quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Palestra de julho de 2015

    Os meus sinceros agradecimentos a todos os presentes que vieram participar e reverenciar a cerimônia mensal de julho do Kyokai. Agradeço também pela dedicação aos afazeres do Caminho e também pela sincera dedicação às atividades deste último ano que antecede o decenário de Oyassama.
No início de mês, houve a caravana de regresso a Jiba, e um pessoa, Adriano Massato Kamo, está participando do Seminário de Oyasato e vai receber o Sazuke, tornando-se o mai novo yoboku do nosso kyokai. Com isso demos mais um grande passo para concretizar as metas da determinação espiritual dos três anos, mil dias dos 130 anos do ocultamento físico de Oyassama.

            Desde o dia 1 de julho, está sendo realizado no Dendotyo, o 111° Seminário de Formação Espiritual, Shuyokai do Brasil com a participação de 57 pessoas, 24 homens e 33 mulheres. Como falei mês passado, fui escalado para ser o responsável de classe durante todo o Shuyokai e também para dar aulas de doutrina e instrumentos sagrados. Voltei ontem a noite de Bauru e hoje a tarde estarei fazendo a viagem de volta. De locais distantes, temos participantes de Manaus, de Belém, de Tomé-Açú, de Recife, e da Bahia. Todos estão se esforçando em aprender a doutrina e procurando fazer o aprimoramento espiritual.

Os seminaristas vieram para o Shuyokai com a intenção de aprender mais a doutrina e muitos vieram após serem salvos das doenças e dos problemas. Existem pessoas da primeira geração na fé e também pessoas que já são da quarta geração.
 Sempre digo aos seminaristas que durante o período de vida normal de um ser humano, é natural que ele passe por vários momentos de alegrias e também momentos de aflição e sofrimentos. Em todas as épocas, os homens vieram buscando a saúde, o conforto e a felicidade. Porém, inesperadamente, em algum momento da vida, mesmo não desejando, aparecem as enfermidades, as doenças, e também surgem problemas de relacionamento no trabalho ou na família e, em alguns casos, é preciso se deparar com um desastre ou uma catástrofe.
            Porém, pensando de acordo com o nosso ensinamento, nas experiências obtidas através das enfermidades e dos problemas está contido o imenso amor parental de Deus-Parens, o Deus original e verdadeiro criador do mundo e dos seres humanos. A partir do momento em que todos compreendermos este fato, o espírito sofrerá uma grande mudança, chegando finalmente ao verdadeiro objetivo da existência humana que é a vida plena de alegria e felicidade.
            No ensinamento está explicado que o “mundo é um espelho”. Por exemplo, nos Hinos Sagrados:
            O íntimo de todos os corações do mundo reflete-se em mim como num espelho. HS. VI-3
            E, nas Indicações Divinas:
            O corpo humano é uma coisa emprestada, uma coisa tomada emprestada. Tudo está refletido no mundo conforme o espírito. IND. 08.01.1888
            No mundo, qualquer coisa que seja, tudo está refletido. Isso se reflete no mundo. O mundo é espelho. Em todos, todos, um por um, conforme o espírito, tudo se reflete no corpo. IND. 04.02.1889
            Estas palavras nos ensinam que como o espelho reflete a nossa imagem, de acordo com o espírito de cada um tudo é refletido no corpo e além disso, os acontecimentos que ocorrem no dia a dia é também um reflexo do próprio espírito.
            O surgimento das doenças e dos problemas, é a clara demonstração do amor parental de Deus-Parens para que nós façamos a reflexão espiritual, visando a própria salvação.
            Na Escritura Divina, Deus-Parens utilizou as palavras como: orientação, cuidado, sinal, admoestação e pesar. Por exemplo:
            Seja no que for, não existem dores nem doenças, em absoluto. São a instância e orientação de Deus. ED. II-7
            Seja o que for, jamais julguem ser doença; tudo é cuidado de Tsukihi. ED. X-68
            Reflitam. Não há jamais o que se diz doença. É a indicação do caminho e a advertência de Deus. ED. III-138
            Assim, o que se diz comumente na sociedade como sendo doença, pela refletindo através da doutrinária, a doença é somente uma advertência, uma orientação de Deus-Parens para que o nosso espírito seja modificado para o espírito de verdadeira sinceridade.
            Segundo o pensamento comum do homem dentro da sociedade, não há como se alegrar e se animar no momento em que se está sofrendo de uma doença ou passando por problemas e dificuldades. Entretanto, segundo o nosso ensinamento, por mais que a situação seja de preocupação e de aflição, devemos modificar o nosso espírito no sentido de compreender que o infinito amor parental de Deus-Parens está sendo manifestado através da doença ou do problema.
            Agindo dessa maneira, gradativamente o espírito vai sendo purificado, isto é como se aquela névoa que estava na frente dos olhos se dissipasse. Seria levar o seu modo de ver e refletir os fatos ao ponto onde o seu espírito se conscientizasse plenamente da razão das dez providências divinas de Deus-Parens, compreendendo a verdade da coisa emprestada e tomada emprestada e também da razão da sua predestinação.
Na Indicação Divina tem-se:
            Deixarei explicado segundo a razão dos seres humanos. Quantos sejam, todos são queridos. Não existe Parens que deseja fazer os filhos sofrerem ou terem dificuldade. IND. 01.11.1889
            Para nós, seres humanos, as doenças e os problemas são os causadores dos sofrimentos, aflições e dificuldades. Porém, para Deus-Parens, nós os seus filhos, somos todos queridos e amados igualmente e o seu único desejo é a nossa verdadeira salvação. Não existe nenhum sentimento que deseja nos fazer sofrer ou passar por dificuldades.
            O ponto fundamental está em compreender que qualquer que seja a doença ou o problema, tudo é de acordo com o amor parental que deseja de todas as maneiras conduzir para a verdadeira salvação dos seres humanos.
Recebendo o aviso de Deus através dos incômodos ou problemas, devemos reformar o espírito e fazer a determinação de passarmos os dias seguindo os ensinamentos.
            Porém, com o passar do tempo, se esquecermos a determinação, seremos orientados novamente e assim, passo a passo iremos fazendo a evolução espiritual, isto é, estaremos direcionando cada vez mais o nosso espírito a Deus-Parens e Oyassama.
            Em outras palavras, todos os fatos que acontecem são nós, que servem para se fazer a reflexão e a reforma do espírito. Desse modo, pouco a pouco, receberemos a graça de poder desfrutar alegria que antes não eram possíveis devido aos problemas e incômodos.
            Não devemos esquecer o sentimento de gratidão a Deus e caminharmos firmemente rumo à vida plena de alegria e felicidade.
Episódios da Vida de Oyassama - 31. RÉGUA DO CÉU
            Certo dia, Oyassama disse a Izô Iburi:
            “Izô-sam, corte e traga das matas uma árvore e faça um esteio bem reto.”
            Izô cortou e trouxe prontamente uma madeira e fez uma viga bem reta. Então, Ela lhe disse:
            “Izô-sam, examine-a uma vez com uma régua.”
            E em seguida, perguntou:
            “Não há algum vão?”
            Izô pôs uma régua sobre a viga e examinou. Realmente havia uma lacuna. Portanto, respondeu-lhe: “Sim, há um pequeno vão.” Então, Oyassama ensinou-lhe:
            “Isso exatamente, mesmo as coisas consideradas realmente retas por todas as pessoas do mundo, quando verificadas com a régua do céu, apresentam-se tortas.”
            Por mais que o espírito humano pense que as coisas estão certas, talvez aos olhos de Deus, isso não esteja correto. Por isso, é preciso sempre pensar e refletir todas as coisas através dos ensinamentos e nunca com o pensamento humano.
Oyassama durante longos 50 anos não só esclareceu a intenção de Deus-Parens como também, demonstrou através da prática, deixando aos seres humanos o modelo de vida a ser seguida por todos. Todos nós nos esforçamos em buscar e caminhar por essa vida-modelo.
Este é o Caminho que deve ser sentido e apreciado através da prática. Mesmo que diga ter entendido pela lógica, se isso não for praticado no cotidiano e se tornar uma verdade, não se pode dizer que entendeu o ensinamento. Através da prática é que se apreciam muitas coisas que são indescritíveis em palavras.

Assim, termino as minhas palavras. Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário