quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Palestra de outubro de 2016

Os meus sinceros agradecimentos a todos que vieram reverenciar e participar da Grande Cerimônia de outubro do Kyokai. Agradeço também a dedicação de todos aos afazeres do Caminho no dia a dia, aos trabalhos do Kyokai e também pelo empenho nas atividades deste ano do Decenário de Oyassama. Muito obrigado.

Este é o mês em que no dia 26, se celebra os 179 anos da Revelação Divina. Deste modo, para todos nós, é importante refletirmos novamente sobre a intenção do dia original da revelação e também sobre alguns pontos da vida-modelo de Oyassama.
         As primeiras palavras de Deus-Parens proferidas da boca de Oyassama foram: “Eu sou o Deus original, o Deus verdadeiro. Nesta casa há uma predestinação. Desta vez, revelei-me neste mundo para salvar toda a humanidade. Desejo ter Miki como meu Sacrário.”
         Tanto no livro Vida de Oyassama como no livro Doutrina de Tenrikyo, são iniciadas exatamente com estas palavras da Revelação Divina.
         A começar do marido Zembee, todas as pessoas que estavam presentes naquele momento, como teriam sentido e compreendido a verdadeira intenção de Deus?
         Na Doutrina de Tenrikyo está escrito o seguinte: “Os familiares de Miki, muito surpreendidos com essa inesperada revelação, recusaram repetidas vezes o pedido divino alegando todo o pretexto possível. Contudo, mantendo-se solenemente inflexível, Deus-Parens não cedeu um passo sequer e, por fim, eles concordaram em obedecer-lhe desalojando de sua mente todas as cogitações humanas e renunciando a todas as conveniências da própria família.” Isto nos mostra a situação em que todos se encontravam diante das palavras de Deus.
         No livro Vida de Oyassama, está relatado o seguinte: “Era um Deus desconhecido, que jamais ouviram falar, e uma revelação absolutamente inesperada. De início, Zembee não entendeu o significado destas palavras, mas, ao refletir, esta revelação era um fato dos mais sérios para a família Nakayama, e a sua execução parecia totalmente impossível.”
         Para todos nós que seguimos este ensinamento de Oyassama já sabemos perfeitamente sobre a existência de Deus-Parens, sobre a providência concedida ao mundo e as graças que recebemos no corpo tomado emprestado e que o objetivo primordial da criação humana é a vida plena de alegria e felicidade. Entretanto, a situação naquela época era totalmente diferente.
         Hoje entendemos perfeitamente que Deus original e Deus verdadeiro significa que Deus-Parens, além de ter criando o mundo e os seres humanos, continua trabalhando incessantemente concedendo a graça das dez providências.
         Continuando em suas palavras temos: “Nesta casa há uma predestinação. Desta vez, revelei-me neste mundo para salvar toda a humanidade.” Isto é, na residência original da criação dos seres humanos, de acordo com a promessa feita naquela ocasião, chegou o tempo predeterminado para que pela primeira vez Deus se revelasse pessoalmente aos homens. E essa revelação era exatamente para começar a salvação de todas as pessoas do mundo.
         Mas, naquele momento, não havia ninguém que entendesse sobre a predestinação da Residência e nem a razão do tempo predeterminado. Muito menos o motivo de se salvar toda a humanidade, pois as pessoas eram humildes lavradores de uma pequena vila chamada Shoyashiki, na região de Yamato e não teriam como entender esta imensa intenção de Deus-Parens.
         Logo em seguida houve o pedido de Deus: “Desejo ter Miki como meu Sacrário.” Até então, todos vieram ouvindo as palavras de Deus, sem entenderem exatamente o significado do seu desejo, entretanto, este pedido afetava diretamente a família Nakayama e isso era um grande problema. E, não havia ninguém que soubesse que Miki Nakayama tinha a predestinação da possuidora da alma de mãe no início da criação original dos seres humanos.
         Para o marido Zembee, o pedido de Deus era algo impossível de ser aceito, mas durante as suas reflexões, lembrou-se dos estranhos acontecimentos que vieram ocorrendo desde exatamente um ano antes em sua família.
         Entretanto, Deus-Parens também manteve firmemente a sua decisão. Durante três dias e três noites, num clima de tensão, houve uma intensa discussão entre Deus e o marido Zembee. Assim, finalmente, as 8 horas da manhã do dia 26 de outubro de 1838, sob uma firme determinação, o marido Zembee disse: “Concedo-vos Miki.” Este é o dia original da Revelação Divina.
         Após a Revelação Divina, como Sacrário de Tsukihi, Oyassama iniciou o caminho da dedicação sincera à salvação e deixou a vida-modelo para a concretização da vida plena de alegria.
         Entretanto, não foi nada fácil fazer com que as pessoas viessem a compreender a existência de Deus-Parens e as suas maravilhosas providências. Oyassama levou muito tempo para fazer com que as pessoas passassem a acreditar no trabalho de Deus-Parens.
         Inicialmente, apressou-se em cair na profunda pobreza, desfazendo-se de todas as coisas materiais que a família possuía e depois, durante este período que durou vários anos, finalmente veio o alvorecer da sua caminhada, com o início da entrega da permissão do parto feliz. Ou seja, através da manifestação de maravilhosas salvações, pouco a pouco as pessoas passaram a se aproximar e ouvir mais atentamente as palavras de Oyassama.
         Para as pessoas que tinham sido atraídas por meio da salvação, Oyassama passou a explicar a razão de Deus-Parens. Para que isso viesse a acontecer, já tinha passado aproximadamente 25 anos após ela ter-se tornado Sacrário de Deus e Oyassama estava com 64 anos de idade. E isso pode ser visto no seguinte trecho:
         “Em 4 de março de 1863, Tyussaku Tsuji veio pela primeira vez a Residência e consultou Oyassama sobre a loucura da irmã mais nova, chamada Kura. Então, ela lhe disse:
         - Este local é onde se estabelece o Deus de todos os deuses e chama-se Tenri-Ô-no-Mikoto. Embora não seja tão rápido como satisfazer um estômago vazio com comida, ela melhorará dia a dia.
         Oyassama disse que a graça não seria imediata, mas dia após dia, a irmã ficaria melhor e explicou sobre o nome de Deus-Parens e a razão de sua existência. Em outro trecho, em um certo dia de maio de 1864, está relatado a primeira visita de Izo Iburi, o mestre que posteriormente se tornaria Honseki.
         Izo veio a Residência para solicitar a graça da cura da esposa Ossato que estava sofrendo de complicação pós-parto. Quem atendeu foi a filha Kokan que lhe transmitiu as palavras de Oyassama:
         - Afinal, afinal, eu o estava esperando, estava-o esperando. Eu a salvarei. Salvarei, mas, sendo esta a primeira vez que ouve falar neste Deus denominado Tenri-Ô-no-Mikoto, poderá ser difícil crê-lo.
         Oyassama disse firmemente que iria salvar a esposa, mas para Izo que ouvia pela primeira vez sobre este Deus, Tenri-Ô-no-Mikoto, o Deus original e verdadeiro, seria necessário que ele acreditasse do fundo do coração em sua providência. Dessa forma, Oyassama esclareceu também a razão da existência de Deus-Parens.
         Nessa época, a residência dos Nakayama se resumia apenas numa pequena casa ao fundo do terreno, pois a mansão já tinha sido vendida. Ainda nem tinha sido começado a construção do local do Serviço. Praticamente, não havia nada. Para os primeiros seguidores que tinham sido atraídos, não havia nada material que lhes fizesse acreditar nas palavras de Oyassama. Todos continuaram a fé após terem recebido uma maravilhosa salvação e acreditando somente nas palavras de Deus-Parens e seguiram Oyassama, considerando-a como a deusa-viva.
         O ensinamento deste Caminho é o ensinamento transmitido diretamente pelo Parens dos seres humanos a todos nós, seus filhos. Os 50 anos da vida-modelo de Oyassama é a demonstração dos seus sacrifícios para que todos nós entendêssemos a razão de todas as coisas e para que, de acordo com a nossa predestinação original, caminhássemos para a concretização da vida plena de alegria e felicidade. Esse amor parental foi manifestado através da fala, da escrita e da própria vida de Oyassama.
         Podemos perceber esse trabalho de transmitir o ensinamento para os descendentes na vida pessoal de Oyassama e esse modelo foi sendo praticado continuamente pelos mestres chegando aos dias de hoje. Os antepassados de nossa família também vieram passando esta fé e chegamos aos dias de hoje. Um ponto importante nesse trabalho de passar a fé está em sermos os primeiros a praticar a vida-modelo de Oyassama no dia a dia para que, os demais, vendo a nossa atitude e ação, também venham a seguir os nossos passos. Em todas as oportunidades em que estiverem com os filhos ou netos, seja em momentos alegres ou em momentos difíceis, nunca esquecer de proferir o nome de Deus-Parens, Tenri-Ô-no-Mikoto, demonstrando gratidão e agradecimento. Este acumulo de esforço é que será a ligação da fé que estará sendo plantada no espírito das próximas gerações.
Deste modo, neste mês da comemoração da Revelação Divina, refletindo mais uma vez sobre a intenção de Deus-Parens vamos adiantar os passos visando a vida plena de alegria fazendo a purificação do espírito e a respectiva evolução.
Bem, na semana que vem, no sábado, dia 8, no Dendotyo, será realizado na parte da manhã, a Convenção das Moças e à partir das 15 horas, será realizada a Assembleia Geral do Yonomotokai. Gostaria de contar com a participação de todos.
Além disso, a partir de segunda feira, dia 10 até sexta, dia 14, será realizado o Curso de Doutrina, Koshu. Sendo o último deste ano, gostaria que convidassem as pessoas para participarem.
Os responsáveis do bazar, estão pedindo para trazer as coisas, pois em novembro será realizado o bazar da pechincha.
Este mês, 18 pessoas do Kyokai vão fazer o regresso a Jiba.

Agradecendo mais uma vez a presença e a participação de todos, termino as minhas palavras. Muito obrigado pela atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário