quinta-feira, 2 de junho de 2016

Palestra de abril de 2016

         Os sinceros agradecimentos a todos pela presença e participação no tsukinamisai de abril. Agradeço a todos pela dedicação aos afazeres do kyokai e também nas atividades do Caminho neste ano do decenário de Oyassama. Muito obrigado.

Neste mês, estamos comemorando os 218 anos do nascimento de Oyassama. Há instantes, ao realizarmos a Cerimônia Mensal de abril, juntamente, comemoramos o seu aniversário. Sem dúvida alguma, para todos nós, é um mês de imensa alegria e tenho a certeza de que Oyassama esteja contente com a dedicação dos presentes e tenha aceitado a sinceridade.
Como sabem, no dia 18 de abril de 1798, nasceu a Oyassama, Miki Maegawa, na vila de Sanmaidem, distante 4 quilômetros da atual cidade de Tenri, como filha mais velha de Kinu e Massanobu Hanshiti Maegawa.
         Oyassama, desde sua infância era muito caridosa e amável.  Aos 6 e 7 anos de idade, vendo as criancinhas da vizinhança chorando embirradas, oferecia-lhes os doces ganhos dos pais, e se satisfazia vendo-as contentarem-se.  Não houve quem não a admirasse na vila.
Aos 13 anos, levando dotes de cinco cargas, tornou-se membro da família Nakayama como esposa de Zembee.  Dedicou-se exemplarmente aos sogros e ao marido e foi muito amável com os vizinhos.  Assim, foi elogiada pela vizinhança: ‘A senhora dos Nakayama é realmente uma pessoa muito admirável.’
         Depois, em 26 de outubro de 1838, quando tinha 41 anos de idade, foi estabelecida como Sacrário de Deus-Parens e esclareceu o ‘ultimo ensinamento’, para a salvação de todas as pessoas do mundo.  Desde então, dedicou todo o seu amor e transmitiu a vontade de Deus-Parens através da fala, da escrita e da vida-modelo, salvando numerosas pessoas.  No entanto, as pessoas, criticando as explanações nunca dantes ouvidas e as ações de Oyassama diferentes do senso comum da sociedade, ridicularizavam e zombavam dela. Até mesmo as autoridades vieram importuná-la, sofrendo 17 a 18 detenções ou prisões nas delegacias e presídios, passando por sacrifícios indescritíveis.
         Entretanto, a ardorosa fé por Oyassama, levou os seguidores a não julgar os sofrimentos à causa desta fé como sofrimentos, e sim, como alegria, e a conduzir-se a Jiba, e os ensinamentos divinos estenderam-se rapidamente pela região.  Sob essa circunstância, Oyassama, de acordo com a vontade de Deus-Parens, instruiu ordenadamente, ensinando o Serviço de Kagura, que é o caminho fundamental da salvação.
        Oyassama passou assim sempre animada e alegremente por numerosas dificuldades. Entretanto, ocultou o seu corpo físico em 26 de janeiro de 1887, abreviando 25 anos de sua vida por profundo amor maternal, incentivando a maturação espiritual dos filhos.  Todavia, sua alma permanece eternamente na residência original e, ainda hoje, continua a trabalhar como em vida pela salvação de todas as pessoas do mundo.
         Na preleção do Besseki é explicado:
         ‘Regressar saudosamente de todas as partes do mundo a Oyasato, terra parental e original, é tal como o regresso espontâneo dos filhos à casa paterna, movidos pela saudade e amor filial. O amor parental está na espera constante do regresso saudoso dos filhos do mundo inteiro, sem distinção.
         A sinceridade dos filhos, que assim regressar, corresponde plenamente com o amor do Parens, que pensa sempre neles, indistintamente, e espera seu regresso. Então, Deus mostrará obras admiráveis e concederá sua proteção onipotente. Por isso, é de máxima importância conduzir-se sempre a esta Jiba original com o espírito sincero.’
         Assim, a Oyassama eternamente viva, está sempre aguardando o regresso dos seus queridos filhos de todas as partes do mundo. Este mês, do Brasil estarão regressando mais de 400 pessoas a Jiba. Do nosso kyokai também muitas pessoas estarão fazendo o regresso.
Oyassama eternamente viva está trabalhando o dia todo, providenciando inúmeras graças aos fiéis que a procuram, pedindo-lhe a salvação.
Vou explicar como é o dia a dia de Oyassama em sua residência em Jiba.
         O programa diário da Oyassama começa com a saída para participar do Serviço da manhã. A programação das atividades diárias da Oyassama não é padronizado para o ano todo, e é baseado no horário do Serviço da manhã e da noite.
         Ela desperta normalmente 30 minutos antes do Otsutome. Porém, nos dias como da Festa do Ano Novo em que o Serviço começa às 5 da manhã, ela desperta às 4 horas, toma banho e se prepara para ir ao Serviço.
         Contudo, nos dias normais, ela acorda 30 minutos antes do otsutome e em seguida, é conduzida ao quarto vizinho, onde as senhoras da Sede ajudam em seu penteado. Depois, é servido o chá na sala de descanso e volta ao aposento, onde troca as vestes de dormir para as de uso diário, e então se dirige ao santuário. Isto acontece cerca de 10 minutos antes do serviço.
         Por isso, de manhã, se formos ao Kyosoden 15 minutos antes do Otsutome, a porta em frente ao altar ainda está fechado. Depois, 10 minutos antes, a porta é aberta. Nesse momento, o quimono vermelho é oferendado diante do seu altar. Muitas pessoas aguardam a abertura da porta para cumprimentar Oyassama e depois se dirigem ao Shinden para o Otsutome.
         Depois do Otsutome, é realizado o Otefuri, dois hinos por dia, no Kyosoden. É nesse período que as senhoras da Sede servem a refeição da manhã. Enquanto fazemos o otefuri, podemos ver as senhoras levando a refeição em frente ao seu altar.
Durante a sua permanência no santuário, na parte da manhã, marcando o horário conforme as estações do ano, na sala de estar é oferecido o chá da manhã.
         Ela volta então ao santuário e, às 11 horas, é servido o almoço. O almoço é a única atividade que não muda seu horário durante o ano. O café da manhã é servido logo após o Serviço da manhã e o jantar, à tarde, podendo este horário ser alterado conforme a estação do ano.
         Terminado o almoço, faz-se um pequeno intervalo até a hora do banho. Durante esse período é feita a limpeza do santuário. Logo após o banho é servido o chá da tarde e, então, ela volta ao santuário pela 3ª vez.
         Após o jantar é realizado o Serviço da noite, e 1 a 2 horas depois Oyassama se recolhe, cujo horário varia conforme a época e com a data das festas.
         Ainda, todas as oferendas trazidas pelos fiéis são oferecidas a ela, durante o dia. Quando faço o regresso a Jiba, costumo sempre levar um pacote de bombom para oferendar a Oyassama.
         Estas são as atividades principais da Oyassama durante o dia, e enquanto ela está no santuário, não está simplesmente sentada sozinha. Quando oferendamos o arroz para fazer o Goku, ela passa o sopro pelo arroz e, quando temos a condução do Shimbashira para entregar o Sazuke, ela se senta junto com ele. Participa também das cerimônias de casamento e dos cursos realizados no Goyouba, ou Recinto de Trabalho.
         Também está sempre presente no momento da entrega do Omamori, amuleto-prova e do Obiya Yurushi, permissão do parto feliz.
Quando os inúmeros fiéis vêm saudá-la, ela está presente para recebê-los. Para as pessoas que vêm à procura de salvação, portando dores ou dúvidas, ela se encarrega em facilitar a salvação. Ou seja, as coisas que vêm a mente ou que chegam aos ouvidos e que são mostradas à pessoa após a reverência, são todas respostas da Oyassama às suas solicitações.
         Assim, Oyassama trabalha incansavelmente durante o dia todo com dedicação sincera à salvação orientando todos os seus queridos filhos. Neste mês do seu aniversário, vamos novamente estabelecer no espírito a verdade de que Oyassama continua sempre viva e aguarda ansiosamente o regresso de todos.
         O melhor presente que podemos dar à ela, é a determinação de continuarmos praticando os seus ensinamentos no dia a dia, esforçando na divulgação e na salvação.
Semana que vem, no Dendotyo, sábado haverá o Otsutome manabi e o Concurso de Koteki do Shonenkai e a noite o festival Tenri Matsuri.
         Favor levar lençol e fronha.
         Assim, termino as minhas palavras.
         Muito obrigado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário