sexta-feira, 3 de abril de 2015

Palestra de fevereiro de 2015

Agradecimentos a todos pela dedicação ao Kyokai e pela participação nas atividades visando os 130 anos do ocultamento físico de Oyassama. Muito obrigado.
        
Em janeiro, a partir do dia 6 a 11, houve o 8° Curso Estudantil com a participação de 9 pessoas. Módulo 1, foram 6 pessoas, no módulo 2, 1 pessoa e no módulo 3, 2 pessoas. Nos dias 23 a 25, foi realizado o Tsudoi, Encontro Infanto-juvenil com a participação de 25 pessoas do kyokai, com 9 crianças e mais 17 encarregados e pessoal de hinokishin.
Muito obrigado a todos e demos um grande passo para atingir as metas da determinação espiritual dos três anos, mil dias dos 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama.
Como podem ver, foi colocado ventiladores no Shinden com o dinheiro arrecadado do bazar da pechincha realizado em novembro do ano passado. Graças à colaboração de todos que trouxeram muitas coisas que estavam na casa sem utilidade, foi possível arrecadar o suficiente para as compras dos ventiladores. Muito obrigado e podem continuar trazendo as coisas para o próximo bazar.

Bem, como acabamos de fazer a leitura da Instrução 3, começamos o último ano de atividades dos três anos, mil dias, visando a celebração dos 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama em 26 de janeiro de 2016.
No dia 26 de janeiro passado, na Grande Cerimônia, Shimbashira-sama disse o seguinte:
“O desenvolvimento das atividades envolvendo todos os seguidores com vistas à Cerimônia Decenária de Oyassama se deu pouco antes do retornamento do Honseki, durante a Indicação Divina de Cem dias que mencionou: ‘Não digo coisa grande ou pequena na Cerimônia de 30 Anos. Desejo que façam algo que seja apenas ensaio e se torne modelo.’
Dessa forma, foi anunciada a construção do Recinto de Reverência visando o terceiro decenário. Para corresponder a isso, foi firmado o compromisso de: ‘todos os condutores das igrejas filiadas decidiram trabalhar dedicando a própria vida, sem desamarrar os cordões das sandálias de palha’. Podemos dizer que este foi o início da prática ativa da divulgação e da salvação.”
Segundo essas palavras, a indicação Divina de Cem dias foi em 1907, quando Deus-Parens incentivou a construção do Shinden, que hoje é o Recinto do lado norte, o que está voltado para o recinto de Oyassama, o mais antigo de todos.
Apesar das dificuldades econômicas que o país passava, todos se uniram em torno dessa construção, visando os 30 anos do ocultamento físico que seria celebrado em 1916, após nove anos.
O Shinden foi inaugurado em dezembro de 1913, levando seis anos para ficar concluído. No ano seguinte, em 1914, foi concluído o Recinto de Oyassama, que atualmente é o recinto dos antepassados. E no dia 31 de dezembro, retornou Shinnossuke, o primeiro Shimbashira, aos 49 anos de idade. Praticamente um ano antes dos 30 anos de Oyassama.
Desde então, a cada dez anos, o decenário de Oyassama veio desenvolvendo as atividades em união espiritual, com o propósito de contribuir na evolução espiritual de todos os seguidores para que caminhem com os mesmos passos, tendo como meta o decenário, que é um importante marco no caminho da evolução espiritual por todas as gerações.
Relembrando, o Caminho cresceu até os dias atuais tendo como marco as atividades decenárias, onde todos os seguidores se animaram na divulgação e na salvação, e também nas construções das épocas oportunas. A cada marco de dez anos, para cada um de nós, é também um importante marco na evolução espiritual.
Sobre e evolução, Shimbashira-sama, disse:
“Evoluir quer dizer aproximar-se da intenção do Parens. Essa intenção do Parens é unicamente o desejo de salvar todos os filhos do mundo. Se voltarmos mais ainda na intenção do Parens, chegaremos na vontade divina do início original, que é compartilhar a vida plena de alegria e felicidade vendo o viver alegre, que é o objetivo da criação do ser humano.”
Significa que aproximar da intenção do Parens é seguir a caminhada da vida-modelo de Oyassama, e isso é fazer a evolução espiritual. Dessa forma, podemos dizer que fazer a evolução espiritual é o esforço em aproximar do amor maternal de Oyassama.
Ao praticarmos o ensinamento deixado por Oyassama, seja a realização do Serviço Sagrado ou a ministração do Sazuke, solicitando a salvação das pessoas é a forma de estamos seguindo a sua vida-modelo. Os 50 anos da vida-modelo de Oyassama foi unicamente salvar as pessoas e concretizar a realização do Serviço Sagrado.
Ao iniciarmos o último ano de atividades decenárias, talvez haja pessoas que sintam que nesse momento estejam atrasadas. Mas, não se deve pensar que estejam atrasadas demais. Se pensar que ainda há este ano, durante mais um ano, muitas coisas podem ser colocadas em prática para poder contentar Oyassama.
Hoje, ao término do Tsukinamisai, vamos realizar os 50 anos do retornamento do primeiro kaityo Takeshi Ota.
Agradecendo mais uma vez a todos pela reverência e participação na cerimônia mensal de fevereiro, termino as minhas palavras. Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário