sexta-feira, 3 de abril de 2015

Palestra de março de 2015

Os meus sinceros agradecimentos a todos pela participação e reverência na Cerimônia Mensal de fevereiro e também pela dedicação ao Kyokai e nas atividades decenárias. Muito obrigado.
O tempo vai passando rapidamente e daqui a 10 meses será celebrado os 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama. Desse modo, vamos dedicar ao máximo nesses meses restantes dos três anos, mil dias de maneira que possamos estar contentando Oyassama com o nosso trabalho realizado nesse ano de conclusão visando o decenário.

Como disse falta apensas dez meses até os 130 anos do Decenário de Oyassama. Isso significa que dos três anos mil dias, resta apenas 300 dias de atividades dessa época oportuna.
Hoje, vou falar um pouco sobre a importância da época oportuna dentro do nosso ensinamento. De um modo geral, época oportuna são tempos propícios ou tempos certos em que as verduras e as frutas se encontram bem amadurecidas a ponto de serem saboreadas. Ou também, a época em que se preparam coisas para realizar certas atividades.
Na lavoura, tem-se também a época ideal para a semeadura e para a colheita.
Deste modo, na vida espiritual também existe estas épocas. Deus-Parens concede-nos várias épocas para nos ajudar no amadurecimento e crescimento espiritual.
Deus-Parens ensinou o seguinte através da Indicação Divina do dia 31 de março de 1889:
“Semear uma semente. Olhando e semeando na época certa, tudo se frutifica. Semeando na época errada, tudo escorre para lá e se atrasar nada adianta, nada adianta”.
Outra Indicação Divina do dia 21 de maio de 1907:
“Peço a todos para realizarem sem atrasar a época. Não devem atrasar. Se atrasar a época não se pode realizar.”
Estas indicações nos ensinam que semeando uma semente adequada para a época, pode-se obter uma grande colheita. Mas, ao inverso, se tivermos suposições erradas, ficarmos acomodados e atrasarmos na semeadura, não poderemos ver e sentir a alegria da frutificação da farta colheita. Ao atrasarmos no tempo, as graças concedidas por Deus serão bem menores.
Na Indicação Divina de 16 de abril de 1901 tem-se:
“Se é época oportuna, virão a realizar-se, mesmo as coisas que pensem que não se realizarão.”
Durante o transcorrer da vida, há épocas para semear, épocas para fazer a fertilização e a adubagem e para a colheita. Deus-Parens deposita em cada momento e em cada época oportuna a sua vontade. Assim, é importante compreendermos o seu desejo e esforçarmos condizentemente ao tempo oportuno que estamos passando neste momento.
Para todos nós, estamos no final dessa época que foi limitado em três anos, mil dias. Isto é, fazermos a dedicação através da divulgação, da salvação e na transmissão da fé religiosa. Estas sementes de dedicação, de salvação e de sinceridade que estão sendo plantadas por cada um de nós nesse período, estão sendo aceitas por Deus-Parens e com certeza todas brotarão no seu devido tempo, trazendo alegria, prosperidade e felicidade para todos. Significa que receberemos a graça do pleno desenvolvimento do caminho da fé, do crescimento e aprimoramento da igreja e também a proteção e a prosperidade para toda a nossa família.
Sobre o que uma simples semente pode-se transformar, temos um exemplo no Episódio da Vida de Oyassama que diz o seguinte:
“Certa vez, Oyassama, pegando uma semente de arroz e dirigindo-se a Izo Iburi disse:
‘Assim é o ser humano. Se semear um grão de semente da verdade, ao passar um ano, se transformará em duzentos a trezentos grãos. No segundo ano, em várias dezenas de milhares. É a isto que se diz: um grão multiplicado em milhões’. No terceiro ano, o seu número será tal que poderá ser semeado por toda a região de Yamato’.”
Como temos neste episódio, a cada semente que for plantada com sinceridade nesta época, seja semente da salvação, da divulgação, do hinokishin, da frequência à igreja, da realização do Serviço Sagrado, ou seja, tudo que for feito pensando em ser trabalho para Deus e para servir Oyassama, será aceito e num futuro bem próximo, estas sementes darão os seus frutos, que serão as graças e as alegrias que iremos colher em nossas vidas.
Uma simples semente será transformada em inúmeras graças e alegrias que vamos receber.
Entretanto, se não houver nenhuma semente plantada, por mais que passem os anos, não teremos a possibilidade de fazermos a colheita, ou seja receber a graça divina.
Além disso, em vários episódios, Oyassama ensinou sobre a força do trabalho de Deus. Um desses episódios diz o seguinte:
“Foi um fato ocorrido num dia em que Hidenobu Nakano, ex-samurai, muito conhecido por ser exímio em jiu-jitsu e kendo, regressou a Jiba e encontrou-se com Oyassama, que lhe disse:
‘Nakano, você é conhecido como um homem forte. Então, experimente livrar-se das minhas mãos.’
E segurou ambos os pulsos dele, que tentou desvencilhar-se, como lhe fora ordenado. Porém, não conseguiu livrar-se. Concentrou ainda mais a sua força, puxou as mãos, mas Oyassama, apesar da idade avançada, continuou imóvel e calma.
Além disso, o que lhe assustou mais, foi o fato de que, à proporção que puxava impondo maior força, sentia os pulsos cada vez mais apertados e, afinal, começou a sentir tamanha dor que não pôde suportar mais e rendeu-se. Então, Oyassama foi soltando lentamente, enquanto lhe dizia:
‘Não é preciso pedir perdão. Se afrouxar a força de sua parte, Deus também afrouxará. Se impuser força de sua parte, Deus também imporá. Este não é um fato apenas deste momento.’
Como está sendo ensinado neste episódio, se nesta época oportuna, dedicarmos os nossos esforços nas atividades do Decenário, esforçamos em concretizar as metas da determinação espiritual, mesmo que isso tenha que ser feito com algum sacrifício, quanto mais empenho de nossa parte, Deus-Parens estará trabalhando muito mais, com mais força. Isto significa que a possibilidade de recebermos as graças são bem maiores e com isso será atingido mais um degrau na evolução espiritual.
Sobre o significado deste último ano de atividades decenárias, no dia 26 de janeiro passado, Shimbashira-sama disse:
‘Chegamos finalmente no último ano, o terceiro ano dos três anos, mil dias rumo aos 130 Anos do Ocultamento Físico de Oyassama e também o ano da consolidação final das atividades decenárias.
Desejo que cada yoboku pratique a salvação que pode realizar, ou melhor, que somente você pode realizar. Assim, o ânimo de todos os seguidores na salvação também irá aumentar mais ainda.
A partir disso, é mencionado que este ano, é o ano de conclusão, onde cada um fez o voto de dedicar-se com todas as forças. Vendo novamente pelo significado da palavra conclusão que se utiliza normalmente, diz que: “é o ato de concluir, dar os últimos retoques”.’
Deste modo, vamos trabalhar ativamente, com a intenção de concretizar a determinação espiritual, e também participar dos diversos trabalhos das atividades decenárias. Sobre o restante que falta até o Decenário, Shimbashira-sama, disse:
‘Dentro disso, talvez haja pessoas que sintam que nesse momento estejam atrasadas. Mas, não se deve pensar que estejam atrasadas demais. Se pensar que ainda há este ano, várias coisas podem ser realizadas. Mesmo que sinta o atraso da partida, desejo que se empenhem mudando o sentimento, e com entusiasmo, recuperem esse atraso. É importante que todos os yoboku, nesta época oportuna, possam caminhar, um, dois passos, evoluindo o espírito naquele que corresponda ao amor maternal de Oyassama.’
Assim, tendo sempre o sentimento de corresponder ao desejo de Oyassama, vamos continuar animados na dedicação do dia a dia, seguindo as orientações da Instrução 3.

Este mês, no dia 22, estaremos realizando o Mitamassai, Culto às Almas de março. Espero de contar com a presença de todos para homenagearmos os nossos antepassados e manifestarmos o nosso agradecimento.
Além disso, mês que vem, no dia 18 de abril, é o aniversário de Oyassama que estará comemorando 217 anos. Por isso, gostaria que chamassem os familiares e viessem fazer a reverência no Tsukinamisai de abril, no dia 5. Com um grande número de yobokus e fiéis, vamos dar as nossas felicitações a Oyassama pelo seu aniversário. O melhor presente será a presença de todos.
Agradecendo mais uma vez a participação neste Tsukinamisai de março, termino as minhas palavras.

Muito obrigado pela atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário