segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Palestra de setembro de 2013

Os meus sinceros agradecimentos a todos que vieram reverenciar e participar da Cerimônia Mensal de setembro do Kyokai. Agradeço também a dedicação de todos aos afazeres do Caminho no dia a dia, aos trabalhos do Kyokai e também pela sincera contribuição visando a comemoração dos 60 anos de fundação. Muito obrigado.
        
Na Instrução 3 que acabamos de ler, está claro o desejo do Shimbashira-sama em relação ao trabalho do yoboku nessa época oportuna dos três anos, mil dias, que fazer a divulgação dos ensinamentos e a salvação das pessoas.
Assim, entre os seguidores deste Caminho, o yoboku é a pessoa que recebeu o inestimável dom do Sazuke. Como sabemos, para receber o Sazuke é preciso regressar a Jiba, fazer o juramento e começar a frequentar as preleções do Besseki, ouvindo o ensinamento por 9 vezes.
         Esse juramento é a determinação espiritual que fazemos a Deus-Parens prometendo estabelecer firmemente o ensinamento de Oyassama e praticar no dia a dia.
Como muitas pessoas fizeram esse juramento há muito tempo, vou ler tudo, para relembrarem o que nós prometemos a Deus-Parens naquele momento, antes de iniciar o Besseki. No juramento, tem-se:
         “O nosso Deus-Parens chama-se Tenri-Ô-no-Mikoto. Ele é o Deus original e verdadeiro que criou o mundo e os seres vivos, sem nenhum modelo para tomar como exemplo.
         Deus-Parens tomou a Oyassama, Nossa Mãe, como seu Sacrário e transmitiu a sua vontade ao mundo humano. Portanto, ouvimos pela primeira vez a vontade divina através de Nossa Mãe.
         Ela se chama Miki Nakayama.
         Deus-Parens criou os homens com o desejo de compartilhar da sua alegria vendo o seu viver feliz e jubiloso. Portanto, a vida plena de alegria e felicidade é, de fato, o objetivo supremo da vida humana.
         Vim a conhecer Deus-Parens através da sua orientação mediante ...................... e desde então tenho ouvido a respeito da sua vontade, porém, desta vez, regressei a Jiba para aprendê-la mais profundamente.
         Ouvi que Jiba é o lugar onde Deus-Parens reside e é praticado o Serviço Sagrado para a salvação da humanidade.
         Em Jiba, desejo aprender profundamente os ensinamentos de Deus-Parens, manifestar a minha devoção a Nossa Mãe e o voto de seguir a sua vida-modelo para satisfazer Deus-Parens e contentar o próximo.”
         Essa é a promessa feita por cada um de nós, yoboku, a Deus-Parens nesse dia original. Significa que através do Besseki, iremos aprender o ensinamento de Deus-Parens, vamos passar pela vida-modelo de Oyassama e renascer de modo que possamos nos tornar pessoas capazes de alegrar o próximo.
Este é o caminho que mais satisfaz Deus-Parens e é como Oyassama deseja que passemos o dia a dia, como um verdadeiro yoboku. Por isso, todos nós, através desse juramento, prometemos alegrar as pessoas fazendo a salvação.
         Além disso, na preleção que acontece após receber o dom do Sazuke, é dito para não esquecer a sinceridade desse dia e que é para passar por toda a vida com esse espírito, pois esse renascimento foi alcançado através da razão das preleções do Besseki. É ensinado que essa sinceridade é o espírito que salva as pessoas.
         O caminho da dedicação sincera à salvação não é para ser passado apenas por pessoas especiais, mas é um importante trabalho a ser realizado por todos os yoboku.
        
         Como caminho da dedicação sincera à salvação Oyassama nos ensinou várias coisas, mas podemos dizer que o mais relevante seja o Serviço e o Sazuke.
         O Serviço é o Serviço de Kagura realizado em Jiba e recebendo essa razão é que são realizadas mensalmente nas igrejas de cada região e localidade, a cerimônia mensal e as grandes cerimônias.
         Quando conduzirmos e dedicarmos a nossa sinceridade nesse Serviço e executarmos com o espírito de desejar a salvação das pessoas, Deus-Parens aceitando esse espírito, irá cortar a raiz das doenças e dos conflitos e concederá a graça de transformar o mundo.
         O Sazuke é ministrado para se receber o trabalho de Oyassama eternamente viva, solicitando a graça da cura da doença que está fazendo a pessoa sofrer e passar dificuldades. Atravé do Sazuke é manifestado as maravilhosas graças e com isso deve-se esclarecer sobre a existência de Deus-Parens, explicar sobre a razão de Oyassama eternamente viva e mostrar o ponto de apoio espiritual.
         O Serviço da cerimônia mensal é realizado uma vez por mês no dia permitido por Jiba. Por isso, não pode ser realizado em qualquer dia. Além disso, não deve ser realizado por uma pessoa. Todos os yoboku ligados à igreja devem se reunir e em união e completos, executar o Serviço. Não é uma dedicação somente de uma pessoa.
         A ministração do Sazuke não tem um dia definido, nem lugar e tempo e pode ser feito por uma pessoa. Deste modo, depende unicamente do espírito da pessoa fazer o trabalho da dedicação sincera à salvação.

         Desejando a salvação e ministrando repetidas vezes o Sazuke é que se recebe a graça de Oyassama. É concedida a graça de um excelente trabalho.
         A emoção de se receber a graça através do Sazuke anima tanto o espírito de quem fez a ministração como daquele que fez a solicitação e com isso renova-se a determinação de caminhar rumo à vida plena de alegria e felicidade. Deste modo, podemos ter a certeza e a convicção de seguir pelo caminho da dedicação sincera à salvação.
         Para isso, é necessário haver a manifestação da graça através da ministração do Sazuke, pois desejamos receber maravilhosas graças. Mas, no Mikagura-uta, tem-se:
Não façam pedidos absurdos, tornem o seu espírito único. HS. III-6
         A maravilhosa graça é quando um pedido difícil é aceito. Nós desejamos que um pedido difícil e até absurso possa ser aceito. Para isso, precisamos fazer que esse pedido absurdo, esse pedido que não tem razão seja transformado em um pedido que tenha razão. Então, o que precisamos fazer? No ensinamento de Deus-Parens, tem-se:
         “Acumulando mérito interior, é que a razão faz o efeito.” ID. 04.11.1898
         Significa que no dia a dia devemos deixar acumulado virtude. Com isso, no momento necessário, haverá o firme trabalho do Parens. Assim, não podemos negligenciar o acúmulo de mérito no dia a dia que é a coisa mais importante.
         Para poder receber o trabalho de uma excelente graça através da ministração do Sazuke, devemos participar mensalmente da cerimônia mensal da igreja solicitando a salvação de todas as pessoas. Este é o caminho da salvação das pessoas que deve ser passado por todos nós.
         Além disso, para acumular mérito, não devemos esquecer de fazer animados o hinokishin e praticar a divulgação e a salvação.
         É ensinado também que uma pessoa enferma, em uma situação muito grave, poderá receber até seis ministrações de Sazuke em um dia. Significa que Deus-Parens aceitará em um dia, seis vezes a solicitação. Ou seja, espera que esses pedidos sejam feitos com toda a sinceridade.
         Entretanto, não é para ser ministrado de uma vez as seis vezes, a não ser em caso de emergência. Normalmente, está determinado na parte da manhã, no almoço, ao entardecer, no jantar, de madrugada e ao amanhecer. Creio que com isso, está sendo observada a sinceridade do espírito de quem faz a salvação.
         Mas, sabemos que fazer as seis vezes nesses horários não é algo tão fácil assim. Se a pessoa estiver internada, fica mais difícil, sendo possível somente na hora da visita. Em casos assim, conseguimos fazer o Sazuke somente uma vez por dia.
         Mesmo que não consiga fazer o Sazuke, pode-se fazer o Serviço de Solicitação, considerando-o como uma ministração. Ou, dedicar o espírito na realização da Dança das Mãos dos Doze Hinos.
         Assim, quando a solicitação for feita com toda a sinceridade, nascerá a razão do possível em relação ao pedido inicialmente absurdo. Abrirá o caminho para um excelente trabalho, transformando para que o pedido seja aceito, ou seja, do recebimento da graça.
Nos Episódios da Vida de Oyassama, tem-se a passagem de Issaburo Massui fazendo o pedido de salvação da enfermidade da mãe.
Kiku, mãe de Issaburo Massui, ficou doente e, piorando gradativamente, chegou ao estado crítico. Issaburo esperou apreensivo o alvorecer e partiu da Vila de Izu-Shitijo. Regressou à Residência percorrendo a pé cinco quilômetros e meio. Apresentado, pediu a Oyassama: “Por favor, salve minha mãe da doença.” E recebeu a seguinte resposta:
“Issaburo, apesar do seu pedido, ela não se salvará.”
Como foi dito pela própria Oyassama, conformou-se e retirou-se da sua presença, voltando para casa. Porém, vendo a mãe sofrer com a moléstia, mudou de pensamento, e o desejo de que ela seja salva de qualquer maneira tomou conta de todo o seu ser.
Assim, regressou novamente à Residência e pediu outra vez: “Por favor, mesmo que seja impossível, salve-a.” Oyassama repetiu então:
“Issaburo, lamento muito, mas ela não se salvará.”
Ao ouvir isso, conformou-se naquele momento de que não havia outro jeito. Entretanto, chegando a casa e vendo a mãe sofrer, não pôde suportar. Andou novamente com passos pesados pelo caminho de quase cinco quilômetros e meio. Quando chegou à Residência, já era noite. Foi-lhe informado que Oyassama havia se recolhido para dormir, no entanto, solicitou mais uma vez: “Sei que é impossível, mas suplico-lhe, salve-a de qualquer modo.” Então, Oyassama disse:
“O espírito do filho que se conduz à causa da mãe já sem esperança, desejando salvá-la de qualquer modo; isto é a sinceridade. Sendo sinceridade, Deus aceitará.”
Recebendo estas gratas palavras, Kiku foi salva, ganhando a vida já perdida, e pôde viver até oitenta e oito anos de idade.

         Deste modo, por três vezes, conduziu até a Residência, andando mais de 30 quilômetros a pé, fez a solicitação a Oyassama e, finalmente, a sinceridade do filho que dedicou à causa da mãe foi aceita. O pedido inicialmente absurdo foi recebido e transformado em uma excelente graça. No Ofudessaki, tem-se:
         No dia a dia, o desejo do Parens é somente preparar meios para salvar. ED. XIV-35
        Se Tsukihi aceitar ao menos o espírito sincero, assegurará toda e qualquer salvação. ED. VIII-45
         Bem, vamos imaginar a seguinte situação que talvez já tenha acontecido com alguém. No aniversário, uma criança recebe uma camisa bem bonita do avô. Se ela vestir e sair mostrando alegremente, dizendo que foi um presente do avô, com certeza ele ficará contente, vendo a alegria do neto. Irá sentir que valeu a pena ter dado o presente, pois o netinho usou a camisa e ficou contente com isso.
         Creio que todos, quando damos um presente, ficamos contentes vendo a pessoa vestir ou usar esse presente com satisfação.
         Agora, numa outra situação, a criança ganha a mesma camisa, mas os pais, dizendo ser um presente do avô e que deve ser guardado com cuidado e usar somente em ocasiões importantes e ficar no fundo da gaveta, o avô ficará um pouco desapontado, pois não pôde ver a alegria do netinho usando o presente que ganhou.
Se demorar muito tempo para usar, a criança via crescer e depois nem vai servir mais. Para quem deu o presente, com o desejo de ser usado, não estará correspondendo com a sua vontade e, talvez, da próxima vez, irá pensar em dar outro presente.
         O mesmo pode ser dito em relação à razão do Sazuke. Se ministrar sempre o Sazuke, com alegria de ter recebido de Oyassama, ela vai ficar satisfeita vendo que valeu a pena ter dado para aquele filho. Ela estará observando satisfeita a imagem do filho ministrando o Sazuke, solicitando a salvação das pessoas.
 Ao contrário, se o filho guardar o Sazuke dizendo que é algo importante e que vai usar somente quando a vida estiver em perigo, ou quando for fazer uma grande salvação, e assim, deixar de ministrar com frequência, ao Parens é como se não tivesse valido a pena dar a concessão.
Assim, quando solicitar num momento de emergência, creio que será difícil o Parens conceder a graça. Não haverá virtude suficientemente acumulada para transformar aquele pedido difícil em uma maravilhosa graça.
         Ao ministrarmos frequentemente com o sentimento de alegria e gratidão por termos recebido de Oyassama será a maneira de fazermos a dedicação filial e de satisfazermos o Parens. Será o caminho para recebermos maravilhosas graças, transformando a nossa solicitação no pedido que tenha razão.
         Todos nós, yoboku, que somos instrumentos de Oyassama, devemos passar com o sentimento de contentá-la e de tranquilizá-la, ministrando sempre o Sazuke. É necessário passar o dia a dia com o pensamento voltado à Oyassama. Creio que essa seja a postura espiritual do yoboku para fazer as atividades do decenário.

Bem, este mês é realizado tanto no Japão como em muitos países, o Dia da Divulgação. Creio que em cada regional do Yonomotokai já tenha sido marcada a data da divulgação.
Vamos realizar o mitamasai no 4° domingo, dia 22, para homenagear os antepassados. Gostaria de contar com a presença de todos.
No dia 29, o Yonomotokai estará promovendo o tradicional Undokai, aqui no campo do Kyokai. Gostaria de viessem com toda a família para participarem desse alegre e animado evento.
         Mês que vem, vai ser comemorado os 176 anos da Revelação Divina. É o mês da realização da Grande Cerimônia de Outubro, o mês do aniversário da Tenrikyo. Assim, gostaria de contar com a presença e a participação de todos e de toda a família.

         Agradecendo a presença e a participação de todos, termino as minas palavras. Muito obrigado.

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