quinta-feira, 28 de junho de 2018

Palestra de maio de 2018


Os meus sinceros agradecimentos a todos pela presença e participação no tsukinamisai de maio. Agradeço a todos pela dedicação nas atividades do kyokai. Muito obrigado.
Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a todas as pessoas que foram participar do Dia do Hinokishin, no dia 1° de maio, no Parque do Ipiranga. Recebendo a graça de um bom tempo, aproximadamente 650 pessoas estiveram se dedicando ao hinokishin este ano. Ainda, houve a arrecadação de mais de 600 quilos de alimentos que foram doados para três entidades que cuidam de crianças carentes. Muito obrigado a todos e espero que no ano que vem, mais pessoas possam estar participando do Dia do Hinokishin.
        
         Na Tenrikyo, temos uma narrativa da criação do mundo e dos seres humanos, que chamamos de “história da criação original”. No início dessa narrativa, temos: “Originalmente, este mundo foi um mar de lama. Tsukihi ou Deus-Parens, julgando insípida essa condição caótica, teve a ideia de criar os seres humanos e compartilhar da sua alegria, vendo-os viverem felizes, plenos de júbilo.” Assim é explanado sobre o objetivo da criação do mundo e dos seres humanos.
O ser humano foi criado com o objetivo de viver a vida plena de alegria e felicidade e veio sendo formado e educado até se tornar o ser humano atual. Assim, o significado da vida é viver a vida plena de alegria e felicidade.
Na Escritura Divina, temos:
Tsukihi criou os seres humanos
por desejar ver o viver alegre e feliz. (XIV-25)
No mundo, por não conhecerem esta verdade,
todos estão somente a desanimar-se. (XIV-26)
Tsukihi refere-se a Deus-Parens. Ele criou o mundo e os seres humanos com desejo de vê-los ajudando-se uns aos outros, desfrutando a vida plena de alegria e felicidade, e ele próprio também compartilhando desse prazer. Entretanto, por não conhecerem esta verdade, os seres humanos do mundo todo vivem com o espírito caprichoso e egoísta, que pensa que tudo está bem quando está bem para si, que tudo está bem quando está bem no momento. Com isso, quando ocorre algo inesperado, entram em conflito, enfraquecem o espírito e se desanimam.
         Porém, não existe nada que seja inútil ou sem significado nas coisas que acontecem durante a vida de cada um. Como vivemos abrigados nos braços de Deus-Parens, nada acontece por acaso ou sem querer. É ensinado que até na folha que cai da árvore existe a intenção divina. Por isso, o importante é o que devemos aprender ou como entender a mensagem de Deus-Parens contido em cada fato.
Toda experiência que passamos tem o seu motivo, sejam alegres ou não. É a oportunidade concedida por Deus para fazermos o crescimento espiritual. Dentro dessa experiência, geralmente aprendemos mais quando acontecem os fracassos ou uma fatalidade em comparação as coisas que deram certo.
Por exemplo, em uma partida de futebol, tem um técnico que disse: ‘existe uma partida que foi ganho como se fosse um milagre, mas não existe uma derrota por milagre’. Ou seja, o jogo quase perdido foi ganho por causa de um erro do adversário. Nesse caso, as falhas do próprio time nem aparecem, apesar de terem existido. Porém, o time que perdeu sempre irá procurar os seus erros e falhas para melhorar.
O mesmo pode ser dito na vida espiritual. Quando acontece algo inesperado ou uma fatalidade, em primeiro lugar é preciso refletir que tudo são orientações dadas por Deus e que existe uma intenção para nós. Com esse tipo de reflexão, creio ser possível pensar as coisas de um modo positivo e manter firme o nosso espírito.
Há pessoas que costumam culpar os outros ou a sociedade quando as coisas não ocorrem conforme esperado. Entretanto, é importante refletir voluntariamente, procurando corrigir as falhas ou onde errou, e tentar novamente.
Para viver a vida plena de alegria e felicidade, é necessário construir o espírito que se contenta com tudo o que vê e tudo o que ouve no dia a dia. Qualquer um de nós fica contente quando consegue o resultado esperado. No entanto, quando não consegue o resultado desejado, é difícil ficar contente. Por exemplo, quando um jovem se esforça nos estudos para o vestibular, estudando todos os dias, até altas horas da noite, e faz a prova otimista de que irá ser aprovado, se for aprovado, ficará muito contente, mas se não for, não conseguirá se contentar.
A escritora americana Hellen Keller disse: ‘Quando uma porta da felicidade se fecha, outra se abre, mas costumamos ficar olhando tanto tempo para a porta que fechou que não vemos a que se abriu.’ Significa que quando acontece algo inesperado, ficamos com o espírito enfraquecido e presos naquela situação e não conseguimos enxergar as outras possibilidades melhores que aparecem.
Entretanto, nós que temos como base de reflexão o ensinamento de Oyassama, temos como ver rapidamente as outras portas que são abertas, ou seja, conseguimos compreender mais rapidamente o desejo de Deus-Parens e fazer a mudança espiritual.
Para nós que praticamos o ensinamento de Oyassama, é importante esforçar para ter a atitude espiritual de contentar-se mesmo quando as coisas não ocorrem conforme esperado, de contentar-se mesmo em situações que outras pessoas ficariam tristes.
Oyassama explanou: ‘não é possível aceitar somente com o arrependimento; o arrependimento é aceito quando isso for praticado’. (ID. 4/4/1896) Significa que não basta fazer apenas a reflexão, entendendo as falhas e os erros cometidos e ficar somente nisso. É preciso fazer a determinação de colocar em prática a correção das falhas, a mudança espiritual de acordo com o ensinamento. Somente dessa forma é que poderá ser aceito por Deus-Parens como sendo a nossa sinceridade.
No encerramento do Curso de Sucessores, realizado em Jiba e também no Brasil, em março passado, Shimbashira-sama explanou o seguinte: ‘O caminho de 50 anos da vida-modelo deixada por Oyassama é o modo, é o exemplo para que todas as pessoas possam viver a vida plena de alegria e felicidade. Para nós, em que durante a vida cotidiana ocorrem diversas coisas, devemos sempre refletir através do ensinamento de Oyassama e, ajustando e mudando o nosso espírito, precisamos nos esforçar para chegar à vida repleta de alegria. Essa nossa atitude de seguir o ensinamento e a sua prática é que tem o significado de passar pela vida-modelo de Oyassama. A vida plena de alegria e felicidade e a prática da vida-modelo não são coisas separadas ou diferentes.’ Essas foram as suas palavras.
Assim, como seguidores deste Caminho, como devemos enfrentar e superar todas as coisas que vão ocorrendo no nosso dia a dia? A resposta está nas palavras e ações de Oyassama contida em sua vida-modelo. Por isso, antes de mais nada, é preciso estudar sobre a sua vida-modelo. É para isso que existem a Escritura Divina, Ofudessaki, os Hinos Sagrados, Mikagura-uta, as Indicações Divinas, Ossashizu, e os livros Vida de Oyassama e Episódios da Vida de Oyassama. Devem estar sempre perto de nós, ao nosso alcance.
Como disse, quando nos deparamos com situações difíceis ou inesperadas, pela nossa falta de evolução espiritual é que acabamos sofrendo e ficamos preocupados e aflitos. Então, devemos buscar a resposta na vida-modelo de Oyassama. Ela deixou os diversos exemplos para superarmos as mais variadas situações e o modo para passar com espírito alegre e animado.
Continuando, Shimbashira-sama disse: ‘Penso que as diversas orientações que as vezes recebemos, ou seja, as doenças e os problemas que surgem, são concedidas por Deus-Parens por achar necessário apressar e incentivar a evolução espiritual de cada um. Assim, em tudo que acontece, é preciso termos uma postura de fazermos uma profunda reflexão e, mesmo que demore um tempo, buscar a resposta nos ensinamentos da Oyassama. Através deste acumulo de experiência é que passamos a compreender cada vez mais a intenção de Deus-Parens e o ensinamento vai sendo fixado em nosso coração. Talvez haja coisas ainda de difícil entendimento e compreensão, mas esse nosso esforço é que será a nossa evolução espiritual.’
Assim, ele enfatiza a importância de sempre passarmos amparados em Deus-Parens, em qualquer situação, nunca esquecendo os exemplos deixados pela Oyassama, através da sua vida-modelo para ser um modo para fazermos a reflexão dos acontecimentos e compreender o desejo de Deus.
Nos episódios: UM PEQUENO AVISO NO CORPO, tem-se:
Era 6 de maio de 1861. Koto Nishida saiu de sua casa pensando orar no santuário Inari de Senzoku porque estava com dor de dente. Sem perceber, dirigiu-se para o leste em vez de ir para o norte, onde ficava Senzoku. Encontrou-se então, no caminho, com uma conhecida da mesma idade, que havia se casado com uma pessoa da família Okuda de Bessho que perguntou: “onde você vai?” Após um breve diálogo, ouviu: “Se visitar Shoyashiki será salva de qualquer doença.” Foi imediatamente para lá. Já era final da tarde, mas Oyassama recebeu-a dizendo:
Seja bem-vinda de regresso! Estava a esperando.”
E continuou:
Foi um pequeno aviso no seu corpo.”
Em seguida, deu-lhe o hattaiko abençoado, explicando o ensinamento de Deus.
Ouvindo-o Koto já estava completamente curada da dor de dente na hora de voltar para casa, mas deixou de visitá-la por quatro ou cinco dias. Dessa vez, veio-lhe uma forte dor nos olhos. Então, foi visitar imediatamente Oyassama, que lhe disse:
Foi um aviso no seu corpo.”
E orou por ela. Ouviu passo a passo os gratos ensinamentos e viu-se completamente curada quando ia voltar para casa.
Após isto, durante três dias Koto freqüentou a Residência para fazer a limpeza, levando a sua refeição. Foi assim que se iniciou nesta fé. Tinha então trinta e dois anos de idade.
Como temos nesse episódio, Deus-Parens atrai as pessoas para o Caminho da fé, mostrando orientações no corpo. E isso não ocorre apenas uma vez. Se caso a pessoa se afastar, então novamente Deus-Parens mostra orientações, repetidas vezes. É assim que vamos nos aproximando do seu desejo e compreendendo o ensinamento.

No mês de junho, estaremos recebendo a grata e honrosa presença do Presidente mundial do Seinenkai, Daissuke-sama que é também filho e sucessor do Shimbasira-sama. Espero que os jovens associados do Kyokai participem da Assembleia Geral, no dia 9 de junho, onde a meta é reunir 1000 associados. Assim, gostaria de contar com a atenção de todos.
Além disso, creio que receber a presença do Daissuke-sama é uma alegria para todos nós, yobokus e fiéis do Brasil. Por isso, como forma de manifestar o nosso agradecimento pela sua vinda ao Brasil, não só os jovens, mas espero que todos estejam no Dendotyo, participando das atividades.
Mais uma vez, muito obrigado a todos pela reverência e participação no Tsukinamisai de maio.
Muito obrigado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário