Os sinceros agradecimentos a todos pela
presença e participação no tsukinamisai de abril. Agradeço a todos pela
dedicação aos afazeres do kyokai e também nas atividades do Caminho neste ano
do decenário de Oyassama. Muito obrigado.
Neste mês, estamos comemorando os 218 anos
do nascimento de Oyassama. Há instantes, ao realizarmos a Cerimônia Mensal de
abril, juntamente, comemoramos o seu aniversário. Sem dúvida alguma, para todos
nós, é um mês de imensa alegria e tenho a certeza de que Oyassama esteja
contente com a dedicação dos presentes e tenha aceitado a sinceridade.
Como sabem, no dia 18 de abril de 1798, nasceu a Oyassama, Miki
Maegawa, na vila de Sanmaidem, distante 4 quilômetros da
atual cidade de Tenri, como filha mais velha de Kinu e Massanobu Hanshiti
Maegawa.
Oyassama, desde sua infância era muito
caridosa e amável. Aos 6 e 7 anos de
idade, vendo as criancinhas da vizinhança chorando embirradas, oferecia-lhes os
doces ganhos dos pais, e se satisfazia vendo-as contentarem-se. Não houve quem não a admirasse na vila.
Aos 13 anos, levando dotes de cinco cargas,
tornou-se membro da família Nakayama como esposa de Zembee. Dedicou-se exemplarmente aos sogros e ao
marido e foi muito amável com os vizinhos.
Assim, foi elogiada pela vizinhança: ‘A senhora dos Nakayama é realmente
uma pessoa muito admirável.’
Depois, em 26 de outubro de 1838,
quando tinha 41 anos de idade, foi estabelecida como Sacrário de Deus-Parens e
esclareceu o ‘ultimo ensinamento’, para a salvação de todas as pessoas do mundo. Desde então, dedicou todo o seu amor e
transmitiu a vontade de Deus-Parens através da fala, da escrita e da
vida-modelo, salvando numerosas pessoas.
No entanto, as pessoas, criticando as explanações nunca dantes ouvidas e
as ações de Oyassama diferentes do senso comum da sociedade, ridicularizavam e
zombavam dela. Até mesmo as autoridades vieram importuná-la, sofrendo 17 a 18
detenções ou prisões nas delegacias e presídios, passando por sacrifícios indescritíveis.
Entretanto, a ardorosa fé por Oyassama,
levou os seguidores a não julgar os sofrimentos à causa desta fé como
sofrimentos, e sim, como alegria, e a conduzir-se a Jiba, e os ensinamentos
divinos estenderam-se rapidamente pela região.
Sob essa circunstância, Oyassama, de acordo com a vontade de
Deus-Parens, instruiu ordenadamente, ensinando o Serviço de Kagura, que é o
caminho fundamental da salvação.
Oyassama passou assim sempre animada e
alegremente por numerosas dificuldades. Entretanto, ocultou o seu corpo físico
em 26 de janeiro de 1887, abreviando 25 anos de sua vida por profundo amor
maternal, incentivando a maturação espiritual dos filhos. Todavia, sua alma permanece eternamente na
residência original e, ainda hoje, continua a trabalhar como em vida pela
salvação de todas as pessoas do mundo.
Na preleção do Besseki é explicado:
‘Regressar saudosamente de todas as partes
do mundo a Oyasato, terra parental e original, é tal como o regresso espontâneo
dos filhos à casa paterna, movidos pela saudade e amor filial. O amor parental
está na espera constante do regresso saudoso dos filhos do mundo inteiro, sem
distinção.
A sinceridade dos filhos, que assim
regressar, corresponde plenamente com o amor do Parens, que pensa sempre neles,
indistintamente, e espera seu regresso. Então, Deus mostrará obras admiráveis e
concederá sua proteção onipotente. Por isso, é de máxima importância
conduzir-se sempre a esta Jiba original com o espírito sincero.’
Assim, a Oyassama eternamente viva,
está sempre aguardando o regresso dos seus queridos filhos de todas as partes
do mundo. Este mês, do Brasil estarão regressando mais de 400 pessoas a Jiba.
Do nosso kyokai também muitas pessoas estarão fazendo o regresso.
Oyassama eternamente viva está trabalhando o dia
todo, providenciando inúmeras graças aos fiéis que a procuram, pedindo-lhe a
salvação.
Vou explicar como é o dia a dia de Oyassama em sua
residência em Jiba.
O programa diário da Oyassama começa com
a saída para participar do Serviço da manhã. A programação das atividades
diárias da Oyassama não é padronizado para o ano todo, e é baseado no horário
do Serviço da manhã e da noite.
Ela desperta normalmente 30 minutos
antes do Otsutome. Porém, nos dias como da Festa do Ano Novo em que o Serviço
começa às 5 da manhã, ela desperta às 4 horas, toma banho e se prepara para ir
ao Serviço.
Contudo, nos dias normais, ela acorda
30 minutos antes do otsutome e em seguida, é conduzida ao quarto vizinho, onde
as senhoras da Sede ajudam em seu penteado. Depois, é servido o chá na sala de
descanso e volta ao aposento, onde troca as vestes de dormir para as de uso
diário, e então se dirige ao santuário. Isto acontece cerca de 10 minutos antes
do serviço.
Por isso, de manhã, se formos ao
Kyosoden 15 minutos antes do Otsutome, a porta em frente ao altar ainda está
fechado. Depois, 10 minutos antes, a porta é aberta. Nesse momento, o quimono
vermelho é oferendado diante do seu altar. Muitas pessoas aguardam a abertura
da porta para cumprimentar Oyassama e depois se dirigem ao Shinden para o
Otsutome.
Depois do Otsutome, é realizado o
Otefuri, dois hinos por dia, no Kyosoden. É nesse período que as senhoras da
Sede servem a refeição da manhã. Enquanto fazemos o otefuri, podemos ver as
senhoras levando a refeição em frente ao seu altar.
Durante a sua permanência no santuário, na parte da
manhã, marcando o horário conforme as estações do ano, na sala de estar é
oferecido o chá da manhã.
Ela volta então ao santuário e, às 11
horas, é servido o almoço. O almoço é a única atividade que não muda seu
horário durante o ano. O café da manhã é servido logo após o Serviço da manhã e
o jantar, à tarde, podendo este horário ser alterado conforme a estação do ano.
Terminado o almoço, faz-se um pequeno
intervalo até a hora do banho. Durante esse período é feita a limpeza do
santuário. Logo após o banho é servido o chá da tarde e, então, ela volta ao
santuário pela 3ª vez.
Após o jantar é realizado o Serviço da
noite, e 1 a 2 horas depois Oyassama se recolhe, cujo horário varia conforme a
época e com a data das festas.
Ainda, todas as oferendas trazidas
pelos fiéis são oferecidas a ela, durante o dia. Quando faço o regresso a Jiba,
costumo sempre levar um pacote de bombom para oferendar a Oyassama.
Estas são as atividades principais da Oyassama
durante o dia, e enquanto ela está no santuário, não está simplesmente sentada
sozinha. Quando oferendamos o arroz para fazer o Goku, ela passa o sopro pelo
arroz e, quando temos a condução do Shimbashira para entregar o Sazuke, ela se
senta junto com ele. Participa também das cerimônias de casamento e dos cursos
realizados no Goyouba, ou Recinto de Trabalho.
Também está sempre presente no momento
da entrega do Omamori, amuleto-prova e do Obiya Yurushi, permissão do parto
feliz.
Quando os inúmeros fiéis vêm saudá-la, ela está
presente para recebê-los. Para as pessoas que vêm à procura de salvação,
portando dores ou dúvidas, ela se encarrega em facilitar a salvação. Ou seja,
as coisas que vêm a mente ou que chegam aos ouvidos e que são mostradas à
pessoa após a reverência, são todas respostas da Oyassama às suas solicitações.
Assim, Oyassama trabalha
incansavelmente durante o dia todo com dedicação sincera à salvação orientando
todos os seus queridos filhos. Neste mês do seu aniversário, vamos novamente
estabelecer no espírito a verdade de que Oyassama continua sempre viva e
aguarda ansiosamente o regresso de todos.
O melhor presente que podemos dar à
ela, é a determinação de continuarmos praticando os seus ensinamentos no dia a
dia, esforçando na divulgação e na salvação.
Semana que vem, no Dendotyo, sábado haverá o
Otsutome manabi e o Concurso de Koteki do Shonenkai e a noite o festival Tenri
Matsuri.
Favor levar lençol e fronha.
Assim, termino as minhas palavras.
Muito obrigado.
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