que dedicarmos no
dia a dia, nascerá e dará frutos. Foi ensinado também que este Caminho não se
resume apenas a uma geração. É por isso que a maioria de nós está aqui, no dia
hoje, por estarmos dando continuidade à fé dos nossos antepassados. Isso porque
o ensinamento de Oyassama não se limita apenas à salvação de uma geração ou
somente desta vida. A salvação de Oyassama é para todas as gerações, porque o
desejo de Deus-Parens é concretizar a vida plena de alegria e felicidade.
Todos nós, yoboku, quando recebemos
o Dom do Sazuke, aprendemos que o Sazuke é o tesouro para todas as gerações, ou
seja, é um tesouro eterno. Entretanto, algumas pessoas podem pensar: Como pode
ser eterno se a nossa vida é limitada? Nas palavras divinas temos que ‘o corpo
é de uma geração, a alma é para todas as gerações’. Assim, significa que esse
tesouro é algo que fica guardado em nossa alma para a eternidade.
Esse tesouro guardado em nossa alma
é a virtude e o mérito concedido por Deus. A virtude que acumulamos a cada oportunidade
que ministramos o Sazuke aos enfermos é algo que vai sendo guardado em nossa
alma e será levado também para as próximas gerações. É por isso que foi
ensinado que o Sazuke é o tesouro eterno, pois através da ministração do
Sazuke, acumulamos as virtudes não só para essa geração, mas ficará guardada em
nossa alma e se tornará em um tesouro para todas as próximas gerações.
Quando renascermos no futuro, vamos
trazer em nossa alma, esse tesouro, essa virtude que foi acumulada através da
nossa dedicação nesta vida. Deste modo, entendemos a importância de fazermos a
retribuição das graças recebidas, dedicando ao máximo na prática do ensinamento
no nosso dia a dia.
Certo dia, durante uma chuva muito
forte, Oyassama disse a um mestre:
- Coloque um tacho e uma tigela no quintal.
O mestre fez como foi pedido e em pouco tempo a água
da chuva encheu por completo os dois recipientes, chegando até a transbordar.
Então, Oyassama disse:
- O que pensam sobre isso?
As pessoas que estavam a sua volta não sabiam o que responder.
Assim, Oyassama deu a seguinte explicação:
- A razão concedida por Deus é única, porém a razão
muda de acordo como é aceita pelo espírito de cada pessoa.
A quantidade de água do tacho é bem maior em
comparação com a quantidade que está na tigela. Mas isso não significa que
choveu mais sobre o tacho e menos sobre a tigela. A chuva foi por igual. Esta é
a razão do céu, ou seja, as graças e as providências de Deus são iguais para
todos. A diferença está no tamanho do espírito.
O que muda é a maneira de como o espírito do ser
humano aceita ou compreende esta razão. E isso é que faz surgir as diferenças.
Oyassama, através dessa alegoria, tentou mostrar e explicar a verdade desta
razão celeste.
Assim, como o tamanho do nosso espírito é determinado
de pessoa para pessoa, dentro existem tanto as poeiras que viemos acumulando
como também os méritos. O fato de Oyassama ter ensinado a importância de
fazermos a retribuição das graças através da dedicação é para diminuirmos as
poeiras do nosso espírito, e no lugar encher de virtudes. Como o tamanho do
espírito é limitado, em primeiro lugar, precisamos abrir um espaço tirando as
poeiras. Senão, mesmo que Deus-Parens nos conceda as virtudes, elas irão
derramar e se perderão, por não ter espaço suficiente em nosso espírito.
Para aumentarmos o tamanho é que Oyassama ensinou o
caminho da retribuição. Praticar os ensinamentos é a forma de limparmos as
poeiras do espírito, ou seja, abrir o espaço para poder colocar no lugar, as
virtudes concedidas por Deus. Melhor ainda, seria poder acumular em nossa alma
o tesouro eterno que é a virtude concedida através da ministração do Sazuke, ao
solicitarmos a graça da salvação de alguém que está enfermo e sofrendo com a
doença.
Com isso, mesmo que nessa geração não cheguemos à vida
plena de alegria e felicidade, com esse eterno tesouro, com essa virtude
acumulada em nossa alma, no próximo renascimento, estaremos bem mais perto da
vida radiante de alegria. Se pensarmos apenas nessa geração, apenas nessa vida,
poderemos ficar inseguros, pois não sabemos nem o que pode acontecer amanhã.
Entretanto, sabendo que todas as sementes plantadas no terreno de Deus, irão
brotar sem falha, nos dá uma grande esperança. Creio que Oyassama também espera
isso de todos nós.
Agradecendo mais uma vez pela presença de todos,
termino as minhas palavras. Muito obrigado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário