Agradecimentos a todos pela
sincera dedicação aos trabalhos do nosso Kyokai e pela contribuição mensal
visando as reformas e melhoramentos para a comemoração dos 60 anos de fundação,
em 2014.
Em primeiro lugar, gostaria de
informar sobre a visita de doutrinação do Dendotyo (Junkyo) que vai acontecer
no Tsukinamisai do mês que vem, a ser realizado no dia 1° de julho.
Essa visita de doutrinação tem
como objetivo transmitir os pontos importantes e fazer a determinação
espiritual para as atividades dos três anos, mil dias visando a celebração dos
130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama a ser realizado em 26 de janeiro de
2016. A palestra em japonês será feita pelo reverendo Yoshio Watanabe, diretor
do Dendotyo e kaityo da Igreja Nippaku e em português, o reverendo Yoshikazu
Kimura, kaityo da Igreja Cianorte e presidente da Associação Estudantil.
Sobre essa celebração,
Shimbashira-sama já disse no início do ano o seguinte:
“Os decenários de ocultamento
físico de Oyassama não devem ser realizados como algo convencional por terem
passados dez anos. Esses decenários são marcos que objetivamos e nos esforçamos
nas atividades do decenário em união espiritual de todo o Caminho, procurando
contentar Oyassama eternamente viva, mostrando-a a imagem desse resultado que é
a nossa evolução espiritual.”
Significa que o decenário não é
apenas para ser celebrado só porque chegou a data determinada, como uma
obrigação, mas terá significado quando todos nós, em união espiritual, nos esforçarmos
e trabalharmos no sentido de contentar Oyassama eternamente viva e juntamente
fazer a evolução espiritual.
Desse modo, gostaria que durante
este mês, avisassem os familiares sobre essa visita de doutrinação para que
todos, ouvindo as orientações dessa época oportuna, possamos iniciar unidos e
animados as atividades dos três anos, mil dias para os 130 anos do Ocultamento
Físico de Oyassama. Gostaria de contar com a colaboração de todos.
Entre os meses de abril e maio estive
fazendo o regresso a Jiba, pois no dia 27 de abril, teve início o Kyoto Shikaku
Koshu, o Curso de Habilitação para Mestre do Caminho, classe de língua
portuguesa que é realizado uma vez por ano. O curso contou com a participação
de 8 pessoas e eu fui o professor responsável da turma e das aulas de doutrina e
as aulas de Vida de Oyassama foi dada pela condutora da Igreja Rikuhaku Osasco,
Harumi Kataoka.
O Curso de Habilitação para Mestre do
Caminho tem como objetivo formar os mestres da Tenrikyo que se animem na
dedicação sincera à salvação, procurando pessoalmente praticar e buscar o
ensinamento e, próximos a Deus-Parens e Oyassama, evoluir cada vez mais o
espírito, conscientes de serem um yoboku.
O curso tem duração de 15 dias e podem
participar as pessoas que já concluíram o Seminário de Formação Espiritual,
Shuyokai do Brasil e que tenham recebido o Dom do Sazuke.
Os participarem tiveram a oportunidade
de estudar e entrar em contato direto com a história do Caminho e puderam
sentir bem próximo a vida-modelo de Oyassama. A impressão que ficou para todos
foi a alegria de conviver em Oyasato, cultivando diariamente a ajuda e a
salvação mútua juntamente com os demais alunos do curso, seja na escola como
também nos respectivos alojamentos.
Segundo os alunos, os debates e as
reflexões que ocorriam após cada aula de Doutrina ou Vida de Oyassama foram
realmente importantes para tirarem as dúvidas e ouvir também as opiniões de
outros colegas. Assim, através das discussões em sala de aula com a orientação
dos professores, muitos conseguiram esclarecer as dúvidas e com isso
compreender mais profundamente o ensinamento.
Os cursistas brasileiros, superando as
dificuldades da língua, dos costumes e da comida, se esforçaram em absorver ao
máximo os ensinamentos transmitidos pelos professores e procuraram colocar em
prática no cotidiano, sentindo a verdade das palavras de Oyassama e com
certeza, voltaram com a convicção da importância do trabalho de um yoboku.
Bem, e hoje gostaria de falar sobre o
yoboku citando as palavras do Segundo Shimbashira, quando ele esclareceu sobre
os três preceitos da fé que todos nós devemos praticar no nosso cotidiano.
Ele falou sobre a missão como
instrumento de Oyassama: “Os senhores são instrumentos de Oyassama. Gostaria
que, adotando o espírito dela e tornando-se instrumentos do trabalho da
salvação e da propagação da fé, sendo yoboku ou materiais humanos da obra
jubilosa, os quais levam todas as pessoas do mundo a desfrutar igualmente a
vida plena de alegria, consolidassem seus respectivos encargos e empenhassem sua
respectiva capacidade nesse sentido.
A obra jubilosa dita em palavras parece
fácil, porém, se refletirem, os senhores, que são instrumentos, compreenderão
que o nosso trabalho cotidiano é seguir a vida-modelo, unindo harmoniosamente
nossa espírito, conduzindo-nos firmemente com o sentimento sincero para com
Deus e praticando o hinokishin com a ambição esquecida.
Temos como nossa determinação espiritual
diária os três artigos de fé que são: o espírito de devoção única a Deus, a
harmonia da unidade de espírito e atitude de hinokishin com a ambição
esquecida. Desejo que os senhores mantenham diariamente no espírito esses
artigos de fé desde que trabalham como instrumentos de Oyassama.”
O significado original do yoboku, a
partir do que é explanado para a construção do mundo, é exemplificado como
empreendimento da concretização do mundo de vida plena de alegria, ou seja, são
os materiais, os recursos humanos.
Atualmente, aqueles que recebem o Dom do
Sazuke são chamados de yoboku, e com esse pensamento, o trabalho do yoboku
torna-se o de construir o mundo de vida plena de alegria, dedicar na salvação
das pessoas e ministrar o Sazuke.
Sobre a atitude de espírito diária do
yoboku, como disse no começo, o Segundo Shimbashira, explanou como sendo “os
três princípios da fé”, que são: o espírito de devoção única a Deus, a harmonia
da unidade de espírito e atitude de hinokishin com a ambição esquecida.
Devoção única a Deus, significa trilhar
firmes de acordo com a intenção de Deus-Parens esquecendo as cogitações humanas.
Devemos sempre procurar ter o espírito de caminhar dedicando em aproximar-se e
estar de acordo com essa a vontade de Deus. Essa intenção de Deus é “salvar
toda a humanidade, e concretizar a vida plena de alegria e felicidade”.
Como sabem, este ensinamento foi
iniciado por Oyassama para concretizar essa intenção de Deus-Parens. Por isso,
quando se diz querer aproximar à essa intenção, primeiro devemos aprender sobre
o ensinamento. Tornando-se yoboku, familiarizar-se diariamente com o
“Ofudessaki” que foi escrito pessoalmente pela Oyassama, ler a Doutrina de
Tenrikyo, a Minuta da Vida de Oyassama, deixando no coração os pontos
importantes do ensinamento. Logicamente, não basta apenas fazer a leitura, mas
esforçar para viver o cotidiano com base nos ensinamentos. Fazendo assim, gradualmente
as atitudes como yoboku irão sendo assimiladas e se tornará à base de apoio para
as reflexões da doutrina e nas tomadas das decisões.
Sobre a atitude de hinokishin. Hinokishin
é a oferenda que fazemos através dos trabalhos do corpo.
No Mikagura-uta:
O transporte de terra é algo
extraordinário,
se isto se tornar uma contribuição! (Hino XI – Sétimo)
Contribuição, ou kishin, de modo geral,
significa doar dinheiro ou objetos aos santuários e templos, mas explana que
atitudes como o transporte de terra também são aceitas como contribuição.
Consequentemente, quanto ao hinokishin,
mesmo que não tenha dinheiro ou valores materiais, mas se ao menos tiver o
espírito sincero, penso que qualquer pessoa pode fazer. É o ato de procurar ter
sempre em mente a alegria de ter sido salvo da enfermidade ou do sofrimento de
problemas, ou ainda, hinokishin é ter sempre em mente o espírito de gratidão às
enormes providências que recebemos diariamente.
Ainda, sobre fazer hinokishin:
Marido e mulher juntos no hinokishin,
isto é a primeira semente das coisas. (Hino XI – Segundo)
Ao hinokishin, esquecendo a ambição,
isto se torna o primeiro fertilizante. (Hino XI – Quarto)
Isso é o hinokishin, que será o melhor
fertilizantes, conforme nos ensina este verso.
A nossa vida é tal como as plantas, deve
ser frequentemente adubado. Planta-se boas sementes e emprega-se bons
fertilizantes, condições indispensáveis para se obter uma farta colheita. Da
mesma forma, o nosso destino será cada vez melhor com a adubação feita através
do hinokishin.
Os filhos aumentam as virtudes e méritos
herdados dos pais, realizando animadamente o hinokishin, os netos e os seus
sucessores também o farão. E assim, fertilizando sempre, as gerações se
desenvolverão em todos os aspectos. Isso é a razão celeste.
São pontos que não devem ser esquecidos
e também devemos ter como conduta diária.
Este ano, foi comemorado os 80 anos
desde que teve início o Dia do Hinokishin, e gostaria de agradecer a todos que
foram ao Parque da Independência, no dia 1° de maio, para participar do evento
que contou com a presença de mais de 800 pessoas. Muito obrigado.
O terceiro artigo de fé que é a união
espiritual. O modelo de união espiritual é o trabalho dos instrumentos na
criação original. Discernindo a intenção de Deus-Parens, fundindo-se a esse
espírito, rumo a um único objetivo que é o da criação dos seres humanos, e
mantendo a harmonia do todo, ao mesmo tempo em que trabalham cumprindo as suas
respectivas funções, isto sim que é o melhor modelo de união espiritual.
Sobre a união espiritual, não é todos
fazerem a mesma coisa. É o ato de trabalhar harmoniosamente rumo a um único
objetivo, tendo cada um executando firmemente a sua respectiva função. No
Ossashizu, temos:
Doravante, devem unir bem os espíritos.
Isto é a razão mais importante. Devem ajustar firmemente a razão do espírito à
razão do Caminho. (20/07/1902)
Significa que o ato mais importante de
todos é ajustar-se à razão dos ensinamentos e, corresponder à intenção de
Deus-Parens. Desse modo, Deus-Parens aceitará a nossa sinceridade.
Ainda, explana que:
Caso todos se ligarem em união
espiritual, concederei qualquer providência. (19/01/1898)
Estes três princípios da fé são os usos
espirituais inalteráveis e diários do yoboku mesmo nos dias de hoje, e penso
que podemos afirmar ser um guia do modo de trilhar este Caminho.
No final deste mês e em julho, 8 pessoas
do nosso kyokai estarão regressando a Jiba. Duas pessoas irão participar do
Seminário de Oyasato, três pessoas irão participar do Corpo Internacional de
Hinokishin da Associação dos Moços, e 4 pessoas participarão do Corpo de
Hinokishin do
Regresso das Crianças a Jiba, Kodomo Ojiba Gaeri.
Regresso das Crianças a Jiba, Kodomo Ojiba Gaeri.
Entre os regressantes, quatro pessoas
irão receber o Sazuke e se tornarão os mais novos yoboku do nosso kyokai.
Desejando o bom regresso a Jiba e
agradecendo mais uma vez pela participação e reverência de todos nessa
cerimônia mensal de junho, termino as minhas palavras.
Muito obrigado.
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