Os meus sinceros agradecimentos a
todos que vieram reverenciar e participar da Cerimônia Mensal de novembro do
Kyokai. Agradeço também a dedicação de todos aos afazeres do Caminho no dia a
dia, aos trabalhos do Kyokai e também pela participação nas diversas atividades
deste ano dos 130 anos do ocultamento físico de Oyassama.
Agradeço
também a todas as pessoas, mais de 20 pessoas que na semana passada, sábado,
vieram ao Kyokai para o hinokishin de limpeza anual do Shinden, da cozinha e do
refeitório. Muito obrigado.
No mês
de outubro, 19 pessoas do Kyokai fizeram o Regresso a Jiba. Quatro pessoas
ouviram o Besseki e três pessoas receberam o Sazuke e se tornaram os mais novos
yoboku do Kyokai. Parabéns a todos.
Ainda,
desde o dia 27 de outubro, teve início o Curso de Habilitação para Condutor de
Igreja, Kentei Koshu, segunda parte, classe em português, com a participação de
11 pessoas e do Kyokai, Leonardo Tomoda está fazendo o curso.
No mês
passado, no dia 26 de outubro, foi celebrado em Jiba, a Grande Cerimônia dos
179 anos da Revelação Divina. Na palestra, Shimbashira-sama falou sobre a
doutrina básica do corpo emprestado de Deus-Parens, sobre as poeiras
espirituais e da prática do hinokishin cotidiano para agradecer as graças que
recebemos diariamente.
No
início, explicou sobre o significado da Revelação Divina, dizendo sobre as
predestinações do tempo predeterminado, do local que é Jiba da origem e da
pessoa que é Oyassama que se tornou Sacrário de Deus-Parens.
Tomando
como exemplo a história de Izo Iburi que após receber a graça da esposa que
estava sofrendo com complicações após o parto, decidiu fazer uma retribuição
oferecendo a construção de um sacrário, pois ele era carpinteiro.
Mas,
Oyassama disse que isso não era preciso, mas que começassem a construção de uma
pequena obra que se tornou o primeiro shinden da história do Tenrikyo, que foi
chamado de Local do Serviço. Sobre isso, Shimbashira-sama disse: ‘A dedicação
do senhor Izo do começo ao fim até a conclusão da construção creio que seja uma
das formas representativas do hinokishin em retribuição as graças recebidas.’
Como sabem, logo após a colocação da
cumeeira, ocorreu o nó do Santuário de Oyamato, onde algumas pessoas ficaram
presas durante vários dias para averiguação. Com isso, a maioria dos seguidores
deixou de frequentar a Residência com medo das autoridades e a construção
praticamente parou. Porém, Izo se responsabilizou de terminar a obra, mesmo que
sozinho. Com certeza, a sua gratidão pela graça recebida pela esposa é que
manteve firme a sua determinação.
Temos no Hino III do Mikagura-uta:
Não há algo tão penoso como as
doenças.
Doravante, eu também farei o
hinokishin.
Interpretando o verso acima, não há
nada mais sofrido e preocupante como ficar doente. O homem reconhece a
importância da saúde apenas quando está doente. Tendo saúde, não toma
consciência de seu valor. O quanto desejariam os enfermos deitados dia após dia
nas camas dos hospitais, estarem no lugar daqueles que têm plena saúde. De
agora em diante, haja o que houver, eu também vou me dedicar ao hinokishin para
agradecer a Deus-Parens e a Oyassama.
No livro Doutrina de Tenrikyo, temos:
‘Quando sentirmos realmente a graça em tudo que sucede diariamente, a alegria
de agradecer-lhe se manifestará naturalmente em nossas atitudes e ações. Isso
nos foi ensinado como hinokishin ou dedicação do dia.
Sentimos realmente a graça de sua
proteção quando formos salvos de algum sofrimento físico. Relembrando dos dias
passados de enfermidade e comparando com os dias de hoje em que estamos bem, o
nosso espírito exultará de alegria inefável. Se compreendermos profundamente a
felicidade de podermos trabalhar com saúde, amparados em Deus-Parens,
animar-nos-emos à dedicação do dia ou hinokishin segundo a vontade dele.’
Assim, significa que o hinokishin é a
prática realizada através do corpo e é o ato de oferendar a alegria a Deus
esquecendo o egoísmo.
Não há uma forma específica para o
hinokishin. Podemos dizer que o hinokishin são todas as ações realizadas a
partir do espírito sincero de querer contentar Deus-Parens, seja nas ações mais
simples a sua volta ou uma atividade executada junto à comunidade local. É o
sentimento de agradecimento em relação a Deus-Parens.
O hinokishin tem seu significado em
oferecer a sinceridade da fé, através do esquecimento da ambição. Essa prática
do hinokishin está baseado no ensinamento de que o corpo do ser humano é
emprestado por Deus-Parens.
Nós que ouvimos sobre o ensinamento
deste Caminho estamos cientes e agradecidos por receber diariamente as
providências de Deus-Parens no corpo, e com isso podemos passar os dias com
muita saúde tendo no espírito a alegria e gratidão.
Assim, o hinokishin não é apenas a
retribuição pelas graças de ter recebido a salvação da enfermidade, pelo
contrário, podemos dizer que são ações de gratidão e retribuição no dia a dia
relacionadas a vida que vivemos através das imensas providências recebidas
constantemente. Ainda, temos nos Hinos Sagrados:
Ao hinokishin, esquecendo a ambição,
isto se torna o primeiro fertilizante. Mik. XI-4
Não há ambição num coração que se
anima ao hinokishin. Esta ação desinteressada, discreta e devotada sem poupança
de esforços será posteriormente o melhor fertilizante que fará produzir um belo
fruto na vida de cada um.
Neste mundo, não há quem não tenha
ambição que se manifesta de várias maneiras. No entanto, quando abrirmos os
olhos do espírito ao verdadeiro aspecto humano, conscientizando-nos de que
somos vivificados diariamente sob a ilimitada proteção de Deus-Parens, seremos
tomados pelo sentimento de alegria e agradecimento, fazendo nascer o desejo de
nos animarmos em retribuir por essa dádiva, dedicando o que estiver ao nosso
alcance em benefício da coletividade, esquecendo-nos da ambição.
Nesse aspecto não importa a espécie,
o volume, a habilidade no trabalho, e sim a sinceridade de retribuir com
gratidão e dedicação máxima, sem almejar interesses pessoais. Isso é o
hinokishin, que será o melhor fertilizante, conforme nos ensina este verso.
O nosso destino é tal como as
plantas, deve ser frequentemente adubado. Planta-se boas sementes e emprega-se
bons fertilizantes, condições indispensáveis para se obter uma farta colheita.
Da mesma forma, o destino evoluirá com a adubação e a vida dará lindas flores,
frutificando excelentemente.
Da alegria da fé, chegará a esquecer
a ambição, animando-se ao hinokishin. Um dia, isso virá a ser o fertilizante da
vida que desenvolve o destino, aprofundando e intensificando a fé. O caminho
para a evolução espiritual só se concretizará através da devoção aos trabalhos
para Deus.
Os filhos aumentam as virtudes e
méritos herdados dos pais, realizando animadamente o hinokishin, os netos e os
seus sucessores também o farão. E assim, fertilizando sempre, as gerações se
desenvolverão em todos os aspectos. Isso é a razão celeste.
Em resumo, a alegria, a gratidão e a
emoção profunda de sermos vivificados diariamente sem problemas, abrigados na
graça ilimitada de Deus, deverão ser exteriorizadas como retribuição através do
‘hinokishin esquecendo a ambição’ e isso será o adubo mais eficaz da vida.
Bem, antes de finalizar, no próximo
sábado, dia 12 de novembro, a partir das 10 horas, será realizado o bazar da
pechincha. Agradeço a todos pela colaboração, trazendo as coisas para o bazar e
a todos que estarão fazendo hinokishin nesse dia. Muito obrigado.
Mês que vem estaremos realizando o
último tsukinamisai deste ano. Com sentimento de agradecimento pelas graças
recebidas por todo este ano, gostaria de contar com a presença de todos.
Agradecendo
a participação de todos, termino as minhas palavras. Muito obrigado.
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