segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Palestra de outubro de 2013

Os meus sinceros agradecimentos a todos que vieram reverenciar e participar da Grande Cerimônia de outubro do Kyokai. Agradeço também a dedicação de todos aos afazeres do Caminho no dia a dia, aos trabalhos do Kyokai e também pela sincera contribuição visando a comemoração dos 60 anos de fundação. Muito obrigado.

        

Como foi lida na dedicatória, esta Grande Cerimônia de outubro é realizada todos os anos, celebrando a determinação de Oyassama como sacrário de Deus-Parens, quando aconteceu a revelação no dia 26 de outubro de 1838.

Isto é, no dia 26 de outubro, estará sendo celebrado em Jiba, a Grande Cerimônia do ano 176 da Revelação Divina. Podemos dizer que é o aniversário do Tenrikyo, o dia original deste Caminho.

 

A alegre e harmoniosa família Nakayama vivia na vila de Shoyashiki, região de Yamato. No dia 23 de outubro de 1838, o filho mais velho Shuji começou a sentir fortes dores na perna, o pai Zembee passou a ter perturbações nos olhos e a mãe Miki veio a sofrer com dores lombares.

O asceta Itibee foi imediatamente chamado pelos familiares que ficaram muito assustados com a grave situação e pediram para que fizesse a prece evocatória. Nesse dia, a moça que atuava como receptora das divindades se encontrava ausente e, sem alternativa, a mãe Miki teve que atuar em seu lugar durante o ritual. Em plena oração fervorosa, ocorreu a revelação, saindo da boca de Miki as seguintes palavras:

 “Eu sou o Deus original, o Deus verdadeiro. Nesta casa há uma predestinação. Desta vez, revelei-me neste mundo para salvar toda a humanidade. Desejo ter Miki como meu Sacrário.”

         Nestas poucas palavras do momento da revelação, menciona sobre que tipo de Deus é Deus-Parens, o porquê e para que revelar este ensinamento em Jiba, e ainda, sobre qual seria a posição de Oyassama.

         Significa que Deus-Parens é o Deus original que criou os seres humanos e o Deus verdadeiro que concede as suas graças a começar do fogo, da água e do vento no mundo e no corpo humano através das dez providências divinas.

Ainda, explicou que a residência da família Nakayama é o local da predestinação original da criação dos seres humanos e que o objetivo da criação está no desejo de Deus-Parens compartilhar a alegria de ver todos viverem a vida plena de alegria e felicidade.

Explanou que se revelou ao mundo para salvar toda a humanidade, sem distinção, segundo a promessa de se passarem tantos anos quanto o numero de filhos concebidos na criação original. Além disso, foi esclarecida a posição de Oyassama, que possui a predestinação da alma de mãe do início da criação original, e como Sacrário de Tsukihi, através da sua boca, ouvimos a intenção do Parens.       

         A começar do marido Zembee e das pessoas presentes, elas não tinham como compreender esse profundo significado ouvindo repentinamente essas palavras. Ficaram assustados e sem saber o que fazer ao ouvirem um pedido absurdo como: “desejo ter Miki como meu Sacrário”. Por isso, recusaram repetidas vezes, dando todos os tipos de argumentos. Contudo, Deus-Parens manteve-se inflexível e não cedeu um passo sequer, por vezes explanando palavras amáveis ou rigorosas, apressou a tomada de decisão.

         Essa discussão entre Deus e os homens teve início no dia 24 de outubro chegando até a manhã do dia 26, e Oyassama que transmitia a intenção de Deus original, ficou sem descansar, sem dormir e sem se alimentar durante esse período. Vendo essa situação, o marido Zembee refletindo que lhe poderia custar a vida, deixou todas as cogitações humanas, renunciou as conveniências familiares, e respondeu dizendo: “Concedo-vos Miki”.

         Isto aconteceu por volta das 8 horas da manhã do dia 26 de outubro de 1838, data que marca o dia original da Revelação Divina. Exatamente há 176 anos.

         Conforme as palavras no início, este Caminho tem como ensinamento um grande objetivo que é salvar todas as pessoas do mundo sem nenhuma distinção. Oyassama nos ensinou a caminhada para cumprir essa missão, e ainda, a sua vida-modelo mostrada pessoalmente é o exemplo de como os filhos do Caminho devem passar o dia a dia.

         De acordo com a vontade de Deus-Parens, Oyassama começou o caminho da salvação caindo ao fundo da pobreza, se desfazendo de todos os bens materiais que a família possuía. Porém, essa atitude era incompreensível para as pessoas e por isso, foi desprezada, ridicularizada, achando que ela tinha ficado louca e não houve quem desse atenção aos seus ensinamento durante 20 anos.

         Pouco a pouco, foram aparecendo pessoas interessadas em receber a graça da salvação de doenças ou de problemas. Essa salvação teve início com a permissão do parto feliz, obiya yurushi.

         Deixou ensinado para todos nós o caminho da dedicação sincera à salvação através do Serviço Sagrado, Tsutome e da Concessão Divina, Sazuke.

         De uma forma geral, salvar quer dizer, tirar as pessoas de uma situação de dificuldades, como as calamidades, as guerras, ou ainda, de doenças e da pobreza. Contudo, sobre os problemas físicos, Oyassama ensinou através do Ofudessaki:

         Seja qual for o espírito de cada um, revelarei tudo seguramente no corpo.                           ED. XII-171

Ao ver isto, seja quem for, a limpeza do coração se realizará realmente por si só.          ED. XII-172

         Quer dizer que através das doenças, estimula a limpeza do espírito, ensinando que mostra sinais para reformar o coração. E é o mesmo com os problemas circunstanciais. É um aviso para nós que recebemos a orientação e para aquelas envolvidas.

Por isso, mesmo que sejamos curados pelo tratamento médico, se não fizermos a limpeza do espírito, se não purificarmos o coração para que corresponda ao desejo de Deus-Parens, não se torna no verdadeiro significado de termos sido salvos.

         Refletindo sobre a intenção contida nas doenças e nos problemas, devemos analisar e reformar a própria atitude do dia a dia e o uso espiritual, esforçando para que esteja de acordo com a vontade de Deus-Parens e Oyassama, ao mesmo tempo em que empenhamos na limpeza das poeiras espirituais.

         Sobre isso, na Instrução 3 que acabamos de ler, Shimbashira-sama deixou bem claro o seguinte ponto:

         A ambição é lamaçal sem fim. Purifiquem o espírito inteiramente. É o paraíso. HS. X-4

         Se ao menos o espírito for purificado completamente, tudo será somente prazer. ED. XIV-50

         Conforme esses versos, a vida plena de alegria e felicidade é também o modo de viver purificando o espírito.

         Agora é a época em que todos nós, filhos do Caminho, devemos entrar em ação e dedicar esforços na reforma do mundo, mostrando às pessoas a forma de viver purificando o espírito e ajudando uns aos outros.

 

Já sabemos que em janeiro de 2016, será realizada a celebração dos 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama. E, como foi dito repetidas vezes, os decenários de Oyassama não são como aqueles em que se reúnem os parentes e as pessoas relacionadas para louvarem as virtudes, relembrando a personalidade da pessoa que retornou. Não é como uma cerimônia aos antepassados.

Nos decenários de Oyassama, visa-se principalmente contentar Oyassama eternamente viva, mostrando-lhe como estamos conseguindo fazer a evolução espiritual durante o período determinado dos três anos, mil dias.

 

         Deste modo, neste mês da comemoração dos 176 anos da Revelação Divina, é importante refletirmos novamente sobre o desejo de Deus-Parens demonstrado através da vida-modelo deixada pela Oyassama e renovarmos a nossa determinação de que diariamente nos esforçaremos na prática constante dos ensinamentos.

 

         No sábado da semana que vem, dia 12, será realizado no Dendotyo, a Assembleia do Yonomotokai. Muitas regionais estão fazendo dantai para o Dendotyo. Quem for participar, não esquecer de levar lençol e fronha. Quem for no sábado de carro, avisar com antecedência o Dendotyo, para reservar o lugar nos quartos.

 

         Agradecendo a presença e a participação de todos, termino as minas palavras. Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário