quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Palestra de novembro de 2016

Os meus sinceros agradecimentos a todos que vieram reverenciar e participar da Cerimônia Mensal de novembro do Kyokai. Agradeço também a dedicação de todos aos afazeres do Caminho no dia a dia, aos trabalhos do Kyokai e também pela participação nas diversas atividades deste ano dos 130 anos do ocultamento físico de Oyassama.
         Agradeço também a todas as pessoas, mais de 20 pessoas que na semana passada, sábado, vieram ao Kyokai para o hinokishin de limpeza anual do Shinden, da cozinha e do refeitório. Muito obrigado.

         No mês de outubro, 19 pessoas do Kyokai fizeram o Regresso a Jiba. Quatro pessoas ouviram o Besseki e três pessoas receberam o Sazuke e se tornaram os mais novos yoboku do Kyokai. Parabéns a todos.
         Ainda, desde o dia 27 de outubro, teve início o Curso de Habilitação para Condutor de Igreja, Kentei Koshu, segunda parte, classe em português, com a participação de 11 pessoas e do Kyokai, Leonardo Tomoda está fazendo o curso.
        
         No mês passado, no dia 26 de outubro, foi celebrado em Jiba, a Grande Cerimônia dos 179 anos da Revelação Divina. Na palestra, Shimbashira-sama falou sobre a doutrina básica do corpo emprestado de Deus-Parens, sobre as poeiras espirituais e da prática do hinokishin cotidiano para agradecer as graças que recebemos diariamente.
         No início, explicou sobre o significado da Revelação Divina, dizendo sobre as predestinações do tempo predeterminado, do local que é Jiba da origem e da pessoa que é Oyassama que se tornou Sacrário de Deus-Parens.
         Tomando como exemplo a história de Izo Iburi que após receber a graça da esposa que estava sofrendo com complicações após o parto, decidiu fazer uma retribuição oferecendo a construção de um sacrário, pois ele era carpinteiro.
         Mas, Oyassama disse que isso não era preciso, mas que começassem a construção de uma pequena obra que se tornou o primeiro shinden da história do Tenrikyo, que foi chamado de Local do Serviço. Sobre isso, Shimbashira-sama disse: ‘A dedicação do senhor Izo do começo ao fim até a conclusão da construção creio que seja uma das formas representativas do hinokishin em retribuição as graças recebidas.’
Como sabem, logo após a colocação da cumeeira, ocorreu o nó do Santuário de Oyamato, onde algumas pessoas ficaram presas durante vários dias para averiguação. Com isso, a maioria dos seguidores deixou de frequentar a Residência com medo das autoridades e a construção praticamente parou. Porém, Izo se responsabilizou de terminar a obra, mesmo que sozinho. Com certeza, a sua gratidão pela graça recebida pela esposa é que manteve firme a sua determinação.
Temos no Hino III do Mikagura-uta:
Não há algo tão penoso como as doenças.
Doravante, eu também farei o hinokishin.
Interpretando o verso acima, não há nada mais sofrido e preocupante como ficar doente. O homem reconhece a importância da saúde apenas quando está doente. Tendo saúde, não toma consciência de seu valor. O quanto desejariam os enfermos deitados dia após dia nas camas dos hospitais, estarem no lugar daqueles que têm plena saúde. De agora em diante, haja o que houver, eu também vou me dedicar ao hinokishin para agradecer a Deus-Parens e a Oyassama.
No livro Doutrina de Tenrikyo, temos: ‘Quando sentirmos realmente a graça em tudo que sucede diariamente, a alegria de agradecer-lhe se manifestará naturalmente em nossas atitudes e ações. Isso nos foi ensinado como hinokishin ou dedicação do dia.
Sentimos realmente a graça de sua proteção quando formos salvos de algum sofrimento físico. Relembrando dos dias passados de enfermidade e comparando com os dias de hoje em que estamos bem, o nosso espírito exultará de alegria inefável. Se compreendermos profundamente a felicidade de podermos trabalhar com saúde, amparados em Deus-Parens, animar-nos-emos à dedicação do dia ou hinokishin segundo a vontade dele.’
Assim, significa que o hinokishin é a prática realizada através do corpo e é o ato de oferendar a alegria a Deus esquecendo o egoísmo.
Não há uma forma específica para o hinokishin. Podemos dizer que o hinokishin são todas as ações realizadas a partir do espírito sincero de querer contentar Deus-Parens, seja nas ações mais simples a sua volta ou uma atividade executada junto à comunidade local. É o sentimento de agradecimento em relação a Deus-Parens.
O hinokishin tem seu significado em oferecer a sinceridade da fé, através do esquecimento da ambição. Essa prática do hinokishin está baseado no ensinamento de que o corpo do ser humano é emprestado por Deus-Parens.
Nós que ouvimos sobre o ensinamento deste Caminho estamos cientes e agradecidos por receber diariamente as providências de Deus-Parens no corpo, e com isso podemos passar os dias com muita saúde tendo no espírito a alegria e gratidão.
Assim, o hinokishin não é apenas a retribuição pelas graças de ter recebido a salvação da enfermidade, pelo contrário, podemos dizer que são ações de gratidão e retribuição no dia a dia relacionadas a vida que vivemos através das imensas providências recebidas constantemente. Ainda, temos nos Hinos Sagrados:
Ao hinokishin, esquecendo a ambição,
isto se torna o primeiro fertilizante.      Mik. XI-4
Não há ambição num coração que se anima ao hinokishin. Esta ação desinteressada, discreta e devotada sem poupança de esforços será posteriormente o melhor fertilizante que fará produzir um belo fruto na vida de cada um.
Neste mundo, não há quem não tenha ambição que se manifesta de várias maneiras. No entanto, quando abrirmos os olhos do espírito ao verdadeiro aspecto humano, conscientizando-nos de que somos vivificados diariamente sob a ilimitada proteção de Deus-Parens, seremos tomados pelo sentimento de alegria e agradecimento, fazendo nascer o desejo de nos animarmos em retribuir por essa dádiva, dedicando o que estiver ao nosso alcance em benefício da coletividade, esquecendo-nos da ambição.
Nesse aspecto não importa a espécie, o volume, a habilidade no trabalho, e sim a sinceridade de retribuir com gratidão e dedicação máxima, sem almejar interesses pessoais. Isso é o hinokishin, que será o melhor fertilizante, conforme nos ensina este verso.
O nosso destino é tal como as plantas, deve ser frequentemente adubado. Planta-se boas sementes e emprega-se bons fertilizantes, condições indispensáveis para se obter uma farta colheita. Da mesma forma, o destino evoluirá com a adubação e a vida dará lindas flores, frutificando excelentemente.
Da alegria da fé, chegará a esquecer a ambição, animando-se ao hinokishin. Um dia, isso virá a ser o fertilizante da vida que desenvolve o destino, aprofundando e intensificando a fé. O caminho para a evolução espiritual só se concretizará através da devoção aos trabalhos para Deus.
Os filhos aumentam as virtudes e méritos herdados dos pais, realizando animadamente o hinokishin, os netos e os seus sucessores também o farão. E assim, fertilizando sempre, as gerações se desenvolverão em todos os aspectos. Isso é a razão celeste.
Em resumo, a alegria, a gratidão e a emoção profunda de sermos vivificados diariamente sem problemas, abrigados na graça ilimitada de Deus, deverão ser exteriorizadas como retribuição através do ‘hinokishin esquecendo a ambição’ e isso será o adubo mais eficaz da vida.
Bem, antes de finalizar, no próximo sábado, dia 12 de novembro, a partir das 10 horas, será realizado o bazar da pechincha. Agradeço a todos pela colaboração, trazendo as coisas para o bazar e a todos que estarão fazendo hinokishin nesse dia. Muito obrigado.

Mês que vem estaremos realizando o último tsukinamisai deste ano. Com sentimento de agradecimento pelas graças recebidas por todo este ano, gostaria de contar com a presença de todos.
         Agradecendo a participação de todos, termino as minhas palavras. Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário