segunda-feira, 3 de julho de 2017

Palestra de junho de 2017

Os meus sinceros agradecimentos a todos os presentes que vieram participar e reverenciar a cerimônia mensal de junho do Kyokai. Agradeço também pela dedicação aos afazeres do Caminho e pela dedicação nas atividades do kyokai. Muito obrigado.

         Na nossa convivência dentro da sociedade, conhecemos e vivemos com muitas pessoas, sejam elas seguidoras da mesma fé ou de outras religiões. Mesmo dentro da família, muitas vezes, existem parentes que não são da Tenrikyo.
         Se nos colocarmos na posição de sermos fiel desta fé, creio que a maioria convive diariamente com pessoas que não são do Caminho, como os colegas do trabalho, com os vizinhos, com os amigos e até alguns familiares. Na minha posição, posso dizer que tenho o dia a dia mais envolvido com os seguidores e fiéis.
         Assim, todos nós, já passamos pela situação de sermos perguntados sobre a nossa religião. Muitas vezes, já nos perguntaram: ‘O que é o Tenrikyo?’ Ou, ‘Como é o ensinamento da Tenrikyo?’ É uma pergunta que todos fazem, logicamente por nunca terem ouvido sobre o nosso Caminho. É uma curiosidade.
         Procuramos responder dizendo de forma simples que o nosso ensinamento começou no Japão, há 180 anos, com o objetivo de salvar todas as pessoas e assim, concretizar o mundo de vida plena de alegria e felicidade. Dizemos que o nosso Deus chama-se Tenri-Ô-no-Mikoto e a pessoa que transmitiu o seu ensinamento foi a senhora Miki Nakayama, ou seja, a Oyassama.
         Podemos ainda explicar a doutrina básica, falando sobre as 10 providências divinas, a respeito da coisa emprestada e tomada emprestada e, as oito poeiras espirituais. Dizemos que através da oração chamado Tsutome, Serviço Sagrado, solicitamos a graça da salvação de todas as coisas a Deus-Parens e ministramos o Sazuke pedindo a salvação dos enfermos. Como uma forma de agradecer e retribuir as graças concedidas por Deus, praticamos o hinokishin.
         Deste modo, procuramos explicar um pouco do nosso ensinamento. Creio que todos já devem ter tido este tipo de experiência, alguma vez. Entretanto, será que já fizeram a seguinte pergunta: ‘por que você é fiel da Tenrikyo?’ Esta é uma questão bem diferente da primeira pergunta. É uma questão que envolve a fundamento da fé de cada pessoa.
         Para esta pergunta, creio que podemos dividir em três respostas. A primeira é sobre o passado. Ou seja, o que levou o antepassado entrar para a fé, ou o dia original da sua própria fé e da família. Pode-se responder que graças à fé dos antepassados é que você existe nos dias de hoje.
         A segunda é sobre o presente. Responder que o ensinamento da Tenrikyo é a base, é o indicador que conduz a sua vida. A prática constante do ensinamento faz com que se possa enfrentar as dificuldades e por amparar-se em Deus-Parens e Oyassama, sente gratidão pelas graças recebidas.
         A terceira resposta é sobre o futuro. Sabendo que este é um maravilhoso ensinamento, ter o sentimento de transmitir para outras pessoas também e aumentar cada vez mais os seguidores, visando a concretização da vida plena de alegria e felicidade.
Na verdade, estas três respostas não é para ser dada apenas quando fizerem esta pergunta, mas é uma questão que, como seguidores, devemos fazer a nós mesmos como um meio reflexão da nossa própria conduta espiritual.
Explicando um pouco mais em detalhes, a primeira resposta, tendo como base o passado. Mesmo aqui no Kyokai, existem pessoas de várias gerações que seguem este Caminho. Tanto da primeira geração até de quarta ou quinta geração dentro da fé.
A pessoa da primeira geração pode responder que entrou para a fé devido a uma imensa graça da salvação concedida por Deus, ou que foi convidado por um amigo ou missionário e se identificou com o ensinamento. Temos muitas pessoas da primeira geração devido ao casamento, também.
Para mim e muitas outras pessoas que já são de várias gerações, podemos responder sobre o dia original do primeiro antepassado, ou o dia original da família, da graça recebida de uma grave doença ou a solução de um difícil problema. E por ser a fé da família por várias gerações é que você também, está dando continuidade, por reconhecer a importância de crer em Deus.
Nos episódios da vida de Oyassama, temos:
“Deus diz que espera o aparecimento dos filhos mostrando a predestinação nos pais. De maneira que a virtude torna-se maior na segunda geração do que na primeira, maior na terceira do que na segunda. A virtude aumente e torna-se a virtude de todas as gerações. Segundo a virtude espiritual das pessoas, tanto há pessoas com virtude para uma geração, como pessoas para duas, três gerações. Ainda há pessoas com virtude para todas as gerações. Com a continuidade dessa virtude, é que as pessoas de má predestinação se tornam de boa predestinação.”
Segundo estas palavras de Oyassama, está claro a importância da continuidade da fé e também a nossa reflexão em relação ao dia original do motivo que levou o primeiro antepassado a entrar para este Caminho. É importante conhecermos essa predestinação, e aumentar a virtude a cada geração, para que esta má predestinação não volte a ser manifestada novamente.
Em relação à segunda resposta sobre o presente, respondemos que por termos o ensinamento de Oyassama como base das nossas ações e como norma espiritual é que podemos viver e passar o cotidiano amparado em Deus-Parens.
Significa que reconhecemos a doutrina básica de que estamos sendo vivificados por Deus que nos emprestou o corpo e nos deu a liberdade do uso do espírito. Ou seja, sentimos gratidão pelas dez providências divinas concedidas ao corpo, a graça da saúde e, nos esforçamos em fazer a limpeza do espírito, tendo como base de reflexão as oito poeiras espirituais.
Respondemos que através da prática do ensinamento, temos a convicção de que cada vez mais estamos levando uma vida mais alegre e feliz. Entretanto, isso não significa que somente por seguirmos esta fé, estaremos livres das doenças e dos problemas.
Já sabemos através da doutrina que as doenças e os problemas que surgem são manifestações das poeiras acumuladas pela própria pessoa e, Deus-Parens, desejando a nossa salvação, é que nós dá as devidas orientações para reformarmos para melhor o nosso espírito. Ou seja, como foi dito nas palavras de Oyassama, as orientações são uma forma para que cada um de nós possa aumentar e acumular cada vez mais as virtudes e os méritos e, assim, diminuir ou até extinguir as más predestinações.
Como uma forma de se fazer a retribuição da gratidão a Deus-Parens é que foi ensinada a prática do hinokishin e também a salvação das pessoas. Não podemos esquecer também da realização do Serviço Sagrado e da ministração do Sazuke. No Ofudessaki, temos:
Como me preocupo em dar uma maior felicidade, ela se impregnará plenamente. Tenham prazer. ED. II-42
Como Deus-Parens deseja proporcionar felicidade às pessoas, para quem corresponder à sua intenção, esta felicidade virá plenamente, por isso, devem viver com esperança.
Podemos responder que no presente seguimos e praticamos o ensinamento de Oyassama, por acreditarmos que este é o Caminho que nos conduzirá certamente para a vida plena de alegria e felicidade.
A terceira resposta sobre o futuro. Pelo fato de termos continuado a fé dos antepassados, sabemos como este ensinamento é maravilhoso. Por isso, o desejo é que cada vez mais, outras pessoas venham a conhecer Deus-Parens e Oyassama e também possam seguir o caminho para a felicidade.
A prática da divulgação e da salvação é aumentar o número de pessoas que venham a conhecer este ensinamento. Entretanto, isso não é somente para pessoas desconhecidas. Em primeiro lugar, devemos transmitir a fé dentro da nossa própria família. Esta fé não pode ser limitada apenas a uma geração, ou terminar na nossa própria geração.
Temos a obrigação de deixar transmitido o modo para se receber a graça da salvação para os nossos descendentes. Sabemos perfeitamente que, não será possível que nada de grave aconteça com os nossos filhos ou netos, apenas por que seguimos a fé. Como foi dito, cada um possui a própria predestinação.
Da mesma forma como nós temos certo conhecimento do ensinamento para fazermos a reflexão e a mudança espiritual diante de uma orientação, seja ela doença ou problema, mostrada por Deus, temos que deixar transmitido isso também para a próxima geração. Pois, se não souberem, com certeza, terão que passar uma dificuldade e sofrimento ainda maior.
Ficaríamos muito tristes se soubéssemos, que no futuro, os nossos filhos ou netos, diante de uma grave doença ou grande problema, passarem por dificuldades, preocupações, aflições e sofrimentos, por não terem conhecimento e por não saberem o que fazer para receber a graça da salvação.
Creio que essa preocupação é também do Shimbashira-sama que, na palestra do Decenário de Oyassama, em janeiro de 2016, disse: ‘no dia de hoje, na celebração do decenário, acredito que devemos concentrar os esforços no aumento das atividades revendo novamente a formação em longo prazo dos recursos humanos que serão responsáveis pela continuidade do Caminho. O objetivo deste Caminho é a salvação de toda a humanidade e a concretização do mundo de vida plena de alegria e felicidade. É o Caminho que se estende por todas as gerações. É ensinado que: “é continuando que se diz Caminho”.’
Esse desejo foi logo colocado em prática pela Sede da Igreja, e a partir desse ano, de agosto, até março do ano que vem, será realizado o Curso de Sucessores, para jovens de 20 a 40 anos. Tem como objetivo a formação e a orientação dos jovens que futuramente darão continuidade ao Caminho. No Brasil, este curso será realizado no Dendotyo, em março do ano que vem.
No próximo dia 10, sábado, será realizado no Dendotyo a Assembleia Geral da Associação Feminina do Brasil, Fujinkai. Na Assembleia realizada em Jiba, a Presidente Mundial Harue Nakayama, esposa do Shimbashira-sama, disse em sua saudação:
“Como associadas, vamos nos esforçar em criar em orientar os novos yoboku para que possam seguir pelo caminho da dedicação sincera à salvação, almejando a concretização da vida plena de alegria e felicidade. Devemos dedicar para criar e educar os yoboku conscientes da sua missão e esta será a melhor maneira para contentarmos Oyassama.”
Assim, falou da necessidade de que todas as associadas precisavam ter isso em mente no cotidiano e trabalharem da melhor maneira para que essa orientação fosse realizada da melhor forma possível.
Espero que muitas associadas do Fujinkai possam estar participando da assembleia deste ano.
Em julho, a partir do dia 1° até o dia 28, será realizado o 114° Shuyokai do Brasil, Seminário de 28 dias. Este a Nami será a professora de instrumentos femininos, na segunda parte. Desde já, se houver pessoas acima de 17 anos que possam participar, gostaria que convidassem sem falta. Além disso, vamos ter também o Curso de Doutrina, Koshu de 5 dias que começa no dia 10 e vai até o dia 14 de julho. Fui escalado para dar aula no primeiro dia.
O Yonomotokai de São Paulo está promovendo o encontro do Condutor e esposa de Fukyosho que será realizado no dia 15 de junho, feriado, no kaikan, com a presença do Tyotoysama. Gostaria de contar com a participação de todos. Eu também estarei presente fazendo a tradução.
Agradeço a todos que tem trazido as coisas para o bazar e gostaria de pedir o hinokishin no dia 10 de junho, próximo sábado quando vai ser feito o bazar da pechincha. Hoje haverá os preparativos após o naorai. Conto com a colaboração de todos.
Agradecendo mais uma vez a todos pela reverência e participação no Tsukinamisai de junho, termino as minhas palavras.

Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário