quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Palestra de junho de 2015

     Os meus sinceros agradecimentos a todos os presentes que vieram participar e reverenciar a cerimônia mensal de junho do Kyokai. Agradeço também pela dedicação aos afazeres do Caminho e pela dedicação nas atividades dos três anos, mil dias, visando os 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama. Muito obrigado.

Hoje, gostaria de falar sobre as nossas atitudes e ações no dia a dia que contentam e satisfazem Oyassama.
         Principalmente nessa época oportuna do Decenário, faltando menos de nove meses para os 130 anos, nesse período final dos três anos, mil dias é bastante importante para todos nós que seguimos e praticamos o ensinamento deixado pela Oyassama.
         Na Grande Cerimônia de janeiro deste ano, Shimbashira-sama disse o seguinte: ‘A época oportuna atual está em realizar as atividades em união e harmonia espiritual. Está em todos os yoboku se empenharem na salvação, ou seja colocarem em prática o ensinamento de salvar as pessoas. Assim, a salvação não é apenas uma prática dos yoboku que fazem porque tem vontade, mas incentivar os demais yoboku que até agora vieram deixando de lado essa prática. Essa ajuda também é muito importante nessa época.’
         Desse modo, neste decenário está sendo enfatizada que é a época da salvação e a época de fazer a evolução espiritual. Com certeza, muitas pessoas receberam muitas graças nesse período.
         Através de alguns episódios da Vida de Oyassama, é possível estudar como as pessoas receberam a graça da salvação. Por exemplo, no episódio, 44, Dia de Neve, Oyassama olhando pela janela do quarto, disse:
         “Oh! Vem gente também num dia como este. Que pessoa sincera! Deve estar em dificuldades!” Certo tempo depois, Lin Massui chegou à Residência, após enfrentar no caminho, uma tempestade de neve. Depois de aquecer o corpo, foi cumprimentar Oyassama, que disse:
         “Seja bem-vinda de regresso. Foi Deus-Parens que a trouxe de regresso guiando-a pelas mãos. Escorregou aqui e ali, foi muito difícil, não? Mas, mesmo nessa dificuldade esteve contente. Deus-Parens aceita plenamente, plenamente. Aceita tudo, inteiramente e concede as graças. Tenha prazer, tenha prazer.”
         Dizendo isso, Oyassama com as suas mãos, apertou fortemente as mãos ainda geladas de Lin, que ficou com o coração tomado de emoção e cheio de gratidão. Através desse fato, podemos imaginar a satisfação de Oyassama ao ver o regresso de Lin, andando por dezenas de quilômetros na neve. Creio que procurar satisfazer Oyassama no dia a dia é uma condição muito importante para se receber a graça da salvação.
No episódio 144, A Razão que Alcança o Céu, o mestre Tyuzaburo Koda foi preso junto com Oyassama e obrigado pelo carcereiro a limpar diariamente as privadas da prisão. Terminada a limpeza, voltou junto a Oyassama, que lhe perguntou:
“Koda, como se sentiu ao ser trazido a um lugar como este e obrigado a limpar uma privada suja?” Então, ele respondeu:
“Que me obriguem a fazer o que for, se pensar que estou servindo a Deus é realmente excelente.” Depois, Oyassama explicou:
“Quão penoso e desagradável seja o trabalho, se fizer julgando excelente, esta razão alcançará o céu. A razão aceita por Deus será transformada excelentemente em virtude.”
Este episódio nos ensina que seja qual for a situação, devemos sempre pensar de maneira positiva. Para nós, é muito natural reclamarmos e queixarmos de situações difíceis e preocupantes, mas Oyassama tem ensinado que são nessas situações que o seguidor do Caminho, deve refletir com espírito de satisfação sincera. Precisamos evitar que a razão da insatisfação e da queixa alcance o céu. Dessa forma estaremos acumulando poeiras ao invés de méritos e virtudes.
Na Indicação Divina do dia 20 de fevereiro de 1887, tem-se:
“Até agora havia coisas que desejava dar a meus filhos. Porém, não pude dá-las devidamente. Ainda, doravante, as entregarei devidamente.”
O que Deus-Parens desejava entregar aos filhos era o dom do Sazuke. Após o ocultamento físico de Oyassama, em 26 de janeiro de 1887, o mestre Izo Iburi que se tornou Honseki, passou a entregar amplamente o Sazuke aos fiéis.
Assim, Oyassama observando os seus queridos filhos que receberam o Sazuke ministrando aos enfermos e solicitando com sinceridade a graça da salvação, deve ter ficado muito satisfeita. Ela deve ter sentido uma grande alegria vendo os filhos praticando a salvação mútua. Isso porque, a ajuda e a salvação mútua é uma condição muito importante para a concretização da vida plena de alegria e felicidade.
Shimbashira-sama, na Grande Cerimônia de janeiro deste ano disse:
“Como é de conhecimento, a promulgação da Instrução 3 foi para dar um avanço nas atividades decenárias, e no seu final, tem-se: “desejando constantemente contentar Oyassama eternamente viva”. Isso quer dizer que Oyassama é quem começou este Caminho e por ter transmitido a todos os seres humanos do mundo a vontade de Deus-Parens, é que os precursores, os antepassados e nós mesmos, fomos orientados a este ensinamento e estamos recebendo a salvação. E graças a isso é que existimos no dia de hoje, e não podemos deixar de fazer a retribuição em primeiro lugar.
Ainda, além de ter sido salvo das doenças e dos problemas circunstanciais, aproveitando a oportunidade desses nós, vamos refletir sobre a nossa conduta, tomar consciência da própria predestinação e mudar a direção do nosso espírito para que o destino seja conduzido a um rumo diferente.
Vamos sentir o quanto é gratificante estarmos recebendo as dez providências divinas no dia a dia e ter gratidão por estarmos sendo vivificados por Deus-Parens, pois isso só foi possível devido a Oyassama ter nos ensinado, e não podemos dar as costas pensando ser algo óbvio como pensam as pessoas da sociedade.
Não são poucas as pessoas que, dentro das constantes mudanças sociais atuais, estão perdendo o ponto de apoio espiritual, ficam sem um objetivo na vida, perdidas e aflitas, ou então, são levadas pelas suas ambições. E o que realmente nos dá confiança é trilhar animado e com satisfação sincera dentro de qualquer situação, tendo as normas espirituais, e no cotidiano, ter o verdadeiro objetivo que é a vida plena de alegria e felicidade.”
Assim, incentivou a todos para passarmos o dia a dia seguindo e praticando o ensinamento de forma a contentar e satisfazer a Oyassama com as nossas atitudes e ações. Esta é a missão do yoboku e dos seguidores.
No próximo dia 13, sábado, será realizado no Dendotyo a Assembleia Geral da Associação Feminina do Brasil, Fujinkai. No dia 19 de abril, passado, na Assembleia realizada em Jiba, a Presidente Mundial Harue Nakayama, esposa do Shimbashira-sama, disse em sua saudação:
“Como associadas, vamos nos esforçar em criar em orientar os novos yoboku para que possam seguir pelo caminho da dedicação sincera à salvação, almejando a concretização da vida plena de alegria e felicidade. Devemos dedicar para criar e educar os yoboku conscientes da sua missão e esta será a melhor maneira para contentarmos Oyassama.”
Assim, falou da necessidade de que todas as associadas precisavam ter isso em mente no cotidiano e trabalharem da melhor maneira para que essa orientação fosse realizado da melhor forma possível.
Além disso, sendo este o último ano das atividades decenárias, a presidente enfatizou a prática animada da divulgação e salvação, dando valor às qualidades que as mulheres possuem, no sentido de passarem pelo caminho da retribuição das graças.
Espero que muitas associadas do Fujinkai possam estar participando da assembleia deste ano.
Em julho, a partir do dia 1° até o dia 28, será realizado o 111° Shuyokai do Brasil, Seminário de 28 dias. Este ano fui escalado para ser o professor responsável e Nami será a professora de instrumentos femininos. Desde já, se houver pessoas acima de 17 anos que possam participar, gostaria que convidassem sem falta. Além disso, vamos ter também o Curso de Doutrina, Koshu de 5 dias que começa no dia 13 e vai até o dia 17 de julho.
Agradeço a todos que tem trazido as coisas para o bazar e gostaria de pedir o hinokishin no dia 13 de junho, próximo sábado quando vai ser feito o bazar da pechincha. Hoje iremos fazer os preparativos após o naorai. Conto com a colaboração de todos.
Agradecendo mais uma vez a todos pela reverência e participação no Tsukinamisai de junho, termino as minhas palavras.

Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário