quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Palestra de setembro de 2016

Os meus sinceros agradecimentos a todos que vieram reverenciar e participar da Cerimônia Mensal de setembro do Kyokai. Agradeço também a dedicação de todos aos afazeres do Caminho no dia a dia, aos trabalhos do Kyokai e também pelo empenho nas atividades deste ano do Decenário de Oyassama. Muito obrigado.
        
         Como sabem, até o dia 26 de outubro de 1838, quando ocorreu a Revelação Divina, nenhum ser humano tinha conhecimento do verdadeiro objetivo da própria existência e também a finalidade da sua vida. Foi através de Oyassama que isso foi esclarecido.
         Ficamos sabendo que todos nós, seres humanos, nascemos neste mundo de acordo com a vontade de Deus-Parens. Na ocasião da criação do mundo e dos seres humanos, o desejo de Deus-Parens estava em ver o viver alegre e feliz e junto compartilhar dessa alegria. Foi por esse motivo que todos nós fomos criados.
         Para isso, reuniu os instrumentos do mar de lama e usou-os na criação dos seres humanos e, de acordo com a sua providência, este mundo também foi sendo preparado para possibilitar essa vida.
         Assim, de acordo com o ensinamento da criação original, ficamos sabendo que Deus-Parens tem emprestado o corpo que criou a cada ser humano, permitindo o livre uso desse corpo através do espírito de cada um. A predestinação original que cada um de nós possui, desde a criação, é a de desfrutar a vida plena de alegria e felicidade. Este é o objetivo da vida humana.
         Através desse ensinamento é que compreendemos o fato do corpo ser algo emprestado por Deus-Parens e que somente o espírito nos pertence. A existência da relação corpo e alma. Como o objetivo da criação dos seres humanos é a vida plena de alegria e felicidade, se usarmos o corpo para outra finalidade, com certeza estaremos nos distanciando dessa vida e estaremos também contrariando o desejo de Deus-Parens.
         Ao observarmos a atual situação da sociedade, percebemos que ainda estamos muito longe da concretização dessa vida. O que está atrapalhando e atrasando isso são as poeiras que estão acumuladas no espírito de cada pessoa. Por termos recebido a liberdade do uso espiritual, durante longo tempo, por não conhecermos essa intenção de Deus-Parens, viemos agindo de forma a contrariar a sua vontade.
         Foi ensinado que o acumulo excessivo dessas poeiras se tornam em predestinação. Através de um estudo feito pelo Segundo Shimbashira, em relação ao início da fé das famílias, a grande maioria entrou para este Caminho por ter compreendido e para extinguir as más predestinações. E ao compreenderem a própria predestinação, refletirem sobre a própria vida, se emprenharem na limpeza das poeiras espirituais, e se dedicaram de corpo e alma na salvação das pessoas.
         Creio que isso também ocorreu com a maioria dos antepassados das famílias aqui presentes. Foi por causa da grave doença ou do grande problema que surgiu por causa da predestinação é que motivou a entrar para este Caminho, como sendo o último meio para poder receber a graça da salvação.
         Em outras religiões, o objetivo está apenas em pedir e receber a graça da salvação. Depois de ter alcançado a graça, continua a vida como era antes, independente de seguir ou não a fé. Porém, neste Caminho, a meta não está apenas no recebimento da salvação, pois o objetivo final está em receber a graça da vida plena de alegria e felicidade.
         Para isso, é preciso fazer a purificação do espírito, fazer a limpeza das poeiras acumuladas por diversas gerações. É necessário extinguir as más predestinações, seguindo continuamente o caminho da retribuição das graças. Seguir e praticar os ensinamentos de Oyassama é corrigir as nossas atitudes espirituais e viver diariamente alegres e animados.
         Na Doutrina de Tenrikyo, tem-se: ‘O caminho que devemos seguir é viver radiante de alegria e entusiasmo, firme e sem desânimo, refletindo constantemente sobre o nosso próprio espírito em qualquer circunstância, entendendo e aceitando todo acontecimento como uma manifestação da intenção de Deus-Parens. Essa maneira de conduzir o espírito chama-se satisfação sincera.’
         Significa que mesmo diante de qualquer problema, aflição ou sofrimento, devemos ter a convicção de que em tudo que acontece existe o desejo e o amor de Deus-Parens para nos conduzir ao melhor caminho. É natural que nos momentos de sofrimento seja difícil sentir alegria ou sentir que isso também seja uma manifestação da bondade de Deus. Porém, foi explicado que: ‘a satisfação sincera é o arrependimento das más predestinações das vidas anteriores’.
         Ou seja, através da satisfação sincera, de aceitar tudo e todas as coisas como sendo a manifestação da nossa própria predestinação é que será possível diminuir ou até acabar com as más predestinações. Para isso, é preciso cultivar e criar um espírito firmemente amparado em Deus-Parens e Oyassama que não se deixa derrotar ou se abater diante das dificuldades.
         Na Doutrina de Tenrikyo, tem-se: ‘quando estabelecermos o espírito de satisfação sincera, animarmo-nos de corpo e alma ao hinokishin e esquecermos a ambição, teremos a sinceridade verdadeira, que se identifica com a vontade de Deus-Parens’.
         Assim, a sinceridade verdadeira é a atitude espiritual que devemos passar o nosso dia a dia, pois é o que corresponde ao desejo de Deus e que se torna no caminho da nossa própria salvação. Foi ensinado que a sinceridade verdadeira é o espírito que deseja a salvação das pessoas. No Ofudessaki, tem-se:
         Doravante, se todos do mundo, igualmente, se salvarem mutuamente em todas as coisas. ED. XII-93
         Saibam que Tsukihi aceitará esse espírito e fará toda e qualquer salvação. ED. XII-94
         Se tiverem realmente a sinceridade no espírito, não haverá falha em qualquer salvação. ED. XIII-71
         Como disse no início, quando nós fomos criados por Deus-Parens, recebemos em nossa alma a predestinação original que é a vida plena de alegria e felicidade. Entretanto, o que está atrapalhando a concretização desse viver alegre são as nossas predestinações que viemos acumulando no decorrer das gerações.
         Por isso, praticar o ensinamento de Oyassama é a maneira que temos para acabar com essas más predestinações e sermos conduzidos para a felicidade. Para isso, é preciso estabelecer a satisfação sincera no espírito e dedicar na salvação das pessoas. Essa atitude faz com que pouco a pouco as nossas poeiras sejam limpas e ao purificar o espírito vamos receber a graça da salvação de todas as coisas.

Este mês, no dia 25, quarto domingo, será realizado o Mitamasai. Como disse, graças aos nossos antepassados que entraram para esse Caminho é que foi possível sermos conduzidos ao ensinamento de Oyassama que nos leva à vida plena de alegria e felicidade. Assim, para manifestar a nossa gratidão e o agradecimento por tudo que deixaram para nós, conto com a presença de todos. Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário