quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Palestra de agosto de 2015

Os meus sinceros agradecimentos a todos que vieram reverenciar e participar da Cerimônia Mensal de agosto do Kyokai. Agradeço também a dedicação de todos aos afazeres do Caminho no dia a dia, aos trabalhos do Kyokai e também pelo empenho nas atividades deste último ano dos três anos, mil dias do Decenário de Oyassama. Muito obrigado.
         No mês passado, Adriano Massato Kamo fez o regresso a Jiba para participar do Seminário de Oyasato e também recebeu o dom do Sazuke.
Além disso, Jairo Massao Murata e Cristiane Lury Tomiyoshi participaram do Shuyokai, realizado durante o mês passado. Assim, foi dado mais um passo para a concretização da determinação espiritual.
         Este mês está fazendo 35 anos desde que este shinden foi inaugurado, graças a dedicação de muitas pessoas que hoje não estão mais presentes. Entretanto, por ter havido a sinceridade dessas pessoas e de muito dos senhores que estão presentes hoje é que mensalmente, estamos podendo realizar alegre e animadamente o Serviço Sagrado da salvação ensinado pela Oyassama.
         Antes de fazer a palestra, gostaria que o participante do Seminário de Oyasato e do Shuyokai falassem um pouco sobre a experiência.

         No mês passado, durante 28 dias, foi realizado o 111° Shuyokai do Brasil, com a participação de 57 pessoas. De locais mais distantes, tinham pessoas de Belém do Pará, Manaus, Tomé-Açú, Recife e Bahia.
Durante o Shuyokai, tem aulas de Doutrina de Tenrikyo, Vida de Oyassama e Hinos Sagrados, como também a prática da Dança Sagrada, dos instrumentos musicais e do cerimonial. Tem um dia para fazer a divulgação nos arredores do Dendotyo e também o hinokishin diário da limpeza do alojamento, da cozinha e demais locais.
O motivo que trazem os seminaristas são variados. Alguns participam por ter recebido uma grande graça, outros por uma determinação espiritual, ou para procurar respostas para os seus problemas e para aprenderem mais profundamente os ensinamentos.
Entretanto, apesar de ter esses motivos, no fundo existe uma grande intenção de Deus-Parens que atrai e reúne todas as pessoas. Ou seja, tudo é devido ao trabalho de Deus-Parens e ao encaminhamento de Oyassama que deseja fazer com que aquelas pessoas possam crescer uma pouco mais espiritualmente, para compreenderem melhor os ensinamentos.
Além disso, existe também a predestinação de cada pessoa. No mês passado, as 57 pessoas que foram reunidas por Deus-Parens e também os professores que foram escalados, com certeza tinham essa predestinação. Ou seja, todos juntos se esforçarem em fazer a evolução espiritual e servirem como instrumentos de Oyassama.
O fato mais importante e imprescindível nesta época em que nos dirigimos para a celebração do Decenário de Oyassama é fazer a evolução espiritual. Apesar de ser uma coisa que deva ser feito constantemente, creio que o Shuyokai ajuda nesse crescimento, acelerando o entendimento de muitas coisas e aprendendo na prática os ensinamentos, principalmente dançar e tocar os instrumentos.
Nessa época do Decenário, refletindo que é preciso fazer o desejo de Oyassama, que é a salvação, sendo o nosso próprio desejo, devemos rever as atitudes de até hoje e transformá-las para melhor, limpando as poeiras e purificando o espírito. É por isso que foi enfatizada a realização da determinação espiritual.
A determinação pode ser várias coisas como: passarmos a fazer diariamente, de manhã e a noite o Serviço Sagrado, frequentarmos mensalmente a igreja no dia do Tsukinamisai, conseguirmos dançar sozinhos os 12 hinos e tocar os instrumentos musicais mais difíceis, praticarmos mais ativamente o hinokishin, e sairmos para fazer a divulgação. Estes exemplos serão atitudes que estarão contentando Oyassama e serão as sementes de sinceridade plantadas nessa época oportuna.
No Ossashizu, Indicações Divinas, temos:
“As pessoas vêm se reunindo de vários locais e, dia a dia plantam as sementes, deixam plantadas as sementes. Observando atentamente a época e plantando as sementes, todas darão frutos.” Ossashizu, 31 de julho de 1889
Significa que todas as sementes de sinceridade plantada pelas pessoas que se reúnem de vários lugares, estarão sendo aceitas por Deus-Parens e está sendo garantido que todas darão excelentes frutos, que a colheita será abundante, ou seja, iremos receber plenamente a graça em todas as coisas na nossa vida.
Assim, ao participarmos das atividades do Decenário de Oyassama, estará sendo observada a caminhada da nossa evolução espiritual. Nesse período para os 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama, se mostrarmos o quando mudamos espiritualmente, o quanto a família ficou mais alegre, o quanto a igreja está mais animada e se o espírito de todos que seguem esta fé estiver transformada para melhor, creio que isso será a maneira de manifestarmos a imagem da nossa evolução espiritual para Oyassama.
Além disso, conhecendo o caminho de sacrifícios passados por Oyassama durante os 50 anos de sua vida-modelo, vamos pegar um exemplo e determinar que iremos passar de acordo com este modelo. Seja um ou mais exemplos de atitude ou ação, o importante é começar a sua prática no dia a dia.
Temos o seguinte ensinamento dos antigos mestres:
“Enfrentar a vida é como o navegante a dirigir uma embarcação, um navio ou um barco. Com o simples manejar do leme, consegue-se navegar, sem se chocar com as rochas ou outras embarcações, sem errar a rota e chegar ao ponto destinado.
O leme do homem é o coração e controlando-o bem, chega-se ao ponto destinado. Porém, os homens, por serem imprudentes, durante o roteiro da vida, desviam sua atenção voltando a vista às coisas materiais ou distraem o espírito nas coisas que ouvem falar. Por fim, negligenciando o controle do leme, acabam batendo nas rochas, fazendo rombos no casco e assim, perdem a direção.
Inicialmente, na partida, não existe quem, preparando suficientemente o espírito e o corpo e mostrando suas virtudes, não queira realizar o seu intento para ser admirado pela sociedade, embora por quantos sacrifícios tenha que passar durante o trajeto. Porém, há muitos em quem, não se sabe quando, aparecem o capricho, a ociosidade, a vontade de divertir vendo os outros se divertirem. Ainda, surgem indecisões, e o espírito começa a oscilar para lá e para cá e sem perceber, os anos vão passando, de forma que não só o objetivo inicial deixa de ser alcançado, como também passa a causar preocupações e dificuldades aos outros, e vem a sofrer.
É o mesmo também com a fé, onde o modo de remar o barco e o roteiro a dirigir são ensinados através da razão de uma explanação, do ensinamento de Deus. Todavia, mesmo sendo ensinado que, seguindo esta rota, será melhor, chegando ao destino final, e mesmo sabendo que se deve seguir fielmente esse roteiro sem olhar para os lados, cuidando-se para não trombar nem encalhar, manejando habilmente o leme, o homem tem a facilidade de perder-se da rota ensinada, encostando a embarcação em lugares onde nada lhe adianta, e retrocedendo e quebrando e afundando a embarcação.”
Deste modo, desfrutar uma vida excelente ou péssima, depende afinal do espírito de cada um, e o ensinamento de Oyassama é o que ensina o manejo do leme da vida, o leme que jamais erra de direção, conduzindo-nos para a vida plena de alegria e felicidade.
As atividades do Decenário são realizadas para corresponder ao desejo de Oyassama que se ocultou fisicamente apressando a salvação de todas as pessoas. É o momento ideal para fazer a evolução espiritual dedicando sinceramente à salvação. Ou seja, conduzir firmemente a nossa embarcação de acordo com o desejo de Deus.
Faltando apenas meio ano para o Decenário, vamos continuar firmes em concluir a determinação espiritual.

Agradecendo a presença e a participação de todos e também dos deliciosos pratos trazidos para o naorai que vamos fazer logo em seguida comemorando os 35 anos de inauguração do shinden, termino as minhas palavras. 
Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário