segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Palestra de setembro de 2012


Os meus sinceros agradecimentos a todos que vieram reverenciar e participar da Cerimônia Mensal de setembro do Kyokai. Agradeço também a dedicação de todos aos afazeres do Caminho no dia a dia, aos trabalhos do Kyokai e também pela sincera contribuição visando a comemoração dos 60 anos de fundação. Muito obrigado.
        
         Bem, hoje gostaria de falar um pouco sobre as orientações que recebemos de Deus-Parens. Essas orientações podem ser em forma de doenças ou de problemas que sofremos diretamente ou que acontecem com as pessoas mais próximas e acabamos por sofrer juntos.
         Todos nós sabemos que as orientações que recebemos não são castigos ou que Deus-Parens faz isso apenas para ver os seus filhos passarem por dificuldades e sofrimentos. Ao contrário, são manifestações do acúmulo das nossas poeiras espirituais e das más predestinações que possuímos.
         Assim, sempre é nos ensinado o mais importante é fazer sempre a reflexão das nossas atitudes, corrigir os nossos defeitos e maus hábitos, ou seja, fazer a limpeza das poeiras espirituais. Entretanto, sabemos que isso não é algo tão fácil de ser feito.
         Mesmo conhecendo o ensinamento de Oyassama, muitas vezes ficamos desanimados ou perdemos um pouco a fé diante das doenças e dos problemas que acabam surgindo em nossas vidas.
         Assim, gostaria de ver alguns episódios da vida de Oyassama para estudar um pouco sobre como os antigos mestres agiram diante das orientações recebidas de Deus para que isso possa se tornar também a nossa maneira de fazermos as respectivas reflexões.
         No episódio número 8, ‘Um Pequeno Aviso no Corpo’, temos que Koto Nishida saiu de casa pensando em ir orar no santuário Inari da vila de Senzoku por causa da dor de dente. Sem perceber, dirigiu-se ao leste em vez de ir para o norte, onde ficava Senzoku e no caminho encontrou-se com uma pessoa da família Okuda que perguntou aonde ela ia. Depois de um breve diálogo foi dito que se fosse a Shoyashiki, seria salva de qualquer doença.
         Desde modo, foi imediatamente visitar a Residência. Já era final de tarde, mas Oyassama recebeu-a dizendo:
         ‘Seja bem-vinda de regresso! Estava-a esperando.’ E continuou:
         ‘Foi um pequeno aviso no seu corpo.’ Em seguida, recebeu o hattaiko abençoado e ouviu os ensinamentos de Deus. Na hora de voltar para casa já estava completamente curada da dor de dente, mas deixou de visitá-la por quatro a cinco dias. Veio então uma forte dor nos olhos e foi imediatamente visitar Oyassama que lhe disse:
         ‘Foi um aviso no seu corpo.’ Ouviu novamente os gratos ensinamentos e estava curada quando ia voltar para casa. Após isto, durante três dias, Koto frequentou a Residência para fazer a limpeza, levando a sua refeição. Foi assim que se iniciou na fé.
        Em outro episódio, número 166, ‘Sinal no Corpo’, temos que em outubro de 1885, Naramume com oito anos de idade, filha de Ujiro Tanioka da vila de Tishawara, torceu o pé e isso evoluiu para reumatismo, e as dores fizeram-na chorar por três dias e três noites.
         Ela recebeu tratamentos médicos e foram feitas preces e orações nas vizinhanças, mas não sarava de nenhuma maneira e a dor ficava mais forte.
         Então, receberam a orientação de Omitsu Matsuura da mesma vila, que lhes ensinou a oferendar a luz de uma lamparina e orar voltados para Jiba: “Por favor, suspenda a dor antes que esta chama se apague.” Fizeram imediatamente como fora ensinado e rezaram com fervor jurando firmemente: “Se for salva, transmitiremos esta fé aos filhos e netos.” Ela recebeu a graça e as dores dos braços e das pernas, que a fizeram chorar até então, desapareceram.
A alegria foi tanta que Ujiro decidiu agradecer e regressou à Residência pela primeira vez carregando a filha nas costas. Encontrou-se com a própria Oyassama e pôde agradecer pessoalmente pela salvação.
Pouco tempo depois, Ujiro ficou doente do pulmão e emagreceu tanto que causava dó. Então, regressou à Residência e levado à presença de Oyassama, recebeu estas palavras:
“Atraí-o pondo um sinal no seu corpo.”
E foi-lhe dito para que voltasse com a roupa trocada. Apresentou-se na manhã seguinte bem trajado e recebeu o Dom do Sazuke. E logo viu-se curado do mal que se dizia incurável.
Emocionado, passou a andar de casa em casa praticando a salvação em sua terra natal. Mais tarde, ainda na época em que Oyassama estava presente fisicamente, mudou-se de Tishawara para a Residência, e passou a servir nos afazeres agrícolas.
         Através destes dois episódios dos antigos mestres, podemos entender que as orientações são sinais para as pessoas serem atraídas para junto de Deus-Parens. Essas duas pessoas iniciaram uma nova vida com muitas alegrias, dedicando-se na Residência.
         Por isso, os problemas e as doenças são avisos ou sinais de Deus-Parens. Não se pode pensar que é apenas um problema ou uma desgraça. Se através desses avisos conseguirmos refletir e determinar que vamos dedicar para a construção do mundo de vida plena de alegria e felicidade, com certeza iremos receber a graça da salvação.
         Quando determinamos que iremos dedicar ao máximo é que novos caminho de alegria irão se abrindo a nossa frente. É ensinado que os problemas e as doenças são as flores do caminho.

         No episódio número 87, ‘Porque os Próximos Gostam’, temos que Oyassama havia dito ao Izo Iburi para que regressasse logo à Residência. Porém, com três filhos pequenos e ao pensar no futuro, ocorriam-lhe diversas preocupações e não conseguia tomar uma decisão.
          Assim, mais tarde, a segunda filha Massae veio a ter uma moléstia dos olhos e o filho único Massajin, a perder repentinamente a fala. Com isso, a mãe Ossato procurou Oyassama e explicou: “Desejamos regressar o mais breve possível, mas não podemos desfazer as gentilezas que o pessoal de Itinimoto nos proporciona. Embora tenhamos no coração as vossas palavras, passamos prorrogando os dias.” Então, foi-lhe dito:
“Deus gosta porque os próximos gostam. Quando os outros desejam, Deus também deseja. Quando os outros gostam, Deus também tem prazer.”
Ossato insistiu: “Meus filhos ainda são pequenos. Por isso, solicito esperar até que cresçam.” Então, Oyassama afirmou:
“Há prazer no futuro porque têm filhos. Não haveria prazer se fossem somente os pais. Que regressem logo.”
Então, Ossato prometeu-lhe: “Regressaremos sem falta” e voltou para casa. Os dois filhos haviam recebido uma plena graça.
Através deste episódio podemos entender que quando alguém é muito querido e admirado pelos outros, Deus também deseja usar essa pessoa para os seus trabalhos.
Às vezes, Deus mostra orientações nos filhos para incentivar os pais a fazerem a reflexão e a mudança espiritual para que possam trabalhar pela salvação das pessoas.
Oyassama deseja que tornemos o nosso coração amável e gentil para que sejamos queridos pelas pessoas e assim, Deus também terá prazer. Os pais sentem prazer pelo futuro vendo o crescimento dos filhos.
Como foi dito, não haveria prazer se fossem somente os pais. Deste modo, é importante para os pais deixarem transmitida firmemente a alegria desta fé aos filhos desde pequenos.
Mesmo aqui no kyokai, muitos pais trazem os filhos desde pequenos. Essa atitude vai se tornando um hábito e a fé vai sendo transmitido de geração a geração. Não há outro caminho para a felicidade, a não ser seguir o ensinamento de Oyassama.

Bem, este mês é realizado tanto no Japão como em muitos países, o Dia da Divulgação. Creio que em cada regional do Yonomotokai já tenha sido marcada a data da divulgação.
Juntamente com o Jornal Tenri deste mês, coloquei junto alguns panfletos. Mesmo que não participem juntamente com a regional, gostaria que entregassem tanto os jornais como os panfletos, como uma forma de divulgação.
Além disso, em julho tivemos a visita de doutrinação do Dendotyo. Na ocasião, o reverendo Watanabe fez a palestra em japonês. Muitas pessoas ficaram interessadas em sua palestra, onde o tema foi o casal.
Assim, fiz um pedido a ele, e recebi a palestra e a permissão para traduzir e entregar para as pessoas do kyokai e coloquei também juntamente com o jornal.
Vamos realizar o mitamasai no 4° domingo, para homenagear os antepassados. Gostaria de contar com a presença de todos.
         Mês que vem, vai ser comemorado os 175 anos da Revelação Divina. É o mês da realização da Grande Cerimônia de Outubro, o mês do aniversário da Tenrikyo. Assim, gostaria de contar com a presença e a participação de todos e de toda a família.
         Agradecendo a presença e a participação de todos, termino as minas palavras. Muito obrigado.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Boletim de agosto de 2012



Palestra de agosto de 2012


Os meus sinceros agradecimentos a todos que vieram reverenciar e participar da Cerimônia Mensal de agosto do Kyokai. Agradeço também a dedicação de todos aos afazeres do Caminho no dia a dia, aos trabalhos do Kyokai e também pela sincera contribuição visando a comemoração dos 60 anos de fundação. Muito obrigado.
         No mês passado, sete pessoas fizeram o regresso a Jiba para participarem do Seminário de Oyasato, do Corpo de Hinokishin Internacional do Seinenkai e do Corpo de Hinokishin do Regresso das Crianças a Jiba. Além disso, 4 pessoas receberam o dom do Sazuke. Assim, recebemos a graça de mais quatro novos yoboku. É algo realmente gratificante.
         Como foi lido na Dedicatória, este mês está fazendo 32 anos desde que este shinden foi inaugurado, graças a dedicação de muitas pessoas que hoje não estão mais presentes. Entretanto, por ter havido a sinceridade dessa pessoas e de muito dos senhores que estão presentes hoje é que mensalmente, estamos podendo realizar alegre e animadamente o Serviço Sagrado da salvação ensinado pela Oyassama.
         Antes de fazer a palestra, gostaria que tanto os participantes do Seminário de Oyasato, Tissato Ota e Guilherme Yuji Shimada e também os participantes do Corpo Internacional de Hinokishin, Issao Kamo, o filho Adriano Massato e Jairo Massao Murata e a participante do Corpo de Hinokishin do Regresso das Crianças a Jiba falassem um pouco sobre a experiência em Jiba.

         Muito obrigado pelos relatos de todos e tenho a certeza de que a experiência passada em Jiba ficará para sempre como uma boa lembrança e com aquela vontade de novamente fazer o regresso.
         Bem, hoje gostaria de fazer uma breve explicação do Seminário de Oyasato, realizado todos os anos em Jiba e também do Corpo de Hinokishin Internacional do Seinenkai e do Corpo de Hinokishin do Regresso das Crianças a Jiba, pois no mês passado, como foi relatado, tivemos a participação de pessoas do nosso kyokai em todos esses eventos.
         O Seminário de Oyasato é promovido pelo Departamento de Missões Exteriores, Kaigaibu. Tem a finalidade de reunir os jovens seguidores do Caminho em Jiba para estudar e praticar o ensinamento de Oyassama. Graças ao empenho de muitos pais, todos os anos, estamos tendo a participação dos jovens do nosso kyokai também.
         O seminário tem a participação de jovens, filhos de fiéis com idade entre 17 e 20 anos e acontece sempre em Jiba no mês de julho, do dia 10 ao dia 27.
         Este seminário teve início em 1984, com a finalidade de orientar para o caminho da fé, os jovens de países estrangeiros. Esses jovens, reunindo-se em Jiba, se esforçam em aprimorar a fé durante mais de duas semanas, participando de aulas de doutrina e também da prática do ensinamento.
         Este ano, houve a participação de 79 jovens de 11 países, como o Estados Unidos, Havaí, Canadá, Uganda, Austrália, Hong Kong, Paraguai, México, Colômbia, Brasil e Taiwan. Os cursos foram divididos em inglês, chinês, espanhol e português com 28 pessoas.
         Na cerimônia de abertura realizada no instituto de línguas, Tenrikyo Gogakuin, o chefe do Kaigaibu, reverendo Miyamori disse o seguinte aos participantes: “Todos regressaram ao local original da criação dos seres humanos que é Jiba. Pode se dizer que aqui foi o local aonde aconteceu o primeiro milagre, ou seja da criação humana. Desejo que durante a permanência em Jiba, no dia a dia do curso, se esforçassem em sentir as imensas e milagrosas graças concedidas por Deus-Parens que muitas vezes deixamos passar despercebidas.”
         Com essas palavras, animou e incentivou os alunos do seminário a se dedicarem ao máximo, sentindo como é gratificante pode estudar em Jiba, local onde se encontra Oyassama eternamente viva. Em seguida, os alunos e os responsáveis se dirigiram até o Shinden, e fizeram o Onegai Zutome, solicitando a graça para a condução normal durante todo o seminário.
         A primeira semana é voltada para as aulas de doutrina, vida de Oyassama, treino de Otefuri e dos instrumentos, além do hinokishin diário tanto no alojamento como na escola. Fazem também a caminhada Jusan Togue de quase 20 quilômetros.
Esta caminhada é para relembrar a primeira divulgação feita pela filha de Oyassama, Kokan quando estava com 17 anos de idade. Ela e mais três acompanhantes saíram da Residência e se dirigiram a pé, a Osaka no ano de 1853, quando passaram pelo Jusan togue. Nesse mesmo ano tinha acontecido o retornamento do pai Zembee e tinham vendido a mansão da família.
         A segunda semana é voltada para a prática da divulgação. Este ano, os brasileiros foram até a Casa de Missionamento de Hiroshima, Fukyo-no-Iê. Esta Casa de Missionamento existe em vários locais no Japão. Durante um ano, as pessoas que entram nessa casa, praticam unicamente a divulgação todos os dias, de manhã até ao entardecer.
Deste modo, os alunos brasileiros, juntamente com os jovens japoneses dessa casa de missionamento, andam de casa em casa dessa região durante todo o dia, fazendo a divulgação. Quando podem, fazem também a ministração do Sazuke aos doentes. Além disso, fazem palestras em frente à estação de trem ou parque e cantam os hinos pelas avenidas e ruas da cidade e fazem hinokishin de limpeza.
Geralmente, ficam sem o almoço, pois saem de manhã e voltam somente à tarde. Essa é uma forma de sentir as dificuldades e os sacrifícios dos antepassados que, muitas vezes, sem terem o que comer, andavam de casa em casa transmitindo o ensinamento de Oyassama.
Ao regressarem a Jiba, tem a oportunidade de participarem de um jantar com o Shimbashira-sama e esposa e o responsável do curso apresenta um por um, os alunos à ele. Com certeza é uma grande honra e é algo inesquecível.
No dia 26 de julho, reverenciam a Cerimônia Mensal da Sede da Igreja, Honbu e com o início do regresso das crianças, Kodomo Ojiba Gaeri, à noite, participam do desfile juntamente com o grupo do Brasil do Oyasato Paredo. O Seminário termina no dia 27 com a cerimônia de encerramento e a despedida com todos os participantes.

O Corpo de Hinokishin Internacional é promovido pela Associação dos Moços, Seinenkai Honbu e acontece a cada três anos em Jiba. Todos devem se lembrar que no Tsukinamisai de março deste ano, tivemos a presença do diretor do Seinenkai do Brasil, Diogo Nakashima, explicando e convidando os jovens para participarem do evento.
O Corpo de Hinokishin foi realizado do dia 18 a 24 de julho e este ano teve a participação de 143 pessoas de 10 países como os Estados Unidos, Havaí, Brasil, México, Argentina, Austrália, França, Taiwan, Coréia do Sul e Nepal.
Esta atividade tem como finalidade reunir os jovens membros do Seinenkai de países do estrangeiro para dedicarem a sinceridade em Jiba e também fortalecer os laços de amizade com pessoas de todo o mundo.
No dia 18, os jovens começaram a se reunir no alojamento n° 12, trazendo as suas bagagens. Na Cerimônia de Abertura, o Shimbashira-sama que é o presidente mundial do Seinenkai explicou sobre o início do corpo de hinokishin e disse o seguinte: “tanto o corpo de hinokishin do Seinenkai e este corpo de hinokishin internacional, os dois tem o mesmo significado que é continuar fazendo o hinokishin até o dia da conclusão de todas as obras do Oyasato Yakata.
Dentro da nossa fé, a prática do hinokishin é algo que não pode deixar de existir. Quando estiverem se dedicando ao hinokishin, desejo que se esforcem em buscar cada vez mais a intenção de Deus-Parens e também para pacificar o próprio espírito.”
Disse também que todos regressaram a Jiba por ter havido o desejo de Deus-Parens, por isso, através do hinokishin, agir de maneira para corresponder a essa intenção e ao final explicou: “apesar da diferença de língua e de cultura, todos são associados do Seinenkai, por isso devem se esforçar no dia a dia para que Deus-Parens possa aceitar a sinceridade e com união e harmonia espiritual, aproveitassem ao máximo o período do hinokishin.”
A partir do dia 19, divididos em grupos, todos iniciaram o hinokishin em diversos locais de Oyasato. Como antecede o Kodomo Ojiba Gaeri, muitos foram para locais onde eram feitos os preparativos das atividades para a crianças.
Pelo menos, uma vez durante a semana, cada grupo foi até as montanhas Jatani, na província de Nara, local onde existe uma reserva de árvores da Sede da Igreja. Muito tempo atrás, foram plantadas muitas árvores nessas montanhas para futuramente serem utilizadas nas obras de Oyasato, como por exemplo na construção do shinden.
Assim, como o trabalho é pesado, os jovens se esforçam bastante para fazer a manutenção das árvores, tiram as toras caídas e fazem a limpeza do terreno.
A noite, escutam palestras, fazem treinos de Otefuri e instrumentos sagrados além da confraternização com os demais jovens de outros países.
O Seinenkai do Brasil, tinha feito a determinação de 60 participantes, como uma meta pelo fato do Dendotyo ter comemorado no ano passado, 60 anos de fundação. Graças ao empenho de todos, o grupo do Brasil foi o maior de todos os países, chegando a 63 pessoas.
No último dia, todos os participantes participam de uma festa juntamente com o Shimbashira-sama, presidente mundial do Seinenkai. É uma imensa alegria para todos e o sentimento de ter dedicado o suor do hinokishin em Oyasato.
Além disso, a partir do dia 26 de julho, teve início o Regresso das Crianças a Jiba, Kodomo Ojiba Gaeri, promovido pela Associação Infantojuvenil, Shonenkai Honbu. Este ano o Brasil participou com mais de 30 pessoas entre crianças e encarregados.
As crianças do Brasil, juntamente com a dos Estados Unidos, Havaí, Coréia do Sul e Taiwan, formam o Corpo de Hinokishin. Além de se divertirem com as atividades, as crianças também fazem hinokishin de servir chá gelado em tendas espalhadas por toda a Oyasato, em diversos pontos de atividades.
Como sabem, julho é pleno verão no Japão. Assim, o calor é intenso. O hinokishin consiste em servir chá gelado para os participantes e adultos acompanhantes que participam das atividades do Kodomo Ojiba Gaeri.
Esta é uma oportunidade para que desde cedo, as crianças também possam dedicar a sinceridade através do hinokishin em Oyasato, ou seja, plantar boas sementes para se tornar méritos e virtudes no futuro.
         Bem, estas foram as explicações das atividades realizadas em Jiba no mês passado, onde tivemos a participação de várias pessoas do kyokai.
         Agradecendo a presença e a participação de todos e também dos deliciosos pratos trazidos para o naorai que vamos fazer logo em seguida comemorando os 32 anos de inauguração do shinden, termino as minas palavras. Muito obrigado.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Boletim de julho de 2012



Palestra de julho de 2012


本日は、教会の7月の月次祭を滞りなく勤めさせて頂き、誠にありがとうございました。
今日は伝道庁巡教ということで、庁長様の親心を頂き、お忙しいなか伝道庁主事渡辺与雄先生、随行シアノルテ教会長木村義和先生のお入込を頂き、心からお礼申しあげます。誠にありがとうございます。
又、皆様方には、月々の教会の御用の上に勇んでおつとめ下さり、特に、教会の60周年にむけて、真実をお寄せ頂いております事をお礼もうしあげます。ありがとうございます。
只今から、ポルトガル語で木村先生が立教179年(2016)1月26日に教祖130年祭が執行されるにあたり、教祖の年祭を迎えさせて頂く三年千日を仕切って、布教活動を始めるために、お話をして頂きます。
その後、日本語で渡辺先生がお話をしてくださいますので、どうか最後まで、しっかりお聞き取りくださいますうよろしくお願い申しあげます。

Acabamos de realizar alegremente o Serviço Sagrado e a Dança das Mãos referente à Cerimônia Mensal de julho do kyokai. Os meus sinceros agradecimentos a todos os senhores que, deixando os compromissos e afazeres do fim de semana, vieram em grande número, reverenciar o Tsukinamisai. Agradeço também a sincera contribuição para as reformas e melhorias visando os 60 anos de fundação do nosso kyokai. Muito obrigado.
         Agradeço também ao Diretor do Dendotyo, reverendo Yoshio Watanabe e ao condutor da Igreja Cianorte, reverendo Yoshikazu Kimura que, mesmo estando atarefados com os trabalhos das respectivas igrejas, vieram no dia de hoje, para realizar a visita de doutrinação do Dendotyo, visando a celebração dos 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama a ser realizado no dia 26 de janeiro do ano 179 da Revelação Divina (2016). Muito obrigado.
         Em primeiro, o reverendo Kimura fará a palestra em português e em seguida, o reverendo Watanabe fará a palestra em japonês. Vamos ouvir atentamente a mensagem a respeito do início das atividades dos três anos, mil dias e a importância da determinação espiritual dessa época oportuna. Gostaria de solicitar  a atenção de todos.


只今は、渡辺先生、木村先生が教祖130年祭にむけて三年千日活動についてお話くださいましてありがとうございました。
この大事な時旬に私どもはじめ、皆様方もしっかりと心に治めて、これからも日々勇んで、2016年1月26日に勤められます、教祖130年祭に向けて、成人をさせて頂き、親神様、教祖に喜んでいただけますようにつとめさせて頂きたいとおもいます。
それでは、これをもちまして7月の月次祭をおわらせて頂きます。本日はどうもありがとうございました。

Acabamos de ouvir as orientações do Primaz, transmitida pelos mestres referente à celebração dos 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama a ser realizada no dia 26 de janeiro de 2016. Desse modo, vamos renovar a decisão de empenharmos ao máximo e trabalharmos com afinco para a concretização da determinação espiritual das atividades dos três anos, mil dias que vai ter início a partir de agora.
Como foi explicado, sobre essa celebração, Shimbashira-sama já disse no início deste ano:
“Os decenários de ocultamento físico de Oyassama não devem ser realizados como algo convencional por terem passados dez anos. Esses decenários são marcos que objetivamos e nos esforçamos nas atividades do decenário em união espiritual de todo o Caminho, procurando contentar Oyassama eternamente viva, mostrando-a a imagem desse resultado que é a nossa evolução espiritual.”
Significa que o decenário não é apenas para ser celebrado só porque chegou a data determinada, como uma obrigação, mas terá significado quando todos nós, em união espiritual, nos esforçarmos e trabalharmos no sentido de contentar Oyassama eternamente viva e juntamente fazermos o crescimento espiritual.
Da mesma forma como aconteceu há 10 anos, fizemos a determinação espiritual do número de pessoas para frequentarem o Curso de Habilitação para Mestre, para receberem o Dom do Sazuke, para o Shuyokai e o Koshu.
         Além disso, como foi explanado pelos mestres, vamos trabalhar durante os próximos três anos para que em 2016, um maior número de pessoas do nosso kyokai possa regressar a Jiba no ano do Decenário.
         A sinceridade dedicada por cada um nessa época oportuna será a origem das graças recebidas posteriormente por cada família e também, estará ligada ao crescimento e desenvolvimento do kyokai. Esse trabalho e esforço de todos em conjunto, unindo as forças para atingir as metas é que resultará também na nossa evolução espiritual desejado por Deus-Parens e Oyassama.
Desse modo, após ouvirmos as orientações através da visita de doutrinação de hoje, vamos iniciar unidos e animados as atividades dos três anos, mil dias para os 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama. Gostaria de contar com a colaboração de todos.
Agradecendo mais uma vez a presença dos mestres, reverendo Watanabe e reverendo Kimura e a participação de todos, termino as minhas  palavras.
Muito obrigado.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Boletim de junho de 2012



Palestra de junho de 2012


Agradecimentos a todos pela sincera dedicação aos trabalhos do nosso Kyokai e pela contribuição mensal visando as reformas e melhoramentos para a comemoração dos 60 anos de fundação, em 2014.
Em primeiro lugar, gostaria de informar sobre a visita de doutrinação do Dendotyo (Junkyo) que vai acontecer no Tsukinamisai do mês que vem, a ser realizado no dia 1° de julho.

Essa visita de doutrinação tem como objetivo transmitir os pontos importantes e fazer a determinação espiritual para as atividades dos três anos, mil dias visando a celebração dos 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama a ser realizado em 26 de janeiro de 2016. A palestra em japonês será feita pelo reverendo Yoshio Watanabe, diretor do Dendotyo e kaityo da Igreja Nippaku e em português, o reverendo Yoshikazu Kimura, kaityo da Igreja Cianorte e presidente da Associação Estudantil.
Sobre essa celebração, Shimbashira-sama já disse no início do ano o seguinte:
“Os decenários de ocultamento físico de Oyassama não devem ser realizados como algo convencional por terem passados dez anos. Esses decenários são marcos que objetivamos e nos esforçamos nas atividades do decenário em união espiritual de todo o Caminho, procurando contentar Oyassama eternamente viva, mostrando-a a imagem desse resultado que é a nossa evolução espiritual.”
Significa que o decenário não é apenas para ser celebrado só porque chegou a data determinada, como uma obrigação, mas terá significado quando todos nós, em união espiritual, nos esforçarmos e trabalharmos no sentido de contentar Oyassama eternamente viva e juntamente fazer a evolução espiritual.
Desse modo, gostaria que durante este mês, avisassem os familiares sobre essa visita de doutrinação para que todos, ouvindo as orientações dessa época oportuna, possamos iniciar unidos e animados as atividades dos três anos, mil dias para os 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama. Gostaria de contar com a colaboração de todos.

Entre os meses de abril e maio estive fazendo o regresso a Jiba, pois no dia 27 de abril, teve início o Kyoto Shikaku Koshu, o Curso de Habilitação para Mestre do Caminho, classe de língua portuguesa que é realizado uma vez por ano. O curso contou com a participação de 8 pessoas e eu fui o professor responsável da turma e das aulas de doutrina e as aulas de Vida de Oyassama foi dada pela condutora da Igreja Rikuhaku Osasco, Harumi Kataoka.
         O Curso de Habilitação para Mestre do Caminho tem como objetivo formar os mestres da Tenrikyo que se animem na dedicação sincera à salvação, procurando pessoalmente praticar e buscar o ensinamento e, próximos a Deus-Parens e Oyassama, evoluir cada vez mais o espírito, conscientes de serem um yoboku.
         O curso tem duração de 15 dias e podem participar as pessoas que já concluíram o Seminário de Formação Espiritual, Shuyokai do Brasil e que tenham recebido o Dom do Sazuke.
Os participarem tiveram a oportunidade de estudar e entrar em contato direto com a história do Caminho e puderam sentir bem próximo a vida-modelo de Oyassama. A impressão que ficou para todos foi a alegria de conviver em Oyasato, cultivando diariamente a ajuda e a salvação mútua juntamente com os demais alunos do curso, seja na escola como também nos respectivos alojamentos.
Segundo os alunos, os debates e as reflexões que ocorriam após cada aula de Doutrina ou Vida de Oyassama foram realmente importantes para tirarem as dúvidas e ouvir também as opiniões de outros colegas. Assim, através das discussões em sala de aula com a orientação dos professores, muitos conseguiram esclarecer as dúvidas e com isso compreender mais profundamente o ensinamento.
Os cursistas brasileiros, superando as dificuldades da língua, dos costumes e da comida, se esforçaram em absorver ao máximo os ensinamentos transmitidos pelos professores e procuraram colocar em prática no cotidiano, sentindo a verdade das palavras de Oyassama e com certeza, voltaram com a convicção da importância do trabalho de um yoboku.

Bem, e hoje gostaria de falar sobre o yoboku citando as palavras do Segundo Shimbashira, quando ele esclareceu sobre os três preceitos da fé que todos nós devemos praticar no nosso cotidiano.
Ele falou sobre a missão como instrumento de Oyassama: “Os senhores são instrumentos de Oyassama. Gostaria que, adotando o espírito dela e tornando-se instrumentos do trabalho da salvação e da propagação da fé, sendo yoboku ou materiais humanos da obra jubilosa, os quais levam todas as pessoas do mundo a desfrutar igualmente a vida plena de alegria, consolidassem seus respectivos encargos e empenhassem sua respectiva capacidade nesse sentido.
A obra jubilosa dita em palavras parece fácil, porém, se refletirem, os senhores, que são instrumentos, compreenderão que o nosso trabalho cotidiano é seguir a vida-modelo, unindo harmoniosamente nossa espírito, conduzindo-nos firmemente com o sentimento sincero para com Deus e praticando o hinokishin com a ambição esquecida.
Temos como nossa determinação espiritual diária os três artigos de fé que são: o espírito de devoção única a Deus, a harmonia da unidade de espírito e atitude de hinokishin com a ambição esquecida. Desejo que os senhores mantenham diariamente no espírito esses artigos de fé desde que trabalham como instrumentos de Oyassama.”

O significado original do yoboku, a partir do que é explanado para a construção do mundo, é exemplificado como empreendimento da concretização do mundo de vida plena de alegria, ou seja, são os materiais, os recursos humanos.
Atualmente, aqueles que recebem o Dom do Sazuke são chamados de yoboku, e com esse pensamento, o trabalho do yoboku torna-se o de construir o mundo de vida plena de alegria, dedicar na salvação das pessoas e ministrar o Sazuke.
Sobre a atitude de espírito diária do yoboku, como disse no começo, o Segundo Shimbashira, explanou como sendo “os três princípios da fé”, que são: o espírito de devoção única a Deus, a harmonia da unidade de espírito e atitude de hinokishin com a ambição esquecida.
Devoção única a Deus, significa trilhar firmes de acordo com a intenção de Deus-Parens esquecendo as cogitações humanas. Devemos sempre procurar ter o espírito de caminhar dedicando em aproximar-se e estar de acordo com essa a vontade de Deus. Essa intenção de Deus é “salvar toda a humanidade, e concretizar a vida plena de alegria e felicidade”.
Como sabem, este ensinamento foi iniciado por Oyassama para concretizar essa intenção de Deus-Parens. Por isso, quando se diz querer aproximar à essa intenção, primeiro devemos aprender sobre o ensinamento. Tornando-se yoboku, familiarizar-se diariamente com o “Ofudessaki” que foi escrito pessoalmente pela Oyassama, ler a Doutrina de Tenrikyo, a Minuta da Vida de Oyassama, deixando no coração os pontos importantes do ensinamento. Logicamente, não basta apenas fazer a leitura, mas esforçar para viver o cotidiano com base nos ensinamentos. Fazendo assim, gradualmente as atitudes como yoboku irão sendo assimiladas e se tornará à base de apoio para as reflexões da doutrina e nas tomadas das decisões.

Sobre a atitude de hinokishin. Hinokishin é a oferenda que fazemos através dos trabalhos do corpo.
No Mikagura-uta:
O transporte de terra é algo extraordinário,
se isto se tornar uma contribuição!  (Hino XI – Sétimo)
Contribuição, ou kishin, de modo geral, significa doar dinheiro ou objetos aos santuários e templos, mas explana que atitudes como o transporte de terra também são aceitas como contribuição.
Consequentemente, quanto ao hinokishin, mesmo que não tenha dinheiro ou valores materiais, mas se ao menos tiver o espírito sincero, penso que qualquer pessoa pode fazer. É o ato de procurar ter sempre em mente a alegria de ter sido salvo da enfermidade ou do sofrimento de problemas, ou ainda, hinokishin é ter sempre em mente o espírito de gratidão às enormes providências que recebemos diariamente.
Ainda, sobre fazer hinokishin:
Marido e mulher juntos no hinokishin,
isto é a primeira semente das coisas.         (Hino XI – Segundo)
Ao hinokishin, esquecendo a ambição,
isto se torna o primeiro fertilizante. (Hino XI – Quarto)

Isso é o hinokishin, que será o melhor fertilizantes, conforme nos ensina este verso.
A nossa vida é tal como as plantas, deve ser frequentemente adubado. Planta-se boas sementes e emprega-se bons fertilizantes, condições indispensáveis para se obter uma farta colheita. Da mesma forma, o nosso destino será cada vez melhor com a adubação feita através do hinokishin.
Os filhos aumentam as virtudes e méritos herdados dos pais, realizando animadamente o hinokishin, os netos e os seus sucessores também o farão. E assim, fertilizando sempre, as gerações se desenvolverão em todos os aspectos. Isso é a razão celeste.
São pontos que não devem ser esquecidos e também devemos ter como conduta diária.
Este ano, foi comemorado os 80 anos desde que teve início o Dia do Hinokishin, e gostaria de agradecer a todos que foram ao Parque da Independência, no dia 1° de maio, para participar do evento que contou com a presença de mais de 800 pessoas. Muito obrigado.

O terceiro artigo de fé que é a união espiritual. O modelo de união espiritual é o trabalho dos instrumentos na criação original. Discernindo a intenção de Deus-Parens, fundindo-se a esse espírito, rumo a um único objetivo que é o da criação dos seres humanos, e mantendo a harmonia do todo, ao mesmo tempo em que trabalham cumprindo as suas respectivas funções, isto sim que é o melhor modelo de união espiritual.
Sobre a união espiritual, não é todos fazerem a mesma coisa. É o ato de trabalhar harmoniosamente rumo a um único objetivo, tendo cada um executando firmemente a sua respectiva função. No Ossashizu, temos:
Doravante, devem unir bem os espíritos. Isto é a razão mais importante. Devem ajustar firmemente a razão do espírito à razão do Caminho. (20/07/1902)

Significa que o ato mais importante de todos é ajustar-se à razão dos ensinamentos e, corresponder à intenção de Deus-Parens. Desse modo, Deus-Parens aceitará a nossa sinceridade.
Ainda, explana que:
Caso todos se ligarem em união espiritual, concederei qualquer providência. (19/01/1898)

Estes três princípios da fé são os usos espirituais inalteráveis e diários do yoboku mesmo nos dias de hoje, e penso que podemos afirmar ser um guia do modo de trilhar este Caminho.
No final deste mês e em julho, 8 pessoas do nosso kyokai estarão regressando a Jiba. Duas pessoas irão participar do Seminário de Oyasato, três pessoas irão participar do Corpo Internacional de Hinokishin da Associação dos Moços, e 4 pessoas participarão do Corpo de Hinokishin do
Regresso das Crianças a Jiba, Kodomo Ojiba Gaeri.
Entre os regressantes, quatro pessoas irão receber o Sazuke e se tornarão os mais novos yoboku do nosso kyokai.
Desejando o bom regresso a Jiba e agradecendo mais uma vez pela participação e reverência de todos nessa cerimônia mensal de junho, termino as minhas palavras.
Muito obrigado.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Boletim de abril de 2012

Palestra de abril de 2012

Palestra do Kyokai de 1° de abril de 2012 (214 anos de Oyassama)

Agradecimentos pela dedicação ao Kyokai e pela contribuição para a comemoração dos 60 anos de fundação.
Como foi lido na Dedicatória, no dia 18 deste mês, estaremos comemorando os 214 anos do aniversário de Oyassama. Hoje, juntamente com a Cerimônia Mensal, comemoramos também o seu aniversário.
Assim, gostaria de falar um pouco sobre a Nossa-Mãe, Oyassama.
Como sabem, o ponto principal da fé tenrikyana, começa da crença em Oyassama. Sem isto, não haveria a nossa fé.
Na preleção do Besseki, ouve-se resumidamente o seguinte:
“Oyassama ou Nossa Mãe é a pessoa com a alma predestinada do protótipo de mulher no ato da criação da humanidade. Nessa ocasião, Deus-Parens prometeu-lhe que a traria de volta à residência original predestinada pela concepção dos seres humanos, ao passarem tantos anos quanto o número de filhos nascidos na primeira geração, a fim de ser adorada como deusa.
De acordo com a promessa, Deus-Parens fez renascer no mundo como ser humano e trouxe-a de volta à residência original, denominada Nakayama, local da primeira concepção dos seres humanos. Deu o primeiro sinal de orientação causando uma enfermidade na perna de Shuji, o filho primogênito de Oyassama, quando Ela estava com 40 anos de idade. Um ano depois, chegando o tempo predeterminado, isto é, 26 de outubro de 1838, Deus-Parens tomou o corpo de Oyassama e introduziu o espírito divino para esclarecer o caminho da salvação de toda a humanidade.”
Neste trecho, estão explicadas a causa original que propiciou o início do Tenrikyo e o porquê do Sacrário de Deus-Parens.
É ensinado que Oyassama, já antes do seu nascimento, era a pessoa com a alma predestinada do protótipo, ou seja, de mãe, na ocasião da criação dos seres humanos. No entanto, estes fatos foram explicados pela primeira vez após Oyassama ter sido estabelecida como Sacrário de Tsukihi. Por isso, até 1838, tanto os seus pais Maegawa como o seu marido e os sogros Nakayama, ninguém sabia da predestinação da alma de Oyassama. E ainda, Oyassama, através do casamento, foi conduzida de volta para a residência original. Isto também foi explicado por ela.
Há seguintes trechos referentes à Revelação Divina no Ofudessaki:
É a Residência onde iniciei este mundo.
É o Parens original da criação dos seres humanos. VI-55
Tendo-as verificado, Tsukihi, desceu do
céu porque desejava informar todas as coisas. VI-56
O espírito de Tsukihi pensa verdadeiramente
em receber o sacrário de cada um. VI-57
Depois disso, poderei fazer onipotentemente a
explanação, a qualquer momento, como pretendo. VI-58
Embora tenha até agora firmemente obtido
o Sacrário de Tsukihi, estava retraído. VI-59
Ao lado de dizer sobre as predestinações da residência e da alma da Oyassama, encontra-se a referência sobre o sacrário de cada um.
O sacrário de cada um significa o respectivo sacrário dos instrumentos que Deus-Parens usou no momento da criação original dos seres humanos.
Em referência, tem-se dito também sobre a Revelação Divina:
O início deste mundo foi em Yamato,
na Aldeia de Shoyashiki do Distrito de Yamabe. XI-69
Nesse local, na residência dos Nakayama,
avistam-se os instrumentos com que criei os seres humanos. XI-70
Estes instrumentos são Izanagui e Izanami
e também Kunissazuti e Tsukiyomi. XI-71
Tendo-as verificado, Tsukihi, desceu do céu e
faz preparos para instruir-lhes todas as coisas. XI-72
Quer dizer que em 1838, na Revelação Divina, estavam na residência as pessoas com as almas predestinadas dos quatro instrumentos: Izanagui (Zembee), Izanami (Oyassama), Kunissazuti (Kokan) e Tsukiyomi (Shuji), que são os sacrários de cada um respectivamente.
Oyassama é um deles, porém, como já estava estabelecida como o Sacrário de Tsukihi seguramente aceita por Deus-Parens conforme a sua intenção, incentivava nestes versos a maturação dos demais respectivos sacrários. Este fato está escrito claramente no capítulo VII da Minuta da Vida de Oyassama:
“As almas dos que serviram como instrumentos da criação dos seres humanos, permanecendo para todo o sempre na residência original, retornando e renascendo, trabalharão para a salvação de toda a humanidade.”
Agora, vou falar sobre a diferença de Oyassama que foi estabelecida como Sacrário de Tsukihi e anterior a isso. Primeiramente, a Oyassama anterior a 1838.
“O casal era muito caridoso e, principalmente sobre a Oyassama, os aldeões diziam até louvando: – A patroa dos Nakayama é uma pessoa excelente.”
Isto porque a Oyassama era uma senhora sincera como patroa de uma família de lavradores com cargo na vila. Era muito gentil com todos, cheia de sentimento de caridade. No lar, era boa esposa e mãe dedicada.
Entretanto, desde que se tornou Sacrário de Deus-Parens, os elogios mudaram para difamação e discriminação, e diziam que Oyassama estava possuída por espírito maligno e estava louca. Especialmente depois que, obedecendo os dizeres de Deus-Parens, ela e a família caíram no fundo da pobreza. Até os parentes romperam as relações. Foram abandonados pelos amigos, ridicularizados pelas pessoas da sociedade, judiados pelos vizinhos, e vieram a sofrer oposições. Além disso, sofreram violências dos ascetas montanheses e dos bonzos, intervenções da polícia e das autoridades governamentais, e repetidos sacrifícios de detenções e prisões.
Isto porque o que Oyassama explicava eram fatos nunca antes ouvidos, e a sua ação era muito diferente da sociedade.
Ao pensar nisso, a sua caminhada até os 40 anos de idade, que todos já conhecem, houve o caso do ladrão de arroz. Oyassama, em vez de repreendê-lo, disse: “Deve ter feito levado pela pobreza. Lamento por esse espírito”, e concedeu o arroz, dando conselhos para o seu futuro. Também houve o caso de oferecer a vida de suas duas filhas e ainda a sua própria vida se for insuficiente, quando alcançar o pedido, a salvação da vida de um menino que havia tomado aos seus cuidados e que contraíra varíola, orando para todos os deuses, e assim, obteve a graça. E inúmeras outras ações de Oyassama, que eram difíceis de serem imitados pelas pessoas da época, mas podiam ser entendidas, inclusive as suas palavras. Por isso, elogiavam-na com admiração.
Isso porque a fala e as ações eram condizentes com os costumes e a moral, e os diversos ensinamentos da sociedade da época.
Entretanto, após outubro de 1838, ela começou a ensinar o caminho único de Tenri-Ô-no-Mikoto. No Ofudessaki tem-se:
Aquilo que Tsukihi pensa neste momento,
a boca é humana, mas o espírito é Tsukihi. XII-67
Ouçam bem! Tsukihi tomou emprestado a boca
e emprestou-lhe o seu espírito inteiramente. XII-68
Conforme estes versos, depois de 26 de outubro de 1838, a imagem de Oyassama era a mesma de um ser humano como antes, mas o seu espírito era de Tsukihi, Deus-Parens.
Após essa data de 1838, Deus-Parens passou a explicar através de Oyassama a sua vontade para salvar igualmente todos os seres humanos.
Assim, Deus-Parens recebeu Oyassama, que tinha a alma predestinada de Izanami-no-mikoto, como seu Sacrário.
Oyassama até ser determinada como Sacrário de Tsukihi possuía o espírito de Miki Nakayama. O seu espírito depois de 1838, foi de Tsukihi, Deus-Parens. Contudo, este fato, mesmo entre aqueles que seguiam a fé, havia quem não entendesse. Entretanto, se não pudessem crer nesta posição de Oyassama, não poderiam conhecer a verdadeira salvação, ou seja, a salvação do mundo não se poderia ser realizada. Este ponto é enfatizado repetidas vezes no Ofudessaki.
O que quer que diga, não é o espírito
de um ser humano, mas sim o espírito de Tsukihi. VII-52
O que quer que tenha dito até agora,
julgavam estar mesclado de cogitação humana. VII-53
Ouçam bem! Reformem doravante o espírito
e não pensem que haja cogitação humana. VII-54
Por estarem julgando, até agora, ser um
ser humano comum, nada podem entender. VII-55
Doravante, tudo que diga ou realize,
jamais julguem que seja um ser humano. VII-56
Quer dizer, o espírito de Oyassama não é espírito de um ser humano. É o espírito de Deus-Parens. Por pensar que está misturado o espírito humano, não podem entender os dizeres de Oyassama. Tanto os dizeres de Oyassama como as suas ações, são todas palavras de Deus-Parens e feitas com espírito de Deus-Parens, e adverte que, doravante, não devem pensar em absoluto que há espírito humano em Oyassama. Ainda:
Ouçam bem! Errado é pensar
que ela seja um ser humano igual a todos. VIII-72
Para começar a ensinar todas as coisas,
deve partir do Parens da origem. VIII-73
Até agora, tudo que vim ensinando,
tenho começado de acordo com este princípio. VIII-74
Se existir um outro parens que tenha criado
os seres humanos, tentem encontrá-lo. VIII-75
Achar que Oyassama é igual aos seres humanos é um grande erro de pensamento. Esclarece a verdade original desconhecida até agora e ensina os fatos não havidos porque é o parens da origem, e por isso, faz qualquer salvação. Declarou que não há outro parens que começou os seres humanos a não ser a Oyassama.
Deste modo, neste mês em que comemoramos o aniversário de Oyassama, é importante refletirmos sobre esse ponto de que tudo que foi dito por ela, não existe o espírito humano, e sim, são ensinamentos diretos de Deus-Parens. São ensinamentos que, se forem colocados em prática no dia a dia, sem dúvida alguma, seremos conduzidos para a vida plena de alegria e felicidade.
Este mês, no dia 19, estarei regressando a Jiba, pois recebi uma nomeação do Dendotyo para dar aulas no Curso de Habilitação para Mestre do Caminho, Kyoto Shikaku Koshu que começa no dia 27 de abril e vai até 11 de maio. Assim, no mês que vem, estarei ausente na Cerimônia Mensal, mas gostaria de contar com a presença de todos.
Antes de terminar, no dia 1° de maio, será realizado o Dia do Hinokishin, no parque da Independência, no Ipiranga, e todos devem se reunir até as 9 horas. Vamos todos participar, levando vassoura e pá. Deixando este convite a todos, termino as minhas palavras.
Muito obrigado pela atenção.

terça-feira, 6 de março de 2012

Boletim de março de 2012

Palestra de março de 2012

Agradecimentos pela dedicação ao Kyokai e pela contribuição para a comemoração dos 60 anos de fundação.

Hoje vou fazer o relato da caravana de missionamento que participei no mês passado às regiões norte e nordeste, durante 16 dias, percorrendo quase 10 mil quilômetros.

Recebendo o apoio do Primaz Yuji Murata e muitos companheiros da fé, a caravana de apoio doutrinário para as regiões norte e nordeste foi formada pelos veteranos da Associação dos Moços com a intenção de dar suporte e incentivar os fiéis das localidades distantes do Dendotyo. Foi composta pelo diretor do Dendotyo e condutor da Igreja Jussara, Massahiro Kimura, da Igreja São Paulo, Tadashi Ota, da Igreja Tsu-Hakuryu, Katsumi Ishii (à partir do dia 19), responsável da Casa de Divulgação Brasil Yushin, Katsuji Watanabe, da Casa de Divulgação Ipanema, Celso Akasaka e sucessor da Igreja Paulista, Yutaka Yanio.

O grupo partiu do Dendotyo após a cerimônia mensal de fevereiro, no dia 12 e após dois dias de viagem, chegou na cidade de Tome-Açu que fica no estado do Pará.

Na Igreja Tome-Açu, com a ajuda da condutora Ishikawa, ela apresentou o dono da rádio local e na tarde do dia 15, durante 10 minutos, fiz uma apresentação sobre a Tenrikyo, e convidamos as pessoas para a palestra à noite que contou com 30 pessoas.

Em seguida, fomos para a cidade de Castanhal, também no estado do Pará, na Igreja Hokuhaku e na Casa de Divulgação Meihaku. Nesse dia, dois membros foram até a capital Belém, distante quase 1 hora de Castanhal, para a Igreja Amazônia, onde à noite fizeram palestra e apresentaram vídeo para 50 pessoas. Na mesma noite, os três membros que ficaram na Igreja Hokuhaku, também fizeram palestra e debates com os participantes.
Tanto em Tome-Açu como em Castanhal, na parte da manhã e da tarde fizemos divulgação e ministração de Sazuke aos fiéis e conhecidos dos responsáveis locais.
Ficamos sabendo também que Tyotyossama a 40 anos atrás tinha feito a mesma viagem, de Bauru a Belém com a caravana do Seinenkai. O detalhe era que naquela época, o trecho entre Brasília e Belém não era asfaltado e ele demorou 4 dias para chegar. Hoje, já é possível fazer o mesmo percurso em dois dias.

Ao passarmos os 6 dias, já tínhamos percorrido 3 mil quilômetros, e passamos a sentir o quanto o nosso país é imenso e tentamos imaginar as dificuldades e os sofrimentos passados pelos mestres pioneiros que vieram nessa terra tão distante da capital ou da região onde se encontravam a maioria dos fiéis.

No dia 18 fomos em direção a São Luiz, capital do Maranhão. A viagem demorou um dia. Na capital, fomos ao centro de missionamento São Luiz do reverendo Etsuro Kimura que pertence à Igreja Cianorte. O condutor da Igreja Jussara é primo dele. No dia seguinte, domingo, de madrugada, chegou o condutor da Igreja Tsu-Hakuryu, Katsumi Ishii e assim, o grupo ficou completo com 6 membros. Nesse dia, participamos da Cerimônia Mensal e a tarde viajamos para a cidade de Petrolina, em Pernambuco, distante 1100 km.
Essa época, a região norte é o inverno, ou seja, o tempo das chuvas. Assim, desde que saímos do Dendotyo, pegamos chuva quase todos os dias, principalmente à tarde e noite. Isso ajudava a refrescar o calor.

No dia 20 chegamos em Petrolina, e fomos para o Núcleo Missionário Petrolina do casal Anderson e Lidia Andrade. O condutor Kazuyoshi, da Igreja Nordeste Hoyo também veio de Recife no dia anterior. Ficamos emocionados pela recepção, com faixa de boas vindas e aproximadamente 20 fiéis. Essa casa missionária pertence à Igreja Recife Hoyo.
Após o almoço, fomos conhecer um pouco a cidade de Petrolina, o rio São Francisco e a cidade de Juazeiro do outro lado do rio que já fica o estado da Bahia.
A divulgação em Petrolina começou na época dos pais do Anderson (Jorge e Nádia) em 2001. Três anos atrás, os pais se mudaram para João Pessoa-PA e o filho continuou o trabalho de missionamento. O atual terreno foi doado por um fiel há três anos e o shinden e a casa foram construídos através do hinokishin, sendo concluído no ano passado.
Nessa noite, se reuniram mais de 50 pessoas. Após duas palestras sobre a doutrina, passamos vídeo do ensinamento e fizemos vários Sazuke. Depois, foi preparado um jantar pelos fiéis. Praticamente todos são brasileiros e os únicos descendentes éramos nós da caravana. O casal do núcleo tem menos de 30 anos de idade, mas se dedicam fervorosamente na divulgação e na salvação. Ficamos admirados pelo trabalho realizado no sertão nordestino.

No dia 21, no Otsutome da manhã, quase 20 fiéis participaram e após o café e partimos rumo ao Nordeste Hoyo Kyokai, juntamente com o condutor Sakaguchi. O percurso foi de quase 800 km. No dia seguinte, na parte da manhã, 3 membros foram para Natal, capital do Rio Grande do Norte, fazer atividade no Centro Missionário Potiguar, do reverendo Fujino. Lá, quase 40 pessoas participaram das palestras.
Eu e mais dois membros ficamos no kyokai e à partir das 14 hs, fizemos palestras, passamos vídeo e os mais de 40 participantes foram divididos em 4 grupos para fazerem debates sobre os temas das palestras. Depois do Otsutome da noite, os grupos fizeram as apresentações e assim, a atividade terminou com o jantar.

No dia 23 de manhã, partimos de Recife para Aracaju, em Sergipe e chegamos no final da tarde na Casa de Divulgação Shimagahara Aracaju, sendo recebido pelo casal Takayuki, Iolanda Muramatsu e mais alguns fiéis. Depois do Otsutome, foram feitas duas palestras, vídeo e debate com os participantes. Apesar de ter sido de semana e a noite, mais de 30 pessoas compareceram após o trabalho e ficamos muito contentes. O casal Muramatsu está muito animado e fazendo um grande trabalho em Aracaju.

Após sairmos de Aracaju fomos até o Brás Kyokai, na Bahia do reverendo Yamaguchi e depois de fazermos a reverência e almoçarmos, continuamos a viagem. pois são mais de 1600 km até o Rio de Janeiro. Seguimos a viagem durante toda a noite. A troca era feita de duas em duas horas, mas durante a noite e madrugada, a troca dos motoristas foi de uma hora. Assim, pudemos passar a noite toda e continuar durante todo o dia. Chegamos às 18:30 do sábado, dia 25, no Rio de Janeiro.

No domingo, participamos da cerimônia mensal de fevereiro da casa de divulgação Ipanema, dançando os hinos e tocando os instrumentos. Depois, cada membro fez uma breve saudação de 10 a 15 minutos e ao final, o responsável Akasaka fez os agradecimentos. Almoçamos e depois fizemos arrumação da bagagem e preparativo para a viagem de volta para o Dendotyo.
Chegamos em Bauru na segunda à tarde, sendo recebido pelo Tyotyossama e agradecemos a Deus-Parens, Oyassama e Antepassados pelo sucesso da caravana e por sermos protegidos durante toda a viagem.

Foi possível sentir também a força de uma fé sincera e verdadeira, onde enfrentando diversos problemas amparados em Deus-Parens e Oyassama, se esforçam cada vez mais em transmitir e expandir esse ensinamento.
Ao passar mais de duas semanas, percorrendo 9.700 quilômetros, o grupo sentiu o quanto este país é imenso e tentamos imaginar as dificuldades e os sofrimentos passados pelos mestres pioneiros que foram a locais tão distantes da capital ou da região onde se encontravam a maioria dos fiéis. Valorizando a sinceridade dos mestres antepassados que dedicaram a vida ao missionamento deste Caminho nessas longínquas regiões, o grupo teve um importante aprendizado e saiu convicto da necessidade de continuar dedicando a sinceridade para o crescimento da fé no Brasil.

Total:
11880 panfletos, 480 jornais, 50 livros, 140 calendários
Sazuke 26 pessoas, 29 vezes
Participantes: 107 homens, 114 mulheres, 33 crianças


Este mês, no dia 25, estaremos realizando o Mitamassai, Culto às Almas de março. Assim, gostaria de contar com a presença de todos.
Muito obrigado pela atenção.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Boletim de fevereiro de 2012

Palestra de fevereiro de 2012

Agradecimentos pela dedicação ao Kyokai e pela contribuição para a comemoração dos 60 anos de fundação.

Em janeiro, a partir do dia 4, houve o 5° Curso Estudantil com a participação de 11 pessoas. Módulo 1, foram 6 pessoas, no módulo 2, 1 pessoa módulo 3, 4 pessoas. No Shuyokai, com duração de 28 dias, que terminou ontem, 1 pessoa. Nos dias 20 a 22, foi realizado o Tsudoi, Encontro Infanto-juvenil com a participação de 26 pessoas entre crianças, encarregados e pessoal de hinokishin.
Muito obrigado a todos e demos um grande passo para atingir as metas da determinação espiritual. Mês que vem, teremos a partir do dia 13 de fevereiro, o Curso de Doutrina, Koshu.

Como todos sabem, Oyassama começou a transmitir o ensinamento de Deus-Parens que tem como objetivo a salvação de todas as pessoas do mundo e posteriormente se tornou o caminho da nossa fé. Assim, a nossa missão é a concretização do desejo de Deus-Parens contida na criação original.
Ou seja, é o desejo de Deus-Parens ter criado os seres humanos e compartilhar da sua alegria vendo o viver animado e feliz.
O ponto principal da concretização da vida plena de alegria e felicidade foi ensinado como sendo a ‘salvação mútua’. No Okakissague, as palavras divinas que recebemos como orientação do yoboku, tem-se:
“Outrossim, vim dizendo até aqui conduzir-se e dedicar-se. No conduzir-se e dedicar-se é que se realiza a ajuda mútua. A ajuda mútua é a verdade que explico. O desejo de salvar os outros é a sinceridade verdadeira, e salvar os outros é salvar a ti mesmo. Que escutes bem.”
Como está sendo dito, a ‘ajuda mútua’ é uma atitude necessária para que todos possam viver satisfatoriamente.
Para que as pessoas possam viver em harmonia é uma atitude básica. Mas, para nós que seguimos o ensinamento de Deus-Parens, devido ao encaminhamento de Oyassama, devemos fazer a salvação mútua com sinceridade verdadeira.
Está sendo ensinado que devemos passar com espírito de desejar salvar os outros. Foi dito que “o desejo de salvar os outros é a sinceridade verdadeira”. O espírito da salvação mútua é o desejo de salvar as pessoas. Ao trabalharmos com esse espírito é que estaremos recebendo de Deus-Parens a graça da nossa própria salvação.
Na Grande Cerimônia de janeiro do ano passado, o Shimbashira-sama disse o seguinte:
“Assim, procurando corresponder à intenção de Deus-Parens que deseja um mundo onde as pessoas se salvem mutuamente, não consigo deixar de pensar na grande responsabilidade do yoboku, que é expandir o mundo da vida plena de alegria e felicidade e de aumentar o círculo de salvação mútua ao seu redor, transmitindo amplamente às pessoas, a começar pelos familiares e pessoas próximas, que estamos unidos pelo fato de sermos igualmente irmãos.”
A salvação mútua das pessoas que seguem este Caminho não deve ser apenas a ajuda recíproca, mas ter também o desejo de que as pessoas se salvem de qualquer maneira.

Já faz quase um ano desde que aconteceu a catástrofe na região nordeste do Japão, em março. Além do terremoto e do tsunami que devastou toda a costa nordeste, houve também o vazamento de radiação da usina nuclear e com isso, milhares de pessoas, além de ter perdido os familiares e as casas, ainda não podem voltar para as suas cidades, vivendo em abrigos provisórios. Deste então, pouco a pouco está acontecendo a recuperação e a reconstrução. A Tenrikyo participou da ajuda através do Corpo de Hinokishin de Salvamento das áreas afetadas.
Houve também o hinokishin de muitas pessoas das igrejas, regionais e distritos que imediatamente foram aos locais afetados para ajudar na recuperação e reconstrução. Este movimento de ajuda ainda hoje está sendo continuado em várias localidades.
O sentimento que existe na base destas atividades é a ‘salvação mútua’. Com certeza, a palavra chave atualmente é a ‘salvação mútua’. Através desse grande acontecimento, Deus-Parens está incentivando para que nós mostremos a verdadeira salvação mútua.
Neste momento, o movimento de ajuda e salvação que está acontecendo nas localidades que sofreram o desastre se tornará no futuro um grande caminho de alegria. Deus-Parens nos mostrará uma excelente graça.

Oyassama disse: “O poder comer é Tsukihi; o poder falar é Tsukihi, se não entenderem isso, será um pesar”. Como está sendo ensinado, isso é algo que parece ser compreensível, mas é difícil ter a convicção.
A providência concedida por Deus-Parens não cessa nunca e com o caloroso amor, tem envolvido o corpo, levando a todos os cantos a graça divina. Sua imagem é como uma gota de água que cai sobre um papel que se espalha rapidamente para todos os lados.
No cotidiano, devemos passar agradecendo constantemente por poder sentir no fundo do coração como é gratificante a providência divina.
Na explicação sobre as oito poeiras espirituais, tem-se no Ossashizu:
“Dia-a-dia, estou explicando as oito, oito poeiras. Apenas explicando as oito é como o desenho pintado no quadro. Quantas vezes vejam, se apenas admirarem ‘como é belo e bem desenhado’, nada é possível. É necessário que cada qual entenda e estabeleça a razão no espírito. O que se diz este ensinamento, de todo e qualquer modo, a razão deve ser estabelecida no espírito.”
Significa que apenas saber de cabeça é como se fosse um desenho no quadro. Deve-se guardar firmemente no espírito e fazer com que se torne a base das reflexões em todas as ocasiões no dia a dia, para poder compreender e refletir sobre o desejo de Deus-Parens.

A vida que Oyassama deseja e que tem nos ensinado é ‘salvando os outros estará salvando a si mesmo’, como estava no Okakissague.
Recebendo no corpo a maravilhosa graça das dez providências de Deus-Parens e sentindo isso do fundo do coração é que devemos passar o cotidiano com gratidão, e viver fazendo a salvação mútua. Este é o modo de vida que corresponde a Deus-Parens e a Oyassama. No dia a dia, precisamos cultivar o espírito de desejar a salvação do próximo.
Devemos determinar o espírito para que este desejo seja aceito por Deus-Parens. Além disso, colocar em prática o que foi determinado, pois dessa maneira é que será mostrada as graças e sentiremos a alegria e a emoção de estarmos sendo plenamente vivificados.
Com essa alegria é que transmitiremos o quanto é gratificante a providência e a intenção de Deus-Parens e o amor de Oyassama para as pessoas. Isso vai se tornar uma prática da divulgação.
Ao caminharmos tendo como objetivo alegrar Oyassama e sendo esta a nossa fé estaremos no caminho certo.
Sentiremos Oyassama cada vez mais próxima e unindo e ligando o nosso espirito ao dela, e fazendo a salvação mútua, receberemos as providências de Deus-Parens. Continuar a fé de modo a contentar Oyassama é a nossa meta.

Antes de finalizar, este mês, a partir da próxima semana durante 16 dias, estarei participando de uma caravana de missionamento para as regiões norte e nordeste, passando por 9 estados e mais de 9 mil quilômetros de viagem. A nossa caravana vai visitar os kyokais e fukyoshos dessas localidades para fazermos a divulgação e palestras para os fiéis e de algum modo dar apoio e incentivo para continuarem animados no missionamento.

Agradecendo mais uma vez a todos pela reverência e participação na cerimônia mensal de fevereiro, termino as minhas palavras. Muito obrigado.