segunda-feira, 22 de março de 2010

Reflexão Semanal - 06


Como um Cacho de Uva
Certo dia Oyassama disse:
“O mundo deve ir-se ligando todos com o espírito redondo como estas uvas.”
As uvas estão todas grudadas em um único cacho. Todas são redondas e quando colocamos na boca, sentimos o seu agradável sabor. É por isso que a uva é apreciada no mundo todo.
Em uma plantação, percebemos que de apenas um pé de uva, dezenas e até centenas de cachos são formados. De uma única raiz, todas as uvas recebem os nutrientes e vão crescendo.
Os seres humanos também moram em cidades e países diferentes, porém, ao procurarmos a origem de tudo, chegaremos ao nosso criador Deus-Parens. Assim, os seres humanos são todos irmãos entre si.
Todas as pessoas do mundo recebem o mesmo calor do sol e é vivificado pelo trabalho da água e do ar. É como se o mundo fosse uma grande família.
Assim, no dia a dia, devemos agir de maneira que não prejudiquemos os demais, tornando o espírito redondo como as uvas.
Se todos se unirem como num grande cacho de uva, ligando o espírito em harmonia, receberemos a graça de um mundo alegre e feliz.

domingo, 7 de março de 2010

Palestra de março de 2010

Hoje, gostaria de falar sobre os principais pontos da doutrina, através dos versos do Ofudessaki, Escritura Sagrada.
Nós, seres humanos, viemos vivendo, por longos e longos anos, sem conhecermos a origem deste mundo e o significado original de nossa criação e do mundo. Porém, os detalhes de todas as coisas tem sido explicados gradualmente por Deus-Parens através de Oyassama.
No Ofudessaki, temos:
Mesmo observando todos do mundo por todas as épocas,
não encontro quem tenha entendido o meu coração. I-1
É natural que assim seja, pois nunca o expliquei,
não é sem razão que não saibam. I-2
Desta vez, Eu, Deus, revelando-me diante de todos,
farei ouvir-me explicando os detalhes de tudo. I-3

Deus-Parens esperou ansiosamente a chegada do tempo prometido, trouxe de volta Oyassama com a alma predestinada do protótipo de mulher à Residência original com a predestinação da concepção dos seres humanos, e determinou-a como seu Sacrário, em 26 de outubro de 1838, e transmitiu diretamente a nós, a sua intenção.
No Ofudessaki, está escrito:
Aquilo que Tsukihi pensa neste momento,
a boca é humana, mas o espírito é Tsukihi. XII-67
Ouçam bem! Tsukihi tomou emprestado a boca
e emprestou-lhe o seu espírito inteiramente. XII-68
Tsukihi, Deus-Parens, esclareceu detalhadamente a verdade de todas as coisas, a origem deste mundo, e durante o longo tempo que se passou, veio instruindo até nove décimos de acordo com as épocas oportunas, correspondendo com a maturação dos seres humanos em geral. Agora, veio a ensinar o último décimo ainda não esclarecido, que podemos verificar no Ofudessaki.
Tsukihi criou os seres humanos
por desejar ver o viver alegre e feliz. XIV-25
Todos nós, seres humanos, somos filhos de Deus-Parens. Tem ensinado a intenção da criação do homem, o desejo de ter o prazer de ver-nos e compartilhar da nossa vida plena de alegria, e sentir a harmonia de pais e filhos. Esclareceu, pela primeira vez, que a vida plena de alegria e felicidade é o ideal, o objetivo da vida humana.
Ainda, temos no Ofudessaki:
Sou o Deus que iniciou os seres humanos do mundo,
porém, não existe quem me conheça. III-15
Do mar de lama, comecei a ensinar a providência,
e isso tem-se desenvolvido gradualmente. III-16
Os corpos humanos são todos coisas emprestadas
por Deus. Não conhecem a onipotência de Deus? III-126
Sou Tsukihi, o Parens verdadeiro deste mundo.
Farei toda e qualquer providência. VI-102
Na criação original do homem, Deus-Parens introduziu-se nos instrumentos e protótipos, criou os seres humanos então inexistentes, donde não havia nenhum modelo para tomar como exemplo e com suas dez providências, está protegendo sempre sem alteração. E não só está concedendo por empréstimo um excelente corpo, mas também está abençoando com todas as dádivas que nutrem o corpo, a começar dos produtos agrícolas, que são necessárias para que o homem continue a viver. Tem ensinado que é Deus original e verdadeiro que concede a vida para todas as coisas e aparece no céu, representado pela Lua e o Sol, que iluminam este mundo e todos em geral com sua luz calorosa.
E há no Ofudessaki e Ossashizu, os seguintes:
Os corpos humanos são todos coisas emprestadas
por Deus. Com que pensamento estão usando? III-41
“O que se diz ser humano, o corpo é emprestado por Deus, tomado emprestado dele, somente o espírito é seu bem.” Osa. 01-06-1889
O corpo humano é emprestado por Deus-Parens. Apenas o espírito de cada um é seu próprio e está permitido a ser usado livremente. Todavia, usando com capricho e egoísmo, não entendendo o significado dessa liberdade, sem perceber, vieram usando em desacordo com a vontade de Deus-Parens. No Ofudessaki, têm-se:
Seja o que for, nada há que possa chamar-se de doença.
É porque existe o caminho do erro espiritual. III-95
Este caminho é mesquinhez, cobiça e amor-próprio,
a ambição e o orgulho. Estas são as poeiras. III-96
Não só sofremos com enfermidades no corpo e com problemas adversos por causa do usos espirituais através destas poeiras, mas também machucamos o espírito das pessoas ao redor, prejudicando a harmonia da família e da sociedade. Por isso, está ensinando a refletiremos diariamente sobre os usos espirituais, corrigindo o mais rapidamente possível os pontos errados tendo como base os ensinamentos de Deus-Parens, ou seja, fazer a limpeza do coração.
Assim como é ensinado: “as sementes semeadas nascem todas”, acumulando dia a dia, mês a mês, ano a ano, as poeiras, podem ter continuado a acumular por várias gerações, não se limitando apenas numa geração e, em conseqüência, aparecem de várias formas na atual geração. Está ensinando que há o caminho no qual podem ser conduzidos de modo que as grandes desgraças virão a ser pequenos problemas e estes serão reduzidos ao nada, se vivemos, entendendo bem este fato e estabelecendo no coração o ensinamento da satisfação sincera que é a penitência das predestinações das vidas anteriores. Vendo o estado dos filhos, aflitos sem conhecer tais fatos, Oyassama deixou escrito no Ofudessaki:
Estes filhos que vivem sem nada saberem,
inspiram compaixão aos olhos de Deus. III-94
Para mim, Tsukihi, todos do mundo são meus
filhos, e o meu desejo é somente salvá-los. VIII-4
Deus-Parens abriu o caminho da sincera salvação pela intenção de reconstruir o mais cedo possível o mundo para o de vida plena de alegria e felicidade, que foi a vontade dele na criação original do homem.
Há no Ofudessaki:
Tal como quando iniciei este mundo,
mostrarei realizando coisas extraordinárias. VI-7
O Serviço não tido desde o início deste mundo,
uma vez começado, por certo o pacificará. VI-8
Deus-Parens, pelo ardente amor parental de fazer todas as pessoas do mundo desfrutarem a vida plena de alegria, ensinou o Serviço que reconstitui mais uma vez sobre a face da terra a razão dos trabalhos de quando começou a criação do mundo humano então inexistente.
No Ofudessaki está descrito:
Como prova de que criei os seres humanos,
deixo assentado o Kanrodai. XVII-9
Tendo Jiba como centro, Deus-Parens reuniu os instrumentos que, fundidos no espírito dele, juntaram sua respectiva qualidade e lhe serviram na criação do homem. Quando os dez membros do pessoal do Serviço, unidos no espírito de Deus-Parens de acordo com a razão e as providências dessa criação, fazem o Serviço animados, haverá as graças que não se limitam a cura de moléstias e solução dos problemas pessoais e particulares, estendem-se amplamente à frutificação abundante, ao desenvolvimento da paz e para o bem-estar do mundo. Portanto, ensinou o Serviço de Kagura como o caminho da salvação de todas as coisas.
Ainda, Deus-Parens tem entregue o Dom de Sazuke para cada pessoa, verificando seu espírito sincero, como o dom da eficácia para a salvação. Está registrado no Ofudessaki:
De agora em diante, seja a doença quão difícil,
salvarei todos por meio de Iki e Teodori. XII-50
Deus-Parens está prometendo que, reconhecendo a sinceridade do espírito da pessoa que solicita, concederá a graça da cura mesmo que a doença seja muito grave. Através do Serviço e do Sazuke, ensinados como o caminho da sincera salvação, a raiz das doenças serão cortadas, e todas as desgraças e calamidades serão extintas. Têm-se no Ofudessaki os seguintes:
Esta salvação é a intenção única de Deus
de fixar a vida natural em cento e quinze anos. III-100
Esta salvação não se limita à cura do mal.
Estou pensando na salvação extraordinária. XVII-52
O que pensam sobre esta salvação? Farei com que
não tenham doença, morte e enfraquecimento. XVII-53
Está ensinando que transformará o mundo, fazendo-o transbordante de alegria conforme a intenção e o objetivo da criação do homem.
Temos no livro Vida de Oyassama:
“…por esse profundo amor parental, concedeu o nome divino Tenri-Ô-no-Mikoto, que cabe ao Sacrário de Deus-Parens, a Jiba original eternamente intransferível e mostrou o centro convergente da fé inabalável para todo o sempre, ensinando-o claramente.”
Conforme esta afirmação, Deus-Parens reside em Jiba original, Oyassama permanece eternamente como em vida, e concedem sua proteção a todos os seus queridos filhos. Na preleção do Besseki, tem-se:
“Regressar saudosamente de todas as partes do mundo a Oyasato, terra parental original, é tal como a volta espontânea dos filhos à casa paterna, movidos pela saudade e amor filial. O amor parental está na espera constante do regresso saudoso dos filhos do mundo inteiro, sem distinção, à Jiba. A sinceridade dos filhos, que assim regressam, corresponde plenamente com o amor do Parens, que pensa sempre neles, indistintamente, e espera sua volta. Então, Ele mostrará obras admiráveis e concederá sua proteção onipotente. Por isso, é de máxima importância conduzir-se sempre a esta Jiba original com espírito sincero.”
O regresso a Jiba é chegar junto ao Parens por sentimento filial sincero de afeição e agradecer pela graça diária, e sentir o seu amor e receber o seu ensinamento.

A partir deste mês, as caravanas de regresso a Jiba já estarão partindo de São Paulo, levando as pessoas para a comemoração dos 100 anos de fundação da Associação Feminina. Do Brasil estarão regressando mais de 600 pessoas. Do kyokai, com o empenho e a colaboração de todos, pudemos receber a graça de quase 30 pessoas.
Com certeza, Oyassama, Nossa-Mãe, desde já, deve estar esperando ansiosamente o regresso dos seus queridos filhos. Gostaria que fizessem um excelente regresso e que possam receber muitos presentes, ou seja, muitas virtudes e méritos de Deus-Parens e Oyassama.
Entre os regressantes, temos pessoas irão receber o Dom do Sazuke e se tornar yoboku, alguns que farão o curso Kentei Koshu, primeira parte e segunda parte.

Renovo aqui o desejo e solicitação de que se animem juntos no Serviço como yoboku destinado a servir na sincera salvação, estabelecendo firme na mente a graça do corpo emprestado e tomado emprestado, para corresponderem ao amor parental que espera ansioso a realização da vida plena de alegria entre todas as pessoas do mundo.

No dia 28 deste mês, será realizado o Mitamasai, Culto aos Antepassados. Gostaria de participação de todos. Muito obrigado.

Boletim de março de 2010



sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Reflexão Semanal-05

Hinokishin

A minha mãe coloca alguns vasos de flores no jardim que fica de frente para a rua dizendo: as pessoas que passam poderão se alegrar.

O meu pai quando vê algumas pedras na rua, recolhe para um canto dizendo: se alguém passar de bicicleta poderá cair e se machucar.

SUYAMA_kyokai43

Quando a minha avó está em casa, faço massagem em suas costas, pois ela carregou o meu pai quando criança.

O mestre da Igreja nos ensinou dizendo: o hinokishin é toda ação feita espontaneamente que deixam as pessoas alegres e felizes.

O corpo do ser humano foi criado de uma maneira para que pudéssemos fazer a salvação mútua. Não podemos ver com os nossos olhos as nossas costas. Porém, a dos outros podemos ver e fazer algo para eles.

O desejo de Deus-Parens que criou e protege os seres humanos é a salvação mútua para a realização da vida plena de alegria e felicidade.

No dia a dia, sem esquecermos que estamos sendo vivificados por Deus-Parens, com sentimento de gratidão, vamos fazer animados o hinokishin.

Esta ação trará paz e harmonia ao mundo.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Parabéns!


No almoço, depois da Cerimônia Mensal de fevereiro do Kyokai, os amigos parabenizaram Tatiana Matsumoto pelo seu aniversário e também por ter entrado no curso de farmácia, da Universidade de São Paulo (USP). Parabéns e bons estudos!

Caravana de Missionamento


Depoimento de Henrique Shimada.
Todos os anos, no mês de janeiro, o Seinenkai do Brasil organiza caravanas de missionamento para as mais diversas localidades brasileiras.
Este ano, saímos do Dendotyo no dia 10 de janeiro, divididos em 3 grupos: o primeiro grupo dirigiu-se para Brasília, sendo que grupo se dividiu em dois, um ficou em Brasília fazendo o missionamento e o outro seguiu para Tocantins para dar assistência ao único kosha da região. O segundo grupo seguiu para o Rio de Janeiro, onde também realizaram o hinokishin na região do desastre de Angra dos Reis no começo do ano e, posteriormente, para Vitória – ES. O terceiro grupo seguiu para Cascavel – PR, sendo que também se dividiu em dois, uma parte continuou fazendo o missionamento em Cascavel, e outro grupo seguiu para fazer missionamento em Ilhotas. Graças ao kaityo-san, pude participar da caravana que permaneceu em Cascavel.
Partimos do Dendotyo em 7 pessoas na van e demoramos quase 2 dias para chegar em Cascavel, por que paramos em Londrina, para descansarmos durante a noite. Em Londrina, fomos muito bem recebidos por todos e pudemos descansar bem para sairmos cedo no dia seguinte. Não deu tempo nem de fazer o otsutome, por isso tivemos que fazer na estrada.
No dia seguinte chegamos sem problemas em Cascavel. Também fomos muito bem recebidos lá. Ficamos estabelecidos no Horizonte Fukyosho, que em março deste ano vai se tornar kyokai, também ligado ao Dendotyo. Nossos esforços estavam focados em fazer a divulgação nas proximidades do fukyosho, pois notamos que os vizinhos em volta não sabiam muito bem do que se tratava aquela igreja, e na realização do cerimonial, saigishiki, pois irão se tornar kyokai e a maioria das pessoas não tinha muita certeza sobre como realizá-lo.
Depois de uma semana em Cascavel, seguimos para Foz do Iguaçu, onde fizemos missionamento, mas também conhecemos um pouco da região. Ficamos apenas dois dias em Foz, por isso não pudemos fazer tantas coisas como em Cascavel, mas pudemos perceber que as pessoas , tanto de Cascavel, quando de Foz são muito receptivas para ouvir sobre a Tenrikyo em suas casas. Muito obrigado.

Formandos do Shuyokai


Na Cerimônia Mensal de fevereiro, os formandos do Shuyokai, Guilherme Shimada, Shizuko Kawaguchi e Tatiana Matsumoto, contaram a experiência dos 28 dias do seminário. Parabéns a todos!

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Palestra de fevereiro de 2010

Agradecimentos pela dedicação ao Kyokai e pela contribuição às obras do Dendotyo, dos 60 anos de fundação.

Em janeiro, a partir do dia 5, houve o Curso Estudantil com a participação de 7 pessoas. No Shuyokai, com duração de 28 dias, que terminou ontem, 3 pessoas. Nos dias 22 a 24, foi realizado o Tsudoi, Encontro Infanto-Juvenil com a participação de mais de 20 pessoas entre crianças, encarregados e pessoal de hinokishin.
Muito obrigado a todos e demos um grande passo para atingir as metas da determinação espiritual. Mês que vem, teremos a partir do dia 15 de fevereiro, o Curso de Doutrina, Koshu.

Hoje, gostaria de falar sobre a palestra do Shimbashira-sama, que foi realizada no dia 26 de janeiro passado, em Jiba. São orientações que nos ajudam a direcionar o nosso pensamento e a nossa reflexão, para sempre estarmos indo em direção ao desejado por Deus-Parens.
A Grande Cerimônia de Janeiro é realizada para relembrarmos o dia em que Oyassama se ocultou fisicamente aos 90 anos de idade, e fazermos a reflexão sobre a intenção de Deus.
Primeiramente, Shimbashira-sama explicou a situação daquela época, em janeiro de 1887:
“Naquela época, Jiba ficava ao ar livre, pois situava-se entre o Local do Serviço e a Casa Portão Centro-Sul. E, como os dois blocos de pedras do Kanrodai haviam sido confiscados, no local, como marco, foi aglomerado muitas pedras pequenas. E a cerca de bambu de proteção construídos com muito cuidado a sua volta, foram derrubados, e pode-se perceber a proximidade em que estavam os muitos fiéis. O ambiente que os cercava era extremamente tenso, e o desejo de todos, a começar pelo 1° Shimbashira, era o do restabelecimento da saúde física de Oyassama, e o Serviço foi executado cientes e preparados para qualquer detenção ou aprisionamento por parte da policia. Segundo os registros, o Serviço executado nesse dia não estava com os instrumentos completos, os homens realizaram a função que cabia as senhoras e vendo pela parte formal, não estava suficiente de modo algum. E, junto ao término do Serviço, Oyassama ocultou-se fisicamente.”

Segundo os registros, todos os meses, no dia 26, já era realizado a Cerimônia Mensal em Jiba e se reuniam milhares de fiéis na Residência para a reverência. No dia 26 de janeiro não foi diferente. Desde cedo, milhares de pessoas começaram a chegar, mas todos estavam preocupados com a saúde de Oyassama, e indecisos se fariam o Serviço Sagrado. A maior preocupação era dos policiais levarem Oyassama presa, na situação em que ela se encontrava.
Entretanto, após várias consultas, através do Ossashizu, Deus-Parens esclareceu que era importante realizar o Serviço e apressou a sua execução. Então, a partir da tarde, todos decidiram realizar o Serviço, preparados para serem levados pelos policiais e também para dar a vida para proteger Oyassama. Nesse dia, não apareceu um policial sequer e todos sentiram que Deus-Parens tinha concedido uma maravilhosa graça.

Continuando, Shimbashira-sama explicou sobre o significado de realizar o Serviço:
“O Serviço de Kagura, que é à base do caminho da dedicação única à salvação, é realizado em volta de Jiba original, e os movimentos das mãos representam os trabalhos de Deus-Parens no inicio da criação original. Executando com ânimo e união espiritual, Deus-Parens se anima, nos concede a proteção das dez providências e a graça da salvação de todas as coisas, e oramos pela reforma do mundo para o de vida plena de alegria e felicidade.”

Assim, ele esclareceu que a realização do Serviço é a maneira que foi ensinado por Oyassama para podermos receber a graça de transformarmos o mundo para o de vida plena de alegria e felicidade. Em seguida falou sobre a disposição espiritual das pessoas que executam o Serviço:
“Ainda, a devoção única a Deus é o espírito que está de acordo com a intenção de Deus-Parens. É o espírito desejado na execução do Serviço, e ao mesmo tempo, nós que seguimos esse Caminho devemos ter sempre essa intenção no espírito.
Não é preciso dizer que o importante para se realizar o Serviço é completar o pessoal e os instrumentos, além de fazer os treinos, porém mais do que isso, é o espírito de devoção única a Deus, ou seja, é o espírito de cada um que executa o Serviço que deve estar em união espiritual e de acordo com essa intenção.”

Desse modo, podemos compreender que o espírito de devoção única a Deus é o que Deus-Parens deseja que tenhamos ao realizarmos o Serviço Sagrado. É o sentimento de sempre estar amparado em Deus, praticando com sinceridade o seu ensinamento. Em seguida falou sobre o que solicitamos ao realizar o Serviço:

“Por que será que executamos o Serviço Sagrado? Executamos o Serviço para solicitar e receber plenamente as dez providências e também a do fogo, da água e do vento, e a da temperatura no corpo, da umidade, e da respiração. Além disso, é para solicitar a salvação do mundo.
Não é preciso dizer que para a nossa solicitação ser aceita, devemos estar de acordo com a intenção de Deus-Parens, pois é quem concede as providências. Se tiver o espírito e a maneira de viver contrária a essa intenção, acredito que seja muito difícil receber as graças conforme o desejo.
Utilizando a liberdade do uso espiritual que foi permitido conforme a nossa vontade, temos como resultado, os sofrimentos, as dificuldades, e os conflitos, por isso deseja salvar os seres humanos, conduzindo-os para a vida plena de alegria e felicidade. A base do caminho da dedicação única à salvação é o Serviço Sagrado.”

Assim, explanou que não basta apenas cantar e dançar se o nosso sentimento não estiver de acordo com a vontade divina. Desse modo, ficará difícil recebermos as graças de Deus-Parens. O nosso esforço deve ser no sentido de sempre agirmos conforme o desejo de Oyassama. Sobre como devemos refletir as graças, ele explicou:
“Quando não se recebe as graças conforme o desejo, não se deve pensar que não as recebeu, pois nas graças de Deus-Parens não há nenhum erro.
Deus-Parens nos orienta com profundo amor parental de desejar a salvação a partir do coração, da raiz, e não apenas para sermos beneficiados com a graça conforme o desejo. Se não compreendermos esse amor parental, desconfiando das graças, deixa-se escapar a oportunidade de evoluir, e ainda pode até se desorientar no Caminho.”

Este é um ponto muito importante. Muitas vezes, como as pessoas não recebem a graça conforme o pedido feito, tendem a pensar que Deus não fez nada, ou passam a desconfiar do seu trabalho. Ou seja, começam a duvidar dos trabalhos de Deus-Parens. Entretanto, seja qual for o resultado, se o nosso pedido foi ou não concretizado, tudo está de acordo com o nosso espírito, o nosso merecimento. Não é porque Deus não fez nada, ou não trabalhou. Devemos compreender que tudo é a manifestação do seu grande amor para fazer-nos evoluir.
Se por acaso não recebemos a graça conforme o pedido, então devemos renovar a nossa determinação e dedicar mais ainda para que a nossa sinceridade possa ser aceita por Deus.
Às vezes, por não conhecerem este ponto, vendo apenas os resultados, muitas pessoas ficam desorientadas e até acabam abandonando a fé, achando que Deus não existe. Acontecendo isso, a própria pessoa perde a chance de ser salvo, de mudar o seu destino para melhor. Sobre isso, ele falou:
“Não é apenas sentir gratidão pela salvação das aflições e sofrimentos, mas mais que isso, o motivo mais gratificante é ser orientado para o verdadeiro caminho da salvação mudando o destino e revendo a maneira de viver.
Nem sempre é fácil passar pelo caminho correto e que está de acordo com a vontade divina. Há momentos de dificuldades. Porém, se conseguir aperfeiçoar isso, poderá passar com satisfação e tranqüilidade, mas até conseguir o aperfeiçoamento, acredito que há a necessidade de se esforçar e de persistir.”

Está sendo explicado que a verdadeira fé da pessoa não se abala com as dificuldades que vão surgindo, pois são orientações do grande amor de Deus que deseja e apressa a nossa evolução. Por isso, devemos sempre nos esforçar e persistir em nossa caminhada, enfrentando com ânimo os obstáculos, acreditando que Oyassama estará sempre à nossa frente, cuidando de todos nós.

Sendo este o ano de conclusão das atividades dos três anos, mil dias, para os 60 anos de fundação do Dendotyo, rememorando esta intenção de Oyassama, juntamente com todos, desejo me animar e trabalhar no sentido de poder atingir as metas da determinação espiritual. Conto com o apoio e a colaboração de todos.
Deixando esse pedido e agradecendo a presença de todos termino as minhas palavras. Muito obrigado.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Gakuseikai - Curso Estudantil

Foi realizado no Dendotyo, o 3° Curso Estudantil - Gakuseikai, do dia 5 a 9 de janeiro de 2010.
Do Kyokai tivemos a participação de 7 pessoas: Módulo I - Tissato Ota, Carolina Kakimoto. Módulo II - Hideki Matsubara, Hiroe Ota, Camila Kakimoto, Lury Tomiyoshi e Polyana Alves. Coordenadora Miki Onoda. Parabéns a todos e no ano que vem, vamos participar do Módulo III.

Gakuseikai - Curso Estudantil

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Inauguração das Salas de Aulas

No dia 12 de dezembro (sábado) às 14 horas, houve a inauguração das salas de aulas, que fazem parte das obras comemorativas dos 60 anos de Fundação do Dendotyo. O Primaz e a esposa fizeram a inauguração e todos os presentes puderam ver como ficaram as obras. As salas de aulas já estarão sendo utilizadas em janeiro para os cursos.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Palestra de dezembro de 2009

Agradecimentos a todos pela dedicação ao Kyokai e a contribuição às obras do Dendotyo, dos 60 anos de fundação.
Em outubro, foi inaugurado o salão e na semana que vem, na véspera do Tsukinamisai do Dendotyo, sábado, será inaugurado as salas de aula. Deste modo, todas as obras comemorativas ficarão concluídas. A partir de janeiro, já serão usadas para o Curso de Doutrina, Koshu e o Curso Estudantil, além do Shuyokai e do Tsudoi, Encontro das Crianças do Shonenkai.
Deste modo, espero continuar contando com a colaboração de todos, até o final que será em junho de 2011.
Hoje, acabamos de realizar o último Tsukinamisai de 2009, e como foi lido na Dedicatória, recebemos inúmeras graças no decorrer deste ano. Com a união e a dedicação de todos, pudemos dar um grande avanço para poder concretizar a determinação espiritual dos três anos, mil dias, visando os 60 anos de fundação do Dendotyo.
Estamos na metade do período de atividades. Falta um ano e meio até a comemoração dos 60 anos do Dendotyo. Este ano pudemos receber a graça de ter 3 regressantes a Jiba, 2 pessoas que receberam o Sazuke e se tornaram yoboku, 2 pessoas que fizeram o Curso Kentei Koshu e se tornaram Kyoto, 4 pessoas participaram do Shuyokai do Brasil e 11 pessoas participaram do Koshu, Curso de Doutrina.
Além disso, em relação ao Ossonae para o Honbu, oferenda para a Sede da Igreja que todos tem feito mensalmente, também conseguir chegar ao valor determinado. Agradeço sinceramente pelo esforço e pela dedicação de todos, muito obrigado.
No ano que vem também, gostaria de contar com o apoio e a colaboração de todos, seja em convidar as pessoas para fazerem os cursos como também na oferenda para a Sede da Igreja. Principalmente porque vamos ter a comemoração do Centenário do Fujinkai em abril, quando muitas pessoas do nosso kyokai estarão fazendo o Regresso a Jiba.

Em 26 de outubro passado, foi realizada em Jiba, a Grande Cerimônia dos 172 anos da Revelação Divina, quando o Shimbashira-sama, através da palestra, deu a sua orientação para direcionarmos o nosso espírito nessa época oportuna que estamos passando. Gostaria de citar alguns trechos de sua palestra. Em primeiro, ele esclareceu a razão da Revelação Divina e do fato de todos os meses, no dia 26, ser realizada a Cerimônia Mensal:
“Pode-se dizer que o dia original da Revelação Divina é o ponto fundamental deste Caminho. E para comemorar esse dia original, realiza-se todos os meses a cerimônia mensal no dia 26 e realiza-se, também, a Grande Cerimônia da Primavera no dia 26 de janeiro.
“Sobre o dia 26, a razão que começou e a razão que ocultou é uma só.” (Ossashizu, 29-2-1896)
Assim, percebe-se que em ambos os casos existe uma única razão, devido ao amor parental pelos queridos filhos.
Solicitando a reforma do mundo, este Serviço é executado no dia 26, representando com os gestos das mãos os trabalhos de Deus-Parens que criou originalmente os seres humanos a fim de ver a vida plena de alegria e felicidade.
Significa que se remontar à causa do dia original da Revelação Divina, chega-se a criação original, e se procurar o desejo do Parens na criação original, alcança o futuro da humanidade que é a vida plena de alegria e felicidade igualmente para todos.”

Aqui está sendo explicado o fato de se realizar o Serviço de Kagura no dia 26, todos os meses. É porque está diretamente ligado ao dia em que houve a Revelação Divina, que ocorreu em 26 de outubro de 1838 e o dia do ocultamento físico de Oyassama, que aconteceu no dia 26 de janeiro de 1887, dizendo que ambos possuem a mesma razão. Ou seja, o dia 26 é dia original deste Caminho.
Em seguida, foi explicado sobre a importância do dia da origem da nossa fé e da nossa família. Ele disse:

“A nossa fé existe por haver esta origem. A origem não se move, não se altera. Por ser inalterável, mesmo estando em meio aos movimentos do mundo que se transformam intensamente, torna-se um ponto de apoio certo.
Até o dia inicial em que cada um foi atraído a este Caminho por causa de sofrimentos de problemas do corpo e de circunstâncias, ou de perda do ponto de apoio espiritual e estar aflito por fatos duvidosos e indecisos, ninguém conhecia o Parens verdadeiro, vagueando no escuro, amparado somente em suas cogitações humanas. Essa situação é comparável à época confusa da Revelação Divina.
À medida que se escuta a verdade do ensinamento, colocando-a em prática, o espírito cheio de poeira como a água lodosa, se tornará conforme está escrito:

Quando refletirem acalmando gradualmente
o espírito, a água se tornará límpida. II-26
Dia a dia, purificando e compreendendo o íntimo
dos corações, começará a avistar conforme a evolução. VI-16

Assim, vai-se purificando o espírito gradualmente e passa a entender a intenção do Parens. E ainda, vai evoluindo espiritualmente do desejo de apenas querer ser salvo para o de querer salvar os outros.”

Significa que todos foram atraídos por Deus-Parens para esta fé devido ao fato de terem recebido alguma ou várias orientações divinas. Isso mostra que existe uma profunda intenção de Deus sobre cada um de nós, seguidores deste Caminho. Por isso, devemos nos esforçar em praticar os ensinamentos para tornar o nosso espírito limpo e puro, limpando as poeiras e corrigindo os nossos defeitos. Agindo desse modo, fazemos a evolução espiritual e chegaremos à vida plena de alegria e felicidade. Sobre isso, ele disse:

“Provavelmente levará ainda muitos anos para se chegar à realização da vida plena de alegria e felicidade. No entanto, devemos nos empenhar em transmitir e difundir ao mundo o ensinamento, visando a realização dessa vida. Ao mesmo tempo, devemos esforçar-nos na evolução espiritual condizente aos anos de fé, para podermos corresponder às seguintes palavras: “Mais na segunda geração do que a primeira, mais na terceira geração do que na segunda, a razão torna-se profunda”. (Episódio da Vida de Oyassama, número 90)
Enquanto vamos adiantando os passos visando a vida plena de alegria para todos, o espírito de cada um vai-se purificando sucessivamente e anima-se alegremente. Ao mesmo tempo, a começar pela família, nasce a plena alegria da salvação mútua ao nosso redor. Assim, o círculo da vida plena de alegria e felicidade vai-se estendendo cada vez mais.”

Em outro trecho ele citou sobre a importância de união e harmonia entre os membros da família para se conseguir receber a graça da vida plena de alegria. Ele disse:

“Para a plena reunião de família, são imprescindíveis a harmonia e a união espiritual do marido e da mulher. É ensinado de modo simples sobre a importância do casal no hino e nos movimentos das mãos do “Tyoto Hanashi”. O casal é modelado no abraço da terra e o do céu. Ensina que na criação original, de acordo com os trabalhos harmoniosos do modelo de marido e mulher, foi concebido o número original de filhos, dando o primeiro passo para o mundo de vida plena de alegria e felicidade.
Atualmente, o enfraquecimento desse laço entre marido e mulher, arruína o lar, machuca os filhos, e ainda abala o alicerce da sociedade. Imagino que são muitas as pessoas que, engajadas diariamente nas diversas salvações, tenham sentido realmente esse fato. Pode-se dizer que os yoboku que aprenderam a importância do relacionamento entre o marido e a mulher, possuem uma grande e importante missão a ser cumprida na sociedade de hoje.
Dessa maneira, no ensinamento do Caminho, está incluído de diversas formas os meios para tratar as questões da família. Isso não deve ser aplicado somente no apaziguamento da nossa própria família, mas desejo que a mão da salvação seja entendida amplamente, transmitindo este ensinamento ao casal ou aos pais e filhos que estão passando por discórdias e problemas.”

Assim, enfatizou a importância do papel da família dos yoboku, mostrando e transmitindo aos demais que através da fé, através da prática dos ensinamentos no cotidiano, chega-se à união e harmonia familiar e com isso, é possível se aproximar cada vez mais da vida plena de alegria desejada por Deus-Parens.
O próprio viver harmonioso da família do yoboku se torna em nioigake, divulgando as pessoas a excelência do ensinamento de Oyassama.

Tenho a certeza de que este ano também, todos aqui do kyokai puderam receber plenamente a graça e a providência de Deus-Parens, sendo protegidos e encaminhados no dia a dia.
Hoje, ao realizarmos o Tsukinamisai, em parte demonstramos a nossa alegria e também agradecemos pelo ano que está para terminar e renovamos o nosso pedido para que no ano que vem, continuemos a receber as graças em todas as oportunidades.
Eu também agradeço a todos pela dedicação ao kyokai durante o ano de 2009 e conto com o mesmo ânimo e empenho para 2010.
Em janeiro, a partir do dia 5, haverá o Curso de Doutrina, Koshu e o Curso Estudantil até o dia 9, durante 5 dias, no Dendotyo. De 10 de janeiro começará o Shuyokai, com duração de 28 dias. Nos dias 22 a 24, será realizado o Tsudoi, Encontro Infanto-Juvenil.
Deste modo, espero que haja o trabalho de todos para convidar as pessoas a participarem destas atividades e assim estaremos caminhando para concretizar as determinações espirituais.
Como acontece todos os anos, no dia 1° de janeiro, que vai cair na sexta-feira, a partir das 8 horas, vamos realizar o Gantansai, Serviço Sagrado de Ano-Novo. Ainda são poucas as pessoas que vem participar e reverenciar. Assim, no início do ano que vem, com o sentimento de oferecer a nossa sinceridade a Deus-Parens e Oyassama no primeiro dia do ano, que está para começar e manifestar o sentimento de alegria desejo, espero contar com um grande número de pessoas.
Deixando esse pedido e agradecendo a todos pela durante todo esse ano, termino as minhas palavras. Muito obrigado.