Os
meus sinceros agradecimentos a todos pela presença e participação no
tsukinamisai de maio. Agradeço a todos pela dedicação nas atividades do kyokai.
Muito obrigado.
Em
primeiro lugar, gostaria de informar que o Dia do Hinokishin, este ano, será
realizado no dia 26 deste mês, quinta-feira, feriado, no Parque do Ipiranga, a
partir das 9 horas. O Yonomotokai está solicitando a doação de um quilo de
alimento também, a ser entregue para diversas entidades de assistência. Assim,
gostaria de contar com a participação e a colaboração de todos nesse dia.
No
mês de abril, mais de 450 pessoas do Brasil regressaram a Jiba e do nosso
kyokai, regressaram 10 pessoas. Desde o dia 27 de abril, cinco pessoas estão
participando do Curso de Habilitação para Mestre do Caminho, Kyoto Shikaku
Koshu, que termina no dia 11 de maio. Com isso, pudemos dar um grande passo
para a concretização da determinação espiritual do decenário de Oyassama.
Nos
hinos da Dança das Mãos que foi realizado agora, no Hino X, verso quarto, Oyassama
ensinou: “A ambição é lamaçal sem fim. Purifiquem o espírito, é o paraíso”.
Deste
modo, foi ensinado uma das características do espírito do ser humano que
Deus-Parens deseja que seja corrigido por cada um de nós no dia a dia. Ou seja,
o sentimento de ambição exagerado, que é uma poeira espiritual, é algo que não
tem limite, como se fosse um mar de lama.
Significa
que no ser humano, a ambição realmente não tem fim. Por isso, a verdadeira
felicidade está no espírito que consegue refletir que a sua atual situação é a
mais adequada, a máxima providência concedida por Deus-Parens. Foi ensinado que
o espírito de satisfação sincera é aquele desprendido de qualquer ambição, puro
e límpido.
Oyassama
ensinou que independente da pessoa ter fé em Deus ou não, todos estão sendo
salvos, ou seja, todos os seres humanos estão recebendo plenamente a
providência divina. Esta providência é a mais adequada para cada pessoa, a mais
favorável. Se receber mais do que isso, não será bom e se receber menos que
isso também não será bom. Deus-Parens tem concedido a proteção ideal para cada
ser humano, principalmente através das dez providências no corpo.
Entretanto,
muitas pessoas não estão satisfeitas com a sua atual situação, tendo a
convicção de que não está recebendo a máxima proteção de Deus. Com certeza,
aqueles que estão doentes, os que estão sofrendo por causa das dívidas, ou os
aflitos por problemas familiares nunca pensarão que a situação atual seja a melhor
providência, ou a graça mais adequada. Porém, aos olhos de Deus-Parens, esta
situação é a ideal, é o máximo de proteção que esta pessoa pode receber no
momento.
O
sentimento ou atitude espiritual que consegue refletir como sendo a sua atual
situação a mais adequada proteção que Deus-Parens pode conceder, transformando
tudo em alegria, foi ensinado por Oyassama como sendo o espírito de satisfação
sincera. Ela ensinou que: “tudo que acontece é de acordo com a razão do céu”.
Deus-Parens concede a sua graça verificando individualmente o espírito dos
homens e a sua respectiva predestinação, ou seja, a vida que cada um passa o
dia a dia é o resultado e o reflexo do seu próprio espírito.
Por
isso, não devemos tentar fugir da situação, mas sim procurar se alegrar e se
animar, ou seja, estabelecer o espírito de satisfação sincera. Se caso a
satisfação sincera for realmente estabelecida no fundo do coração, Deus-Parens
irá extinguir qualquer que seja a má predestinação e irá conduzir para a vida
plena de alegria e felicidade.
Porém,
sabemos que dificilmente as pessoas conseguem realmente estabelecer esta
satisfação sincera. Isto porque, nenhuma pessoa pensa que a situação atual ou
os fatos que acontecem são as providências mais adequadas ou o máximo que pode
receber. Observando pelo lado da cobiça e da ambição do ser humano, tudo pode
ser apenas motivo de queixas e insatisfação.
Todos
nós, seres humanos, estamos sendo vivificados neste mundo que também é um
empréstimo de Deus. A começar do corpo, o marido, a esposa, os filhos, os pais,
os irmãos, tudo são empréstimos. Mesmo este mundo, que é ensinado como sendo o
corpo de Deus, também é um empréstimo. Tanto a família como os parentes, os
amigos, as pessoas do trabalho, os vizinhos e todos os relacionamentos pessoais
parecem ser escolhidos por cada um de nós, mas na verdade, não é bem assim.
Todos são também concedidos e vivificados por Deus-Parens.
O
dinheiro e as coisas materiais que muitas vezes mantém o relacionamento entre
as pessoas também são empréstimos divinos. Tudo e todas as coisas são concessões
de Deus-Parens, isto é, nós é que estamos tomando emprestado. E estes
empréstimos são de acordo com o valor espiritual de cada pessoa. Por isso, na
maioria das vezes, não é de acordo com a vontade, mas sim é sempre de acordo
com o espírito, o merecimento de cada um. Se realmente alguma coisa deste mundo
fosse nosso, no momento do retornamento, poderíamos levar junto conosco. Mas,
sabemos que isso não acontece.
Tudo
que é manifestado, tudo que é visível aos olhos em nosso mundo são coisas
emprestadas por Deus-Parens. Foi ensinado que apenas as atitudes do espírito
são nossos, ou seja, somente o nosso espírito é um bem próprio. Deus-Parens
concedeu a razão do livre uso a este espírito. Assim, se caso o espírito não
agir de acordo com o desejo de Deus, ele não poderá usar livremente as coisas
que são emprestadas por Deus.
Foi
por esse motivo que, Oyassama, durante longos 50 anos, deixou pessoalmente a
vida-modelo, isto é, a maneira correta de usar o espírito, ou seja, o uso que
corresponde ao desejo de Deus. Além disso, não deixou somente a vida-modelo,
mas mesmo após se ocultar fisicamente, devido a razão de continuar eternamente
viva, tem manifestado o seu caloroso amor, orientando e conduzindo diariamente
o espírito de cada pessoa.
O
Shimbashira anterior explicou o seguinte sobre esse trabalho realizado pela Oyassama
ternamente viva:
“Oyassama,
em todos os momentos tem demonstrado o seu caloroso amor a cada um de nós, e
para que possamos fazer mais rapidamente a evolução espiritual, nos tem
transmitido o ensinamento e, puxando as nossas mãos, tem nos conduzido para o
melhor caminho. Os ensinamentos de Oyassama estão sempre ligados diretamente a
tudo que ocorre ao nosso redor no dia a dia. Através de algum fato ou
acontecimento, sempre nos indica o melhor caminho, ou nos adverte de uma
atitude errada ou aprova o nosso modo de refletir as coisas. Deste modo, por
mais que a situação atual seja de dificuldades ou de sofrimento, não devemos
nunca nos deixar vencer pelo sentimento de tristeza, aflição ou preocupação,
mas procurar refletir que este é o momento ideal para se fazer uma grande
reflexão das atitudes e pensamentos. Para isso, buscar cada vez mais fundo a
origem ou a causa que está fazendo com que o momento seja de dificuldades e,
toda vez que descobrir ou perceber o erro, fazer a mudança e a correção
espiritual. Devemos sentir que tudo é a demonstração do amor parental que
deseja unicamente fazer com que estes fatos indesejados se tornem em
suprimentos para alcançarmos uma maior evolução espiritual.” Estas foram as
palavras do Shimbashira anterior.
Explicando
sobre a semente do espírito, se plantar más sementes, o resultado será a
frutificação das poeiras espirituais que comumente as pessoas falam que são as
más predestinações. Explicando sobre o viveiro espiritual, se este viveiro ou
canteiro estiver seco ou cheio de ervas daninhas, a essa manifestação se
costuma dizer que o mérito ou a virtude da pessoa chegou ao fim. Mesmo que o
viveiro estiver em boas condições, se não cuidar, deixando o mato e as ervas
cresceram, impedindo que nasçam os brotos, diz-se que a pessoa tem poucos
méritos ou virtudes. A má predestinação, isto é, se forem plantadas más
sementes, devemos escavar a terra para tirar estas sementes para que sequem e
não venham a dar brotos. Em seu lugar, devemos nos esforçar em plantar as boas
sementes.
Passar
e seguir animado, por mais que a situação seja adversa e difícil foi mostrado
pessoalmente por Oyassama em sua vida-modelo. Plantar boas sementes significa
que no dia a dia devemos nos empenhar na prática do hinokishin, como está
explicado no segundo verso do Hino XI: “Marido e mulher juntos no hinokishin,
isto é a primeira semente das coisas”. O casal, a família unida, dedicando-se
ao hinokishin é a forma de se receber a graça e a virtude de Deus-Parens, que é
primeira semente das coisas.
Quando
o viveiro ou o canteiro estiver cheio de mato e de ervas daninhas, isto é,
quando a virtude estiver acabando, devemos capinar e retirar todo o mato. Devido
ao sentimento egoísta e caprichoso, a ambição sem fim, fazendo somente as
coisas ao seu bel-prazer é como se estivesse cobrindo o próprio corpo com o
mato e as ervas daninhas do canteiro.
Consequentemente,
somente irá receber ou colher o que veio plantando, ou seja, será aquela vida
cheia de ervas daninhas e matos. Se caso a terra ficar pobre e fraca,
precisamos colocar adubos e fertilizantes. Colocar adubos significa também se
animar na prática do hinokishin, como está explicado no quarto verso do Hino
XI: “Ao hinokishin, esquecendo a ambição, isto se torna o primeiro
fertilizante”. Se tornará no adubo para fortalecer e nutrir a terra para que as
sementes brotem com vigor e que depois se possa ter uma excelente e abundante
colheita.
Como
disse no início, no dia 26 de maio, vamos todos participar do Dia do Hinokishin
com alegria e ânimo, agradecendo as graças concedidas por Deus-Parens. Neste
ano do Decenário, com certeza Oyassama também ficará muito contente e
satisfeita com a nossa dedicação e sinceridade.
Mais uma vez, muito obrigado a todos pela
reverência e participação no Tsukinamisai de maio.
Muito obrigado.
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