sábado, 5 de junho de 2010

terça-feira, 18 de maio de 2010

Atividades do Shonenkai em Maio

No Tsukinamisai de maio, o pessoal do Shonenkai fez biscoitinhos e depois as crianças fizeram cartões dos dias das mães e entregaram na hora do naorai. Foi um belo presente feito pelas crianças. Até a atividade do próximo mês!!!



segunda-feira, 3 de maio de 2010

Palestra de maio de 2010

Palestra do Kyokai de 2 de maio de 2010

Agradecimentos pela dedicação ao Kyokai e pela contribuição às obras do Dendotyo, dos 60 anos de fundação.
No mês passado, no dia 19, foi comemorado o Centenário da Associação Feminina, Fujinkai. Do kyokai, 27 pessoas fizeram o regresso a Jiba, principalmente para participar desta comemoração, como também, 5 pessoas fizeram o Besseki e se tornaram novos yoboku e atualmente duas pessoas estão fazendo o Curso Kentei Koshu, segunda parte e uma pessoa está fazendo o Shuyoka do Honbu.
Oyassama, que mora na residência original e trabalha pela salvação do mundo deve ter ficado muito alegre e satisfeita pelo regresso dos seus queridos filhos, vendo participarem no dia 18 da comemoração do seu aniversário e também, no dia 19, na assembléia comemorativa do centenário da Associação Feminina.
Agradeço aos familiares das pessoas que fizeram o regresso a Jiba, pelo incentivo e colaboração, pois sem esse apoio, seria muito difícil concretizar o regresso.
Ontem, foi realizado pelo Yonomotokai da regional de São Paulo, o Dia do Hinokishin, no Parque do Ipiranga. Agradeço a todos que participaram do hinokishin. Muito obrigado.

Todos nós somos fiéis que diariamente procuramos seguir e praticar os ensinamentos. Porém, se alguém perguntar a nós: ‘como é a doutrina da Tenrikyo?’, como poderíamos responder? Acho que muitas pessoas já passaram por esta situação. Fazer uma explicação em poucas palavras é algo muito difícil.
Certo mestre, quando fizeram a mesma pergunta a ele, lembrou-se das palavras do primeiro condutor da Igreja-mor Kawaramati, reverendo Guenjiro Fukaya. Ele freqüentemente dizia: ‘É um Deus gratificante. Este é um excelente Caminho.’
Estas palavras são bem simples, mas que expressam com clareza o sentimento dos fiéis deste Caminho. Ou seja, em primeiro lugar, nós é que devemos sentir do fundo do nosso coração que Deus-Parens é gratificante e que o Caminho que seguimos é realmente excelente.
Então, o que seria este gratificante Deus? Sobre isso, tem-se no livro Doutrina de Tenrikyo, no início do capítulo 1, e também no começo do livro Vida de Oyassama, ou seja, as primeiras palavras de Deus-Parens na Revelação Divina:
‘Eu sou o Deus original, o Deus verdadeiro.’
Estas palavras expressam claramente o significado de Deus-Parens. Além disso, no Mikagura-uta, tem-se:
Embora viesse crendo até aqui, não sabia que sois o Deus original. Mik. III-9
Desta vez, Vós vos revelastes, sem dúvida, sois o Deus verdadeiro. Mik. III-10
Sobre Deus original, no Ofudessaki, tem-se: ‘Deus criador da origem’ Of. III-18. No Juramento do Besseki tem-se: ‘Ele é o Deus original e verdadeiro que criou o mundo e os seres vivos, sem nenhum modelo para tomar como exemplo.’
Significa que é o ‘Deus, o Parens da origem’, que iniciou a criação do mundo e dos seres humanos. O nosso Deus da origem não fez apenas a criação, mas esclareceu aos seres humanos a verdade dessa criação. No Mikagura-uta, tem-se:
Deus vez, Eu, Deus, revelando-me diante de todos, farei ouvir-me explicando os detalhes de tudo. Yorozuyo
Os ‘detalhes de tudo’ significa toda a doutrina do nosso ensinamento, mas de um modo específico, seria a ‘Razão da Origem’, ou seja, a explicação detalhada da criação dos seres humanos e também das respectivas providências concedidas posteriormente. Isto somente seria possível por ser o Deus verdadeiro, o criador da origem, que tem o conhecimento desde a concepção, o nascimento e o crescimento dos seres humanos.
A razão da origem somente poderia ser esclarecida pelo verdadeiro Parens, e não existe ninguém que possa fazer isto.
Na Preleção do Besseki, ao final da explicação sobre a razão da origem, tem-se: ‘geralmente, nada sabemos dos primeiros anos da infância. Não há quem se lembre do seu próprio nascimento, tampouco do seu lugar e o tempo. Conhecemos quem são nossos pais, quando e onde nascemos, naturalmente, porque eles nos ensinaram. Do mesmo modo, quanto à origem da humanidade, nada poderíamos saber se não nos fosse ensinado por Deus-Parens, criador da humanidade.’
Assim, ‘Deus gratificante’ significa que é porque é o nosso Parens da origem.

Este é um fato de uma família americana. O casal tinha um filho e certo dia, no café da manhã, havia um recado no prato da mãe. Ao ver o recado, era do seu filho. Estava escrito: ‘Quando tinha quatro anos, sofri muito com a febre, mas me esforcei para não chorar. Por isso, mereço três dólares. Quando perdi a vontade de ir para a escola por causa dos colegas, incentivado por você, acabei indo. Por esse esforço, mereço cinco dólares. Quando caí da bicicleta e machuquei o joelho, não faltei a escola, isso são tantos dólares.’ E assim, foi continuando e ao final estava escrito: ‘assim, o total é tantos dólares que você está me devendo.’
A mãe, achando muito engraçado, pagou ao filho, o que ele tinha pedido. A criança pensou: ‘assim vai ser fácil ganhar dinheiro dos pais.’ Porém, no jantar, havia um bilhete no prato do filho, cobrando as dívidas dele. No bilhete estavam todos os fatos relatados pela criança na manhã, mas foi incluído o quanto os pais ficaram preocupados, o quanto eles se dedicaram no cuidado, o quanto de atenção ele recebeu em cada momento. Estavam descritos fatos que nem a criança sabia.
‘Quando você foi correndo atrás da bola, nesse momento vinha um carro. O seu pai, pensando apenas em salvar a sua vida, não se importando com a dele, se jogou e conseguiu te segurar. Se não fosse por seu pai, talvez hoje você não estaria mais vivo.’ Assim, muitos fatos estavam relatados, mas todos tinha o custo de zero dólares. Ao final, estava escrito: ‘a sua dívida para com os pais é de zero dólares, e ainda agradecemos por você estar forte e saudável.’
A criança, o ler o recado, foi correndo para os braços da mãe e pediu desculpas várias vezes, enchendo os olhos de lágrimas.
Igual a este fato, será que muitas vezes não nos esquecemos o quanto Deus-Parens tem nos protegido no dia a dia, concedendo a sua graça no corpo tomado emprestado? Ou seja, a começar pela graça da saúde, temos a providência da água, do calor e do ar que respiramos. Achamos que é natural, mas tudo é devido ao trabalho de Deus-Parens.
Deste modo, esquecendo ou até negligenciando estas providências, agimos igual ao garoto, fazendo somente solicitações a Deus-Parens, achando que o que fazemos é o suficiente para termos os nossos pedidos concretizados. Pensamos que a nossa dedicação é o bastante, que a nossa fé já está evoluída e que por isso, merecemos em troca, a concretização dos nossos desejos.
Na verdade, aqui é que está o nosso equívoco, pois ao pensarmos dessa maneira, quando o nosso desejo não é realizado, começamos a duvidar da graça e do trabalho de Deus. Entretanto, a graça de Deus-Parens não é algo que recebemos em especial, não é somente a realização do nosso pedido que é a manifestação da graça divina.
Dia a dia, o fato de estarmos sendo vivificados pelas 10 providências que trabalham no corpo já é uma imensa graça que não tem como ser calculado em valor. A graça da saúde não pode ser trocada por nenhum dinheiro do mundo.
Antes de começarmos a enumerar os nossos pedidos a Deus-Parens, em primeiro lugar, devemos saber agradecer pelas suas providências. Precisamos reconhecer o quanto as graças de Deus-Parens são realmente gratificantes em nossa vida.
É por isso que o nosso Deus-Parens é gratificante.
Para podermos corresponder a isso, de um modo simples, é corresponder à intenção do Parens da origem. No Ofudessaki, tem-se:
Se não souberem que o corpo de cada um é tomado emprestado, não compreenderão nada. Of. III-137
Em primeiro, devemos usar com cuidado e com grande sentimento de gratidão o corpo que nos foi emprestado.
Para os pais, uma das preocupações são os machucados dos filhos. No fato relatado anteriormente, ao final, a mãe, tinha escrito: ‘agradecemos por você estar forte e saudável.’ Creio que isso é o verdadeiro sentimento dos pais. Tenho a certeza que também é o sentimento de Deus-Parens.
No Caminho, a relação entre pais e filhos e entre Deus-Parens e os seres humanos é equivalente e existem muitos ensinamentos sobre essa relação. No Ofudessaki, tem-se:
Tal como os humanos pensam nos filhos, preocupo-me também com o caminho temeroso e perigoso. Of. VII-9
Os seres humanos também têm afeição por seus filhos. Peço que reflitam pensando nisso. Of. XIV-34
Todos nós que somos filhos de Deus-Parens, em primeiro lugar, não podemos causar preocupações. Isto é a base da dedicação como filhos. Ou seja, viver plenamente correspondendo à sua intenção. Para isso, é preciso compreender bem a razão dos ensinamentos, praticar e viver baseado na doutrina. Este é o modo para tranqüilizar o Parens.
Entretanto, os seres humanos receberam a liberdade do uso espiritual, por isso, às vezes, tem atitudes que se contrapõe a intenção divina. Ou seja, acaba indo em direção ao caminho perigoso e temeroso.
Assim, para trazer de volta ao caminho seguro é que recebemos as advertências e orientações no corpo. No Ofudessaki, tem-se:
Tenho plena afeição por todos os filhos, igualmente. Seja de onde for, não há distinção absolutamente. Of. XV-69
Ouçam bem! Se tiverem erros espirituais, não há escolha. Por isso, os cuidarei gradualmente. Of. XV-70
Na Doutrina de Tenrikyo, capítulo 6, tem-se:
‘Deus-Parens, esclarecendo-nos sobre o seu amor parental sincero e imparcial, ensinou com todo o carinho e atenção para que refletíssemos comparando-o com a afeição dos pais pelos próprios filhos. Naturalmente, não há pai ou mãe que não ame seus filhos. Por pensarem no futuro dos filhos, é que os pais são levados a darem, a contragosto, severas admoestações. Quando correspondermos a esse ardoroso amor paterno e materno, poderemos compreender, mesmo dentro da sua severidade, o amor profundamente misericordioso que Deus-Parens nos dedica. Aí, o sentimento de gratidão se apossará de nós.’
As pessoas vão evoluindo espiritualmente através do caminho da retribuição ao sentirem o imenso amor do Parens que, além de nos criar e nos educar, ainda nos protege, transformando as grandes desgraças em pequenos infortúnios e depois extinguindo-os.

Entretanto, se conseguirmos passar um pouco que seja pelo caminho da retribuição, com certeza Deus-Parens aceitará a nossa sinceridade.
Quanto mais dedicarmos em retribuirmos a gratidão, Deus-Parens aceitando a nossa sinceridade nos concederá uma proteção cada vez maior, devido ao seu amor parental.
O que mais contenta e alegra o Parens é ver os seus filhos vivendo em harmonia. No Ofudessaki, tem-se:
Doravante, se todos do mundo, igualmente, se salvarem mutuamente em todas as coisas, Of. XII-93
Saibam que Tsukihi aceitará esse espírito e fará toda e qualquer salvação. Of. XII-94
A caminhada dos filhos da fé que vivem se salvando mutuamente de acordo com o ensinamento é a maneira de tranqüilizar Deus-Parens e também é o caminho da retribuição da gratidão. Este sim é o ‘excelente Caminho’.
A fé neste Caminho é a base de sustentação da vida, é um inestimável e valioso tesouro. Todos nós, com alegria e emoção, devemos passar a vida praticando os ensinamentos e também, transmitir aos nossos filhos e netos. Esta é a fé de toda a família.
Assim, vamos manter sempre a gratidão a Deus-Parens pelas graças que recebemos, para sentirmos do fundo do coração que ele é realmente um Deus gratificante e fortalecendo a fé através da prática diária do ensinamento, compreenderemos que este é um excelente Caminho.
Deste modo, quando alguém perguntar como é o nosso ensinamento, poderemos responder com convicção que ‘é um Deus gratificante, é um excelente Caminho.’
Muito obrigado pela antenção.

Boletim de maio de 2010



segunda-feira, 5 de abril de 2010

Palestra de abril de 2010

Palestra do Kyokai de 4 de abril de 2010 (212 anos de Oyassama)

Agradecimentos pela dedicação ao Kyokai e pela contribuição às obras do Dendotyo, dos 60 anos de fundação.
Como foi lido na Dedicatória, no dia 18 deste mês, estaremos comemorando os 212 anos do aniversário de Oyassama. Hoje, juntamente com a Cerimônia Mensal, comemoramos também o seu aniversário.
Assim, gostaria de falar um pouco sobre a Nossa-Mãe, Oyassama.
Como sabem, o ponto principal da fé tenrikyana, começa da crença em Oyassama. Sem isto, não haveria a nossa fé.
Todos nós, através dos cursos que participamos, sabemos ou já ouvimos falar sobre a posição de Oyassama, como Sacrário de Deus-Parens.
Assim, a posição de Oyassama pode ser classificada como:
1. Do nascimento até a Revelação Divina.
2. Da Revelação ao ocultamento: Sacrário de Tsukihi e mãe da vida-modelo.
3. Depois do ocultamento: com a razão da alma eternamente viva.
Na preleção do Besseki, ouve-se resumidamente o seguinte:
“Oyassama ou Nossa Mãe é a pessoa com a alma predestinada do protótipo de mulher no ato da criação da humanidade. Nessa ocasião, Deus-Parens prometeu-lhe que a traria de volta à residência original predestinada pela concepção dos seres humanos, ao passarem tantos anos quanto o número de filhos nascidos na primeira geração, a fim de ser adorada como deusa.
De acordo com a promessa, Deus-Parens fez renascer no mundo como ser humano e trouxe-a de volta à residência original, denominada Nakayama, local da primeira concepção dos seres humanos. Deu o primeiro sinal de orientação causando uma enfermidade na perna de Shuji, o filho primogênito de Oyassama, quando Ela estava com 40 anos de idade. Um ano depois, chegando o tempo predeterminado, isto é, 26 de outubro de 1838, Deus-Parens tomou o corpo de Oyassama e introduziu o espírito divino para esclarecer o caminho da salvação de toda a humanidade.”
Neste trecho, estão explicadas a causa original que propiciou o início do Tenrikyo e o porquê do Sacrário de Deus-Parens.
É ensinado que Oyassama, já antes do seu nascimento, era a pessoa com a alma predestinada do protótipo, ou seja, de mãe, na ocasião da criação dos seres humanos. No entanto, estes fatos foram explicados pela primeira vez após Oyassama ter sido estabelecida como Sacrário de Tsukihi. Por isso, até 1838, tanto os seus pais Maegawa como o seu marido e os sogros Nakayama, ninguém sabia da predestinação da alma de Oyassama. E ainda, Oyassama, através do casamento, foi conduzida de volta para a residência original. Isto também foi explicado por ela.
Há seguintes trechos referentes à Revelação Divina no Ofudessaki:
É a Residência onde iniciei este mundo.
É o Parens original da criação dos seres humanos. VI-55
Tendo-as verificado, Tsukihi, desceu do
céu porque desejava informar todas as coisas. VI-56
O espírito de Tsukihi pensa verdadeiramente
em receber o sacrário de cada um. VI-57
Depois disso, poderei fazer onipotentemente a
explanação, a qualquer momento, como pretendo. VI-58
Embora tenha até agora firmemente obtido
o Sacrário de Tsukihi, estava retraído. VI-59
Ao lado de dizer sobre as predestinações da residência e da alma da Oyassama, encontra-se a referência sobre o sacrário de cada um.
O sacrário de cada um significa o respectivo sacrário dos instrumentos que Deus-Parens usou no momento da criação original dos seres humanos.
Em referência, tem-se dito também sobre a Revelação Divina:
O início deste mundo foi em Yamato,
na Aldeia de Shoyashiki do Distrito de Yamabe. XI-69
Nesse local, na residência dos Nakayama,
avistam-se os instrumentos com que criei os seres humanos. XI-70
Estes instrumentos são Izanagui e Izanami
e também Kunissazuti e Tsukiyomi. XI-71
Tendo-as verificado, Tsukihi, desceu do céu e
faz preparos para instruir-lhes todas as coisas. XI-72
Quer dizer que em 1838, na Revelação Divina, estavam na residência as pessoas com as almas predestinadas dos quatro instrumentos: Izanagui (Zembee), Izanami (Oyassama), Kunissazuti (Kokan) e Tsukiyomi (Shuji), que são os sacrários de cada um respectivamente.
Oyassama é um deles, porém, como já estava estabelecida como o Sacrário de Tsukihi seguramente aceita por Deus-Parens conforme a sua intenção, incentivava nestes versos a maturação dos demais respectivos sacrários. Este fato está escrito claramente no capítulo VII da Minuta da Vida de Oyassama:
“As almas dos que serviram como instrumentos da criação dos seres humanos, permanecendo para todo o sempre na residência original, retornando e renascendo, trabalharão para a salvação de toda a humanidade.”
Agora, vou falar sobre a diferença de Oyassama que foi estabelecida como Sacrário de Tsukihi e anterior a isso. Primeiramente, a Oyassama anterior a 1838.
“O casal era muito caridoso e, principalmente sobre a Oyassama, os aldeões diziam até louvando: – A patroa dos Nakayama é uma pessoa excelente.”
Isto porque a Oyassama era uma senhora sincera como patroa de uma família de lavradores com cargo na vila. Era muito gentil com todos, cheia de sentimento de caridade. No lar, era boa esposa e mãe dedicada.
Entretanto, desde que se tornou Sacrário de Deus-Parens, os elogios mudaram para difamação e discriminação, e diziam que Oyassama estava possuída por espírito maligno e estava louca. Especialmente depois que, obedecendo os dizeres de Deus-Parens, ela e a família caíram no fundo da pobreza. Até os parentes romperam as relações. Foram abandonados pelos amigos, ridicularizados pelas pessoas da sociedade, judiados pelos vizinhos, e vieram a sofrer oposições. Além disso, sofreram violências dos ascetas montanheses e dos bonzos, intervenções da polícia e das autoridades governamentais, e repetidos sacrifícios de detenções e prisões.
Isto porque o que Oyassama explicava eram fatos nunca antes ouvidos, e a sua ação era muito diferente da sociedade.
Ao pensar nisso, a sua caminhada até os 40 anos de idade, que todos já conhecem, houve o caso do ladrão de arroz. Oyassama, em vez de repreendê-lo, disse: “Deve ter feito levado pela pobreza. Lamento por esse espírito”, e concedeu o arroz, dando conselhos para o seu futuro. Também houve o caso de oferecer a vida de suas duas filhas e ainda a sua própria vida se for insuficiente, quando alcançar o pedido, a salvação da vida de um menino que havia tomado aos seus cuidados e que contraíra varíola, orando para todos os deuses, e assim, obteve a graça. E inúmeras outras ações de Oyassama, que eram difíceis de serem imitados pelas pessoas da época, mas podiam ser entendidas, inclusive as suas palavras. Por isso, elogiavam-na com admiração.
Isso porque a fala e as ações eram condizentes com os costumes e a moral, e os diversos ensinamentos da sociedade da época.
Entretanto, após outubro de 1838, ela começou a ensinar o caminho único de Tenri-Ô-no-Mikoto. No Ofudessaki tem-se:
Aquilo que Tsukihi pensa neste momento,
a boca é humana, mas o espírito é Tsukihi. XII-67
Ouçam bem! Tsukihi tomou emprestado a boca
e emprestou-lhe o seu espírito inteiramente. XII-68
Conforme estes versos, depois de 26 de outubro de 1838, a imagem de Oyassama era a mesma de um ser humano como antes, mas o seu espírito era de Tsukihi, Deus-Parens.
Após essa data de 1838, Deus-Parens passou a explicar através de Oyassama a sua vontade para salvar igualmente todos os seres humanos.
Assim, Deus-Parens recebeu Oyassama, que tinha a alma predestinada de Izanami-no-mikoto, como seu Sacrário.
Oyassama até ser determinada como Sacrário de Tsukihi possuía o espírito de Miki Nakayama. O seu espírito depois de 1838, foi de Tsukihi, Deus-Parens. Contudo, este fato, mesmo entre aqueles que seguiam a fé, havia quem não entendesse. Entretanto, se não pudessem crer nesta posição de Oyassama, não poderiam conhecer a verdadeira salvação, ou seja, a salvação do mundo não se poderia ser realizada. Este ponto é enfatizado repetidas vezes no Ofudessaki.
O que quer que diga, não é o espírito
de um ser humano, mas sim o espírito de Tsukihi. VII-52
O que quer que tenha dito até agora,
julgavam estar mesclado de cogitação humana. VII-53
Ouçam bem! Reformem doravante o espírito
e não pensem que haja cogitação humana. VII-54
Por estarem julgando, até agora, ser um
ser humano comum, nada podem entender. VII-55
Doravante, tudo que diga ou realize,
jamais julguem que seja um ser humano. VII-56
Quer dizer, o espírito de Oyassama não é espírito de um ser humano. É o espírito de Deus-Parens. Por pensar que está misturado o espírito humano, não podem entender os dizeres de Oyassama. Tanto os dizeres de Oyassama como as suas ações, são todas palavras de Deus-Parens e feitas com espírito de Deus-Parens, e adverte que, doravante, não devem pensar em absoluto que há espírito humano em Oyassama. Ainda:
Ouçam bem! Errado é pensar
que ela seja um ser humano igual a todos. VIII-72
Para começar a ensinar todas as coisas,
deve partir do Parens da origem. VIII-73
Até agora, tudo que vim ensinando,
tenho começado de acordo com este princípio. VIII-74
Se existir um outro parens que tenha criado
os seres humanos, tentem encontrá-lo. VIII-75
Achar que Oyassama é igual aos seres humanos é um grande erro de pensamento. Esclarece a verdade original desconhecida até agora e ensina os fatos não havidos porque é o parens da origem, e por isso, faz qualquer salvação. Declarou que não há outro parens que começou os seres humanos a não ser a Oyassama.
Deste modo, neste mês em que comemoramos o aniversário de Oyassama, é importante refletirmos sobre esse ponto de que tudo que foi dito por ela, não existe o espírito humano, e sim, são ensinamentos diretos de Deus-Parens. São ensinamentos que, se forem colocados em prática no dia a dia, sem dúvida alguma, seremos conduzidos para a vida plena de alegria e felicidade.
Este mês também, no dia 19, será comemorado o Centenário da Associação Feminina, Fujinkai. Do kyokai, 27 pessoas estarão fazendo o regresso a Jiba, principalmente para participar desta comemoração, como também, várias pessoas estarão fazendo o Besseki e se tornando novos yoboku e pessoas que farão o Curso Kentei Koshu, segunda parte.
Oyassama, que mora na residência original e trabalha pela salvação do mundo está esperando ansiosamente o regresso de todos os seus queridos filhos. Para as pessoas que farão o regresso a Jiba, desejo uma boa viagem e que aproveitem ao máximo.
Antes de terminar, no dia 1° de maio, será realizado o Dia do Hinokishin, no parque da Independência, no Ipiranga, com início as 9 horas. Vamos todos participar, levando vassoura e pá. Deixando este convite a todos, termino as minhas palavras.
Muito obrigado pela atenção.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Reflexão Semanal - 07


Os Pais e os Filhos
Na Doutrina temos o seguinte ensinamento: os filhos existem graças aos pais. Por mais que o filho seja inteligente, respeitar os pais é a primeira razão.
Será que você reconhece a gratidão aos pais por eles terem criado e educado até os dias de hoje?
O fato de você estar vivendo com alegria o dia de hoje, o fato de estar em busca de algum objetivo na vida, o ponto inicial de tudo em sua vida está no grande e caloroso amor dos pais que vieram dedicando em sua criação e educação.
Esse empenho e dedicação é algo profundo e gratificante que não existe comparação.


“Respeitar os pais” significa demonstrar o nosso sentimento de gratidão em atitudes, convivendo em harmonia com eles.
Respeitando os pais é que receberemos a graça de um corpo com saúde. Colocando adubo nas raízes da árvore, os galhos e as folhas crescem rapidamente.
Fazendo o mesmo com os pais, que são as raízes, nós que somos os galhos e as folhas, isto é, os filhos serão sempre agraciados com saúde. Em qualquer situação devemos respeitar a razão dos pais.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Reflexão Semanal - 06


Como um Cacho de Uva
Certo dia Oyassama disse:
“O mundo deve ir-se ligando todos com o espírito redondo como estas uvas.”
As uvas estão todas grudadas em um único cacho. Todas são redondas e quando colocamos na boca, sentimos o seu agradável sabor. É por isso que a uva é apreciada no mundo todo.
Em uma plantação, percebemos que de apenas um pé de uva, dezenas e até centenas de cachos são formados. De uma única raiz, todas as uvas recebem os nutrientes e vão crescendo.
Os seres humanos também moram em cidades e países diferentes, porém, ao procurarmos a origem de tudo, chegaremos ao nosso criador Deus-Parens. Assim, os seres humanos são todos irmãos entre si.
Todas as pessoas do mundo recebem o mesmo calor do sol e é vivificado pelo trabalho da água e do ar. É como se o mundo fosse uma grande família.
Assim, no dia a dia, devemos agir de maneira que não prejudiquemos os demais, tornando o espírito redondo como as uvas.
Se todos se unirem como num grande cacho de uva, ligando o espírito em harmonia, receberemos a graça de um mundo alegre e feliz.

domingo, 7 de março de 2010

Palestra de março de 2010

Hoje, gostaria de falar sobre os principais pontos da doutrina, através dos versos do Ofudessaki, Escritura Sagrada.
Nós, seres humanos, viemos vivendo, por longos e longos anos, sem conhecermos a origem deste mundo e o significado original de nossa criação e do mundo. Porém, os detalhes de todas as coisas tem sido explicados gradualmente por Deus-Parens através de Oyassama.
No Ofudessaki, temos:
Mesmo observando todos do mundo por todas as épocas,
não encontro quem tenha entendido o meu coração. I-1
É natural que assim seja, pois nunca o expliquei,
não é sem razão que não saibam. I-2
Desta vez, Eu, Deus, revelando-me diante de todos,
farei ouvir-me explicando os detalhes de tudo. I-3

Deus-Parens esperou ansiosamente a chegada do tempo prometido, trouxe de volta Oyassama com a alma predestinada do protótipo de mulher à Residência original com a predestinação da concepção dos seres humanos, e determinou-a como seu Sacrário, em 26 de outubro de 1838, e transmitiu diretamente a nós, a sua intenção.
No Ofudessaki, está escrito:
Aquilo que Tsukihi pensa neste momento,
a boca é humana, mas o espírito é Tsukihi. XII-67
Ouçam bem! Tsukihi tomou emprestado a boca
e emprestou-lhe o seu espírito inteiramente. XII-68
Tsukihi, Deus-Parens, esclareceu detalhadamente a verdade de todas as coisas, a origem deste mundo, e durante o longo tempo que se passou, veio instruindo até nove décimos de acordo com as épocas oportunas, correspondendo com a maturação dos seres humanos em geral. Agora, veio a ensinar o último décimo ainda não esclarecido, que podemos verificar no Ofudessaki.
Tsukihi criou os seres humanos
por desejar ver o viver alegre e feliz. XIV-25
Todos nós, seres humanos, somos filhos de Deus-Parens. Tem ensinado a intenção da criação do homem, o desejo de ter o prazer de ver-nos e compartilhar da nossa vida plena de alegria, e sentir a harmonia de pais e filhos. Esclareceu, pela primeira vez, que a vida plena de alegria e felicidade é o ideal, o objetivo da vida humana.
Ainda, temos no Ofudessaki:
Sou o Deus que iniciou os seres humanos do mundo,
porém, não existe quem me conheça. III-15
Do mar de lama, comecei a ensinar a providência,
e isso tem-se desenvolvido gradualmente. III-16
Os corpos humanos são todos coisas emprestadas
por Deus. Não conhecem a onipotência de Deus? III-126
Sou Tsukihi, o Parens verdadeiro deste mundo.
Farei toda e qualquer providência. VI-102
Na criação original do homem, Deus-Parens introduziu-se nos instrumentos e protótipos, criou os seres humanos então inexistentes, donde não havia nenhum modelo para tomar como exemplo e com suas dez providências, está protegendo sempre sem alteração. E não só está concedendo por empréstimo um excelente corpo, mas também está abençoando com todas as dádivas que nutrem o corpo, a começar dos produtos agrícolas, que são necessárias para que o homem continue a viver. Tem ensinado que é Deus original e verdadeiro que concede a vida para todas as coisas e aparece no céu, representado pela Lua e o Sol, que iluminam este mundo e todos em geral com sua luz calorosa.
E há no Ofudessaki e Ossashizu, os seguintes:
Os corpos humanos são todos coisas emprestadas
por Deus. Com que pensamento estão usando? III-41
“O que se diz ser humano, o corpo é emprestado por Deus, tomado emprestado dele, somente o espírito é seu bem.” Osa. 01-06-1889
O corpo humano é emprestado por Deus-Parens. Apenas o espírito de cada um é seu próprio e está permitido a ser usado livremente. Todavia, usando com capricho e egoísmo, não entendendo o significado dessa liberdade, sem perceber, vieram usando em desacordo com a vontade de Deus-Parens. No Ofudessaki, têm-se:
Seja o que for, nada há que possa chamar-se de doença.
É porque existe o caminho do erro espiritual. III-95
Este caminho é mesquinhez, cobiça e amor-próprio,
a ambição e o orgulho. Estas são as poeiras. III-96
Não só sofremos com enfermidades no corpo e com problemas adversos por causa do usos espirituais através destas poeiras, mas também machucamos o espírito das pessoas ao redor, prejudicando a harmonia da família e da sociedade. Por isso, está ensinando a refletiremos diariamente sobre os usos espirituais, corrigindo o mais rapidamente possível os pontos errados tendo como base os ensinamentos de Deus-Parens, ou seja, fazer a limpeza do coração.
Assim como é ensinado: “as sementes semeadas nascem todas”, acumulando dia a dia, mês a mês, ano a ano, as poeiras, podem ter continuado a acumular por várias gerações, não se limitando apenas numa geração e, em conseqüência, aparecem de várias formas na atual geração. Está ensinando que há o caminho no qual podem ser conduzidos de modo que as grandes desgraças virão a ser pequenos problemas e estes serão reduzidos ao nada, se vivemos, entendendo bem este fato e estabelecendo no coração o ensinamento da satisfação sincera que é a penitência das predestinações das vidas anteriores. Vendo o estado dos filhos, aflitos sem conhecer tais fatos, Oyassama deixou escrito no Ofudessaki:
Estes filhos que vivem sem nada saberem,
inspiram compaixão aos olhos de Deus. III-94
Para mim, Tsukihi, todos do mundo são meus
filhos, e o meu desejo é somente salvá-los. VIII-4
Deus-Parens abriu o caminho da sincera salvação pela intenção de reconstruir o mais cedo possível o mundo para o de vida plena de alegria e felicidade, que foi a vontade dele na criação original do homem.
Há no Ofudessaki:
Tal como quando iniciei este mundo,
mostrarei realizando coisas extraordinárias. VI-7
O Serviço não tido desde o início deste mundo,
uma vez começado, por certo o pacificará. VI-8
Deus-Parens, pelo ardente amor parental de fazer todas as pessoas do mundo desfrutarem a vida plena de alegria, ensinou o Serviço que reconstitui mais uma vez sobre a face da terra a razão dos trabalhos de quando começou a criação do mundo humano então inexistente.
No Ofudessaki está descrito:
Como prova de que criei os seres humanos,
deixo assentado o Kanrodai. XVII-9
Tendo Jiba como centro, Deus-Parens reuniu os instrumentos que, fundidos no espírito dele, juntaram sua respectiva qualidade e lhe serviram na criação do homem. Quando os dez membros do pessoal do Serviço, unidos no espírito de Deus-Parens de acordo com a razão e as providências dessa criação, fazem o Serviço animados, haverá as graças que não se limitam a cura de moléstias e solução dos problemas pessoais e particulares, estendem-se amplamente à frutificação abundante, ao desenvolvimento da paz e para o bem-estar do mundo. Portanto, ensinou o Serviço de Kagura como o caminho da salvação de todas as coisas.
Ainda, Deus-Parens tem entregue o Dom de Sazuke para cada pessoa, verificando seu espírito sincero, como o dom da eficácia para a salvação. Está registrado no Ofudessaki:
De agora em diante, seja a doença quão difícil,
salvarei todos por meio de Iki e Teodori. XII-50
Deus-Parens está prometendo que, reconhecendo a sinceridade do espírito da pessoa que solicita, concederá a graça da cura mesmo que a doença seja muito grave. Através do Serviço e do Sazuke, ensinados como o caminho da sincera salvação, a raiz das doenças serão cortadas, e todas as desgraças e calamidades serão extintas. Têm-se no Ofudessaki os seguintes:
Esta salvação é a intenção única de Deus
de fixar a vida natural em cento e quinze anos. III-100
Esta salvação não se limita à cura do mal.
Estou pensando na salvação extraordinária. XVII-52
O que pensam sobre esta salvação? Farei com que
não tenham doença, morte e enfraquecimento. XVII-53
Está ensinando que transformará o mundo, fazendo-o transbordante de alegria conforme a intenção e o objetivo da criação do homem.
Temos no livro Vida de Oyassama:
“…por esse profundo amor parental, concedeu o nome divino Tenri-Ô-no-Mikoto, que cabe ao Sacrário de Deus-Parens, a Jiba original eternamente intransferível e mostrou o centro convergente da fé inabalável para todo o sempre, ensinando-o claramente.”
Conforme esta afirmação, Deus-Parens reside em Jiba original, Oyassama permanece eternamente como em vida, e concedem sua proteção a todos os seus queridos filhos. Na preleção do Besseki, tem-se:
“Regressar saudosamente de todas as partes do mundo a Oyasato, terra parental original, é tal como a volta espontânea dos filhos à casa paterna, movidos pela saudade e amor filial. O amor parental está na espera constante do regresso saudoso dos filhos do mundo inteiro, sem distinção, à Jiba. A sinceridade dos filhos, que assim regressam, corresponde plenamente com o amor do Parens, que pensa sempre neles, indistintamente, e espera sua volta. Então, Ele mostrará obras admiráveis e concederá sua proteção onipotente. Por isso, é de máxima importância conduzir-se sempre a esta Jiba original com espírito sincero.”
O regresso a Jiba é chegar junto ao Parens por sentimento filial sincero de afeição e agradecer pela graça diária, e sentir o seu amor e receber o seu ensinamento.

A partir deste mês, as caravanas de regresso a Jiba já estarão partindo de São Paulo, levando as pessoas para a comemoração dos 100 anos de fundação da Associação Feminina. Do Brasil estarão regressando mais de 600 pessoas. Do kyokai, com o empenho e a colaboração de todos, pudemos receber a graça de quase 30 pessoas.
Com certeza, Oyassama, Nossa-Mãe, desde já, deve estar esperando ansiosamente o regresso dos seus queridos filhos. Gostaria que fizessem um excelente regresso e que possam receber muitos presentes, ou seja, muitas virtudes e méritos de Deus-Parens e Oyassama.
Entre os regressantes, temos pessoas irão receber o Dom do Sazuke e se tornar yoboku, alguns que farão o curso Kentei Koshu, primeira parte e segunda parte.

Renovo aqui o desejo e solicitação de que se animem juntos no Serviço como yoboku destinado a servir na sincera salvação, estabelecendo firme na mente a graça do corpo emprestado e tomado emprestado, para corresponderem ao amor parental que espera ansioso a realização da vida plena de alegria entre todas as pessoas do mundo.

No dia 28 deste mês, será realizado o Mitamasai, Culto aos Antepassados. Gostaria de participação de todos. Muito obrigado.

Boletim de março de 2010



sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Reflexão Semanal-05

Hinokishin

A minha mãe coloca alguns vasos de flores no jardim que fica de frente para a rua dizendo: as pessoas que passam poderão se alegrar.

O meu pai quando vê algumas pedras na rua, recolhe para um canto dizendo: se alguém passar de bicicleta poderá cair e se machucar.

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Quando a minha avó está em casa, faço massagem em suas costas, pois ela carregou o meu pai quando criança.

O mestre da Igreja nos ensinou dizendo: o hinokishin é toda ação feita espontaneamente que deixam as pessoas alegres e felizes.

O corpo do ser humano foi criado de uma maneira para que pudéssemos fazer a salvação mútua. Não podemos ver com os nossos olhos as nossas costas. Porém, a dos outros podemos ver e fazer algo para eles.

O desejo de Deus-Parens que criou e protege os seres humanos é a salvação mútua para a realização da vida plena de alegria e felicidade.

No dia a dia, sem esquecermos que estamos sendo vivificados por Deus-Parens, com sentimento de gratidão, vamos fazer animados o hinokishin.

Esta ação trará paz e harmonia ao mundo.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Parabéns!


No almoço, depois da Cerimônia Mensal de fevereiro do Kyokai, os amigos parabenizaram Tatiana Matsumoto pelo seu aniversário e também por ter entrado no curso de farmácia, da Universidade de São Paulo (USP). Parabéns e bons estudos!

Caravana de Missionamento


Depoimento de Henrique Shimada.
Todos os anos, no mês de janeiro, o Seinenkai do Brasil organiza caravanas de missionamento para as mais diversas localidades brasileiras.
Este ano, saímos do Dendotyo no dia 10 de janeiro, divididos em 3 grupos: o primeiro grupo dirigiu-se para Brasília, sendo que grupo se dividiu em dois, um ficou em Brasília fazendo o missionamento e o outro seguiu para Tocantins para dar assistência ao único kosha da região. O segundo grupo seguiu para o Rio de Janeiro, onde também realizaram o hinokishin na região do desastre de Angra dos Reis no começo do ano e, posteriormente, para Vitória – ES. O terceiro grupo seguiu para Cascavel – PR, sendo que também se dividiu em dois, uma parte continuou fazendo o missionamento em Cascavel, e outro grupo seguiu para fazer missionamento em Ilhotas. Graças ao kaityo-san, pude participar da caravana que permaneceu em Cascavel.
Partimos do Dendotyo em 7 pessoas na van e demoramos quase 2 dias para chegar em Cascavel, por que paramos em Londrina, para descansarmos durante a noite. Em Londrina, fomos muito bem recebidos por todos e pudemos descansar bem para sairmos cedo no dia seguinte. Não deu tempo nem de fazer o otsutome, por isso tivemos que fazer na estrada.
No dia seguinte chegamos sem problemas em Cascavel. Também fomos muito bem recebidos lá. Ficamos estabelecidos no Horizonte Fukyosho, que em março deste ano vai se tornar kyokai, também ligado ao Dendotyo. Nossos esforços estavam focados em fazer a divulgação nas proximidades do fukyosho, pois notamos que os vizinhos em volta não sabiam muito bem do que se tratava aquela igreja, e na realização do cerimonial, saigishiki, pois irão se tornar kyokai e a maioria das pessoas não tinha muita certeza sobre como realizá-lo.
Depois de uma semana em Cascavel, seguimos para Foz do Iguaçu, onde fizemos missionamento, mas também conhecemos um pouco da região. Ficamos apenas dois dias em Foz, por isso não pudemos fazer tantas coisas como em Cascavel, mas pudemos perceber que as pessoas , tanto de Cascavel, quando de Foz são muito receptivas para ouvir sobre a Tenrikyo em suas casas. Muito obrigado.

Formandos do Shuyokai


Na Cerimônia Mensal de fevereiro, os formandos do Shuyokai, Guilherme Shimada, Shizuko Kawaguchi e Tatiana Matsumoto, contaram a experiência dos 28 dias do seminário. Parabéns a todos!

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Palestra de fevereiro de 2010

Agradecimentos pela dedicação ao Kyokai e pela contribuição às obras do Dendotyo, dos 60 anos de fundação.

Em janeiro, a partir do dia 5, houve o Curso Estudantil com a participação de 7 pessoas. No Shuyokai, com duração de 28 dias, que terminou ontem, 3 pessoas. Nos dias 22 a 24, foi realizado o Tsudoi, Encontro Infanto-Juvenil com a participação de mais de 20 pessoas entre crianças, encarregados e pessoal de hinokishin.
Muito obrigado a todos e demos um grande passo para atingir as metas da determinação espiritual. Mês que vem, teremos a partir do dia 15 de fevereiro, o Curso de Doutrina, Koshu.

Hoje, gostaria de falar sobre a palestra do Shimbashira-sama, que foi realizada no dia 26 de janeiro passado, em Jiba. São orientações que nos ajudam a direcionar o nosso pensamento e a nossa reflexão, para sempre estarmos indo em direção ao desejado por Deus-Parens.
A Grande Cerimônia de Janeiro é realizada para relembrarmos o dia em que Oyassama se ocultou fisicamente aos 90 anos de idade, e fazermos a reflexão sobre a intenção de Deus.
Primeiramente, Shimbashira-sama explicou a situação daquela época, em janeiro de 1887:
“Naquela época, Jiba ficava ao ar livre, pois situava-se entre o Local do Serviço e a Casa Portão Centro-Sul. E, como os dois blocos de pedras do Kanrodai haviam sido confiscados, no local, como marco, foi aglomerado muitas pedras pequenas. E a cerca de bambu de proteção construídos com muito cuidado a sua volta, foram derrubados, e pode-se perceber a proximidade em que estavam os muitos fiéis. O ambiente que os cercava era extremamente tenso, e o desejo de todos, a começar pelo 1° Shimbashira, era o do restabelecimento da saúde física de Oyassama, e o Serviço foi executado cientes e preparados para qualquer detenção ou aprisionamento por parte da policia. Segundo os registros, o Serviço executado nesse dia não estava com os instrumentos completos, os homens realizaram a função que cabia as senhoras e vendo pela parte formal, não estava suficiente de modo algum. E, junto ao término do Serviço, Oyassama ocultou-se fisicamente.”

Segundo os registros, todos os meses, no dia 26, já era realizado a Cerimônia Mensal em Jiba e se reuniam milhares de fiéis na Residência para a reverência. No dia 26 de janeiro não foi diferente. Desde cedo, milhares de pessoas começaram a chegar, mas todos estavam preocupados com a saúde de Oyassama, e indecisos se fariam o Serviço Sagrado. A maior preocupação era dos policiais levarem Oyassama presa, na situação em que ela se encontrava.
Entretanto, após várias consultas, através do Ossashizu, Deus-Parens esclareceu que era importante realizar o Serviço e apressou a sua execução. Então, a partir da tarde, todos decidiram realizar o Serviço, preparados para serem levados pelos policiais e também para dar a vida para proteger Oyassama. Nesse dia, não apareceu um policial sequer e todos sentiram que Deus-Parens tinha concedido uma maravilhosa graça.

Continuando, Shimbashira-sama explicou sobre o significado de realizar o Serviço:
“O Serviço de Kagura, que é à base do caminho da dedicação única à salvação, é realizado em volta de Jiba original, e os movimentos das mãos representam os trabalhos de Deus-Parens no inicio da criação original. Executando com ânimo e união espiritual, Deus-Parens se anima, nos concede a proteção das dez providências e a graça da salvação de todas as coisas, e oramos pela reforma do mundo para o de vida plena de alegria e felicidade.”

Assim, ele esclareceu que a realização do Serviço é a maneira que foi ensinado por Oyassama para podermos receber a graça de transformarmos o mundo para o de vida plena de alegria e felicidade. Em seguida falou sobre a disposição espiritual das pessoas que executam o Serviço:
“Ainda, a devoção única a Deus é o espírito que está de acordo com a intenção de Deus-Parens. É o espírito desejado na execução do Serviço, e ao mesmo tempo, nós que seguimos esse Caminho devemos ter sempre essa intenção no espírito.
Não é preciso dizer que o importante para se realizar o Serviço é completar o pessoal e os instrumentos, além de fazer os treinos, porém mais do que isso, é o espírito de devoção única a Deus, ou seja, é o espírito de cada um que executa o Serviço que deve estar em união espiritual e de acordo com essa intenção.”

Desse modo, podemos compreender que o espírito de devoção única a Deus é o que Deus-Parens deseja que tenhamos ao realizarmos o Serviço Sagrado. É o sentimento de sempre estar amparado em Deus, praticando com sinceridade o seu ensinamento. Em seguida falou sobre o que solicitamos ao realizar o Serviço:

“Por que será que executamos o Serviço Sagrado? Executamos o Serviço para solicitar e receber plenamente as dez providências e também a do fogo, da água e do vento, e a da temperatura no corpo, da umidade, e da respiração. Além disso, é para solicitar a salvação do mundo.
Não é preciso dizer que para a nossa solicitação ser aceita, devemos estar de acordo com a intenção de Deus-Parens, pois é quem concede as providências. Se tiver o espírito e a maneira de viver contrária a essa intenção, acredito que seja muito difícil receber as graças conforme o desejo.
Utilizando a liberdade do uso espiritual que foi permitido conforme a nossa vontade, temos como resultado, os sofrimentos, as dificuldades, e os conflitos, por isso deseja salvar os seres humanos, conduzindo-os para a vida plena de alegria e felicidade. A base do caminho da dedicação única à salvação é o Serviço Sagrado.”

Assim, explanou que não basta apenas cantar e dançar se o nosso sentimento não estiver de acordo com a vontade divina. Desse modo, ficará difícil recebermos as graças de Deus-Parens. O nosso esforço deve ser no sentido de sempre agirmos conforme o desejo de Oyassama. Sobre como devemos refletir as graças, ele explicou:
“Quando não se recebe as graças conforme o desejo, não se deve pensar que não as recebeu, pois nas graças de Deus-Parens não há nenhum erro.
Deus-Parens nos orienta com profundo amor parental de desejar a salvação a partir do coração, da raiz, e não apenas para sermos beneficiados com a graça conforme o desejo. Se não compreendermos esse amor parental, desconfiando das graças, deixa-se escapar a oportunidade de evoluir, e ainda pode até se desorientar no Caminho.”

Este é um ponto muito importante. Muitas vezes, como as pessoas não recebem a graça conforme o pedido feito, tendem a pensar que Deus não fez nada, ou passam a desconfiar do seu trabalho. Ou seja, começam a duvidar dos trabalhos de Deus-Parens. Entretanto, seja qual for o resultado, se o nosso pedido foi ou não concretizado, tudo está de acordo com o nosso espírito, o nosso merecimento. Não é porque Deus não fez nada, ou não trabalhou. Devemos compreender que tudo é a manifestação do seu grande amor para fazer-nos evoluir.
Se por acaso não recebemos a graça conforme o pedido, então devemos renovar a nossa determinação e dedicar mais ainda para que a nossa sinceridade possa ser aceita por Deus.
Às vezes, por não conhecerem este ponto, vendo apenas os resultados, muitas pessoas ficam desorientadas e até acabam abandonando a fé, achando que Deus não existe. Acontecendo isso, a própria pessoa perde a chance de ser salvo, de mudar o seu destino para melhor. Sobre isso, ele falou:
“Não é apenas sentir gratidão pela salvação das aflições e sofrimentos, mas mais que isso, o motivo mais gratificante é ser orientado para o verdadeiro caminho da salvação mudando o destino e revendo a maneira de viver.
Nem sempre é fácil passar pelo caminho correto e que está de acordo com a vontade divina. Há momentos de dificuldades. Porém, se conseguir aperfeiçoar isso, poderá passar com satisfação e tranqüilidade, mas até conseguir o aperfeiçoamento, acredito que há a necessidade de se esforçar e de persistir.”

Está sendo explicado que a verdadeira fé da pessoa não se abala com as dificuldades que vão surgindo, pois são orientações do grande amor de Deus que deseja e apressa a nossa evolução. Por isso, devemos sempre nos esforçar e persistir em nossa caminhada, enfrentando com ânimo os obstáculos, acreditando que Oyassama estará sempre à nossa frente, cuidando de todos nós.

Sendo este o ano de conclusão das atividades dos três anos, mil dias, para os 60 anos de fundação do Dendotyo, rememorando esta intenção de Oyassama, juntamente com todos, desejo me animar e trabalhar no sentido de poder atingir as metas da determinação espiritual. Conto com o apoio e a colaboração de todos.
Deixando esse pedido e agradecendo a presença de todos termino as minhas palavras. Muito obrigado.