quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Palestra de janeiro de 2014

Primeiramente, desejo a todos um feliz ano-novo. Agradeço sinceramente pela dedicação ao Kyokai durante todo o ano passado, quando pudemos receber numerosas graças de Deus-Parens. Muito obrigado.
Ao iniciarmos o ano 177 da Revelação Divina, peço que continuem com o mesmo ânimo e com o mesmo sentimento de dedicar a Deus-Parens e a Oyassama, para que possamos continuar alegremente o nosso caminho da evolução espiritual visando o decenário de Oyassama.
Todos os anos, o Kyokai faz a determinação espiritual para se tornar uma meta a ser atingida com o trabalho e a colaboração de todos durante o ano. Como o nosso Kyokai está ligado diretamente ao Dendotyo, esta determinação espiritual é feita para o Primaz que posteriormente entrega diretamente ao Shimbashira-sama.
Assim, para este ano, as determinações são as seguintes:
5 pessoas para o Hatsuseki, iniciantes do Besseki.
5 pessoas para receber o Sazuke.
2 pessoas para o Kyoto Shikaku Koshu.
3 pessoas para o Shuyokai.
E, 500 mil ienes de oferenda Ossonae, para a Sede da Igreja, Hombu.
Em relação a este Ossonae que mensalmente os senhores tem feito em separado para a Sede da Igreja, Hombu, graças ao empenho de todos sempre temos conseguido atingir a menta. Assim, agradeço sinceramente a todos que fizeram este precioso e valioso ossonae. Muito obrigado.
Além disso, agradeço a contribuição mensal das famílias para fazer as melhorias visando a comemoração dos 60 anos de fundação do kyokai e ser realizada em agosto deste ano, com a confirmação do Primaz, Tyotyossama.
Bem, como acabamos de fazer a leitura da Instrução 3, estamos dando início ao segundo ano de atividades dos três anos, mil dias, visando a celebração dos 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama em 26 de janeiro de 2016.
Para isso, no ano passado, em abril houve a visita doutrinária feita pelo Primaz, Tyotyossama, quando foi nos explicado a importância dessa época oportuna que antecede o decenário de Oyassama, principalmente seguindo as orientações dadas pelo Shimbashira-sama através da Instrução 3.
Este ano, no mês de março, será realizado o Encontro dos Yoboku e seguidores em cada região e regional. Este encontro é uma realização da Sede da Igreja, Hombu, por todo o mundo que visa fazer com que cada yoboku e seguidor continue avançando nas atividades da salvação em sua respectiva localidade.
As datas e os locais já estão no jornal Tenri deste mês. Por isso, ao voltarem para casa, gostaria que verificassem o local mais próximo ou a melhor data para participar do encontro. Gostaria que convidassem os familiares a participarem deste encontro. Os mestres virão de Jiba, mas desta vez a palestra será em português, sem a necessidade de ouvir a tradução.
No ano passado, em abril, quando houve a visita do Primaz, graças ao empenho e colaboração de todos que chamaram e avisaram os familiares, houve a presença de mais de 200 pessoas no kyokai.
Assim, este ano também, gostaria de contar com o empenho de todos para levarem os familiares ao local mais próximo para participarem deste encontro. Creio que esse nosso esforço e dedicação para chamar as pessoas ao encontro também faz parte da salvação para o decenário.
Desde o segundo semestre do ano passado, está acontecendo o reverência conjunta dos condutores de igreja no dia 26 de cada mês em Jiba, no dia da cerimônia mensal, como parte da atividade do decenário de Oyassama. Assim, todos os meses, no dia 26, quase 1000 condutores, vestindo o otsutomegui e sentando bem próximo ao Kanrodai fazem a reverência do Serviço de Kagura e da Dança das Mãos. É algo realmente gratificante poder reverenciar de perto o Serviço de Kagura.
Deste modo, cada kaityo, representando os fiéis de cada igreja, faz o agradecimento por todos estarem dedicando animados nas atividades dos três anos, mil dias, e pelas graças recebidas e renova a determinação de continuar trabalhando firmemente e assim, poder contentar Oyassama eternamente viva.
O kyokai que pertence ao Dendotyo, está marcado esta reverência em abril deste ano. Desde já agradeço a colaboração de todos para poder fazer o regresso e Jiba e pessoalmente, representando cada um dos yoboku e fiéis do kyokai, farei o agradecimento a Deus-Parens e a Oyassama e a determinação de continuar dedicando animado e assim, para que todos possam receber muitas graças nessa época oportuna dos três anos, mil dias.

         Bem, agora gostaria de falar sobre a Grande Cerimônia de Janeiro. Como sabem, esta cerimônia é realizada para relembrar a intenção de Deus-Parens contida no ocultamento físico de Oyassama que aconteceu no dia 26 de janeiro de 1887.
         No dia 26 de janeiro ocorreu o ocultamento físico de Oyassama, mas desde antes, todos os meses, nesse dia 26 já era realizado o Serviço Sagrado da cerimônia mensal e centenas de fiéis se reuniam nesse dia para fazer a reverência.
         Porém, todos sabiam que se fizessem o Serviço Sagrado, logo vinham os policiais e Oyassama era levada presa. Em janeiro, nesse dia 26, todos estavam preocupados com a saúde de Oyassama que estava em um estado crítico, mas através da Indicação Divina foram orientados severamente: “temem a lei ou temem a Deus?”
         A começar do primeiro Shimbashira, todos os mestres determinaram firmemente o espírito, fizeram os preparativos e realizaram o Serviço Sagrado na presença de milhares de fiéis. Oyassama que ouvia satisfeita o som alegre dos instrumentos e o canto animado dos seguidores presentes, ocultou o seu corpo no mesmo instante em que terminava o último hino sagrado.
         Todos que participaram do Serviço e os fiéis que reverenciaram tinham a certeza de que Oyassama recuperaria a sua saúde novamente. Mas, ao receberem a notícia do seu ocultamento, ficaram em choque e depois choraram tristemente.
Por muitos anos, todos vieram adorando e amando Oyassama como o Parens verdadeiro, e reverenciando-a como a “deusa-viva”. Ela tinha curado suas moléstias dando-lhes um raio de esperança quando vagueavam sem rumo. Portanto, ao perderem a adorada e insubstituível Oyassama, todos ficaram chocados por uma indescritível dor e profunda tristeza, como se seus corações tivessem partido.
Além disso, tinham acreditado que ela teria sem falha e a graça divina de se restabelecer, se ao menos executassem o tão instado Serviço, e também tinham transmitido sua fé aos outros com toda a convicção, jurando que Oyassama era realmente a “deusa-viva” e que infalivelmente permaneceria até o termo natural de vida de 115 anos.
         Depois, solicitaram ao Honseki a Indicação Divina e receberam as seguintes palavras: “Nivelarei a terra. Estão todos reunidos? Compreendam bem. O que disse até agora deixei colocado na caixa da verdade. Porém, como saí abrindo o portal, por amor aos filhos, encurtei 25 anos que o Parens tinha ainda pela frente e começo a salvação a partir de agora. Fiquem observando bem. Fiquem observando bem o que foi até agora e o que será doravante. Perguntei se desejavam a terra nivelada abrindo o portal ou fechando-o. Não disseram para nivelar a terra abrindo o portal? Fiz como desejaram. Até agora havia algo que queria dar aos filhos. Porém, não pude dar devidamente. Doravante, será entregue gradualmente. Ouçam bem.”
         Ao ouvirem essa explicação, todos ficaram atônitos, sentindo que não poderiam voltar atrás na resposta da no dia anterior. Nenhum deles podia ter mesmo imaginado que a resposta “desejamos que o mundo seja nivelado com o portal aberto” resultaria no ocultamento físico de Oyassama.
Eles tinham simplesmente sentido que, como Deus-Parens gosta principalmente das coisas alegres, fechar o portal parecia ser algo sombrio e triste, por isso, as pessoas pensaram que, abrindo o portal, mostraria as providências plenamente. Então, solicitaram que nivelasse a terra abrindo o portal.
Mas foi explicado que Oyassama não faleceu, ao contrário, ela vai começar a trabalhar mais ativamente por todo o mundo. Significa que percorrerá o mundo realizando as salvações. Acontecendo isso, não haverá mais a forma visível, portanto, a polícia não poderá levar ao presídio ou à delegacia.
         Essa Indicação esclareceu a intenção do Parens para ajudar os seguidores a transpor suas apreensões e tristezas. Enquanto iam refletindo sobre a verdade ensinada, eles iam recuperando pouco a pouco o ânimo, e conseguiram sair dessa depressão através da luz e força que essas palavras irradiaram em seus espíritos.
Além disso, compreenderam que, mesmo deixando de existir fisicamente, ela continuaria a trabalhar tal como no tempo de sua vida física. Ficaram também aliviados e tranquilos ao ouvirem que o Sazuke, até então entregue por Oyassama como a graça da salvação, continuaria a ser concedido gradualmente aos seguidores.
Mesmo que ela não seja mais visível aos nossos olhos, Oyassama continua e sempre continuará a trabalhar em plena vida, e a razão e a graça do seu maravilhoso trabalho continuarão inalterados por toda a eternidade. Ela é realmente a Mãe eterna, a nossa Mãe.
Oyassama reside na residência original, a terra parental da humanidade. Regressando a Jiba, encontraremos com ela e poderemos contar nossas alegrias e tristezas, porque é a nossa Mãe. Ela tem ensinado a vida plena de alegria e mesmo agora, está trabalhando com amor pela salvação de toda a humanidade.
            Assim, neste início de ano, e nesse dia em que realizamos a Grande Cerimônia de Janeiro, rememorando o ocultamento físico de Oyassama, procuramos compreender mais profundamente a intenção de Deus contido nos fatos ocorridos no dia 26 de janeiro de 1887.
            Vamos acreditar no trabalho de Oyassama eternamente viva, nos amparar firmemente e trilhar seriamente o caminho da vida-modelo que nos foi deixado como sendo o meio para fazermos a evolução espiritual e também, como o caminho para a concretização da vida plena de alegria e felicidade. Ao passarmos de corpo e alma e animados os três anos, mil dias, no dia da celebração dos 130 anos do ocultamento físico, em janeiro de 2016, com certeza Oyassama eternamente viva, com um sorriso no rosto, se sentirá contente e satisfeita pela nossa dedicação.

            Desejando um excelente ano de 2014 a todos e solicitando o trabalho e a dedicação animada às atividades do decenário, termino as minhas palavras.           
Muito obrigado.

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Boletim de dezembro de 2013



Palestra de dezembro de 2013

Os meus sinceros agradecimentos a todos, pela reverência e participação na Cerimônia Mensal de dezembro, o último deste ano 176 da revelação divina. Agradeço também a dedicação de todos aos afazeres do Caminho no dia a dia, aos trabalhos do Kyokai e também pela sincera contribuição visando a comemoração dos 60 anos de fundação. Muito obrigado.
Hoje, manifestamos o nosso agradecimento pelas numerosas graças que recebemos no decorrer deste ano, seja para o nosso kyokai, como também a todos que reverenciaram no dia de hoje.
Como foi lido na Dedicatória, este ano recebemos a graça de 15 pessoas que fizeram o regresso a Jiba e 2 pessoas fizeram o curso Kyoto Shikaku Koshu. Tivemos também 3 pessoas que receberam o Sazuke e se tornaram yoboku, 3 pessoas participaram do Shuyokai, Seminário de 28 dias, e 10 pessoas participaram do Curso Estudantil. Além disso, graças à sinceridade de todos, este ano também, pudemos superar a meta de 50 mil yen de oferenda para a Sede da Igreja, alcançando a determinação espiritual. Agradeço o empenho e a dedicação de todos durante este ano, muito obrigado.
         Este também é o primeiro ano de atividades dos três anos, mil dias visando a celebração dos 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama. O tempo passa rápido e chegamos ao final do primeiro ano. Agradeço a dedicação de todos no decorrer de todo este ano, principalmente por terem passado com o sentimento de corresponder ao desejo do Shimbashira-sama contido na Instrução 3, fazendo o possível para colocar em prática no dia a dia.
         No dia 26 de outubro passado, na Grande Cerimônia do ano 176 da Revelação Divina, em Jiba, Shimbashira-sama em sua palestra, relembrou que estava fazendo um ano desde que ele fez o anúncio da Instrução 3, mostrando as diretrizes das ações e a conduta espiritual para fazer os trabalhos do decenário e assim contentar Oyassama.
         Falou o seguinte sobre a salvação:
         “Na expressão “para salvar toda a humanidade”, encontramos esse trecho nas primeiras palavras proferidas por Deus-Parens através da boca de Oyassama. Ou seja, este é o Caminho que foi iniciado para salvar, sem nenhuma distinção, todas as pessoas do mundo.
Quando se refere a todas as pessoas do mundo, é por que Deus-Parens é o Parens de toda a humanidade.
No Ofudessaki temos:
Se Tsukihi aceitar ao menos o espírito sincero,
assegurará toda e qualquer salvação.              Of. VIII-45
Tsukihi diz que assegurará qualquer salvação
porque existe o Parens verdadeiro.                 Of. VIII-46
         Está ensinando que Deus-Parens é o criador dos seres humanos e por isso, qualquer que seja a doença ou o problema que surja, irá salvar com certeza. Do mesmo modo, todos podem entender ao exemplificar através de algum aparelho, pois quando ficar danificado, o mais correto é levar ao fabricante para se fazer o reparo.
         Quando diz salvar, Oyassama não se refere apenas a resolução do estado de sofrimento que surge nos problemas físicos ou circunstanciais. Explicou que no fundo desse sofrimento se encontra a verdadeira causa que é o uso espiritual e através da sua reforma é que se chega ao caminho da completa salvação.”
         Segundo essas palavras, as doenças e os problemas que surgem na vida são orientações de Deus-Parens para que a pessoa faça a reforma do espírito, ou seja a limpeza das poeiras espirituais. Limpar as poeiras significa corrigir os nossos maus costumes e maus hábitos, tomando como referência as oito poeiras que são: a mesquinhez, a cobiça, o ódio, o amor próprio, o rancor, a raiva, a ambição e o orgulho.
Deste modo, se não houver a reforma do espírito da pessoa, mesmo que venha a ser curado da doença através dos remédios, novamente o problema será mostrado.
Contudo, se não souber como mudar esse espírito, não conseguirá reformá-lo mesmo que seja dito para fazê-lo. Oyassama ensinou o modo de mudar esse espírito e o uso espiritual que corresponde à vontade divina. Podemos dizer que, nós, yoboku, que aprendemos sobre o verdadeiro caminho da salvação e da reforma do espírito temos a missão de transmitir o ensinamento às pessoas que ainda o desconhecem e guiá-las para o caminho da salvação.
Comparando com tempos atrás, hoje é visível a grande abundância de coisas e embora as pessoas levem uma vida saudável e repleta de bens materiais, elas sentem um vazio e uma tristeza, e dizem que aumentou o número de pessoas que estão mergulhadas na solidão.
Não se pode dizer que a pessoa ficará satisfeita se melhorar apenas a situação dos sofrimentos, que são as doenças e a pobreza.
Sobre as orientações que recebemos de Deus-Parens, Shimbashira-sama disse o seguinte:
“O nó que são os problemas e aflições, vendo pelo ensinamento, é o aviso para que mudemos a direção do espírito naquele que corresponda à vontade de Deus-Parens, e é claro que a salvação deste Caminho, é dedicar em transmitir algumas palavras e trabalhar para que possa realizar à salvação dos próximos.
Mesmo que diga salvação, existem várias formas e processos. Ainda, é variada a posição e o tempo da fé do yoboku. Apesar disso, desejo que avance um, dois passos na caminhada da salvação a partir daquilo que qualquer pessoa possa realizar.
As providências de Deus-Parens não se alteram de um dia para outro. Se trabalhar, aquilo que foi trabalhado será aceito e concederá as suas providências. Se não trabalhar, não apreciará a alegria da salvação. Através do trabalho, aprofunda-se a alegria da salvação, e é possível avançar o próprio caminho para evoluir o espírito.”
Significa que nesta época oportuna dos três anos, mil dias, se trabalharmos seguindo o desejo de Oyassama, tudo que for dedicado, tudo que for feito será aceito por Deus-Parens e isso será transformado em graça e proteção que iremos receber no futuro.
Uma semente que seja, se for plantada nessa época oportuna dará uma grande colheita. Sobre isso, Oyassama ensinou dizendo: “um grão multiplicado em milhões”.  Nos episódios temos o seguinte:
Certa vez, Oyassama, pegando uma semente de arroz e dirigindo-se a Izo Iburi, disse:
“Assim é o ser humano. Se semear um grão de semente da verdade, ao passar um ano, se transformará em duzentos a trezentos grãos. No segundo ano, em várias dezenas de milhares. É a isto que se diz: ‘um grão multiplicado em milhões’. No terceiro ano, o seumero será tal que poderá ser semeado por toda Região de Yamato.”
Neste último tsukinamisai do ano, gostaria de agradecer a todos pela reverência mensal, pela participação do Serviço Sagrado, e as oferendas feita para a Sede da Igreja, para o Dendotyo e para o Kyokai. Além disso, agradeço aos yoboku que fizeram a ministração do Sazuke aos doentes, e para todos que estiveram sempre atentos em convidar e incentivar as pessoas para fazerem o koshu, o curso estudantil, o shuyokai e o regresso a Jiba. Em janeiro próximo teremos muitos cursos.
O Gantasai, Cerimônia de Ano-novo será no dia 1° de janeiro as 8 horas da manhã e a Grande Cerimônia, Taisai, será no dia 5, as 11 horas.

 Desejando boas festas a todos e um excelente ano de 2014, termino as minhas palavras. Muito obrigado.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Boletim de novembro de 2013



Palestra de novembro de 2013

Os meus sinceros agradecimentos a todos que vieram reverenciar e participar da Cerimônia Mensal de novembro do Kyokai. Agradeço também a dedicação de todos aos afazeres do Caminho no dia a dia, aos trabalhos do Kyokai e também pela sincera contribuição visando a comemoração dos 60 anos de fundação. Muito obrigado.
        
        
No dia 26 de outubro, no mês passado, na Grande Cerimônia da comemoração da Revelação Divina, fez exatamente um ano desde o anuncio da Instrução 3.
Como sabem, a instrução é a orientação para todos nós seguirmos durante os próximos três anos, mil dias, visando a celebração dos 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama.
Como já foi dito repetidas vezes, os decenários de Oyassama não são como aqueles em que se reúnem os parentes e as pessoas relacionadas para louvarem as virtudes, relembrando a personalidade daquele que retornou.
Nos decenários de Oyassama, visa-se principalmente contentar Oyassama eternamente viva, mostrando-lhe o aspecto da evolução espiritual desenvolvida por nós, filhos do caminho, durante o período determinado e o resultado das atividades realizadas em união espiritual.
Como é do conhecimento de todos, o dia original dos decenários foi quando ocorreu o ocultamento físico de Oyassama. Foi quando se concluiu os 50 anos do caminho da vida-modelo e não foi mais possível ver o seu trabalho através da sua imagem física e nem adorá-la de perto. Por isso, foi o acontecimento que mais causou tristeza para os filhos do Caminho. Para aqueles que serviam Oyassama de perto, com certeza foi um fato indescritível em palavras.
Porém, sabemos que Oyassama se ocultou fisicamente e abrindo o portal do sacrário, saiu para nivelar o mundo. Através da razão eternamente viva, passou a trabalhar pela salvação do mundo. O ocultamento físico é o ponto de partida disso.
O dia original do ocultamento físico tem como causa a imaturidade espiritual dos filhos que não conseguiram corresponder plenamente à intenção do Parens que insistia continuamente na execução do Serviço e desejava a sua conclusão.
Tendo como base o estado de saúde de Oyassama, apressou ainda mais a execução do Serviço que vinha sendo insistido continuamente. Porém, todos hesitavam em executar o Serviço porque sobrevinham vários sacrifícios a Oyassama. Por isso, não conseguiam tomar a decisão de executar o Serviço.

Deus-Parens afirmou que deseja salvar igualmente todas as pessoas do mundo, sem distinção. Deus-Parens se revelou ao mundo tomando Oyassama como seu Sacrário para salvar toda a humanidade por haver a intenção de compartilhar vendo o viver alegre e feliz dos seres humanos. O desejo de Deus-Parens é ver a transformação do mundo para o de vida plena de alegria e felicidade e isso correrá quando ensinamento do Caminho for transmitido amplamente para todos os locais do mundo.
Então, como Deus-Parens tem feito os preparativos da salvação do mundo? Não é preciso dizer que é através do trabalho da dedicação sincera à salvação dos yoboku que são os instrumentos de Oyassama. Tendo a igreja como local onde as pessoas se reúnem e desenvolvem a atividade de salvação desejada por Oyassama, devem transmitir amplamente esse ensinamento e aumentar cada vez mais o círculo da vida plena de alegria e felicidade.
Assim, todos nós que fomos atraídos ao Caminho, somos recursos humanos escolhidos por Deus para a construção do mundo de vida plena de alegria e felicidade. Somos yoboku, materiais ou instrumentos de Deus-Parens. Por isso, através dos fatos que são mostrados ao nosso redor devemos refletir o desejo e a intenção do Parens e fazer com que o nosso espírito e a nossa atitude correspondam a essa intenção. Em relação ao yoboku, Deus-Parens ensinou:
Gradualmente, o Parens, que iniciou este mundo, se introduzirá em todas as madeiras usáveis. ED. XV-60
Se o Parens, que iniciou este mundo, se introduzir no corpo, não sabem o que poderá realizar. ED. XV-61
São versos de profundo significado e muito gratificantes. O Parens que iniciou o mundo e os seres humanos irá se introduzir em todos os yoboku para trabalhar. Deus-Parens, introduzindo-se nos yoboku, a começar da temperatura, da umidade e da respiração, concedendo todas as providências, está ensinando que não podemos nem imaginar como seria o trabalho realizado pelo yoboku.
De acordo com a conscientização de cada yoboku e também do trabalho condizente a essa posição é que foi dado o seguinte Ossashizu:
“Deixarei trabalhar segundo a razão do espírito. Pela razão única do espírito, poderá enfrentar sozinho milhares de pessoas.” ID. 2.10.1898
O importante é a determinação da sinceridade do espírito de cada pessoa. No Ofudessaki, tem-se:
Embora Eu deseje sair logo ao mundo, se não há caminho, mesmo querendo, não posso sair. ED. II-13
Embora deseje abrir logo este caminho, não existe outro local onde possa abri-lo ED. II-14
         O que estão pensando serem estas explanações? É a instância em ter os locais para a transmissão de Deus. ED. II-16
         Mesmo que a intenção de Deus-Parens seja apressar a salvação de todas as pessoas, ou seja, sair logo ao mundo, no verso é dito: ‘se não há caminho, mesmo querendo, não posso sair’. Deus-Parens deseja salvar todas as pessoas igualmente, mas se não houver quem transmita a sua intenção, se não existirem locais para demonstrar de forma concreta o seu ensinamento, o seu trabalho não poderá ser manifestado ao redor e nem o seu desejo será expandido.
A forma de ser do yoboku é trabalhar e manifestar a intenção de Deus-Parens de forma concreta e também, ter ‘os locais de transmissão de Deus’. Está sendo apressada a ordem da transmissão deste ensinamento que foi iniciado em Jiba da origem e posteriormente será expandido para os diversos locais.
Estamos praticamente encerrando o primeiro ano de atividades dos três anos, mil dias para o decenário. Ao passarmos de corpo e alma e animados por esse período, no dia da celebração dos 130 anos do ocultamento físico, em 2016, com certeza Oyassama eternamente viva, com um sorriso no rosto, se sentirá contente e satisfeita pela nossa dedicação. Assim, vamos continuar trabalhando firmemente.
É nos ensinado que se os homens se animarem, Deus também se animará. Deste modo, vamos nos animar, concentrar os nossos esforços nos trabalhos e passar seriamente pelo Caminho.
Mês que vem estaremos realizando o último tsukinamisai deste ano. Com sentimento de agradecimento pelas graças recebidas, gostaria de contar com a presença de todos.

         Agradecendo a participação de todos, termino as minas palavras. Muito obrigado.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Boletim de outubro de 2013



Palestra de outubro de 2013

Os meus sinceros agradecimentos a todos que vieram reverenciar e participar da Grande Cerimônia de outubro do Kyokai. Agradeço também a dedicação de todos aos afazeres do Caminho no dia a dia, aos trabalhos do Kyokai e também pela sincera contribuição visando a comemoração dos 60 anos de fundação. Muito obrigado.

        

Como foi lida na dedicatória, esta Grande Cerimônia de outubro é realizada todos os anos, celebrando a determinação de Oyassama como sacrário de Deus-Parens, quando aconteceu a revelação no dia 26 de outubro de 1838.

Isto é, no dia 26 de outubro, estará sendo celebrado em Jiba, a Grande Cerimônia do ano 176 da Revelação Divina. Podemos dizer que é o aniversário do Tenrikyo, o dia original deste Caminho.

 

A alegre e harmoniosa família Nakayama vivia na vila de Shoyashiki, região de Yamato. No dia 23 de outubro de 1838, o filho mais velho Shuji começou a sentir fortes dores na perna, o pai Zembee passou a ter perturbações nos olhos e a mãe Miki veio a sofrer com dores lombares.

O asceta Itibee foi imediatamente chamado pelos familiares que ficaram muito assustados com a grave situação e pediram para que fizesse a prece evocatória. Nesse dia, a moça que atuava como receptora das divindades se encontrava ausente e, sem alternativa, a mãe Miki teve que atuar em seu lugar durante o ritual. Em plena oração fervorosa, ocorreu a revelação, saindo da boca de Miki as seguintes palavras:

 “Eu sou o Deus original, o Deus verdadeiro. Nesta casa há uma predestinação. Desta vez, revelei-me neste mundo para salvar toda a humanidade. Desejo ter Miki como meu Sacrário.”

         Nestas poucas palavras do momento da revelação, menciona sobre que tipo de Deus é Deus-Parens, o porquê e para que revelar este ensinamento em Jiba, e ainda, sobre qual seria a posição de Oyassama.

         Significa que Deus-Parens é o Deus original que criou os seres humanos e o Deus verdadeiro que concede as suas graças a começar do fogo, da água e do vento no mundo e no corpo humano através das dez providências divinas.

Ainda, explicou que a residência da família Nakayama é o local da predestinação original da criação dos seres humanos e que o objetivo da criação está no desejo de Deus-Parens compartilhar a alegria de ver todos viverem a vida plena de alegria e felicidade.

Explanou que se revelou ao mundo para salvar toda a humanidade, sem distinção, segundo a promessa de se passarem tantos anos quanto o numero de filhos concebidos na criação original. Além disso, foi esclarecida a posição de Oyassama, que possui a predestinação da alma de mãe do início da criação original, e como Sacrário de Tsukihi, através da sua boca, ouvimos a intenção do Parens.       

         A começar do marido Zembee e das pessoas presentes, elas não tinham como compreender esse profundo significado ouvindo repentinamente essas palavras. Ficaram assustados e sem saber o que fazer ao ouvirem um pedido absurdo como: “desejo ter Miki como meu Sacrário”. Por isso, recusaram repetidas vezes, dando todos os tipos de argumentos. Contudo, Deus-Parens manteve-se inflexível e não cedeu um passo sequer, por vezes explanando palavras amáveis ou rigorosas, apressou a tomada de decisão.

         Essa discussão entre Deus e os homens teve início no dia 24 de outubro chegando até a manhã do dia 26, e Oyassama que transmitia a intenção de Deus original, ficou sem descansar, sem dormir e sem se alimentar durante esse período. Vendo essa situação, o marido Zembee refletindo que lhe poderia custar a vida, deixou todas as cogitações humanas, renunciou as conveniências familiares, e respondeu dizendo: “Concedo-vos Miki”.

         Isto aconteceu por volta das 8 horas da manhã do dia 26 de outubro de 1838, data que marca o dia original da Revelação Divina. Exatamente há 176 anos.

         Conforme as palavras no início, este Caminho tem como ensinamento um grande objetivo que é salvar todas as pessoas do mundo sem nenhuma distinção. Oyassama nos ensinou a caminhada para cumprir essa missão, e ainda, a sua vida-modelo mostrada pessoalmente é o exemplo de como os filhos do Caminho devem passar o dia a dia.

         De acordo com a vontade de Deus-Parens, Oyassama começou o caminho da salvação caindo ao fundo da pobreza, se desfazendo de todos os bens materiais que a família possuía. Porém, essa atitude era incompreensível para as pessoas e por isso, foi desprezada, ridicularizada, achando que ela tinha ficado louca e não houve quem desse atenção aos seus ensinamento durante 20 anos.

         Pouco a pouco, foram aparecendo pessoas interessadas em receber a graça da salvação de doenças ou de problemas. Essa salvação teve início com a permissão do parto feliz, obiya yurushi.

         Deixou ensinado para todos nós o caminho da dedicação sincera à salvação através do Serviço Sagrado, Tsutome e da Concessão Divina, Sazuke.

         De uma forma geral, salvar quer dizer, tirar as pessoas de uma situação de dificuldades, como as calamidades, as guerras, ou ainda, de doenças e da pobreza. Contudo, sobre os problemas físicos, Oyassama ensinou através do Ofudessaki:

         Seja qual for o espírito de cada um, revelarei tudo seguramente no corpo.                           ED. XII-171

Ao ver isto, seja quem for, a limpeza do coração se realizará realmente por si só.          ED. XII-172

         Quer dizer que através das doenças, estimula a limpeza do espírito, ensinando que mostra sinais para reformar o coração. E é o mesmo com os problemas circunstanciais. É um aviso para nós que recebemos a orientação e para aquelas envolvidas.

Por isso, mesmo que sejamos curados pelo tratamento médico, se não fizermos a limpeza do espírito, se não purificarmos o coração para que corresponda ao desejo de Deus-Parens, não se torna no verdadeiro significado de termos sido salvos.

         Refletindo sobre a intenção contida nas doenças e nos problemas, devemos analisar e reformar a própria atitude do dia a dia e o uso espiritual, esforçando para que esteja de acordo com a vontade de Deus-Parens e Oyassama, ao mesmo tempo em que empenhamos na limpeza das poeiras espirituais.

         Sobre isso, na Instrução 3 que acabamos de ler, Shimbashira-sama deixou bem claro o seguinte ponto:

         A ambição é lamaçal sem fim. Purifiquem o espírito inteiramente. É o paraíso. HS. X-4

         Se ao menos o espírito for purificado completamente, tudo será somente prazer. ED. XIV-50

         Conforme esses versos, a vida plena de alegria e felicidade é também o modo de viver purificando o espírito.

         Agora é a época em que todos nós, filhos do Caminho, devemos entrar em ação e dedicar esforços na reforma do mundo, mostrando às pessoas a forma de viver purificando o espírito e ajudando uns aos outros.

 

Já sabemos que em janeiro de 2016, será realizada a celebração dos 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama. E, como foi dito repetidas vezes, os decenários de Oyassama não são como aqueles em que se reúnem os parentes e as pessoas relacionadas para louvarem as virtudes, relembrando a personalidade da pessoa que retornou. Não é como uma cerimônia aos antepassados.

Nos decenários de Oyassama, visa-se principalmente contentar Oyassama eternamente viva, mostrando-lhe como estamos conseguindo fazer a evolução espiritual durante o período determinado dos três anos, mil dias.

 

         Deste modo, neste mês da comemoração dos 176 anos da Revelação Divina, é importante refletirmos novamente sobre o desejo de Deus-Parens demonstrado através da vida-modelo deixada pela Oyassama e renovarmos a nossa determinação de que diariamente nos esforçaremos na prática constante dos ensinamentos.

 

         No sábado da semana que vem, dia 12, será realizado no Dendotyo, a Assembleia do Yonomotokai. Muitas regionais estão fazendo dantai para o Dendotyo. Quem for participar, não esquecer de levar lençol e fronha. Quem for no sábado de carro, avisar com antecedência o Dendotyo, para reservar o lugar nos quartos.

 

         Agradecendo a presença e a participação de todos, termino as minas palavras. Muito obrigado.

Boletim de setembro de 2013



Palestra de setembro de 2013

Os meus sinceros agradecimentos a todos que vieram reverenciar e participar da Cerimônia Mensal de setembro do Kyokai. Agradeço também a dedicação de todos aos afazeres do Caminho no dia a dia, aos trabalhos do Kyokai e também pela sincera contribuição visando a comemoração dos 60 anos de fundação. Muito obrigado.
        
Na Instrução 3 que acabamos de ler, está claro o desejo do Shimbashira-sama em relação ao trabalho do yoboku nessa época oportuna dos três anos, mil dias, que fazer a divulgação dos ensinamentos e a salvação das pessoas.
Assim, entre os seguidores deste Caminho, o yoboku é a pessoa que recebeu o inestimável dom do Sazuke. Como sabemos, para receber o Sazuke é preciso regressar a Jiba, fazer o juramento e começar a frequentar as preleções do Besseki, ouvindo o ensinamento por 9 vezes.
         Esse juramento é a determinação espiritual que fazemos a Deus-Parens prometendo estabelecer firmemente o ensinamento de Oyassama e praticar no dia a dia.
Como muitas pessoas fizeram esse juramento há muito tempo, vou ler tudo, para relembrarem o que nós prometemos a Deus-Parens naquele momento, antes de iniciar o Besseki. No juramento, tem-se:
         “O nosso Deus-Parens chama-se Tenri-Ô-no-Mikoto. Ele é o Deus original e verdadeiro que criou o mundo e os seres vivos, sem nenhum modelo para tomar como exemplo.
         Deus-Parens tomou a Oyassama, Nossa Mãe, como seu Sacrário e transmitiu a sua vontade ao mundo humano. Portanto, ouvimos pela primeira vez a vontade divina através de Nossa Mãe.
         Ela se chama Miki Nakayama.
         Deus-Parens criou os homens com o desejo de compartilhar da sua alegria vendo o seu viver feliz e jubiloso. Portanto, a vida plena de alegria e felicidade é, de fato, o objetivo supremo da vida humana.
         Vim a conhecer Deus-Parens através da sua orientação mediante ...................... e desde então tenho ouvido a respeito da sua vontade, porém, desta vez, regressei a Jiba para aprendê-la mais profundamente.
         Ouvi que Jiba é o lugar onde Deus-Parens reside e é praticado o Serviço Sagrado para a salvação da humanidade.
         Em Jiba, desejo aprender profundamente os ensinamentos de Deus-Parens, manifestar a minha devoção a Nossa Mãe e o voto de seguir a sua vida-modelo para satisfazer Deus-Parens e contentar o próximo.”
         Essa é a promessa feita por cada um de nós, yoboku, a Deus-Parens nesse dia original. Significa que através do Besseki, iremos aprender o ensinamento de Deus-Parens, vamos passar pela vida-modelo de Oyassama e renascer de modo que possamos nos tornar pessoas capazes de alegrar o próximo.
Este é o caminho que mais satisfaz Deus-Parens e é como Oyassama deseja que passemos o dia a dia, como um verdadeiro yoboku. Por isso, todos nós, através desse juramento, prometemos alegrar as pessoas fazendo a salvação.
         Além disso, na preleção que acontece após receber o dom do Sazuke, é dito para não esquecer a sinceridade desse dia e que é para passar por toda a vida com esse espírito, pois esse renascimento foi alcançado através da razão das preleções do Besseki. É ensinado que essa sinceridade é o espírito que salva as pessoas.
         O caminho da dedicação sincera à salvação não é para ser passado apenas por pessoas especiais, mas é um importante trabalho a ser realizado por todos os yoboku.
        
         Como caminho da dedicação sincera à salvação Oyassama nos ensinou várias coisas, mas podemos dizer que o mais relevante seja o Serviço e o Sazuke.
         O Serviço é o Serviço de Kagura realizado em Jiba e recebendo essa razão é que são realizadas mensalmente nas igrejas de cada região e localidade, a cerimônia mensal e as grandes cerimônias.
         Quando conduzirmos e dedicarmos a nossa sinceridade nesse Serviço e executarmos com o espírito de desejar a salvação das pessoas, Deus-Parens aceitando esse espírito, irá cortar a raiz das doenças e dos conflitos e concederá a graça de transformar o mundo.
         O Sazuke é ministrado para se receber o trabalho de Oyassama eternamente viva, solicitando a graça da cura da doença que está fazendo a pessoa sofrer e passar dificuldades. Atravé do Sazuke é manifestado as maravilhosas graças e com isso deve-se esclarecer sobre a existência de Deus-Parens, explicar sobre a razão de Oyassama eternamente viva e mostrar o ponto de apoio espiritual.
         O Serviço da cerimônia mensal é realizado uma vez por mês no dia permitido por Jiba. Por isso, não pode ser realizado em qualquer dia. Além disso, não deve ser realizado por uma pessoa. Todos os yoboku ligados à igreja devem se reunir e em união e completos, executar o Serviço. Não é uma dedicação somente de uma pessoa.
         A ministração do Sazuke não tem um dia definido, nem lugar e tempo e pode ser feito por uma pessoa. Deste modo, depende unicamente do espírito da pessoa fazer o trabalho da dedicação sincera à salvação.

         Desejando a salvação e ministrando repetidas vezes o Sazuke é que se recebe a graça de Oyassama. É concedida a graça de um excelente trabalho.
         A emoção de se receber a graça através do Sazuke anima tanto o espírito de quem fez a ministração como daquele que fez a solicitação e com isso renova-se a determinação de caminhar rumo à vida plena de alegria e felicidade. Deste modo, podemos ter a certeza e a convicção de seguir pelo caminho da dedicação sincera à salvação.
         Para isso, é necessário haver a manifestação da graça através da ministração do Sazuke, pois desejamos receber maravilhosas graças. Mas, no Mikagura-uta, tem-se:
Não façam pedidos absurdos, tornem o seu espírito único. HS. III-6
         A maravilhosa graça é quando um pedido difícil é aceito. Nós desejamos que um pedido difícil e até absurso possa ser aceito. Para isso, precisamos fazer que esse pedido absurdo, esse pedido que não tem razão seja transformado em um pedido que tenha razão. Então, o que precisamos fazer? No ensinamento de Deus-Parens, tem-se:
         “Acumulando mérito interior, é que a razão faz o efeito.” ID. 04.11.1898
         Significa que no dia a dia devemos deixar acumulado virtude. Com isso, no momento necessário, haverá o firme trabalho do Parens. Assim, não podemos negligenciar o acúmulo de mérito no dia a dia que é a coisa mais importante.
         Para poder receber o trabalho de uma excelente graça através da ministração do Sazuke, devemos participar mensalmente da cerimônia mensal da igreja solicitando a salvação de todas as pessoas. Este é o caminho da salvação das pessoas que deve ser passado por todos nós.
         Além disso, para acumular mérito, não devemos esquecer de fazer animados o hinokishin e praticar a divulgação e a salvação.
         É ensinado também que uma pessoa enferma, em uma situação muito grave, poderá receber até seis ministrações de Sazuke em um dia. Significa que Deus-Parens aceitará em um dia, seis vezes a solicitação. Ou seja, espera que esses pedidos sejam feitos com toda a sinceridade.
         Entretanto, não é para ser ministrado de uma vez as seis vezes, a não ser em caso de emergência. Normalmente, está determinado na parte da manhã, no almoço, ao entardecer, no jantar, de madrugada e ao amanhecer. Creio que com isso, está sendo observada a sinceridade do espírito de quem faz a salvação.
         Mas, sabemos que fazer as seis vezes nesses horários não é algo tão fácil assim. Se a pessoa estiver internada, fica mais difícil, sendo possível somente na hora da visita. Em casos assim, conseguimos fazer o Sazuke somente uma vez por dia.
         Mesmo que não consiga fazer o Sazuke, pode-se fazer o Serviço de Solicitação, considerando-o como uma ministração. Ou, dedicar o espírito na realização da Dança das Mãos dos Doze Hinos.
         Assim, quando a solicitação for feita com toda a sinceridade, nascerá a razão do possível em relação ao pedido inicialmente absurdo. Abrirá o caminho para um excelente trabalho, transformando para que o pedido seja aceito, ou seja, do recebimento da graça.
Nos Episódios da Vida de Oyassama, tem-se a passagem de Issaburo Massui fazendo o pedido de salvação da enfermidade da mãe.
Kiku, mãe de Issaburo Massui, ficou doente e, piorando gradativamente, chegou ao estado crítico. Issaburo esperou apreensivo o alvorecer e partiu da Vila de Izu-Shitijo. Regressou à Residência percorrendo a pé cinco quilômetros e meio. Apresentado, pediu a Oyassama: “Por favor, salve minha mãe da doença.” E recebeu a seguinte resposta:
“Issaburo, apesar do seu pedido, ela não se salvará.”
Como foi dito pela própria Oyassama, conformou-se e retirou-se da sua presença, voltando para casa. Porém, vendo a mãe sofrer com a moléstia, mudou de pensamento, e o desejo de que ela seja salva de qualquer maneira tomou conta de todo o seu ser.
Assim, regressou novamente à Residência e pediu outra vez: “Por favor, mesmo que seja impossível, salve-a.” Oyassama repetiu então:
“Issaburo, lamento muito, mas ela não se salvará.”
Ao ouvir isso, conformou-se naquele momento de que não havia outro jeito. Entretanto, chegando a casa e vendo a mãe sofrer, não pôde suportar. Andou novamente com passos pesados pelo caminho de quase cinco quilômetros e meio. Quando chegou à Residência, já era noite. Foi-lhe informado que Oyassama havia se recolhido para dormir, no entanto, solicitou mais uma vez: “Sei que é impossível, mas suplico-lhe, salve-a de qualquer modo.” Então, Oyassama disse:
“O espírito do filho que se conduz à causa da mãe já sem esperança, desejando salvá-la de qualquer modo; isto é a sinceridade. Sendo sinceridade, Deus aceitará.”
Recebendo estas gratas palavras, Kiku foi salva, ganhando a vida já perdida, e pôde viver até oitenta e oito anos de idade.

         Deste modo, por três vezes, conduziu até a Residência, andando mais de 30 quilômetros a pé, fez a solicitação a Oyassama e, finalmente, a sinceridade do filho que dedicou à causa da mãe foi aceita. O pedido inicialmente absurdo foi recebido e transformado em uma excelente graça. No Ofudessaki, tem-se:
         No dia a dia, o desejo do Parens é somente preparar meios para salvar. ED. XIV-35
        Se Tsukihi aceitar ao menos o espírito sincero, assegurará toda e qualquer salvação. ED. VIII-45
         Bem, vamos imaginar a seguinte situação que talvez já tenha acontecido com alguém. No aniversário, uma criança recebe uma camisa bem bonita do avô. Se ela vestir e sair mostrando alegremente, dizendo que foi um presente do avô, com certeza ele ficará contente, vendo a alegria do neto. Irá sentir que valeu a pena ter dado o presente, pois o netinho usou a camisa e ficou contente com isso.
         Creio que todos, quando damos um presente, ficamos contentes vendo a pessoa vestir ou usar esse presente com satisfação.
         Agora, numa outra situação, a criança ganha a mesma camisa, mas os pais, dizendo ser um presente do avô e que deve ser guardado com cuidado e usar somente em ocasiões importantes e ficar no fundo da gaveta, o avô ficará um pouco desapontado, pois não pôde ver a alegria do netinho usando o presente que ganhou.
Se demorar muito tempo para usar, a criança via crescer e depois nem vai servir mais. Para quem deu o presente, com o desejo de ser usado, não estará correspondendo com a sua vontade e, talvez, da próxima vez, irá pensar em dar outro presente.
         O mesmo pode ser dito em relação à razão do Sazuke. Se ministrar sempre o Sazuke, com alegria de ter recebido de Oyassama, ela vai ficar satisfeita vendo que valeu a pena ter dado para aquele filho. Ela estará observando satisfeita a imagem do filho ministrando o Sazuke, solicitando a salvação das pessoas.
 Ao contrário, se o filho guardar o Sazuke dizendo que é algo importante e que vai usar somente quando a vida estiver em perigo, ou quando for fazer uma grande salvação, e assim, deixar de ministrar com frequência, ao Parens é como se não tivesse valido a pena dar a concessão.
Assim, quando solicitar num momento de emergência, creio que será difícil o Parens conceder a graça. Não haverá virtude suficientemente acumulada para transformar aquele pedido difícil em uma maravilhosa graça.
         Ao ministrarmos frequentemente com o sentimento de alegria e gratidão por termos recebido de Oyassama será a maneira de fazermos a dedicação filial e de satisfazermos o Parens. Será o caminho para recebermos maravilhosas graças, transformando a nossa solicitação no pedido que tenha razão.
         Todos nós, yoboku, que somos instrumentos de Oyassama, devemos passar com o sentimento de contentá-la e de tranquilizá-la, ministrando sempre o Sazuke. É necessário passar o dia a dia com o pensamento voltado à Oyassama. Creio que essa seja a postura espiritual do yoboku para fazer as atividades do decenário.

Bem, este mês é realizado tanto no Japão como em muitos países, o Dia da Divulgação. Creio que em cada regional do Yonomotokai já tenha sido marcada a data da divulgação.
Vamos realizar o mitamasai no 4° domingo, dia 22, para homenagear os antepassados. Gostaria de contar com a presença de todos.
No dia 29, o Yonomotokai estará promovendo o tradicional Undokai, aqui no campo do Kyokai. Gostaria de viessem com toda a família para participarem desse alegre e animado evento.
         Mês que vem, vai ser comemorado os 176 anos da Revelação Divina. É o mês da realização da Grande Cerimônia de Outubro, o mês do aniversário da Tenrikyo. Assim, gostaria de contar com a presença e a participação de todos e de toda a família.

         Agradecendo a presença e a participação de todos, termino as minas palavras. Muito obrigado.