segunda-feira, 3 de abril de 2017

Boletim de abril de 2017



Palestra de abril de 2017

Os meus sinceros agradecimentos a todos pela presença e participação no tsukinamisai de abril. Agradeço a todos pela dedicação aos afazeres do kyokai e também nas atividades do Caminho no dia a dia. Muito obrigado.

Neste mês, estamos comemorando os 219 anos do nascimento de Oyassama. Há instantes, ao realizarmos a Cerimônia Mensal de abril, juntamente, comemoramos o seu aniversário. Sem dúvida alguma, para todos nós, é um mês de imensa alegria e tenho a certeza de que Oyassama esteja contente com a dedicação dos presentes e tenha aceitado a sinceridade.
         Como sabem, no dia 18 de abril de 1798, nasceu a Oyassama, Miki Maegawa, na vila de Sanmaidem, distante 4 quilômetros da atual cidade de Tenri, como filha mais velha de Kinu e Massanobu Hanshiti Maegawa.
         Temos na Doutrina do Tenrikyo:
         ‘Baseado no compromisso quando da criação da humanidade, trouxe de volta à residência original, predestinada pela concepção humana, para serem reverenciados pela posterioridade como Deus, quando passarem tantos anos quanto o números de filhos dados à luz na sua primeira geração.’
Temos ainda:
         ‘Deus-Parens, baseado nesse compromisso, e sendo a Oyassama possuidora da alma predestinada da mãe genitora quando da criação da humanidade, atraiu a residência original na chegada do tempo predeterminado tornando-a sacrário de Deus-Parens. Isso ocorreu em 26 de outubro de1838.’
         Conforme este trecho, o significado da alegria pelo nascimento da Oyassama é que ela é possuidora da alma da Izanagi-no-Mikoto da ocasião do início da criação dos seres humanos, e chegada a data predeterminada, dia 26 de outubro de 1838, tornou-se o Sacrário de Tsukihi. Ou seja, ela nasceu 41 anos antes desse acontecimento.
         Neste dia de grande alegria em que comemoramos o aniversário da Oyassama, o Shimbashira fez a seguinte explanação:
         ‘O significado da comemoração do aniversário de Oyassama, comparado com a de outra pessoa penso que existe um pouco de diferença .
         Recordar das virtudes dos antepassados ou rememorar as grandes obras de uma pessoa, dá motivo para realizar a comemoração ou festa de congratulação nos decenários e centenários de nascimento na sociedade. Acredito que não é necessário explicar a diferença do significado dessas comemorações com a de Oyassama. Mesmo que a reverenciemos sem ver a sua imagem, hoje ela continua trabalhando como em vida, este é o motivo para comemorarmos o aniversário da Oyassama. Isso porque ela continua trabalhando na nossa orientação e formação. Portando, devemos refletir novamente onde está o amor parental, para não ficar apenas em recordar-se de suas virtudes ou em seguir o caminho somente por ter sido uma grande pessoa.’
E ainda, disse:
         ‘Ao refletir o porquê ela deixou de existir fisicamente, penso que foi para que seus filhos pudessem praticar os ensinamentos com mais facilidade, ou seja, como uma pessoa desta fé que recebeu o ensinamento, pode praticar sem dificuldades e assim tornar mais fácil a busca da evolução espiritual. Sem dúvida é aí que se encontra o seu grande amor parental.
         Tem explicado de maneira fácil de praticar, assim pôr em prática os ensinamentos, é a caminhada que permite consequentemente obter a maturidade espiritual. Por falar em prática do ensinamento, de que maneira é possível concretiza-la? Logicamente como foi nos ensinado pela Oyassama, é salvando as pessoas, e assim expandir esse ensinamento. Penso que essa é a determinação que devemos fazer.’
         Após o ocultamento físico da Oyassama, foi feita uma consulta no sobrado do depósito interno da casa, e obteve-se a seguinte indicação:
         ‘Eu Deus, por causa do meu amor pelos filhos, saí abrindo o portal e encurtando vinte e cinco anos da vida que o Parens tinha ainda pela frente, começo a salvar a partir de agora. Fiquem observando bem. Fiquem observando bem o que foi até agora e o que será doravante.’
                                                                  (Ossashizu 18/02/1887)
E ainda:
         ‘Estou residindo até aqui. Não tenho ido aonde quer que seja. Não tenho ido aonde quer que seja. Devem refletir vendo o caminho diário.’                                                         (Ossashizu  17/03/1890)
         Assim, ensinou sobre o seu trabalho com as Indicações Divinas. E temos ainda, na Vida de Oyassama:
         ‘Oyassama que abriu o caminho da salvação de todas as pessoas, passando animadamente por todas as dificuldades e sofrimentos, com o sincero amor parental para salvar todos os seus filhos, veio a encurtar a existência física, sacrificando 25 anos da vida determinada, por incentivar a maturação espiritual das pessoas. Porém o espírito do Parens, permanecerá vivo para sempre na residência original e estará protegendo igualmente os seus filhos, seres humanos, para a evolução espiritual. As salvações maravilhosas que surgem diariamente são provas de que ela está trabalhando como em vida.’
No Ofudessaki, tem-se:
         Desejo ensinar a salvação extraordinária de qualquer modo.
         É o trabalho iniciado por isso.  ED. XI-52
         De acordo com esse verso da Escritura Divina (Ofudessaki) Oyassama abriu este Caminho com o propósito da salvação de todos, e praticando o Serviço de Kagura que ensinou a todos nós, vamos receber a maravilhosa e extraordinária salvação. Além disso, o Dom do Sazuke, a Permissão do Parto, o amuleto prova, são as graças concedidas pela Oyassama devido ao seu grande amor parental.
         Durante os 50 anos da vida-modelo, ela passou por inúmeros sacrifícios. Ao cair no fundo da pobreza, passou anos e anos por rigorosos invernos se aquecendo apenas com fogueiras de gravetos e folhas secas, muitas vezes sem óleo para as lamparinas, trabalhando a noite somente com a luz do luar e, no verão, não tinha tela e nem mosquiteiro para se proteger dos pernilongos e outros insetos.
         Porém, de acordo com os seguintes versos do Ofudessaki:
         Não digam nada acerca das coisas atuais, pois será avistado o amplo caminho do porvir. Of. III-36
         Qual seja o caminho atual, não o lamentem. Tenham prazer com o caminho real do porvir. Of. III-37
         Assim, segundo esses versos, mesmo em meio às dificuldades, animou e incentivou os filhos, explicando-lhes sobre os dias de alegrias que estavam por chegar, e ela mesma passou sempre animada e alegre por quaisquer circunstâncias.
Após o seu ocultamento físico, mesmo deixando de existir fisicamente, ela continua a trabalhar tal como no tempo de sua vida física. Continuou a entregar o Sazuke, como a graça da eficácia para a dedicação sincera à salvação, e isso continua até os dias de hoje.
         Mesmo que ela não seja mais visível aos nossos olhos, Oyassama sempre continuará a trabalhar como em vida, e a razão e a graça do seu maravilhoso trabalho continuarão inalterados por toda a eternidade. Ela é realmente a Mãe eterna, a nossa Mãe.
Oyassama reside na residência original, a terra parental da humanidade. Regressando a Jiba, encontraremos com ela e poderemos contar nossas alegrias e tristezas, porque é a nossa Mãe. Ela tem ensinado a vida plena de alegria e mesmo agora, está trabalhando com amor pela salvação de toda a humanidade.
Assim, no dia de hoje em que comemoramos o seu aniversário, refletindo qual seria o melhor presente que poderíamos dar a Oyassama, podemos chegar à conclusão de que o melhor presente é fazer de acordo com a vontade de Oyassama. Fazer de acordo com a vontade de Oyassama significa a nossa determinação de praticarmos o seu ensinamento no dia a dia.
Por isso, para deixarmos Oyassama contente e satisfeita no mês do seu aniversário, vamos renovar a nossa determinação e prometer firmemente de que iremos sempre seguir de acordo com os seus ensinamentos. Com certeza este é o caminho correto para chegarmos a concretização da vida plena de alegria e felicidade.        

         Mudando de assunto, gostaria de deixar o convite para que todos participem do Dia do Hinokishin no próximo dia 1° de maio. A regional de São Paulo, como acontece todos os anos, estará realizando o hinokishin no parque da Independência, no Ipiranga, à partir das 9 horas da manhã.
Semana que vem, no Dendotyo, sábado haverá o Otsutome manabi e o Concurso de Koteki do Shonenkai e a noite o festival Tenri Matsuri.
         Favor levar lençol e fronha.
         Assim, termino as minhas palavras.
         Vamos fazer a reverência e cantar a música de aniversário para Oyassama.

         Muito obrigado.

segunda-feira, 6 de março de 2017

Boletim de março de 2017



Palestra de março de 2017

Palestra de março de 2017
Os meus sinceros agradecimentos a todos que vieram reverenciar e participar da Cerimônia Mensal de março do Kyokai. Agradeço também a dedicação de todos aos afazeres do Caminho no dia a dia e aos trabalhos do Kyokai.

Hoje, gostaria de falar sobre o caminho trilhado pela Oyassama, sobre a sua "vida-modelo" e ainda, o motivo dela trabalhar e a nos proteger com a razão de que está eternamente viva.
Como sabem, a Igreja Tenrikyo não surgiu de uma hora para outra, e nem pela vontade ou capacidade do ser humano. Não podemos esquecer que os dias atuais deste Caminho, deve-se primeiramente aos sacrifícios dos 50 anos da vida-modelo de Oyassama, depois, aos mestres precursores que seguiram fielmente o seu exemplo. A vida-modelo de Oyassama é a essência de nossa vida nesta fé.
Oyassama não somente transmitiu a vontade de Deus-Parens e ensinou o caminho da salvação, mas todas as suas atitudes e ações se baseavam na vontade divina. Depois, para que as pessoas pudessem realmente compreendê-la, Ela agiu demonstrando com seu próprio corpo o exemplo de vida. Chamamos de "vida-modelo" esse caminho trilhado pela Oyassama.
Oyassama, que explanou a vontade de Deus-Parens como seu Sacrário, passou pessoalmente pelo caminho da dedicação única a Deus conforme a intenção divina e instruiu-nos com um grande coração de mãe, fazendo-nos compreender o real amor de Deus-Parens para com os homens, seus filhos. Portanto, trilhando a vida-modelo, compreenderemos o espírito de Oyassama e seremos encaminhados a passar animados e felizes dentro de quaisquer circunstâncias. De fato, todas as ações e atitudes de Oyassama eram somente a demonstração do amor parental de Deus. Sob esse ponto, chamamos de "Parens da Vida-Modelo" a posição da Oyassama.
Foi ensinado primeiramente que a vida-modelo de Oyassama é o caminho da dedicação sincera à salvação e a Deus, é o caminho da sinceridade verdadeira. Oyassama, da posição do Parens, transmitiu ao mundo a vontade de Deus deixando-nos um exemplo de vida. Ela esclareceu a razão de Deus-Parens, nos ensinou que nesse mundo da fé não é necessário cogitações humanas e que não devemos plantar sementes da insatisfação. Apesar do mundo humano e material parecer mais fácil e prazeroso, Deus-Parens pede que todos compreendam o verdadeiro caminho planejado por Ele e unam os espíritos à um único ponto, ao Parens. O Caminho irá se expandir e não teremos com o que se preocupar se estabelecermos com firmeza no espírito o caminho dos 50 anos da vida-modelo. Passando diariamente com o espírito de sinceridade verdadeira, receberemos a proteção e a graça em todas as coisas.
No Okakissague (Palavras Divinas para Yoboku), é ensinado:
" vim dizendo até aqui para conduzir-se e dedicar-se. No conduzir-se e dedicar-se é que se realiza a ajuda mútua. A ajuda mútua é a verdade que explico. O desejo de salvar os outros é a sinceridade verdadeira, e salvar os outros é salvar a ti mesmo."
A "ajuda mútua" é a base que sustenta a vida dos homens; isto é, todos nós, que seguimos este caminho da fé, devemos empenhar diariamente o espírito em benefício de outras pessoas, deixando de se preocupar apenas com o bem próprio. Dentro disso, há o caminho da ajuda mútua. Ainda, aprofundando-nos mais, ao ouvirmos a intenção de Deus da dedicação sincera à salvação, devemos passar diariamente como yoboku, com o espírito de salvar os próximos. A base da salvação é a sinceridade verdadeira. Deus-Parens trabalha no espírito de sinceridade verdadeira; quando nos livramos do egoísmo e passamos a desejar a salvação do próximo, aí conheceremos a verdadeira alegria de sermos também salvos.
Não devemos pensar somente em "nos salvar", devemos reformar o espírito para o de "salvar os outros". Esta é a verdadeira forma de viver condizente ao desejo de Deus.
Depois, outro ponto que devemos refletir é sobre o Serviço Sagrado e o Sazuke. Em 1874, Oyassama começou a entregar o Sazuke para a salvação dos enfermos; ainda, em 1882, aprontando o pessoal, os instrumentos e o espírito das pessoas, ensinou e apressou o Serviço da Salvação. No Ofudessaki é ensinado:
O que se diz repleto de alegria dia a dia,
não há quem saiba o que significa.                               Oƒ. VII-93
A alegria em todas as coisas deve-se ao Serviço.
Ensino todas as coisas extraordinárias.                           Oƒ. VII-94
Neste preparo para ensinar gradualmente o Serviço,
purifico por completo o íntimo do coração.                    Oƒ. VII-95
Depois, o espírito se animará dia a dia,
e instruirei o mover das mãos de todos os Serviços.        Oƒ. VII-96
Dessa forma, Oyassama ensinou o Serviço como o caminho da dedicação sincera à salvação. Através do Serviço, fazemos a limpeza do espírito e avançamos rumo à vida plena de alegria e felicidade. Para isso, Deus-Parens reuniu os materiais humanos segundo a predestinação, instruiu os instrumentos, estabeleceu Jiba e elaborou a construção do Kanrodai.
Oyassama desejava a realização do Serviço sob quaisquer circunstâncias conforme a vontade de Deus-Parens, e mostrar claramente a graça; entretanto, para os seguidores, era impossível realizar o Serviço em meio à repressão policial, pois esse ato resultava na prisão de Oyassama. Por isso, os mestres, arrastados pelas cogitações humanas, não conseguiam agir conforme os dizeres de Deus-Parens.
Então, ocorre o significante acontecimento do dia 26 de janeiro de 1887, que é o ocultamento físico de Oyassama.
Quando pensamos na vida-modelo de Oyassama, para que possamos difundir a Tenrikyo a todas as pessoas, não podemos deixar jamais de executar o Serviço conforme o ensinamento.
No dia em que Oyassama ocultou-se fisicamente, as pessoas que se encontravam na Residência, executaram o Serviço durante o dia, arriscando as suas próprias vidas. Contrariando a expectativa de todos que, realizando o Serviço Oyassama recuperaria sua saúde, Ela deixou de respirar com o término do último verso do Hino XII.
Ao saberem desse fato, todos sentiram-se envolvidos por uma grande tristeza. O silêncio tomou conta de toda a Residência, em meio à tristeza e ao desânimo dos seguidores - por algum tempo ninguém sabia o que fazer. Mais tarde, os seguidores se animaram novamente quando foi esclarecido o caloroso amor de Oyassama, que abriu o portal do sacrário abreviando 25 anos da vida natural determinada para salvar todos os filhos do mundo. Ainda, ouvindo que Oyassama encontra-se "eternamente viva", todos sentiram-se mais seguros, passando a dedicar-se ainda mais na salvação das pessoas.
Existem muitos trechos nas Indicações Divinas (Ossashizu), referindo-se à razão de que Oyassama continua trabalhando como em vida. Dizendo sobre o conteúdo geral dessas palavras:
Não se pode ver a imagem de Oyassama, mas Ela se encontra viva na Residência original. Apenas não possui forma física. Por estar viva existe o seu trabalho e as graças diárias. Seja qual for a razão que surge no dia a dia, tudo é pelo seu trabalho. Se passarmos conforme a vida-modelo, será concedida a graça da mesma forma.
A razão deste Caminho ensinado por Deus-Parens após introduzir-se em Oyassama e as palavras de quando se encontrava fisicamente viva são para todo o sempre. Devemos refletir sobre a razão destes fatos e estabelecer de qualquer maneira a intenção do Parens; assim, poderemos receber a clara razão da proteção divina.
Será um grande erro se acontecer de desviar da vida-modelo por conveniência e viver egoisticamente um caminho qualquer. Deste modo estaremos acumulando poeiras no espírito e aumentando as más predestinações. Por isso, no dia a dia, sempre é importante fazermos a reflexão tendo como base o ensinamento e a vida-modelo de Oyassama.
Devemos compreender também a verdade de que Oyassama continua trabalhando eternamente viva. Devemos estabelecer isso no espírito e praticar firmemente a vida-modelo. Dentro de quaisquer circunstâncias, devemos ter no espírito os ensinamentos de Oyassama e os sacrifícios que Ela passou. Assim, seremos capazes de sentir de corpo e alma que Oyassama trabalha viva ao nosso lado, e assim, nos dedicarmos ainda mais animados aos deveres do Caminho.

         Como acontece todos os anos, este mês, no dia 26, quarto domingo, realizaremos o Mitamasai, culto de homenagem às almas dos antepassados. É a oportunidade para agradecermos a dedicação de todos aqueles que hoje já não convivem mais conosco, mas que deixaram muitos resultados positivos. Gostaria de contar com a presença de todos.
         Assim, vamos terminar o Tsukinamisai de março.
         Muito obrigado.


segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Boletim de fevereiro de 2017



Palestra de fevereiro de 2017

Agradecimentos a todos pela dedicação ao Kyokai. Muito obrigado.       
Em janeiro, a partir do dia 3 a 8, houve o 10° Curso Estudantil com a participação de 10 pessoas. Módulo 1, foram 1 pessoa, no módulo 2, 5 pessoas e no módulo 3, 4 pessoa. Nos dias 14 a 16, foi realizado o Tsudoi, Encontro Infanto-juvenil com a participação de muitas crianças, encarregados, pessoal de hinokishin do kyokai. Além disso, ontem terminou o Shuyokai, com mais de 50 seminaristas e do Kyokai tivemos uma participante.
Muito obrigado a todos e demos um grande passo para atingir as metas da determinação espiritual desse ano de 2017.
        
         Como acontece todos os anos, no dia 26 de janeiro passado foi realizado em Jiba, a Grande Cerimônia da Primavera, que relembra a inesquecível data do ocultamento físico de Oyassama.
        Na palestra, Shimbashira-sama, tomando como base o livro Vida de Oyassama, relatou os fatos ocorridos antes e depois do ocultamento, na qual foi enfatizado a importância da realização do Serviço Sagrado. Ele disse:
         “Quando lemos o capítulo X da Vida de Oyassama, vemos que as pessoas próximas estavam com medo das opressões das autoridades e não se determinavam em executar o Serviço. Oyassama orientava as pessoas em certos momentos advertindo com rigorosidade ou explicando nos mínimos detalhes através das complicações de sua saúde até finalmente executarem o Serviço, ou seja, desejava ensinar o quanto antes a última instrução da vida-modelo. Durante os 49 dias até chegar na execução do Serviço, tendo como base de que a execução do Serviço é o meio fundamental do caminho da dedicação sincera à salvação, foram mostradas no dia a dia as instruções de como se deve ter o espírito diante das complicações observadas entre as palavras de Deus e as leis, ou seja, entre a dedicação única a Deus e as cogitações humanas.’
         Segundo essas palavras, podemos entender que ainda hoje, não devemos esquecer de que o maior desejo de Deus-Parens está no fato de todos devemos realizar o Serviço Sagrado com toda sinceridade, pois foi ensinado que é através deste Serviço é que Deus nos concederá a graça da salvação de todas as coisas. Ou seja, o Serviço é a forma ensinada por Oyassama para se fazer a solicitação a Deus, para que possamos receber a graça e a proteção em todas as coisas no nosso dia a dia.
         Todas as coisas significa a graça da saúde no corpo emprestado por Deus, não somente a nossa mas de todos os membros da família, a prosperidade no trabalho, em maior escala a harmonia na sociedade em que vivemos e também a paz no mundo. Já sabemos que tudo isso não depende apenas da nossa força, capacidade, inteligência ou dinheiro, mas são providências concedidas por Deus, de acordo com o nosso espírito, o nosso merecimento.
         Por isso, ao realizarmos o Serviço com sinceridade, essa sinceridade é aceita por Deus e como resultado, recebemos a sua graça e proteção. Foi por isso que Oyassama ensinou como sendo o principal meio de salvação.
         Em outro trecho do livro temos que o período entre 1882 e 1884, Oyassama com 85 anos, foi de maior rigorosidade das opressões e onde ela passou a maior parte dos sacrifícios nas delegacias e presídios. Nos registros do 1º Shimbashira, está escrito que os três anos, os policiais vinham quase todos os dias, independentemente de ser dia ou noite, e vasculhavam todos os cantos da casa.
         Hoje, já não temos essa perseguição e nem o ensinamento da Tenrikyo é algo que esteja contra a lei do governo. Fizemos o Tsukinamisai de fevereiro sem a preocupação se seríamos presos. Porém, se caso estivéssemos naquela época, sofrendo perseguição e sendo presos apenas por realizarmos o Serviço, será que a nossa fé seria o firme o suficiente para suportarmos essa situação, ou pensaríamos: apesar de ter sido salvo por Oyassama, não vale a pena ser oprimido e preso por seguir a fé. Vou mudar para outra religião.
         Creio que muitas pessoas pensaram dessa maneira e deixaram a fé. Porém, muitas pessoas também, sentindo gratidão pela vida ter sido salva por Oyassama é que, não se importaram com a perseguição da polícia e mantiveram firmes a convicção e a crença em Deus-Parens. Com certeza, essa é a postura espiritual que todos nós devemos ter como exemplo em nossos dias também.
O melhor desse exemplo pode ser visto em Izo Iburo, após a conclusão da colocação da cumeeira do Local do Serviço, aconteceu o nó do Santuário de Oyamato, em 1964. Quando Shuji, Izo e demais pessoas estavam indo para a casa dos Yamanaka para comemoração, em frente ao Santuário de Oyamato, tocaram taiko e hyoshigui, cantando em altas vozes o nome de Deus. Então, foram repreendidos pelos sacerdotes e o grupo foi preso para averiguação por três dias.
Depois desse fato, muitos seguidores ficaram com medo e deixaram de frequentar a Residência e a obra do Local do Serviço praticamente parou. Porém, Izo Iburi, disse a Shuji para não se preocupar, pois mesmo sozinho terminaria a obra, pois era a forma de retribuir a graça da salvação da sua esposa. Assim a construção ficou concluída só depois de dez anos. E foi Izo que deu prosseguimento a esta obra.
Era uma época em que os fiéis quase não reverenciavam. Oyassama e as pessoas da Residência passavam às noites frias de inverno sem carvão para se aquecerem. Neste meio, Izo vinha todos os dias de Itinomoto, ajuntava as folhas caídas e acendia o fogareiro para aquecer Oyassama. Ela ficava muito contente e afirmava:
“Só mesmo o Izo para vir numa noite assim.”
Desta maneira, ele veio todos os dias, durante anos e serviu Oyassama para retribuir a gratidão pela graça da salvação. Essa sinceridade dedicada por longos anos foi aceita por Deus-Parens e posteriormente, após o ocultamento físico de Oyassama, ele se tornou no Honseki.
         Relembrando, no Brasil, na época da Segunda Guerra, Chujiro Otake também foi preso. Não foi porque cometeu algum crime, mas por ter sido considerado o líder de uma religião de um país inimigo do Brasil. Em seu livro consta o seguinte quando foi preso:
         ‘No dia 16 de março de 1942, Chujiro foi cortar o cabelo e brincou: Corte bem curto porque acho que vou ser preso...
Na manhã seguinte, durante o Serviço Sagrado da manhã, o cachorro latiu... “Será???”, pensaram todos. Quando viraram-se para descer do estrado superior após a reverência a Deus-Parens, haviam policiais fechando as portas principal e lateral do Recinto Sagrado e, dois deles avançaram para prender os missionários. Chujiro pediu para que aguardassem mais alguns instantes até concluírem as reverências aos altares de Oyassama e dos antepassados. Foi atendido.
Querem que eu vá vestido assim? – perguntou Chujiro, apontando para a veste kyofuku que estava usando.
Não, pode se trocar. E todos estão presos. – declarou o policial que parecia ser o responsável pela operação.
Deixe os outros e prenda só a mim, que sou o responsável. – pediu Chujiro. Assim, ao final de muita negociação, resolveu-se pela prisão apenas dos que estavam celebrando o Serviço Sagrado, ou seja, de todos os homens. Antes, porém, lembrando-se da vida-modelo de Oyassama – que tentava seguir em quaisquer situações – Chujiro perguntou se os policiais queriam tomar café. O convite foi logicamente recusado.’
Em seguida, todas as portas da igreja foram lacradas pelos policiais e Chujiro ficou detido durante 20 dias em Bauru e depois transferido para São Paulo. Ficou sete dias preso na Delegacia de Ordem Política e Social, DOPS, e depois mais 1 ano e dois meses na penitenciária. Mesmo depois de libertado, teve que permanecer em São Paulo, devido à rigorosa vigilância da polícia.
São fatos que ocorreram devido aos tempos de guerra, infelizmente. Porém, o ponto mais importante que serve de exemplo para nós como seguidores deste Caminho, está no seguinte trecho:
‘Durante os pouco mais de 14 meses que permaneceu preso, Chujiro não esqueceu um dia sequer que era um missionário tenrikiano e empenhou-se na prática do hinokishin. Limpou banheiros, ajudou os mais idosos a se exercitarem e tentou sempre animar os presos com palavras de incentivo, tendo sua dedicação reconhecida por todos – japoneses, alemães e italianos.’
Tanto Izo, que se manteve firme em sua decisão de continuar a obra, mesmo após ter sido preso e de muitos abandonarem a fé, tanto o Primeiro Primaz que, mesmo na penitenciária, não esqueceu da importância de praticar a vida-modelo de Oyassama, são exemplos que não devemos esquecer como seguidores deste Caminho.
Haja o que houver, qualquer que seja a circunstância ou situação em que estivermos, em primeiro lugar, devemos sempre ter Deus-Parens como referência, e ter o ensinamento de Oyassama como ponto de reflexão.
Praticar a doutrina no dia a dia, significa a manifestação da nossa sinceridade. Essa sinceridade é a gratidão a Deus-Parens pelas constantes graças que estamos recebendo, principalmente através da dez providências divinas no corpo emprestado e também, é o sentimento de contentar Oyassama com as nossas atitudes e ações.
É dessa forma que, como disso no início, ao realizarmos o Serviço Sagrado, essa sinceridade acumulada no nosso cotidiano é aceita por Deus-Parens que concede a salvação em todas as coisas. Ou seja, somos protegidos em todos os momentos da vida.
 Agradecendo mais uma vez a todos pela reverência e participação na cerimônia mensal de fevereiro, termino as minhas palavras. Muito obrigado.


segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Boletim de janeiro de 2017



Palestra de janeiro de 2017

Primeiramente, desejo a todos um feliz ano-novo.
Agradeço sinceramente pela dedicação ao Kyokai durante todo o ano passado que foi o ano do Decenário de Oyassama, quando pudemos receber numerosas graças de Deus-Parens. Muito obrigado.
Hoje, estamos iniciando o significativo ano 180 da Revelação Divina. Assim, peço que continuem com o mesmo ânimo e com o mesmo sentimento de dedicar a Deus-Parens e a Oyassama, para que possamos continuar alegremente o nosso caminho da evolução espiritual, praticando os ensinamentos.
Além disso, todos os anos, o Kyokai faz a determinação espiritual para se tornar uma meta a ser atingida com o trabalho e a colaboração de todos durante o ano. Como o nosso Kyokai está ligado diretamente ao Dendotyo, esta determinação espiritual é feita para o Primaz que posteriormente entrega diretamente ao Shimbashira-sama.
Assim, para este ano, as determinações são as seguintes:
2 pessoas para o Hatsuseki, iniciantes do Besseki.
2 pessoas para receber o Sazuke.
1 pessoas para o Kyoto Shikaku Koshu.
3 pessoas para o Shuyokai.
E, 500 mil ienes de oferenda Ossonae, para a Sede da Igreja, Hombu.
Em relação a este Ossonae que mensalmente os senhores tem feito em separado para a Sede da Igreja, Hombu, graças ao empenho de todos sempre temos conseguido atingir a menta. Assim, agradeço sinceramente a todos que fizeram este precioso e valioso ossonae. Muito obrigado.
         Em janeiro, a partir do dia 3, haverá o Curso Estudantil até o dia 8, no Dendotyo. Nos dias 20 a 22, será realizado o Tsudoi, Encontro Infanto-Juvenil. Em fevereiro, do dia 13 a 17, haverá o Koshu, de 5 dias. Deste modo, espero que haja o trabalho de todos para convidar as pessoas a participarem destas atividades e assim estaremos caminhando para concretizar as determinações espirituais.

Neste momento, acabamos de realizar com satisfação o Serviço Sagrado e a Dança das Mãos. É realmente muito gratificante. Isto porque, em 26 de janeiro de 1887, a expressão “realizar com satisfação”, que nós usamos como se fosse um fato normal, jamais poderia ser expressa naquela época.
Conforme as palavras do Primeiro Shimbashira, Shinnossuke, ditas naquele dia 26 de janeiro: “Que executem o Serviço somente aqueles com o espírito disposto a sacrificar a própria vida ao desempenhá-lo.”, os precursores vestiram várias camadas de roupas de baixo e meias, desejando apenas receber a graça pela recuperação completa da saúde de Oyassama e começaram a executar o Serviço com toda a seriedade. Oyassama escutava satisfeita o canto e o som dos instrumentos, aceitando a determinação espiritual de todos e, ao término do Serviço, ocultou-se fisicamente. Essa cena pode ser facilmente imaginada por todos em nossas mentes.
Os seguidores foram postos frente a frente com um grande dilema: desejavam seguir alegremente qualquer pedido que fosse feita por Oyassama, mas não eram capazes de se dispor a realizar o seu mais ardente desejo que era a realização do Serviço Sagrado. Se o fizessem obrigaria a passar por mais sacrifícios na prisão.
Entretanto, o Serviço Sagrado tinha sido ensinado como sendo o próprio caminho da salvação de todas as pessoas do mundo. Deve-se dizer que o cumprimento da essencial missão de Oyassama como Sacrário de Deus-Parens dependia da realização desse Serviço.
Consequentemente, a hesitação dos seguidores em realizá-lo, embora isso fosse o resultado de sua sincera preocupação com a segurança de Oyassama, dificilmente poderia ser aceito e apreciado por ela.
Se a preocupação com a segurança física dela fosse o motivo para impedi-los de alcançar uma maior evolução espiritual, que dependia da realização do Serviço Sagrado, então Oyassama estava preparada até mesmo a encurtar a sua vida física, a fim de apressar a evolução dos seguidores.
Ao pensarmos nos fatos ocorridos há 131 anos, poder realizar o Serviço Sagrado com alegria e satisfação é um fato realmente gratificante. Os mestres daquela época, além da preocupação com o estado de saúde de Oyassama, tinham que enfrentar o rigor da repressão da polícia, sendo muitas vezes levados presos somente por realizarem o Serviço Sagrado.
No ano anterior, em janeiro de 1886, apenas o fato de se realizar a Dança das Mãos pelos seguidores no alojamento em frente à Residência, resultava na prisão de Oyassama, apesar de sua idade avançada. Levada ao presídio, ficou detida durante 12 dias em meio a um intenso frio. Relembrando esse episódio, podemos afirmar que a realização do Serviço no dia 26 de janeiro de 1887, um ano após esse incidente, tocando os instrumentos em pleno dia e sem nenhuma intervenção policial, não seria senão a ocorrência de um milagre.
Convictos de que Deus-Parens tinha aceitado a sinceridade de todos e que assim concederia a melhora da saúde de Oyassama, os seguidores concluíram o Serviço com alegria e sentiram essa proteção pelo fato de não ter aparecido nenhuma autoridade para impedir o Serviço, como sempre vinha ocorrendo. Entretanto, não podemos nem imaginar o impacto e a tristeza de todos no momento em que foi anunciado o seu ocultamento físico.
Passados algum tempo desde a notícia, perceberam que não podiam permanecer no estado lastimável em que se encontravam. Reanimaram-se e, quando solicitado as Indicações Divinas, tiveram as seguintes palavras:
“Farei uma terra nivelada. Todos, todos, estão completos, estão completos? Entendam bem. O que disse até agora deixei-o colocado na caixa da verdade. Porém, eis que Eu, Deus, por causa do meu amor por meus filhos saí abrindo o portal, e encurtando 25 anos da vida que o Parens tinha ainda pela frente, e começo a salvar-lhes a partir de agora. Fiquem observando bem. Fiquem observando bem o que foi até agora e o que será daqui em diante. Perguntei-lhes se nivelo a terra abrindo o portal ou fechando-o, e não solicitaram para que nivelasse a terra abrindo o portal? Eu fiz tal como desejaram. Até agora havia coisas que desejava dar a meus filhos. Porém, não pude dá-las devidamente. Ainda, ainda, doravante, as entregarei gradualmente. Deixem escutado bem.”
Essas palavras significam: Bem que, doravante, abrirei e estenderei o Caminho ao mundo inteiro. O Dom do Sazuke, por meio do qual todos os sofrimentos físicos são curados, estava até então confiado a Oyassama, mas ela não pôde entregar amplamente a todos. Porém, agora que Deus-Parens abriu o portal do seu sacrário e se prepara para sair para salvar o mundo, doravante, Ele concederá o Sazuke incessantemente para todos.
Em primeiro lugar, o fato de Oyassama deixar o seu corpo, encurtando 25 anos da vida natural que ainda tinha pela frente, deve-se ao seu profundo amor pelos seus queridos filhos e ao desejo de poder andar pelo mundo inteiro para salvar todas as pessoas mais rapidamente. Portanto, Oyassama não morreu. Ao contrário, Deus-Parens tem aberto o portal do seu sacrário e saído para trabalhar livremente pela salvação do mundo. Observem bem e firmemente os fatos ocorridos até o presente e os que vão ocorrer de agora em diante e vejam como as coisas mudarão.
Hoje, vocês estão lamentando o fato de Oyassama ter deixado de existir fisicamente, porém, quando perguntei, ontem, se queriam que nivelasse a terra com o portal aberto ou fechado, responderam que desejavam que o fizesse com o portal aberto, não foi? Deus-Parens tem mostrado a sua livre e plena providência de acordo com o espírito de todos, atendendo-lhes o pedido.
Bem, até agora, embora quisesse tanto dar aos meus filhos o Dom do Sazuke, não pude fazê-lo conforme desejava. Mas, de agora em diante, o entregarei gradualmente, Ouçam e lembrem-se bem disso.
Ao escutar estas palavras, compreenderam que Oyassama, mesmo ocultando-se fisicamente, permanece viva espiritualmente para a salvação do mundo. Dessa forma, todos conseguiram recuperar o ânimo.
‘Nivelar a terra’ significa anular os altos e os baixos, igualando o espírito das pessoas.
Disse que, abrindo o portal, iria nivelar o mundo e acrescentou dizendo: “A partir de agora, farei a salvação.” O caminho fundamental para a salvação é a realização do Serviço Sagrado.

Assim, neste início de ano, e nesse dia em que realizamos a Grande Festa de Janeiro, rememorando o ocultamento físico de Oyassama, procurando compreender mais profundamente a intenção de Deus contido nos fatos ocorridos no dia 26 de janeiro de 1887, vamos refletir os nossos passos procurando o caminho que corresponda à intenção divina, baseando-nos nos ensinamentos de Oyassama e na sua vida-modelo.
Em seguida, vamos entrar em ação, colocando em prática a nossa determinação espiritual durante todo este ano, pois com certeza Oyassama eternamente viva nos abrirá um amplo e maravilhoso caminho.
A intenção de Oyassama está unicamente na salvação. Somos muito felizes, pois, abraçados pelo amor de Oyassama, somos sempre orientados. Sentindo esse amor, vamos transmitir à voz sincera de Deus-Parens e estender as mãos da salvação às pessoas que sofrem e afligem por não terem um ponto de apoio firme.
Transmitindo os ensinamentos e conduzindo-as para o caminho da vida plena de alegria e felicidade. Esta é a maior incumbência e a alegria de um yoboku.
Neste importantíssimo ano dos 180 anos da Revelação Divina, vamos refletir os nossos passos e reafirmar a nossa meta. Todos juntos, renovando o espírito, vamos fazer o voto de dar os passos animadamente no caminho que corresponda à intenção de Deus-Parens.

        Muito obrigado.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Boletim de dezembro de 2016



Palestra de dezembro de 2016

Os meus sinceros agradecimentos a todos, pela reverência e participação na Cerimônia Mensal de dezembro, o último deste ano.
Hoje, manifestamos o nosso agradecimento pelas numerosas graças que recebemos no decorrer deste ano, principalmente por ser o ano do Decenário de Oyassama.

Como foi lido na Dedicatória, este ano recebemos a graça de 73 pessoas que fizeram o regresso a Jiba, 7 pessoas receberam o Sazuke e se tornaram yoboku, 6 pessoas participarem do Curso de Habilitação para Mestre, Kyoto Shikaku Koshu, 1 pessoa participou do Curso de Habilitação para Condutor de Igreja, 1 pessoa participou do Shuyokai, Seminário de 28 dias e 14 pessoas participaram do Curso Estudantil. Além disso, graças à sinceridade de todos, este ano também, pudemos superar a meta da oferenda para a Sede da Igreja, alcançando a determinação espiritual. Agradeço o empenho e a dedicação de todos durante este ano, muito obrigado.
Apesar das dificuldades econômicas que estamos passando desde o ano passado, um fato gratificante é que somente este ano, mais de 70 pessoas do Kyokai receberam a graça de fazer o Regresso a Jiba. Com certeza Oyassama deve ter ficado muito contente e satisfeita com o esforço e o empenho de todos.
As sementes de sinceridade plantada por todos em Jiba, se tornarão em virtudes e méritos que serão transformados nas graças e na proteção que iremos receber posteriormente.

Todos sabemos que Deus-Parens criou o mundo e os seres humanos com a intenção de fazê-los desfrutarem a vida plena de alegria e felicidade. Sobre isso, ficamos sabendo através de Oyassama, que se tornou Sacrário de Deus-Parens e passou a transmitir esse ensinamento. E no mês, passado, no dia 26 de outubro, foi comemorado em Jiba, os 179 anos da Revelação Divina.
Na palestra desse dia, Shimbashira-sama explicou sobre a doutrina básica do nosso ensinamento que é sobre o corpo que é emprestado por Deus-Parens, sobre as poeiras do espírito e da atitude de agradecimento que é o hinokishin.
Sobre o corpo emprestado, ele explicou: ‘Na Indicação Divina, Ossashizu, tem-se: Se não houver a dor e a aflição, não compreenderão a liberdade do corpo. Sendo assim, se diz emprestada. Se o corpo é emprestado, tudo é emprestado. O corpo não fica conforme o pensamento de cada um. Não tem liberdade porque é emprestado.” (Ind. 01/06/1899)
Dessa forma, Oyassama ensinava sobre a vontade do Deus-Parens às pessoas que vinham à Residência unicamente para solicitar a salvação pessoal ou de familiares, convencendo-as através das maravilhosas salvações mostradas. Dessa forma, foi orientando e formando gradualmente os yoboku para a construção do mundo de vida plena de alegria e felicidade.
Pensando bem, mais do que receber uma salvação maravilhosa, se conseguirmos viver todos os dias com saúde, sem ter essas aflições, ficaríamos muito mais agradecidos. No entanto, quando estamos bem de saúde, é difícil ter esse sentimento de gratidão.
Nas Indicações Divinas, é ensinado: Cada um está ciente da coisa tomada emprestada. Embora compreendam a coisa tomada emprestada, se não compreendem a razão da coisa tomada emprestada e a liberdade, nada adianta.” (I.D. 12/10/1887)
Conforme é ensinado aqui, de nada adianta estar ciente de que o corpo é tomado emprestado de Deus-Parens se não compreender as providências divinas concedidas nesse corpo emprestado. Podemos dizer que, dentro do corpo humano, encontram-se as dez providências divinas, que também estão espalhados em todos os cantos do mundo. Graças a essas enormes providências que recebemos diariamente no corpo é que podemos usá-lo conforme desejamos.’
Para nós que já ouvimos sobre o ensinamento deste Caminho, estamos cientes e agradecidos por receber diariamente as providências de Deus-Parens no corpo e, com isso, podemos passar os dias com saúde, com espírito de alegria e gratidão. Assim, o hinokishin não é apenas a retribuição pela graça de ter recebido a salvação da enfermidade. Mais que isso, podemos dizer que são ações diárias de gratidão e retribuição em relação à vida que temos através das infinitas providências recebidas constantemente.
Não é fácil compreender que este corpo, que nos acompanha durante toda a vida, desde o nascimento até o retornamento, não seja algo nosso, mas sim, emprestado. No entanto, se refletirmos bem sobre a razão da coisa emprestada e tomada emprestada, compreenderemos que isso é, realmente, uma doutrina com um significado muito profundo.
Naturalmente, quando tomamos algo emprestado de alguém, já sabemos de antemão que teremos de devolvê-lo. Morrer significa devolver este corpo que foi emprestado por Deus-Parens. Deve ser do conhecimento de todos que utilizamos a palavra retornamento no lugar da morte, pois devolvemos este corpo emprestado para poder receber um novo corpo e renascer neste mundo. Para nós, a morte não é o fim da vida, e sim, um divisor, um marco para o renascimento. Assim, a existência seguinte se torna a vida futura; se seguirmos os passos trilhados no passado, chegaremos à vida anterior. O que liga a vida passada com a vida presente, e também a vida futura, é a predestinação.
Na Indicação Divina mencionada anteriormente, temos: “Se o corpo é emprestado, tudo é emprestado”. Se até o corpo é tomado emprestado, então, todas as outras coisas também não nos pertencem, são tomadas emprestadas. A partir disso, se tivermos a consciência de que todas as coisas são emprestadas por Deus, creio que daí nascerá a postura de não se apegar às coisas que possuímos.
Ainda, como o corpo é emprestado, não se pode usá-lo ao bel-prazer. Se utilizá-lo de modo contrário à intenção do emprestador, receberá advertências ou notificações. Para poder utilizar o corpo livremente e sem nenhuma dificuldade, deve-se utilizá-lo seguindo a vontade do emprestador, que é Deus-Parens. Portanto, é importante o esforço em buscar essa vontade divina.
O fundamento da doutrina da coisa emprestada e tomada emprestada está no fato de que o corpo é algo tomado emprestado de Deus-Parens e apenas o espírito nos pertence. No Okakissague, é ensinado: Bem, falando de ser humano, o corpo é uma coisa emprestada por Deus ou tomada emprestada dele. Somente o espírito é o teu bem.
Ainda, na Escritura Divina, temos: Seja qual for o espírito de cada um, revelarei tudo seguramente no corpo. ED. XII-171
Está ensinando que o corpo e o espírito estão ligados pelas providências segundo o espírito. Deus-Parens aceita todo uso espiritual diário de cada um e, conforme esse espírito, concede as suas graças no corpo e nas coisas ao redor.
Está ensinando que a origem das doenças está no erro do uso espiritual, e isto está sendo exemplificado concretamente como poeira. Dessa maneira, quando surge um incômodo no corpo, deve-se interpretá-lo como um aviso para rever e refletir a respeito do uso espiritual e do modo de vida até então.
Assim, ao mesmo tempo em que nos esforçamos para limpar as poeiras do coração, devemos mudar a direção do espírito para corresponder à vontade de Deus-Parens. Essa é a forma como devemos aceitar as doenças.
O ensinamento das oito poeiras é aquele que está mais intimamente relacionado ao uso espiritual do dia a dia. A metáfora da poeira mostra um conceito de que se limpar, podem ser retiradas, e nesse aspecto, é muito gratificante, mas se não tiver a preocupação de limpá-las diariamente, irá se acumulando por si só, havendo o risco de se tornar difícil de retirar com as próprias forças.
Ao final, Shimbashira-sama disse: ‘Hoje, com o intuito de reconfirmar o modo de se comportar e agir como um seguidor do Caminho na vida diária, com foco principal na doutrina básica mais próxima de nós, que é a razão da coisa emprestada e tomada emprestada, e também as oito poeiras, apreciando mais uma vez esses pontos, explanei sobre a manifestação da alegria e gratidão por ser vivificado recebendo a proteção divina onipotente de Deus-Parens no corpo tomado emprestado, que é o hinokishin.’
Assim, refletindo mais uma vez sobre esses ensinamentos, vamos renovar a nossa determinação de que no ano que vem, continuaremos firmes praticando os ensinamentos no dia a dia sempre com o sentimento de agradecer a Deus-Parens pelas suas graças e para contentar Oyassama eternamente viva.

Neste último tsukinamisai do ano, gostaria de agradecer a todos pela reverência mensal, pela participação do Serviço Sagrado, e as oferendas feita para a Sede da Igreja, para o Dendotyo e para o Kyokai. Além disso, agradeço aos yoboku que fizeram a ministração do Sazuke aos doentes, e para todos que estiveram sempre atentos em convidar e incentivar as pessoas para fazerem o koshu, o curso estudantil, o shuyokai e o regresso a Jiba. Muito obrigado.

Para podermos atingir as metas da determinação espiritual do ano que vem, gostaria de contar com o empenho de todos para chamar as pessoas, pois, logo em janeiro teremos o Curso Estudantil, para jovens de 15 a 20 anos de idade, do dia 4 a 8 de janeiro. Dia 3 de janeiro sairá do Tenri Kaikan, ônibus para o Dendotyo as 11 horas.
A inscrição deve ser feita até o Tsukinamisai de dezembro do Dendotyo. Assim, estou com a ficha e quem tiver interesse, gostaria que depois pegasse comigo.
O Shuyokai de 8 de janeiro a 4 de fevereiro.
Um aviso. O Gantansai, Cerimônia de Ano-Novo será no dia 1° (domingo), às 9 horas e no mesmo dia, a Grande Cerimônia de Janeiro, às 11 horas.
Agradeço a todos pela participação e reverência neste último Tsukinamisai deste ano e também agradeço pela sincera dedicação por todo o ano de 2016 ao kyokai.

Desejando boas festas e um excelente início de 2017, termino as minhas palavras. Muito obrigado.

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Boletim de novembro de 2016



Palestra de novembro de 2016

Os meus sinceros agradecimentos a todos que vieram reverenciar e participar da Cerimônia Mensal de novembro do Kyokai. Agradeço também a dedicação de todos aos afazeres do Caminho no dia a dia, aos trabalhos do Kyokai e também pela participação nas diversas atividades deste ano dos 130 anos do ocultamento físico de Oyassama.
         Agradeço também a todas as pessoas, mais de 20 pessoas que na semana passada, sábado, vieram ao Kyokai para o hinokishin de limpeza anual do Shinden, da cozinha e do refeitório. Muito obrigado.

         No mês de outubro, 19 pessoas do Kyokai fizeram o Regresso a Jiba. Quatro pessoas ouviram o Besseki e três pessoas receberam o Sazuke e se tornaram os mais novos yoboku do Kyokai. Parabéns a todos.
         Ainda, desde o dia 27 de outubro, teve início o Curso de Habilitação para Condutor de Igreja, Kentei Koshu, segunda parte, classe em português, com a participação de 11 pessoas e do Kyokai, Leonardo Tomoda está fazendo o curso.
        
         No mês passado, no dia 26 de outubro, foi celebrado em Jiba, a Grande Cerimônia dos 179 anos da Revelação Divina. Na palestra, Shimbashira-sama falou sobre a doutrina básica do corpo emprestado de Deus-Parens, sobre as poeiras espirituais e da prática do hinokishin cotidiano para agradecer as graças que recebemos diariamente.
         No início, explicou sobre o significado da Revelação Divina, dizendo sobre as predestinações do tempo predeterminado, do local que é Jiba da origem e da pessoa que é Oyassama que se tornou Sacrário de Deus-Parens.
         Tomando como exemplo a história de Izo Iburi que após receber a graça da esposa que estava sofrendo com complicações após o parto, decidiu fazer uma retribuição oferecendo a construção de um sacrário, pois ele era carpinteiro.
         Mas, Oyassama disse que isso não era preciso, mas que começassem a construção de uma pequena obra que se tornou o primeiro shinden da história do Tenrikyo, que foi chamado de Local do Serviço. Sobre isso, Shimbashira-sama disse: ‘A dedicação do senhor Izo do começo ao fim até a conclusão da construção creio que seja uma das formas representativas do hinokishin em retribuição as graças recebidas.’
Como sabem, logo após a colocação da cumeeira, ocorreu o nó do Santuário de Oyamato, onde algumas pessoas ficaram presas durante vários dias para averiguação. Com isso, a maioria dos seguidores deixou de frequentar a Residência com medo das autoridades e a construção praticamente parou. Porém, Izo se responsabilizou de terminar a obra, mesmo que sozinho. Com certeza, a sua gratidão pela graça recebida pela esposa é que manteve firme a sua determinação.
Temos no Hino III do Mikagura-uta:
Não há algo tão penoso como as doenças.
Doravante, eu também farei o hinokishin.
Interpretando o verso acima, não há nada mais sofrido e preocupante como ficar doente. O homem reconhece a importância da saúde apenas quando está doente. Tendo saúde, não toma consciência de seu valor. O quanto desejariam os enfermos deitados dia após dia nas camas dos hospitais, estarem no lugar daqueles que têm plena saúde. De agora em diante, haja o que houver, eu também vou me dedicar ao hinokishin para agradecer a Deus-Parens e a Oyassama.
No livro Doutrina de Tenrikyo, temos: ‘Quando sentirmos realmente a graça em tudo que sucede diariamente, a alegria de agradecer-lhe se manifestará naturalmente em nossas atitudes e ações. Isso nos foi ensinado como hinokishin ou dedicação do dia.
Sentimos realmente a graça de sua proteção quando formos salvos de algum sofrimento físico. Relembrando dos dias passados de enfermidade e comparando com os dias de hoje em que estamos bem, o nosso espírito exultará de alegria inefável. Se compreendermos profundamente a felicidade de podermos trabalhar com saúde, amparados em Deus-Parens, animar-nos-emos à dedicação do dia ou hinokishin segundo a vontade dele.’
Assim, significa que o hinokishin é a prática realizada através do corpo e é o ato de oferendar a alegria a Deus esquecendo o egoísmo.
Não há uma forma específica para o hinokishin. Podemos dizer que o hinokishin são todas as ações realizadas a partir do espírito sincero de querer contentar Deus-Parens, seja nas ações mais simples a sua volta ou uma atividade executada junto à comunidade local. É o sentimento de agradecimento em relação a Deus-Parens.
O hinokishin tem seu significado em oferecer a sinceridade da fé, através do esquecimento da ambição. Essa prática do hinokishin está baseado no ensinamento de que o corpo do ser humano é emprestado por Deus-Parens.
Nós que ouvimos sobre o ensinamento deste Caminho estamos cientes e agradecidos por receber diariamente as providências de Deus-Parens no corpo, e com isso podemos passar os dias com muita saúde tendo no espírito a alegria e gratidão.
Assim, o hinokishin não é apenas a retribuição pelas graças de ter recebido a salvação da enfermidade, pelo contrário, podemos dizer que são ações de gratidão e retribuição no dia a dia relacionadas a vida que vivemos através das imensas providências recebidas constantemente. Ainda, temos nos Hinos Sagrados:
Ao hinokishin, esquecendo a ambição,
isto se torna o primeiro fertilizante.      Mik. XI-4
Não há ambição num coração que se anima ao hinokishin. Esta ação desinteressada, discreta e devotada sem poupança de esforços será posteriormente o melhor fertilizante que fará produzir um belo fruto na vida de cada um.
Neste mundo, não há quem não tenha ambição que se manifesta de várias maneiras. No entanto, quando abrirmos os olhos do espírito ao verdadeiro aspecto humano, conscientizando-nos de que somos vivificados diariamente sob a ilimitada proteção de Deus-Parens, seremos tomados pelo sentimento de alegria e agradecimento, fazendo nascer o desejo de nos animarmos em retribuir por essa dádiva, dedicando o que estiver ao nosso alcance em benefício da coletividade, esquecendo-nos da ambição.
Nesse aspecto não importa a espécie, o volume, a habilidade no trabalho, e sim a sinceridade de retribuir com gratidão e dedicação máxima, sem almejar interesses pessoais. Isso é o hinokishin, que será o melhor fertilizante, conforme nos ensina este verso.
O nosso destino é tal como as plantas, deve ser frequentemente adubado. Planta-se boas sementes e emprega-se bons fertilizantes, condições indispensáveis para se obter uma farta colheita. Da mesma forma, o destino evoluirá com a adubação e a vida dará lindas flores, frutificando excelentemente.
Da alegria da fé, chegará a esquecer a ambição, animando-se ao hinokishin. Um dia, isso virá a ser o fertilizante da vida que desenvolve o destino, aprofundando e intensificando a fé. O caminho para a evolução espiritual só se concretizará através da devoção aos trabalhos para Deus.
Os filhos aumentam as virtudes e méritos herdados dos pais, realizando animadamente o hinokishin, os netos e os seus sucessores também o farão. E assim, fertilizando sempre, as gerações se desenvolverão em todos os aspectos. Isso é a razão celeste.
Em resumo, a alegria, a gratidão e a emoção profunda de sermos vivificados diariamente sem problemas, abrigados na graça ilimitada de Deus, deverão ser exteriorizadas como retribuição através do ‘hinokishin esquecendo a ambição’ e isso será o adubo mais eficaz da vida.
Bem, antes de finalizar, no próximo sábado, dia 12 de novembro, a partir das 10 horas, será realizado o bazar da pechincha. Agradeço a todos pela colaboração, trazendo as coisas para o bazar e a todos que estarão fazendo hinokishin nesse dia. Muito obrigado.

Mês que vem estaremos realizando o último tsukinamisai deste ano. Com sentimento de agradecimento pelas graças recebidas por todo este ano, gostaria de contar com a presença de todos.
         Agradecendo a participação de todos, termino as minhas palavras. Muito obrigado.