segunda-feira, 4 de abril de 2011

Boletim de abril de 2011

Palestra de abril de 2011

Aniversário de 213 anos de Oyassama

Agradecimentos pela dedicação ao Kyokai e pela contribuição às obras do Dendotyo, dos 60 anos de fundação.
Estamos a dois meses até a comemoração e creio que todos já estão fazendo a reserva nos ônibus das caravanas que vão sair de cada regional para ir ao Dendotyo no dia 12 de junho. Aqui do kyokai também estará saindo um ônibus de caravana no sábado a noite, dia 11 de junho, que já está lotado.
Além disso, no mês passado começou o hinokishin dos preparativos para a comemoração com a escalação das igrejas e casas de divulgação. O nosso kyokai foi do dia 17 ao dia 22 de março, e algumas pessoas participaram no fim de semana, mas como ainda tem muita coisa a ser feita, gostaria de pedir para quem puder ir, mesmo que seja apenas um fim de semana, fosse fazer o hinokishin no Dendotyo.
Além disso, este ano, o Dia do Hinokishin da regional de São Paulo está marcado para o dia 21 de abril, quinta-feira, feriado de Tiradentes. Como acontece todos os anos, o hinokishin será no parque da independência, no Ipiranga, e todos devem se reunir a partir das 8:30 horas, com pá e vassoura. Espero contar com um grande número de participantes no hinokishin.
Como foi lido na dedicatória, no dia 18 deste mês, é o aniversário de Oyassama que estará comemorando 213 anos. Assim, hoje gostaria de falar um pouco sobre a sua vida-modelo.

Oyassama nasceu no dia 18 de abril de 1798. Ela viveu fisicamente durante 90 anos e a partir do dia 26 de outubro de 1838, durante 50 anos, como Sacrário de Tsukihi, transmitiu diretamente o ensinamento de Deus original e verdadeiro. Demonstrou pessoalmente na prática o caminho da salvação para todas as pessoas e no dia 26 de janeiro de 1887, ocultou-se fisicamente e desde então, continua trabalhando como em vida, devido à razão de Oyassama eternamente viva, e está sempre nos orientando e nos protegendo com o seu imenso amor de mãe.
De acordo com o ensinamento de Deus que foi transmitido através das palavras de Oyassama, no início da criação dos seres humanos, Deus fez uma promessa de trazer de volta à residência original, os instrumentos utilizados na criação humana. De acordo com essa promessa, Oyassama veio a nascer no dia 18 de abril de 1798. Como temos no Ofudessaki:
Quem faz conceber filhos no corpo é Tsukihi.
Quem atende ao nascimento também é Tsukihi. Of. VI-131
Assim, o fato de todos nós nascermos se deve à providência de Deus e em relação à Oyassama, o seu nascimento tem uma profunda intenção com a promessa feita na criação original.
Desde a infância, Oyassama foi um pouco diferente em relação às outras crianças. Isso se deve ao fato de que ela era possuidora da alma predestinada desde a criação original, o que a fazia demonstrar muitas virtudes. Já aos seis, sete anos de idade, colocando os doces ganhos da mãe em saquinhos de pano, distribuía para as crianças da vizinhança e se contentava com a alegria delas. Mesmo observando essa atitude, podemos entender que ela realmente tinha a alma predestinada de quem desempenhou a função de mãe no início da criação original.
Após passar a infância junto com a família, posteriormente se tornou membro da família Nakayama, ao se tornar esposa de Zembee. Como esposa, dedicou-se ao marido, foi atenciosa com os sogros e amável com os empregados e as pessoas que frequentavam a casa, tratando-as com amor e respeito, dando sempre a máxima atenção e cuidado. Em pouco tempo, surgiram comentários como: “que esposa dedicada a dos Nakayama; como é prestativa e educada”.
Em 26 de outubro de 1838, com a chegada do tempo predeterminado, se tornou Sacrário de Deus e de acordo com a intenção divina, passou a transmitir o último e derradeiro ensinamento. Porém, as suas atitudes eram incompreendidas pelas pessoas e pouco a pouco Oyassama passou a ser discriminada e mal falada por aqueles que um dia a tinham elogiado e tinham sido ajudados por ela.
Para quem ouvia pela primeira vez as palavras de Deus e via as suas atitudes pareceu que ela tinha sido possuída por algum espírito maligno ou que tivesse ficado louca. Porém, a intenção de Deus estava clara, quando disse no momento da revelação:
“Desta vez, relevei-me neste mundo para salvar toda a humanidade. Desejo ter Miki como meu Sacrário”. Disse também:
“Aceitem o que Eu, Deus, lhes digo. Se ouvirem, Eu a farei salvar todas as pessoas do mundo”. Essas palavras mostram o compromisso de Deus de fazer a salvação de todos.
Entretanto, após ser estabelecida como Sacrário de Tsukihi, as palavras e as atitudes de Oyassama eram totalmente contrárias ao senso comum da sociedade. Para as pessoas, isso era algo incompreensível. Apesar de ter feito a promessa de ‘salvar todos’, a atitude de cair na pobreza era contrária ao bom senso e aos costumes da época. Isso pode ser entendido porque tentamos medir a intenção de Deus a partir do pensamento humano. Enquanto as pessoas podiam avaliar Oyassama pelo senso comum do ser humano, ela era elogiada e respeitada por suas atitudes, porém quando passou a agir de acordo com a vontade divina, as pessoas continuaram a olhar e a medir da mesma maneira. E isso causou a incompreensão e a discriminação, pois as pessoas tinham a convicção de que os seus costumes e tradições seculares eram o que tinham de melhor no mundo.
Para nós que cremos e seguimos o ensinamento de Oyassama, sabemos que a vida-modelo de cair na pobreza é o caminho para se receber a maravilhosa graça, que é o caminho para desfrutarmos a vida plena de alegria e felicidade. Entretanto, para quem não conhece o ensinamento, mesmo nos dias de hoje, talvez essa atitude seja incompreensível pelo senso comum.
O fato de todos nós, nos dias de hoje, sabermos perfeitamente que esse é realmente o caminho que nos leva à verdadeira salvação se deve à Oyassama que demonstrou pessoalmente em sua vida-modelo, deixando-nos o exemplo e a prova da sua veracidade. Além disso, os mestres veteranos que ouviram e praticaram com sinceridade o ensinamento de Oyassama, receberam maravilhosas graças e passaram a vida com a fé inabalável. Ao pensarmos sobre isso, não só devemos agradecer à Oyassama como também, sentir gratidão pelos mestres veteranos e antepassados que seguiram a vida-modelo com sinceridade e deixaram bons exemplos para as gerações posteriores, chegando até os dias atuais.
Assim, mesmo sendo discriminada, perseguida e até ridicularizada pelas pessoas e pela sociedade, Oyassama, em nenhum momento, sentiu rancor ou raiva delas, nem deixou-se abater pelas severas críticas, mas seguindo sempre a intenção de Deus, caminhou unicamente fazendo a salvação daqueles que sofriam e passavam por dificuldades. Ela se manteve sempre animada, dando o máximo de atenção e cuidado, colocando-se no lugar dos que estavam sofrendo e continuou caindo na pobreza.
Com o passar do tempo, mesmo não compreendendo perfeitamente essas atitudes de Oyassama, ou seja, a intenção de Deus, que eram contrárias ao sendo comum da sociedade, começaram a surgir algumas pessoas que se sentiram tocadas pelo seu amor e carinho e passaram a frequentar a Residência divina. No livro, Vida de Oyassama, temos:
“Oyassama passou assim por grandes dificuldades, durante vários anos, quando surgiu pela primeira vez uma pessoa trazendo-lhe em agradecimento 700 gramas de arroz.”
Esse fato ocorreu quando estavam passando pela profunda pobreza, numa época em que nem familiares, nem parentes ou amigos se aproximavam de Oyassama. O sentimento sincero e sem egoísmo ou ganância é que realmente toca o fundo do coração das pessoas e esse é um inestimável exemplo demonstrado para todos nós através da vida-modelo de Oyassama.

À medida que a família de Oyassama caía na pobreza e as dificuldades aumentavam, as pessoas também se distanciavam cada vez mais. Foi nessa época que teve início a salvação da permissão do parto feliz. Já tinha passado 17 anos desde a Revelação Divina. Oyassama sempre veio dizendo “é tal como a água que, caindo completamente, tende a subir” e foi exatamente a permissão do parto feliz que deu início à subida.
É dito que a permissão do parto feliz é a alvorada do Caminho. Isso porque, não só as gestantes, preocupadas com o parto, mas também, numerosas pessoas com doenças e problemas passaram a procurar Oyassama, solicitando a salvação. Com o passar dos anos esse número foi crescendo e dentre essas pessoas, algumas começaram a se interessar pelo seu ensinamento após serem salvos, receberam diretamente as orientações dela e a ajudaram em seu trabalho de salvação. Essas pessoas é que se tornaram os seus primeiros discípulos que tinham sido orientados ao ponto de passarem a se dedicar sinceramente à salvação.
Entretanto, isso não significa que o Caminho começou a se desenvolver satisfatoriamente. iniciaram os ataques e a violência praticada através dos monges, sacerdotes, médicos e autoridades. Porém, explicando que esses fatos eram nós ou incidentes que mostravam a chegada de uma nova época, como o caminho da salvação de todas as coisas, começou a ensinar o Serviço Sagrado e a fazer os devidos preparativos para a sua conclusão. Orientou e instruiu os mestres para que treinassem e praticassem o Serviço Sagrado o quanto antes.
Atualmente, realizar o Serviço Sagrado é algo natural, sem a necessidade de pedir autorização ou ficar preocupado com as autoridades. Porém, na época de Oyassama, realizar o Serviço Sagrado foi algo que causou muitos sacrifícios à ela e aos mestres. As antigas leis do país não permitiam a prática livre de uma nova religião e isso foi o motivo para trazer muita preocupação principalmente para o primeiro Shimbashira, que nada podia fazer ao ver a idosa Oyassama sendo levada presa pelos policiais.
Para Oyassama também deve ter sido difícil ver a preocupação dos filhos do Caminho e a hesitação entre fazer como Deus desejava ou seguir como mandavam as autoridades. Entretanto, não deixou que o sentimento humano e a emoção do momento deixasse se desviar da razão do caminho ensinado por Deus. Instruiu firmemente sobre o modo de conduzir de acordo com a dedicação única a Deus e isso foi explicado detalhadamente nas diversas indicações divinas que antecederam o dia 26 de janeiro de 1887, quando se ocultou fisicamente.
Oyassama encurtou 25 anos que ainda tinha pela frente apressando a realização do Serviço Sagrado e incentivando a evolução espiritual dos queridos filhos. Desse modo, na nossa vida diária, é importante realizarmos o Serviço Sagrado, tanto de manhã como a noite, pois Oyassama está esperando ansiosamente a sua realização. Além disso, não devemos esquecer de fazer a reflexão das nossas atitudes, para não desviarmos da dedicação sincera à salvação e esforçar para não acumularmos as poeiras espirituais através das atitudes do dia a dia. As pequenas atitudes cotidianas é que gradualmente vão sendo acumuladas e aceitas como sendo a razão da virtude e que se tornarão a origem das graças e das providências que vamos receber em nossas vidas.
Nesse mês em que comemoramos o aniversário de Oyassama, creio que essa determinação seja o melhor presente que podemos dar à ela, mostrando que estamos nos empenhando para praticar o ensinamento e dando mais um passo em nossa evolução espiritual.

Bem, mudando de assunto, como sabem, no dia 11 de março passado, aconteceu o violento terremoto na costa nordeste do Japão e gerou um tsunami de 10 metros de altura que devastou várias cidades litorâneas. Dizem que é a maior catástrofe desde a segunda guerra mundial. Segundo a agência de notícias, até ontem o número de mortos era de 12 mil pessoas e mais de 15 mil estão ainda desaparecidas. Nas nove províncias atingidas, aproximadamente 50 mil residências foram totalmente destruídas e o número de desabrigados que estão vivendo em abrigos ultrapassa 260 mil pessoas. Como consequência, estradas e ferrovias foram destruídas e faltam água, comida e combustível. Além disso, continua o problema do vazamento de radiação da usina nuclear de Fukushima.
Na Sede da Igreja, em Jiba, durante três dias, logo após o terremoto, foi realizado o Serviço de Solicitação tendo ao centro o Shimbashira, onde todos solicitaram a graça da salvação das pessoas envolvidas na tragédia. O corpo de hinokishin de emergência da Sede também partiu logo após o desastre para os locais devastados para ajudar no salvamento das pessoas. Os alojamentos das igrejas também foram cedidos para os desabrigados, e serão oferecidos as refeições sem cobrar nada.
No Dendotyo, no sábado, dia 12, ao meio dia também foi realizado o Serviço de Solicitação. O Primaz comunicou o desejo de enviar uma ajuda em dinheiro para as vítimas do desastre e pediu a colaboração das igrejas e casas de divulgação. Quando ele regressar a Jiba este mês, estará levando a doação para Jiba. Assim, como foi algo de última hora, hoje estamos arrecadando qualquer quantia para ser entregue ao Primaz na semana que vem.
Com certeza, muitas igrejas e casas de fiéis também foram destruídas ou sofreram danos com o terremoto e com o tsunami, e também muitos acabaram perdendo a vida. Para minimizarmos um pouco que seja o sofrimento e a dificuldade das pessoas nesse momento crítico, gostaria de contar com a colaboração de todos. Será uma forma de ajudarmos e salvarmos os nossos companheiros do Caminho que estão vivendo um momento de grave crise humanitária. Peço também que no Serviço Sagrado da manhã e da noite solicitem a Deus-Parens e a Oyassama a providência para que as pessoas recebam a graça da salvação.

Faltam apenas dois meses até a comemoração. Espero que do kyokai, muitas pessoas possam estar presentes no dia 12 de junho. É um evento que acontece apenas a cada 10 anos. Se perdermos essa oportunidade, será somente daqui a 10 anos. É a oportunidade única que temos para alegrar Shimbashira-sama e esposa e com certeza, os nossos antepassados também ficarão muito satisfeitos com a nossa dedicação.
Deixando esse pedido, agradecendo a presença de todos e parabenizando Oyassama pelo seu aniversário, termino as minhas palavras. Depois da reverência, vamos cantar a música para Oyassama, comemorando os 213 anos do seu aniversário.
Muito obrigado.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Tsudoi no YouTube

Link para ver o Tsudoi 2011 no YouTube produzido por Irene Mizumoto.
http://www.youtube.com/watch?v=YhxR3GrrLho&feature=email

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Boletim de fevereiro de 2011

Palestra de fevereiro de 2011

Agradecimentos pela dedicação ao Kyokai e pela contribuição às obras do Dendotyo, dos 60 anos de fundação.

Em janeiro, a partir do dia 4, houve o Curso Estudantil com a participação de 13 pessoas. Módulo 1, foram 5 pessoas e nos módulos 2 e 3, 4 pessoas cada. No Shuyokai, com duração de 28 dias, que terminou ontem, 5 pessoas. Nos dias 21 a 23, foi realizado o Tsudoi, Encontro Infanto-juvenil com a participação de 32 pessoas entre crianças, encarregados e pessoal de hinokishin.
Muito obrigado a todos e demos um grande passo para atingir as metas da determinação espiritual. Mês que vem, teremos a partir do dia 15 de fevereiro, o Curso de Doutrina, Koshu.

Hoje, gostaria de falar sobre a palestra do Shimbashira-sama, que foi realizada no dia 26 de janeiro passado, em Jiba na ocasião da Grande Cerimônia. São orientações que nos ajudam a direcionar o nosso pensamento e a nossa reflexão no momento atual, para sempre estarmos indo em direção ao desejo de Deus-Parens.
Como disse no mês passado, a Grande Cerimônia de Janeiro é realizada para relembrarmos o dia em que Oyassama se ocultou fisicamente aos 90 anos de idade, e fazermos a reflexão sobre a intenção de Deus.
Primeiramente, Shimbashira-sama explicou a situação daquela época, em janeiro de 1887:
“O seu início foi em 1° de janeiro de 1887, quando Oyassama saía do banho e cambaleou subitamente. E, para as pessoas que ficaram preocupadas, Oyassama explanou dizendo: “Isto é o sinal de que o mundo vai se mover”. Nesse dia, não houve nada de anormal, mas em 4 de janeiro, a saúde de Oyassama tornou-se novamente crítica, e consultando a vontade divina através de Izo Iburi, tiveram essas rigorosas palavras:

“Já está suficientemente completo. Até este momento, tenho explicado a respeito de todas as coisas, mas não as tem compreendido claramente. Embora tenha explicado tanto, não há quem tenha compreendido. É lamentável. Estão desconfiados, mas reflitam bem. Se consideram mentira o que Deus diz, este caminho não teria continuado por 49 anos, até o presente. O que disse até agora tem sido realizado. Reflitam através disto. Devo retirar-me já, nestas condições? Devo ocultar-me?”

Essas palavras transmitem o sentimento de impaciência de Oyassama, e a situação em que mesmo as pessoas que seguiam esse Caminho, apesar de Oyassama explanar pessoalmente sobre os fatos que se tornariam conforme as suas palavras, não acreditavam do fundo do coração.
Ao ouvirem: Devo retirar-me já, nestas condições? Devo ocultar-me?
Com certeza todos ficaram preocupados, pois indicava que Oyassama poderia dar o último suspiro nessas condições e de repente, na verdade, ela deixou de respirar e o seu corpo foi se resfriando rapidamente.
Assustados, perceberam que era um erro ficar suspendendo a execução do Serviço tão apressado, sob o pretexto da opressão das autoridades, e no meio da noite, mesmo com o portão e as portas fechadas, para ter o perdão, continuavam diariamente a executar o Serviço secretamente.
Dessa forma, através de cada oscilação da saúde de Oyassama, as pessoas faziam deliberações, consultavam a intenção de Deus, desejando a recuperação por completo da saúde, procurando executar o Serviço que Deus aceitasse.
Oyassama incentivava a execução do Serviço, e a essa vontade divina, todos tinham compreendido suficientemente, mas havia o receio pela opressão policial, e as pessoas não se direcionavam a isso, chegando até o agravamento da saúde de Oyassama, para que tomassem a decisão.
Em seguida Shimbashira-sama disse:
“Assim, em 27 de fevereiro, ou seja, na noite do dia 25 de janeiro do calendário lunar, houve as seguintes palavras:

“Pisando, nivelarei a terra plenamente. Abrindo o portal, abrindo o portal, o nivelamento de todo o mundo. Começarei o nivelamento da terra. Nivelarei a terra abrindo o portal ou nivelarei, nivelarei a terra fechando o portal?”

Nivelar a terra significa deixar o terreno plano. A partir das palavras “nivelarei” e “começarei o nivelamento”, podemos sentir a vibração de que Oyassama sairia pessoalmente e que trabalharia positivamente percorrendo o mundo.

Prosseguindo, no livro “Minuta da Vida de Oyassama”, temos que: “Os seres humanos, aos olhos de Deus-Parens, são todos igualmente irmãos. Pela natureza da alma, não existe a mínima discriminação de alto e baixo, pois todos são iguais. O ponto de partida, para o mundo de vida plena de alegria, está na conversação mútua entre todos em condições de igualdade. Assim explicando, manifestou o desejo de nivelar o espírito de todas as pessoas ”.
Significa que os seres humanos possuem a mesma alma como filhos originários de Deus-Parens, e era seu desejo resolver a condição atual de discriminações de alto e baixo. Para isso, desejava eliminar a consciência ou noção de alto e baixo existente nos espíritos das pessoas.
Nivelar a terra é realmente uma grandiosa intenção de Deus.
Para prosseguir no grande empreendimento que é o nivelamento do mundo, é preciso fazer com que o ensinamento de Oyassama atinja todas as localidades e, para isso, precisamos aumentar ainda mais o número de pessoas que coloque em prática, transmita e difunda o ensinamento.
Comparando com o passado, o caminho tornou-se excelente, mas não apenas se contentar com isso, é essencial que não percamos a concentração e estejamos conscientes de que o caminho da salvação mundial está apenas começando.
O mundo nivelado a que Deus-Parens se refere, não é simplesmente uma sociedade sem desigualdade ou injustiça. Baseado na verdade fundamental de que todos somos irmãos, todas as pessoas são igualmente filhos de Deus-Parens, que deseja o mundo da vida plena de alegria e felicidade em que todos vivam salvando-se mutuamente em harmonia, alegres e cheios de energia.

Ao final Shimbashira-sama disse o sobre a importância do fortalecimento dos laços familiares e a missão do yoboku:
“Quando penso nos relacionamentos sociais atuais, em que não apenas a relação com a vizinhança, mas também, os laços familiares, que mais deveriam confiar e salvarem-se mutuamente, se encontram ameaçados, me veem essas palavras:

Doravante, se todos do mundo, igualmente,
Se salvarem mutuamente em todas as coisas, XII-93
Saibam que Tsukihi aceitará esse espírito,
E fará toda e qualquer salvação. XII-94

Assim, não consigo deixar de pensar na magnitude da obrigação do yoboku, que é divulgar o mundo da vida plena de alegria e felicidade, procurando corresponder à intenção de Deus-Parens, que aguarda um mundo onde as pessoas salvam-se mutuamente em toda e qualquer coisa, a começar da família e das pessoas próximas e, avançando mais ainda, transmita às pessoas de forma ampla, que estamos unidos pelo fato de todos do mundo serem irmãos, ampliando os laços da salvação mútua a partir das pessoas próximas.”
Segundo essas palavras, para este ano, a nossa missão, em primeiro lugar, é ter o ensinamento de Oyassama como norma de conduta dentro da nossa própria família, principalmente a ajuda mútua. Depois levar este ensinamento para as pessoas que estão sem rumo, perdidas e angustiadas, desesperadas com seus problemas, mostrando que é possível mudar o rumo da vida, a partir do momento em que se conhece e se pratica o ensinamento de Deus-Parens.
Assim, juntos estaremos caminhando para a vida plena de alegria e felicidade.

Estamos a menos de 5 meses para os 60 anos de fundação do Dendotyo. Deste modo, rememorando o desejo de Oyassama, juntamente com todos, desejo me animar e trabalhar no sentido de poder atingir as metas da determinação espiritual. Conto com o apoio e a colaboração de todos.
Deixando esse pedido e agradecendo a presença de todos termino as minhas palavras.
Muito obrigado.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Boletim de janeiro de 2011

Palestra de janeiro de 2011

Feliz ano-novo a todos.
Os meus sinceros agradecimentos pela dedicação durante todo o ano passado ao kyokai e a contribuição ao Dendotyo.
Espero que todos tenham iniciado 2011, com alegria, ou seja, o ano 174 da Revelação Divina e desejo que este ano também, recebendo a graça de Deus-Parens e o amor de Oyassama, todos nós possamos atingir os objetivos e que seja um ano de muitas realizações e de alegrias.
Muito obrigado pela reverência e participação na Grande Cerimônia de janeiro de hoje. Apesar do tempo chuvoso e dos trabalhos de começo de ano, hoje temos a reverência de muitas pessoas e tenho a certeza de que Deus-Parens e Oyassama estejam muito satisfeitos e contentes e tenham aceitado a sinceridade manifestada através da participação na Grande Cerimônia.
Agradeço também pela continuidade nas contribuições das obras comemorativas dos 60 anos de fundação do Dendotyo. Muito obrigado. Com o início de um novo ano, entramos na reta final, faltando menos de meio ano para a comemoração.
Bem, sendo hoje a realização da Grande Cerimônia de janeiro, gostaria de relembrar um pouco a razão desta importante data.


É um fato conhecido de que a Grande Festa de janeiro tem origem na data original em que a Oyassama, devido ao seu profundo amor de querer acelerar a evolução espiritual de todos os filhos, ocultou o seu corpo físico.
O sentido de se realizar esta grande cerimônia em 26 de janeiro em Jiba, o hoje recebendo essa razão, realizamos aqui no kyokai é para, além de alegrar Deus-Parens realizando o Serviço Sagrado, voltar o pensamento à aquela época, aprofundar a reflexão e, ao mesmo tempo em que refletimos a intenção do Parens, renovar a determinação de trilhar de modo a corresponder a este amor parental.
Ou seja, não é um dia para louvarmos ou relembramos um fato do passado ou a memória de uma pessoa que já retornou mas, como seguidores do ensinamento de Oyassama, é um dia para determinarmos o espírito que corresponda ao desejo de Deus-Parens.

O capítulo 10 da Vida de Oyassama, “Abrindo o Portal”, é um capítulo que descreve os dias de apreensão e preocupação que precederam o ocultamento físico de Oyassama, e também a urgência da realização do Serviço Sagrado.
Para as pessoas que hesitavam em realizar o Serviço temendo a polícia e pensando no estado de saúde de Oyassama, ela própria instruiu e conduziu, através da sua enfermidade. Sem desviar as verdades, indicando como sempre às pessoas que sofriam desorientadas, ela ocultou o seu corpo somente após ver o Serviço sendo realizado em plena luz do dia, pelas pessoas que tinham determinados a cumprir mesmo a custa das próprias vidas.
Na parte 15 do Ofudessaki podemos ver versos que mais vigorosamente apressa a realização do Serviço. Por exemplo:
Esta explanação remonta há quarenta e três anos.
É unicamente sobre a grande experiência. Of. XV - 50

Que pensam ser esta experiência?
É o preparo para apressar a dedicação única ao Serviço.
Of. XV - 51

Isto é, a conclusão do Serviço era a intenção do Parens desde o início da Tenrikyo em 1838.
E na parte 3 temos:
Aos onze, o nove acabará e a angústia será esquecida,
e espero o dia vinte e seis do primeiro mês. Of. III – 73

Neste ínterim, o centro será fixado, a ambição esquecida
e o Serviço preparado com o pessoal completo. Of. III – 74

Deste modo, indicando previamente a data de 26 de janeiro, preparou a maturação espiritual e apressou a formação dos membros e fez os preparativos do Serviço.
Quando juntamos estes fatos, chegamos a compreender perfeitamente o sentido de apressar a realização do Serviço, repetidas vezes, mesmo através de um problema físico que no final levou a ocultar o próprio corpo de Oyassama.
De fato o Serviço Sagrado é o fundamento do caminho da dedicação única à salvação.
O Serviço indica em primeiro lugar o Serviço de Kagura, realizado ao redor do Kanrodai, mas, recebendo esta razão, é realizado mensalmente nas igrejas de cada região e localidade, como aconteceu no dia de hoje.
No ato de realizarmos este Serviço animados, em união espiritual, é que podemos receber cada vez mais as providências.

Shimbashira-sama disse o seguinte a respeito disso: “A conclusão do Serviço não se limita apenas à conclusão do Serviço de Kanrodai. Ela prossegue até a realização plena do Serviço em todas as igrejas ligadas à Sede. As igrejas que recebem a razão de Jiba, construídas em todas as partes do mundo, poderem realizar alegremente o Serviço, este é a forma tanto esperado por Deus-Parens. A primeira prioridade de uma igreja é realizar o Serviço. Mesmo estando incompleto no momento, se realizar o Serviço animados com a firme determinação de eventualmente completar o número de participantes e fazer em união espiritual, com os instrumentos completos, Deus-Parens aceitará essa sinceridade.
E mesmo as igrejas que estão completas em número, gostaria que refletissem sempre se estão com o conteúdo que esteja animando e satisfazendo Deus-Parens.”

No capítulo 10 da Vida de Oyassama tem-se o seguinte Ossashizu:

Por existir Tsukihi, existe este mundo; por existir o mundo, existe cada uma das coisas; por existir cada uma das coisas, existem os corpos; por existirem os corpos, existe a lei; embora exista a lei, a determinação espiritual é o mais importante.
Osa. 13 - 01 - 1887
Estas são as palavras que devem servir eternamente como bases de nossas reflexões.
Apesar de no presente estarmos passando satisfatoriamente, podemos dizer que os conflitos entre a prática da fé e as cogitações humanas surgem diariamente em várias formas. Comparando com as dúvidas das pessoas da época pode parecer pouco, mas o trabalho, o lar, as aparências, as obrigações, as próprias conveniências; as sementes da incerteza são inúmeras.

Entretanto a data original da Grande Festa de janeiro é também a data original em que Oyassama começou a nos guiar com a razão da eterna vivência.
Ela não só nos transmitiu os ensinamentos através da fala, do pincel e trilhando pessoalmente o caminho da vida-modelo durante 50 anos, como mesmo após ocultar o seu corpo físico devido a uma profunda intenção, o fato dela continuar a nos conduzir espiritualmente como em vida é algo gratificante, que só poderia ser feito pelo Parens da verdade.
A maior prova de que a Oyassama continua trabalhando como em vida são os Ossashizu, as indicações divinas.
E também temos o Sazuke com a qual Oyassama trabalha através do yoboku.

Assim, tanto o Serviço Sagrado como o Sazuke, ensinados como método para dedicar à salvação, estão ambos profundamente relacionados com a data original desta Grande Festa de janeiro.

Deste modo, fazendo essa reflexão, devemos procurar passar o cotidiano esforçando para corresponder ao desejo de Deus-Parens e ao amor de Oyassama e assim estaremos dando o devido significado para a celebração da Grande Festa realizada no dia de hoje.

Bem, como sabem, em outubro do ano passado, em Jiba, houve a nomeação do 5° kaityo da Igreja Seiki Brasil e no dia 15 dete mês, sábado, a partir das 14 horas, será realizado a Cerimônia de Posse, com a presença do Tyotyossama e esposa. Deixo aqui o convite a todos.

Estamos praticamente a menos de 6 meses para o dia 12 de junho. Estaremos recebendo a honrosa presença do Shimbashira-sama e esposa para a comemoração dos 60 anos de Fundação do Dendotyo. Assim, a nossa maior meta para este ano é sem duvida, convidar e reunir um grande número de pessoas para participar da comemoração. Esperando o empenho e o esforço de todos e desejando um excelente ano de 2011, termino as minhas palavras.
Muito obrigado.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Boletim de dezembro de 2010

Palestra de dezembro de 2010

Os meus sinceros agradecimentos a todos, pela reverência e participação na Cerimônia Mensal de dezembro, o último deste ano.
Hoje, manifestamos o nosso agradecimento pelas numerosas graças que recebemos no decorrer deste ano, seja para o nosso kyokai, como também a todos que reverenciaram no dia de hoje.
Agradeço também pela continuidade nas contribuições das obras comemorativas dos 60 anos de fundação do Dendotyo. Muito obrigado. Iniciando o novo ano, estaremos na reta final, faltando apenas meio ano para a comemoração.

Como foi lido na Dedicatória, este ano recebemos a graça de 30 pessoas que fizeram o regresso a Jiba, 7 pessoas receberam o Sazuke e se tornaram yoboku, 4 pessoas participaram do Shuyokai, Seminário de 28 dias, 7 pessoas participaram do Koshu e do Curso Estudantil e 2 pessoas fizeram o Kantei Koshu, segunda parte. Além disso, graças à sinceridade de todos, este ano também, pudemos superar a meta de 50 mil yen de oferenda para a Sede da Igreja, alcançando a determinação espiritual. Agradeço o empenho e a dedicação de todos durante este ano, muito obrigado.
Revendo este ano, não podemos esquecer a comemoração dos 100 anos da Associação Feminina, Fujinkai, no dia 19 de abril, em Jiba, quando aproximadamente 700 pessoas do Brasil regressaram a Jiba e do nosso kyokai, devido ao empenho das senhoras, quase 30 pessoas participaram deste significativo e importante centenário.
Com isso, pudemos dar um grande passo para chegarmos mais perto de concretizar a determinação espiritual dos três anos, mil dias dos 60 anos de fundação do Dendotyo.

Assim, hoje gostaria de citar um trecho da palestra do Shimbashira-sama proferida na Assembleia Geral da Associação Feminina da Sede, realizada em 19 de abril de 2008, em Jiba, quando ele falou sobre como aceitar e receber as graças de Deus-Parens e como isto está relacionada com a determinação espiritual.
Ele disse o seguinte:
“Oyassama sempre pensa em dar o melhor para todos nós e por isso nos orienta de várias formas. Devemos ter essa convicção. Se não acreditarmos que Oyassama sempre nos dá o melhor, estaremos recusando o seu caloroso amor. Talvez seja um pouco difícil pensar e refletir dessa maneira, mas se no dia a dia, não nos esforçarmos em incorporarmos essa maneira de refletir os fatos que ocorrem, o nosso objetivo de vida que é a vida plena de alegria e felicidade que esteja de acordo com o desejo de Deus-Parens estará cada vez mais longe e distante de ser concretizado. Seria como se cada um interrompesse o seu próprio caminho para a felicidade. Por isso, devemos tomar cuidado na maneira de pensar e refletir todas as coisas que ocorrem na nossa vida.”

Este trecho nos esclarece a postura espiritual mais importante para nós seguidores de que tudo que acontece na nossa vida, no nosso cotidiano deve ser aceito e ser compreendido como sendo a melhor condição dada por Deus e por Oyassama naquele momento em nossa vida. Se não aceitarmos nessa verdade, se não acreditarmos que Oyassama está sempre nos dando a melhor situação naquele momento, não poderemos compreender o amor parental de Deus-Parens que deseja unicamente a nossa salvação.
Pelo fato de haver a intenção de Deus-Parens de nos conduzir para a vida plena de alegria e felicidade é que vez ou outra, através de fatos inesperados, como doenças e problemas, apressa a correção e a reflexão do mau uso do nosso espírito. A orientação que recebemos de Deus-Parens nada mais é do que manifestação do seu amor por nós, seus queridos filhos, de desejar unicamente a salvação. Essa deve ser sempre a nossa maneira de refletir todos os fatos que ocorrem na nossa vida diária. É isso que está sendo enfatizado pelo Shimbashira-sama. Continuando ele falou:

“Além disso, a graça é de acordo com o espírito, de acordo com o coração de cada pessoa e não como se deseja ou solicita. Mesmo que o seu espírito, o seu sentimento esteja correspondendo ao desejo de Oyassama, se esse sentimento não for manifestado constantemente em ação ou atitude no dia a dia, creio que não estaremos contentando Oyassama. Isto é, a prática da determinação espiritual será a fonte, a origem para se receber boas graças, ou graças de acordo com o nosso desejo.”

Significa que salvação nada mais é do que receber plenamente a graça e a proteção de Deus-Parens em todas as coisas. Entretanto, esta graça está diretamente vinculada ao nosso estado espiritual. Mesmo dizendo ser uma pessoa do Caminho, se não formos capazes de praticar os ensinamentos de Oyassama, estaremos nos distanciando da vida plena de alegria e felicidade.
Em seguida, é nos alertado a importância da determinação espiritual, pois ela é a fonte, a origem das graças que desejamos receber.
Essa determinação espiritual, não é apenas aquela que fazemos quando recebemos alguma orientação como doenças ou problemas. O fato de realizar sem falta o otsutome todos os dias, de manhã e de noite, não deixa de ser a prática da determinação. Frequentar e reverenciar todos os meses a cerimônia mensal do kyokai, do fukyosho e da família também é uma determinação.
A maioria de nós que está presente hoje já é da segunda ou da terceira geração nesta fé. O fato de termos herdado a fé dos nossos antepassados é devido à uma firme determinação espiritual feita pela pessoa da primeira geração, ou seja, após ser salvo por Deus-Parens tomou a decisão de seguir com firmeza e seriedade os ensinamentos de Oyassama, como sendo o único caminho verdadeiro.
Além do mais, os antepassados praticaram intensamente o ensinamento. Este é o ponto mais relevante na vida de um seguidor. Não basta apenas fazer a promessa, mas o quanto se consegue seguir e cumprir no dia a dia o que foi prometido ou determinado, ou seja, praticar os ensinamentos.
Com relação a isso, o melhor exemplo está na vida-modelo de Oyassama. Por termos a vida-modelo como exemplo é que temos a convicção de que podemos desfrutar a vida plena de alegria. Fortalecer essa convicção significa determinar passar por quaisquer situações, por mais que sejam fatos tristes e dolorosos, amparado em Deus-Parens. É isto que valoriza a nossa fé religiosa.
No Ofudessaki, Escritura Divina, tem-se:
Cada qual, refletindo acerca do próprio corpo e determinando o espírito, ampare-se em Deus. Ofu. IV-43
Refletindo sobre os sofrimentos do corpo, determinem o espírito de se amparar em Deus. Ofu. V-10
Como temos nesses versos, através dos fatos mostrados no corpo, ou seja, as enfermidades ou até mesmo os problemas, a primeira determinação a ser feita é a de seguir amparando-se em Deus, ou seja, corresponder ao seu desejo. Mas, sabemos que corresponder ao desejo de Deus, não é algo tão fácil de ser realizado. Em primeiro lugar é necessário a nossa sinceridade.
Sobre sinceridade, para nós, yoboku, após recebermos a razão de Sazuke na presença de Oyassama, ganhamos a escrita “Okakissague”, palavras divinas, em que está explicado o seguinte:
“Digo diário e digo constante. Digo que o diário e constante é a sinceridade. Falando em espírito de sinceridade, visto superficialmente, parece muito frágil; porém, não há nada mais firme e duradouro. A sinceridade é a razão do céu. Como razão celestial, receber e retribuir imediatamente é uma verdade. Que ouçam e compreendam bem.”
Deste modo, foi esclarecido que para nós, yoboku, o caminho a ser percorrido por toda vida é somente o da prática da sinceridade. Para se falar é muito fácil, mas a sua prática é difícil. Porém, se não perdemos de vista a vida-modelo deixada por Oyassama, e seguirmos amparados em Deus-Parens, poderemos passar por esse caminho da sinceridade. E se essa sinceridade for recebida por Deus-Parens, ela será imediatamente retribuída em forma de graça e proteção.
Certo dia, Oyassama disse ao mestre Izo Iburi:
“Izo, neste Caminho acumule virtudes na sombra. Por mais que trabalhe na frente das pessoas, se ficar vadiando na sombra e se falar mal das pessoas às escondidas, não haverá o reconhecimento por parte de Deus-Parens. Se tornar uma pessoa que só recebe favores dos outros as suas virtudes estarão acabadas.”
Através deste fato, podemos entender que Oyassama explica a necessidade de se acumular virtudes. E acumular virtudes é possível somente se a pessoa possuir a sinceridade.
A reverência todos os meses no tsukinamisai do kyokai, participar do Serviço Sagrado, a oferenda feita para a Sede da Igreja, para o Dendotyo e para o Kyokai, a ministração do Sazuke a um doente, sempre estar atento e convidar e incentivar as pessoas para fazerem o koshu, o shuyokai e o regresso a Jiba, realizar diariamente o otsutome são atitudes da prática da sinceridade que são aceitas por Deus-Parens e que se torna em virtudes para quem se dedicou a estes trabalhos.

Como disse no início, abrindo o ano de 2011, ficará faltando apenas meio ano para os 60 anos do Dendotyo. Para podermos atingir as metas da determinação espiritual, gostaria de contar com o empenho de todos para chamar as pessoas, pois, logo em janeiro teremos o Curso Estudantil, para jovens de 15 a 20 anos de idade, do dia 4 a 8 de janeiro. Dia 3 de janeiro sairá do Tenri Kaikan, ônibus para o Dendotyo as 11 horas.
A inscrição deve ser feita até o Tsukinamisai de dezembro do Dendotyo. Assim, estou com a ficha e quem tiver interesse, gostaria que depois pegasse comigo.
Vamos também ter o Koshu de 5 dia, para pessoas acima de 17 anos, também de 4 a 8 de janeiro. O Shuyokai de 9 de janeiro a 5 de fevereiro.
Um aviso. O Gantansai, Cerimônia de Ano-Novo será no dia 1° (sábado), às 8 horas e no dia 2, a Grande Cerimônia de Janeiro.
Agradeço a todos pela participação e reverência neste último Tsukinamisai deste ano e também agradeço pela sincera dedicação por todo o ano de 2010 ao kyokai.
Desejando boas festas e um excelente início de 2011, termino as minhas palavras. Muito obrigado.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Boletim de novembro de 2010

Palestra de novembro de 2010

Os meus sinceros agradecimentos a todos, pela reverência e participação na Cerimônia Mensal de novembro.
Agradeço também pela continuidade nas contribuições das obras comemorativas dos 60 anos de fundação do Dendotyo. Muito obrigado.
No mês passado, graças a ajuda de todos, pude fazer o regresso a Jiba e voltei no dia 4 de novembro. Pude reverenciar a Grande Cerimônia dos 173 anos da Revelação Divina e também, no mesmo dia 26 à tarde, juntamente com o Tyotyo-sama, acompanhei a permissão de nomeação do quinto kaityo da Igreja Seiki Brasil, Paulo Haruo Kondo.
A Cerimônia de Posse está marcada para o dia 15 de janeiro (sábado) de 2011.
Aqui, gostaria de parabenizar o novo kaityo Haruo. Parabéns!
Assim, hoje gostaria de falar sobre alguns pontos da palestra do Shimbashira-sama, realizada no dia 26, pois são orientações passadas para todos nós fiéis, para direcionarmos a nossa fé e serve para se tornar a base da nossa reflexão no dia a dia.

Na palestra da Grande Cerimônia de outubro, em primeiro lugar, o Shimbashira-sama explicou sobre o significado das palavras proferidas por Oyassama na ocasião da Revelação Divina, quando Deus-Parens decidiu tomar a senhora Miki Nakayama como seu Sacrário para iniciar a salvação de todas as pessoas do mundo e também, começou a esclarecer os detalhes de tudo, principalmente sobre a razão da origem e sobre o verdadeiro Parens.
Em seguida disse: “A intenção de Deus-Parens é salvar igualmente todas as pessoas do mundo. O início da fé geralmente foi por ter sido salvo de alguma doença ou de problema. E mesmo que tenha se passado algumas gerações, desde a primeira geração que foi salva e entrou para a fé, hoje, a maioria que segue este Caminho, também deve passar os dias tentando corresponder ao desejo divino, procurando fazer a salvação das pessoas e praticar os ensinamentos buscando concretizar a vida plena de alegria e felicidade.”
Isso significa que mesmo as gerações posteriores à aquela que iniciou a fé por ter sido salvo, também deve se empenhar em continuar praticando os ensinamentos para aprimorar o espírito e acumular méritos para chegar mais próximo da vida plena de alegria. Por esse motivo é que neste Caminho é dada uma grande importância na continuidade da fé, passando de pais para filhos e dos filhos para os netos.

Falou ainda sobre os mestres iniciantes na fé, principalmente após 20 ou 30 anos o ocultamento físico de Oyassama, que após terminarem o Seminário Bekka com duração de seis meses, que atualmente corresponde ao Shuyoka, de três meses, saíam para a divulgação tendo como base da explanação o ensinamento das dez providências divinas e das oito poeiras. Foi desse modo que o caminho da dedicação única à salvação foi sendo fortalecida com o passar dos anos. Ou seja, mesmo que desde então tenham se passado muito tempo e mesmo que tenha havido a mudança de geração, a postura a ser seguida deve ser a mesma. A base da explanação e da nossa reflexão diária continua sendo as dez providências divinas e as oito poeiras do espírito.
Depois, explanou sobre a atual situação da sociedade, dizendo: “Atualmente, as pessoas estão passando por muitos problemas e sofrimentos e que estão em busca da salvação. Por isso, a missão das pessoas que seguem este Caminho é transmitir as pessoas ao seu redor que estão nessa situação, o verdadeiro modo de viver amparado em Deus-Parens e mostrar o modo que conduz para a salvação, ou seja, para a vida plena de alegria. Assim, é necessário haver o nosso desejo de salvar essas pessoas que estão à nossa volta e que estão sofrendo.”
Sobre isso, continuando, Shimbashira-sama disse: “Isso não é apenas para as pessoas da sociedade em geral, mas devemos estar atentos e nos preocuparmos principalmente com os nossos familiares e amigos. O yoboku deve se tornar a principal pessoa na família e na localidade em que vive e ter como missão transmitir aos filhos e familiares a importância de seguir a fé. Ou seja, orientar para que façam o crescimento espiritual através da prática do ensinamento e isso será o seu trabalho de divulgação e salvação.”
Ainda, para todos nós que vivemos na sociedade atual, disse: “Devemos aprofundar o nosso conhecimento na doutrina e incorporar a sua prática na vida diária, ou seja, devemos esforçar para que a nossa vida seja baseada no ensinamento de Oyassama.” Quando acontecerem os problemas e as doenças é que entenderemos sobre a imensa graça das dez providências divinas e devemos refletir sobre o desejo de Deus-Parens contido nesse fato e assim empenhar para fazer a mudança das atitudes espirituais para se receber a graça da salvação.
“Quando nos dedicarmos na salvação daqueles que estão sofrendo por doenças ou passando por difíceis problemas e ao observarmos a graça da salvação é que sentiremos uma grande alegria e satisfação e sem dúvida alguma, esta é a maneira para se receber as virtudes e os méritos de Deus-Parens.”
Em seguida falou sobre a importância do hinokishin exemplificando nos fatos que aparecerem no livro dos Episódios da Vida de Oyassama. Para as pessoas que foram salvas, Oyassama orientava para que fizessem a salvação como uma forma de retribuir a gratidão da salvação. Ou seja, o sentimento de gratidão e de retribuição que se manifesta através da divulgação e da salvação tem direta relação com o hinokishin.
Sobre o acúmulo das gerações, enfatizou: “existem as pessoas que passam os dias sentindo alegria e gratidão por receber plenamente a graça das dez providências e aquelas que passam sem saber, vendo os problemas e com isso, vivem apenas se queixando e reclamando das coisas. Na longa caminhada da vida, haverá uma grande diferença na aceitação de Deus-Parens e isso vai influenciar o rumo da vida dessas pessoas.”
Devido a nossa imaturidade, mesmo hoje, ainda não conseguimos aceitar que tudo que ocorre é uma providência de Deus-Parens e por isso não conseguimos corresponder plenamente ao seu desejo. Assim, o primeiro passo seria realizar diariamente o hinokishin. Ele disse: “mesmo que seja uma pequena atitude diária, ao praticar o hinokishin, nascerá espontaneamente a alegria e isso transmitirá às pessoas a imagem de um seguidor do Tenrikyo e será uma grande divulgação.”
Finalizando a palestra disse: “As graças que recebemos no dia a dia é algo tão imenso que não conseguimos agradecer plenamente e nem fazer a retribuição. Por isso, devemos nos esforçar em praticar animados o hinokishin, fazendo a divulgação e a salvação para nos aproximarmos um pouco que seja do desejo de Deus-Parens. No dia referende à Revelação Divina, fiz novamente uma reflexão sobre a base dos ensinamentos e da postura da nossa fé e espero poder caminhar com todos juntos de um modo a corresponder a intenção de Deus-Parens.”
Bem, esse foi um resumo da palestra do Shimbashira-sama em que enfatizou a importância de todos nós que seguimos esta fé, praticar diariamente os ensinamentos, estabelecendo no espírito a graça das dez providências divinas e a realização do hinokishin com sendo um meio de divulgação e salvação. Também, mostrou que a salvação deve ser iniciada a partir das pessoas próximas, dos familiares e conhecidos, orientando aqueles que estão sofrendo para o caminho que conduz à salvação, ou seja, para vida plena de alegria e felicidade.
Vamos fazer dessa orientação do Shimbashira-sama como sendo a nossa conduta diária e agindo desse modo, estaremos correspondendo ao desejo de Deus-Parens e Oyassama e também, vamos estar acumulando méritos e virtudes para continuarmos a receber plenamente a graça em nossas vidas.

Este é o mês de finados e creio que muitos visitaram o cemitério dos familiares e antepassados. Como acontece todos os anos, no kyokai realizaremos o Mitamassai no quarto domingo, dia 28, à partir das 11 horas. O Mitamassai é uma forma de homenagearmos e manifestarmos a nossa gratidão a todos os antepassados que, devido ao seu trabalho e dedicação deixaram muitos resultados positivos e que graças a isso é que hoje estamos passando com mais tranquilidade o nosso cotidiano.
Por isso, gostaria de contar com a presença de todos no dia do Mitamassai, para agradecermos às almas de todos os nossos antepassados. Este sentimento de valorizar os nossos entes queridos também corresponde ao desejo de Deus-Parens e Oyassama.

Em janeiro, será realizado o Curso Estudantil, para jovens de 15 a 20 anos de idade. A inscrição deve ser feita até o Tsukinamisai de dezembro do Dendotyo. Assim, estou com a ficha e quem tiver interesse, gostaria que depois pegasse comigo.
Vamos também ter o Koshu de 5 dias e também o Shuyokai. Sendo o último para podermos concretizar a determinação espiritual dos três anos, mil dias, gostaria de contar com o máximo de empenho de todos, convidando as pessoas.
Além disso, mês que vem, vamos realizar o último Tsukinamissai deste ano. Gostaria de contar também com a presença de todos, para agradecermos pelas graças que recebemos durante todo este ano e renovar a determinação para o próximo ano que será muito importante e significativo para todos nós, pois será a comemoração dos 60 anos de fundação do Dendotyo, no dia 12 de junho.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Regresso a Jiba do Kaityo

O Kaityo Tadashi estará regressando a Jiba no dia 12 de outubro.
Ele participará da Cerimônia dos 173 anos da Revelação Divina, a ser realizada no dia 26 de outubro. Além disso, acompanhará a permissão de nomeação do novo Kaityo da Igreja Seiki Brasil, Paulo Haruo Kondo, também no dia 26, a tarde.
Desde já agradece a colaboração de todos para fazer o regresso.
Muito obrigado.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Boletim de outubro de 2010

Palestra de outubro de 2010

Os meus sinceros agradecimentos a todos, pela reverência e participação na Grande Cerimônia dos 173 anos da Revelação Divina. Agradeço também pela continuidade nas contribuições das obras comemorativas dos 60 anos de fundação do Dendotyo. Muito obrigado.
No mês passado foi concluída a troca do piso do Shinden, a reforma dos bancos e das luminárias e agora estão fazendo e lavagem e depois a pintura do telhado. Assim, graças a sinceridade mensal de todos é que está sendo possível fazer os preparativos para a comemoração dos 60 anos de fundação do Dendotyo.

Para todos nós que seguimos a fé deste Caminho, outubro é o mês em que se comemora no dia 26, em Jiba, a Revelação Divina, ou seja, quando Oyassama foi estabelecida como Sacrário de Deus-Parens e teve início o Tenrikyo.
Deste modo, hoje gostaria de relembrar os fatos relacionados à revelação e também refletir sobre a intenção divina que é o ponto fundamental para direcionarmos a nossa fé.



No dia 23 outubro de 1838, Deus-Parens revelou-se ao mundo com as seguintes palavras: “Eu sou o Deus original, o Deus verdadeiro. Nesta casa há uma predestinação. Desta vez, revelei-me neste mundo para salvar toda a humanidade. Desejo ter Miki como meu Sacrário.”
Ante esse inesperado dizer, o marido Zembee e os demais presentes, assustaram-se e recusaram repetidas vezes o pedido divino, alegando todo pretexto possível. Porém, mesmo recusando por ter uma família demasiadamente atarefada e com filhos menores, e solicitando que procurasse outras famílias mais nobres, Deus não aceitou de modo algum essas alegações. Em certo momento chegou a dizer:
“Venha quem for, Eu, Deus não me retirarei. É natural que agora tenham várias preocupações, mas decorridos 20 ou 30 anos, virá o dia em que todos admirarão a verdade da minha intenção.”
Porém, a começar do marido e os familiares não recuaram dizendo: “Nós, como seres humanos, não podemos esperar de modo algum durante 20 ou 30 anos.”
Então, a voz ficou mais enérgico e Deus disse:
“Devem agir de acordo com a intenção de Deus original. Aceitem o que Eu, Deus, lhes digo. Se ouvirem, Eu a farei salvar todas as pessoas do mundo. Se recusarem, farei com que não sobre nem o pó desta casa.”
E foi-lhes explicado como se fosse uma ordem.
Assim, percebe-se a firme intenção de pregar o ensinamento da salvação de todas as pessoas a partir da Residência, tendo Oyassama como Sacrário de Deus.
Na verdade, os familiares não estavam interessados em fazer a Miki salvar todas as pessoas do mundo, pois a prece evocatória realizada naquele momento era somente para pedir a cura da dor na perna do filho Shuji, da visão do pai Zembee e da dor lombar da mãe Miki. Apenas isso.
Aqui estava a grande diferença entre a intenção de Deus-Parens com o desejo da família.
Nestas circunstâncias, para o marido Zembee, imagino que o real sentimento era de que pessoalmente não se oporia, mas não tinha absolutamente como colocar em prática. Então, era um pedido que somente poderia ser negado, e foi negado. Recusou por três vezes, mas Deus-Parens não se retirou de forma alguma. O motivo de não se retirar é que, a pessoa que deveria tornar-se Sacrário de Deus, não poderia ser outra pessoa senão Oyassama. O tempo predeterminado significa que, não poderia haver nem um instante de adiamento. Por isso, não seria possível se retirar em hipótese alguma. Por esse motivo, houve essa discussão acirrada por três dias e três noites.
Atualmente, sabemos que isso se baseia na promessa feita por Deus-Parens no início da criação original dos seres humanos quando comprometeu-se de trazer os instrumentos de volta à Residência original para serem reverenciados pela posteridade como Deus, quando passarem tantos anos quanto o número de filhos da primeira geração.
Esperando a chegada do tempo predeterminado, como Sacrário, tomou Oyassama que possuía a alma predestinada de mãe da criação humana, em Jiba original, ou seja, tudo isso é a ocorrência da conjunção das predestinações do tempo, pessoa e lugar. Porém, para Zembee que não sabia disso, deve ter sofrido bastante.
Durante os três dias de discussões, transmitindo a intenção de Deus-Parens, sem descansar e nem dormir, o estado de Oyassama ficou crítico a ponto de poder custar-lhe a vida.
Enquanto continuavam com estas discussões acirradas, Oyassama permaneceu sentada na mesma posição sobre os joelhos, e não descansou nem mesmo durante a noite. Os papéis pendurados nos gohei voaram despedaçados. As mãos que seguravam os gohei ficaram esfoladas de tanto esfregar no tatame, a ponto de sangrarem. Esta era a situação crítica em que se encontravam.
O marido Zembee, mesmo pensando que, a princípio, não poderia colocar em prática o que havia sido exigido, discutindo arduamente por três dias e três noites, aos poucos foi compreendendo os fatos. Ele, que realmente tinha a alma predestinada de Izanagui-no-Mikoto, chegou à conclusão que, chegara a um ponto em que, normalmente a pessoa não estaria mais viva e, usar esta pessoa como sacrário para realizar o magnífico trabalho de salvar todo o mundo, seria uma coisa maravilhosa, e assim determinou o espírito.
Finalmente, na manhã de 26 de outubro, o marido Zembee, abandonando as conveniências pessoais e da família, declarou: “Concedo-vos Miki”. Assim, foi iniciado o derradeiro ensinamento da salvação do mundo. Teve início o Tenrikyo. No Ofudessaki, tem-se:

Aquilo que Tsukihi pensa neste momento,
a boca é humana, mas o espírito é Tsukihi. XII-67

Ouçam bem! Tsukihi tomou emprestado a boca
e emprestou-lhe o seu espírito inteiramente. XII-68

Significa que após essa data, embora a aparência física de Oyassama em nada diferisse de uma pessoa comum, o seu espírito tornou-se o de Deus-Parens.

Pode-se dizer que o dia original da Revelação Divina é o ponto fundamental deste Caminho. E para comemorar esse dia original, Em Jiba, realiza-se todos os meses a cerimônia mensal no dia 26 e também, a Grande Cerimônia da Primavera no dia 26 de janeiro. Temos no Ossashizu:
“Sobre o dia 26, a razão que começou e a razão que ocultou é uma só.” (Ossashizu, 29-2-1896)
Assim, percebe-se que em ambos os casos, o da Revelação Divina e o do Ocultamento Físico de Oyassama, existe uma única razão devido ao amor parental pelos queridos filhos.
Solicitando a reforma do mundo, este Serviço é executado no dia 26, representando com os gestos das mãos os trabalhos de Deus-Parens que criou originalmente os seres humanos a fim de compartilhar a vida plena de alegria e felicidade.
Significa que se voltarmos à causa do dia original da Revelação Divina, chega-se a criação original, e se procurar o desejo do Parens na criação original, chega-se ao objetivo da humanidade que é a vida plena de alegria e felicidade igualmente para todos.
No dia original da Revelação Divina, pelo fato de Oyassama ser estabelecida como Sacrário de Tsukihi, foi esclarecida a causa da criação original dos seres humanos e tornou-se evidente a meta a ser atingida por todos nós, seres humanos.
Podemos dizer que a nossa fé existe por haver esta origem. A origem não se move e nem se altera. Por ser inalterável, mesmo estando em meio aos movimentos do mundo que se transformam intensamente, torna-se um firme ponto de apoio. Mesmo estando atarefado por deveres do cotidiano, em cada fato marcante, não se pode esquecer de rever essa meta, lembrando-se da origem, certificando-se dela e consolidando a base.
No Ofudessaki, estão escritos:

Sou Deus que iniciou os seres humanos do mundo,
porém, não existe quem me conheça. III-15
Desta vez, ao ensinar a dedicação única à salvação,
estou também iniciando um fato inexistente. III-17
Tal como quando iniciei este mundo,
mostrarei realizando coisas extraordinárias. VI-7
O Serviço não tido desde o início deste mundo,
uma vez começado, por certo o pacificará. VI-8

E ainda:

Embora tenha dito até o presente que agora
é o início deste mundo, não entendem o que seja. VII-35

Segundo esses versos, esclareceu que o Deus original que criou este mundo e os seres humanos, se revelou diretamente ao mundo e abriu o caminho da dedicação única à salvação. E declarou que, através do Serviço de Kagura que representa com os gestos das mãos os trabalhos de Deus-Parens na criação original, recebem-se as providências e é ponto de partida para reformar o mundo.
O dia original da Revelação Divina tem como objetivo a vida plena de alegria e felicidade. Do mesmo modo como os seres humanos foram criados do mar de lama, está sendo explicado que o ponto de partida está em transformar o mundo, que parece um mar de lama por haver inúmeros conflitos, e um mundo de vida plena de alegria e felicidade.
O dia original da Revelação Divina, pelo qual os seres humanos entraram em contato pela primeira vez com a intenção de Deus-Parens, é o ponto de partida para trilhar o caminho da verdadeira salvação. Para cada um de nós, isso está no dia original do início da fé.
O dia inicial da fé da maioria dos nossos antepassados foi por ter sido atraído a este Caminho por causa de sofrimentos de problemas no corpo e de circunstâncias, ou de perda do ponto de apoio espiritual e de estar aflito por fatos duvidosos e indecisos. Até então, ninguém conhecia o Parens verdadeiro, vagueando no escuro, amparado somente nas próprias cogitações humanas. Essa situação é comparável à época confusa da Revelação Divina.
À medida que se escuta a verdade do ensinamento, colocando-a em prática, o espírito cheio de poeira como a água lodosa, se tornará conforme está escrito no Ofudessaki:

Quando refletirem acalmando gradualmente
o espírito, a água se tornará límpida. II-26
Dia a dia, purificando e compreendendo o íntimo
dos corações, começará a avistar conforme a evolução. VI-16

Assim, ao seguir e praticar o ensinamento é que se vai purificando o espírito gradualmente e se passa a entender a intenção do Parens. E ainda, vai evoluindo espiritualmente do desejo de apenas querer ser salvo para o de querer salvar os outros.
Quando os ensinamentos forem propagados ao mundo inteiro e:

Se todos do mundo se purificarem
e viverem igualmente repletos de alegria, VII-109
Doravante, se todos do mundo, igualmente,
se salvarem mutuamente em todas as coisas, XII-93

Significa que reformar o mundo em verdadeira vida plena de alegria e felicidade é o que almeja Deus-Parens.
Provavelmente levará ainda muitos anos para se chegar à realização da vida plena de alegria e felicidade. No entanto, devemos nos empenhar em transmitir e difundir ao mundo o ensinamento, visando a realização dessa vida.
Ao mesmo tempo, devemos nos esforçar na evolução espiritual condizente aos anos de fé, fazendo a reflexão e a limpeza diária das poeiras espirituais para podermos corresponder às seguintes palavras: “Mais na segunda geração do que a primeira, mais na terceira geração do que na segunda, a razão torna-se profunda”. (Episódio da Vida de Oyassama, número 90)
Significa que a virtude vai aumentando de acordo com a dedicação de cada geração, fazendo com que a má predestinação seja transformada em boa predestinação.
Deste modo, neste mês da comemoração da Revelação Divina, refletindo mais uma vez sobre a intenção de Deus-Parens vamos adiantar os passos visando a vida plena de alegria fazendo a purificação do espírito e a respectiva evolução.
Bem, na semana que vem, no sábado, dia 9, à partir das 15 horas, será realizado no Dendotyo a Assembleia Geral do Yonomotokai e depois, a noite, no Recanto Tenri haverá o Festival Tenri Matsuri. Este ano acontecerá o show do cantor Joe Hirata. Gostaria de contar com a participação de todos.
Além disso, a partir de segunda feira, dia 11 até sexta, dia 15, será realizado o Curso de Doutrina, Koshu. Sendo o último deste ano, gostaria que convidassem as pessoas para participarem.
Este mês, no dia 12, estarei regressando a Jiba para reverenciar a Grande Cerimônia dos 173 anos da Revelação Divina e também, para acompanhar a permissão de nomeação do novo kaityo da Igreja Seiki Brasil, Paulo Haruo Kondo. Agradeço a colaboração de todos que contribuíram para que pudesse fazer este regresso. Muito obrigado.
Agradecendo mais uma vez a presença e a participação de todos, termino as minhas palavras.
Muito obrigado pela atenção.