quarta-feira, 10 de abril de 2013

Palestra de abril de 2013


Visita doutrinária todas as igrejas - Tyotyossama
·         Após a dança das mãos, fazer a reverência aos altares.

Programa:
Reverência aos altares (Tyotyossama)
Palavras de abertura, leitura da Instrução 3 (kaityo)
Preleção Tyotyossama (50 minutos)
Palavras de encerramento e determinação do condutor
Reverência aos altares (Tyotyossama)


Palavras de abertura
            Boa tarde a todos os presentes.
            Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a presença do Primaz que mesmo estando atarefado, veio realizar a visita doutrinária a todas as igrejas dos 130 anos do ocultamento físico de Oyassama. Muito obrigado.
            A partir de agora, vamos fazer a leitura da Instrução 3 e, em seguida, gostaria que ouvissem com muita atenção, a palestra do Primaz que vai transmitir o significado das atividades decenárias e a intenção do Shimbashira-sama contida na Instrução 3. Conto com a colaboração de todos. Vamos ler a Instrução.


Palestra do Primaz


Palavras de encerramento
            Os meus agradecimentos ao Primaz que acabou de transmitir o importante significado de todos nós, em união espiritual, trabalharmos e dedicarmos nessa época oportuna dos três anos, mil dias, visando os 130 anos do ocultamento físico de Oyassama. Muito obrigado.
            Agradeço também a todos os presentes no dia de hoje que além de reverenciarem a cerimônia mensal de abril, participaram desta visita doutrinária. Tenho a certeza de que neste momento, Oyassama eternamente viva deva estar muito contente e satisfeita com a presença de todos, principalmente sendo este, o mês do seu aniversário. A determinação de todos nós iniciarmos estas atividades do decenário em união e harmonia espiritual, seguindo as orientações dadas pelo Primaz, há poucos instantes, será uma forma de presentarmos Oyassama pelo seu aniversário.
           Estou muito feliz e grato pela presença de muitas pessoas que fazia um bom tempo que não vinham ao kyokai, mas que estão presentes no dia de hoje. Assim, vamos fazer a determinação de no ano que vem, neste mesmo mês de abril, nos reunirmos mais uma vez para presentearmos Oyassama com este recinto de revência cheio de yoboku e fiéis.
Digo isso, porque no mês de abril do ano que vem, seguindo a determinação da Sede da Igreja e do Primaz, estarei fazendo o regresso a Jiba, para fazer a reverência conjunta dos condutores de igreja dos 130 anos do ocultamento físico de Oyassama. Estarei fazendo a reverência no dia 26 de abril, na cerimônia mensal da Sede da Igreja, representando cada um dos yoboku e fiéis do kyokai, agradecendo pelas graças recebidas e também renovando a determinação de continuar animado nas atividades do decenário.
Talvez a força de uma pessoa seja pouca, mas se reunirmos em três, cinco, dez, cinquenta pessoas, com certeza, essa união resultará em um grande trabalho. Assim, unindo as forças, vamos trabalhar e dedicar a nossa sinceridade para podermos atingir as metas da determinação espiritual, principalmente para conseguirmos participantes do curso estudantil, curso de doutrina, shuyokai do Brasil, regresso a Jiba para o nascimento de novos yoboku e pessoas para o curso de habilitação de mestre, kyoto shikaku koshu.
Como está no final da instrução, com certeza essa será uma das maneiras de contentar constantemente Oyassama eternamente viva.
Agradecendo mais uma vez ao Primaz e a todos os presentes, termino as minhas palavras.
Muito obrigado.

Vamos fazer a reverência acompanhando as mãos do Primaz.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Boletim de março de 2013



Palestra de março de 2013


Agradecimentos pela dedicação ao Kyokai e pela contribuição para a comemoração dos 60 anos de fundação.
Agradeço também pela colaboração para o regresso a Jiba que fizemos no mês passado. Muito obrigado.
Gostaria de parabenizar as três pessoas que fizeram o Shuyokai do Brasil de janeiro a fevereiro no Dendotyo. Com isso, demos um grande passo para atingir as metas da determinação dos três anos, mil dias para os 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama.
Recebendo a orientação do Tyotyossama, fomos participar do curso chamado Kyokaityo Oyasato Taimo Juku, ou seja, um curso voltado para os kaityos e esposas com menos de 50 anos e com mais de 6 anos no cargo.
Chegamos em Jiba dia 13 de fevereiro de noite. Como sabem, no Japão agora é pleno inverno e estava muito frio. No dia 15 e 16 quando começou o curso nevou quase o dia todo. Assim, o frio foi ficando cada vez mais intenso.
De manhã, na hora de ir para o otsutome, fazia de 3 a 4 graus negativos e de dia não passava de 7 a 8 graus. As pessoas e os noticiários diziam que era um dos invernos mais frios dos últimos anos. No norte do Japão estava nevando intensamente, chegando a acumular mais de 2 metros de neve em 1 dia.
Bem, o curso tinha como finalidade refletir sobre o dia original da igreja, quando a primeira pessoa que foi salva e entrou para a fé, decidiu se dedicar à divulgação e a salvação como forma de retribuir e agradecer pela graça recebida.
Ou seja, o início da igreja, o dia original está nesse sentimento de retribuir à graça da salvação recebida e que depois, foi permitida por Jiba, a fundação da igreja para todas as gerações.
Entretanto, com o passar das gerações, começou a surgir muitos casos em que não houve a continuidade, ou seja, não houve sucessores para seguir conduzindo as igrejas. Segundo a palestra que ouvimos, atualmente, das 17 mil igrejas da Tenrikyo, mais de mil está sem kaityo a mais de 10 anos e outras mil na mesma situação.
Isso não é somente com a falta de sucessão do kaityo, mas dos fiéis também. Os jovens de hoje, não tem continuado a fé dos pais, ou sejam, deixam de ir a igreja reverenciar. Assim, ano a ano, tem diminuído o número de fiéis das igrejas.
Esta é uma grande realidade que a Tenrikyo está passando atualmente. Assim, o curso pretendeu de alguma forma, através das palestras e dos debates, a troca de experiências dos jovens kaityos, adquirir informação e conhecimento para trazer de volta os jovens, ou os fiéis que acabaram se distanciando, utilizando vários recursos e como colocar em prática.
Além disso, foi dada uma grande importância sobre o início das atividades dos três anos, mil dias para os 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama.
Todos os professores comentaram que é uma época oportuna para dedicar a sinceridade, plantar boas sementes, trabalhar ativamente na divulgação e salvação e assim, receber a graça do crescimento da igreja e também de cada família dos fiéis.
Na palestra da Grande Cerimônia de Janeiro deste ano, no dia 26, Shimbashira-sama disse o seguinte:
“Este ano é o primeiro dos três anos mil dias direcionados à celebração dos 130 Anos do Ocultamento Físico de Oyassama daqui a três anos. E desejo mais ainda que busquem, sentindo firmemente, a intenção do Parens contida no dia original do Decenário de Oyassama, fazendo o voto mútuo para que as atividades em união espiritual contribuam à evolução do espírito.”
Significa que através das atividades possamos fazer o crescimento espiritual para poder contentar Oyassama eternamente viva. E uma forma muito importante está na realização do Serviço Sagrado. Shimbashira-sama disse:
“A última instrução dos 50 anos da vida-modelo é a instância da execução do Serviço. Quando relembramos o Serviço realizado nesse dia, e a apreensão diária que se teve até esse dia, nos é transmitida a importância que é realizar o Serviço, ainda, o quanto é importante realizá-lo unindo o espírito, tendo o espírito de dedicação única a Deus.
Felizmente hoje, não é necessário temer as autoridades para a execução do Serviço. E podemos até dizer que não há nenhum constrangimento na sua execução. Que por isso, o espírito daqueles que executam o Serviço é muito importante.
Não é preciso mencionar que isso não se trata somente daqueles que executam o Serviço de Kagura em Jiba, mas também em cada localidade que recebeu essa razão e o executa todos os meses.”
Ao final ele diz sobre o Serviço Sagrado realizado em cada localidade, ou seja, em cada igreja mensalmente, como foi realizado hoje por todos nós. Um modo de fazermos o crescimento e a evolução espiritual está é treinarmos constantemente o Serviço e assim, no dia da Cerimônia Mensal, realizar de acordo como foi ensinado por Oyassama.
Esse esforço e trabalho contínuo de treinar o Serviço Sagrado e a Dança das Mãos, como também os instrumentos sagrados cantando, tocando e dançando como foi ensinado por Oyassama é o que traz a harmonia e a união espiritual desejado por Deus-Parens e é a origem para se receber as graças no nosso dia a dia.
Sobre a união espiritual foi dito o seguinte:
“A palavra “união espiritual” é muito utilizada e muito ouvida por todos.
E a maioria das pessoas do caminho está acostumada ao seu significado, mas na realidade, a união espiritual não é algo fácil de conseguir.
Primeiro, para seguir a um só objetivo, todas as pessoas envolvidas devem estar juntamente cientes deste objetivo. Ainda, ao mesmo tempo em que cada um deve saber e cumprir a sua própria função é necessário à cooperação e o conhecimento da relação entre si.
Para o caminho, todas as diversas organizações, igrejas e atividades têm em comum o objetivo da salvação do mundo e a concretização da vida plena de alegria e felicidade. É importante que cada um cumpra firme seu respectivo trabalho e posição em busca deste mesmo objetivo, suprindo e salvando-se mutuamente, dedicar como um todo para que possa cumprir essa missão. A tendência é que com o passar do tempo, ou ainda, conforme o crescimento, o objetivo inicial se torna menor e o laço mútuo se enfraquece. Nesse momento é necessário voltar ao ponto de partida, rever o objetivo inicial e realizar uma averiguação.”
Significa que para se atingir a união espiritual é importante a trabalho conjunto de todos direcionado a um único objetivo que é trabalhar para concretizar o desejo de Deus-Parens que é a vida plena de alegria e felicidade para todas as pessoas do mundo.
Na Instrução 3, foi mencionada que devemos mudar a imagem distante da vida plena de alegria e felicidade no mundo atual. Para isso, cada yoboku deve ter a consciência desta missão, e primeiro assimilar o ensinamento, praticando-o, aumentando o círculo da vida plena de alegria e felicidade a partir dos próximos. Além disso, a começar pelo ato de dar a atenção às pessoas ao redor, dedicar o possível na salvação através dos fatos comuns do cotidiano. Salvar as pessoas é o que mais contenta a Oyassama, e Ela aceita isso.
Bem, no mês que vem, após a Cerimônia Mensal, haverá a visita de doutrinação dos 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama, com a presença do Tyotyossama. Mês passado foi distribuído os convites a todos os yobokus do nosso kyokai. Quando fiz a lista, percebi que muitas pessoas se tornaram yobokus há muito tempo, mas por algum motivo não tem vindo ao kyokai.
Nesta época importante do Decenário de Oyassama, gostaria que todos convidassem essas pessoas, esses yobokus também que para venham no mês que vem ouvir as orientações e a mensagem sobre a importância dos três anos, mil dias. Creio que isso seja também, uma forma de salvação, e com certeza estaremos dando um grande presente a Oyassama no mês do seu aniversário.
         Este mês, no dia 24, estaremos realizando o Mitamassai, Culto às Almas de março. Assim, gostaria de contar com a presença de todos. Como temos quinto domingo este mês, para deixarmos o kyokai um pouco mais bonito para receber o Tyotyossama, gostaria de fazer hinokishin de pintura e limpeza nos dias 29 feriado e 30 sábado. Muito obrigado pela atenção.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Boletim de fevereiro de 2013



Palestra de fevereiro de 2013


Agradecimentos pela dedicação ao Kyokai e pela contribuição para a comemoração dos 60 anos de fundação. Muito obrigado.
        
Em janeiro, a partir do dia 9 a 13, houve o 6° Curso Estudantil com a participação de 10 pessoas. Módulo 1, foram 4 pessoas, no módulo 2, 5 pessoas e no módulo 3, 1 pessoa. No Shuyokai, com duração de 28 dias, que termina semana que vem, temos 3 pessoas. Nos dias 25 a 27, foi realizado o Tsudoi, Encontro Infanto-juvenil com a participação de 35 pessoas do kyokai, com 21 crianças e mais 14 encarregados e pessoal de hinokishin.
Muito obrigado a todos e demos um grande passo para atingir as metas da determinação espiritual dos três anos, mil dias dos 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama. Mês que vem, teremos a partir do dia 11 de fevereiro, o Curso de Doutrina, Koshu de 5 dias.
Além disso, agradeço aos fukyoshotyos e representantes que foram ao Dendotyo mês passado para participarem da Visita de Doutrinação da Sede da Igreja, Hombu Junkyo, dos 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama.
O reverendo Harunobu Nakayama, diretor da Sede, hombuin, veio de Jiba para dar as orientações da postura espiritual para os próximos três anos, mil dias de atividades do decenário.
Após esta Visita de Doutrinação da Sede da Igreja realizada no Dendotyo, acontecerá até maio deste ano, a doutrinação a todas as igrejas. Como somos ligados diretamente ao Dendotyo, a doutrinação em nosso kyokai será no dia da cerimônia mensal de abril, com a presença do Primaz, Tyotyossama.
Hoje, estou distribuindo a carta de convocação dos yoboku do nosso kyokai para que participem sem falta e todos juntos recebermos essa orientação para os 130 anos do ocultamento físico de Oyassama, seguindo a Instrução 3.
Na verdade, não é apenas para os yoboku, mas gostaria que avisassem os demais familiares sobre essa visita de doutrinação. Além do mais, será no mês do aniversário de Oyassama e com certeza o melhor presente que poderemos dar a ela, será a presença e a participação de um grande número de pessoas.

Assim, hoje gostaria de falar sobre a missão do yoboku, como instrumento de Oyassama.
Na Revelação Divina, no dia 26 de outubro de 1838, Deus-Parens afirmou que deseja salvar igualmente todas as pessoas do mundo, sem distinção. Deus-Parens se revelou ao mundo tomando Oyassama como seu Sacrário para salvar toda a humanidade por haver a intenção de compartilhar vendo o viver alegre e feliz dos seres humanos. O desejo de Deus-Parens é ver a transformação do mundo para o de vida plena de alegria e felicidade e isso correrá quando ensinamento do Caminho for transmitido amplamente para todos os locais do mundo.
         Então, como Deus-Parens tem feito os preparativos da salvação do mundo? Não é preciso dizer que é através do trabalho da dedicação sincera à salvação dos yoboku que são os instrumentos de Oyassama.
Sobre isso, na Doutrina de Tenrikyo, tem-se:

“A alegria de ter sido salvo encontra expressão nos atos espontâneos de salvar os outros. Aqui, o homem torna-se um material para a construção do mundo de vida plena de alegria, desejado por Deus-Parens. Eis porque foi denominado de yoboku, que significa madeira de lei ou usável.
Deus-Parens procura atrair muitos yoboku, pelo seu veemente desejo de salvar os seres humanos.

Uma palavra! A instância do espírito de Deus
consiste somente em reunir as madeiras usáveis.    Of. III-128
Das madeiras usáveis, não falo de poucas,
pois desejo muitas árvores usáveis.      Of. III-130
A razão por que espero estas pessoas é por querer
salvar igualmente todos os meus filhos.        Of. XIII-85

Entre os yoboku, não há qualquer discriminação por sexo e nível socioeconômico. Ainda que haja diferença relativa à incumbência segundo o tempo e o lugar, todos são, sem dúvida, igualmente yoboku ou material humano de Deus-Parens, em razão da identidade dos seus espíritos.”

Assim, tendo a igreja como local onde as pessoas se reúnem e desenvolvem a atividade da dedicação sincera à salvação desejada por Oyassama, devemos transmitir amplamente esse ensinamento e aumentar cada vez mais o círculo da vida plena de alegria e felicidade.
         Todas as pessoas que seguem este Caminho foram atraídas e pertencem a uma igreja ou casa de divulgação. Cada pessoa ou família tem o seu dia original quando iniciou a fé, ou seja, foi atraída por Deus-Parens para o Caminho. Os motivos são os mais variados.
Pode ser que passou a frequentar a igreja após receber uma maravilhosa graça da cura da doença, que conseguiu solucionar um grave problema ou que foi convidado por alguém e ficou profundamente impressionado ao ouvir os ensinamentos.
O fato de se reunir em determinada igreja é porque existe a intenção de Deus-Parens. Deus-Parens, com o desejo de usar a pessoa nos trabalhos da dedicação sincera à salvação é que atraiu para a igreja.
         Assim, todos nós que fomos atraídos ao Caminho, somos recursos humanos escolhidos por Deus para a construção do mundo de vida plena de alegria e felicidade. Somos yoboku de Deus-Parens. Por isso, através dos fatos que são mostrados ao nosso redor devemos refletir o desejo e a intenção do Parens e fazer com que o nosso espírito e a nossa atitude correspondam a essa intenção. Em relação ao yoboku, Deus-Parens ensinou:
         Gradualmente, o Parens, que iniciou este mundo, se introduzirá em todas as madeiras usáveis. ED. XV-60
         Se o Parens, que iniciou este mundo, se introduzir no corpo, não sabem o que poderá realizar. ED. XV-61
         São versos de profundo significado e muito gratificantes. O Parens que iniciou o mundo e os seres humanos irá se introduzir em todos os yoboku para trabalhar. Deus-Parens, introduzindo-se nos yoboku, a começar da temperatura, da umidade e da respiração, concedendo todas as providências, está ensinando que não podemos nem imaginar como seria o trabalho realizado pelo yoboku.
Antes de finalizar, gostaria de agradecer a todos que ajudaram nas despesas para o regresso a Jiba que vai ser na semana que vem, dia 12 e a volta será no dia 28. Vamos participar do curso chamado Kyokaityo Oyasato Taimo Juku. É um curso voltado para os kaityos e esposas com menos de 50 anos e mais de 6 anos no cargo. Através de palestras e debates, visa aprofundar o conhecimento e a missão como kaityo e também da orientação e encaminhamento da fé das novas gerações, garantindo a continuidade da fé das famílias da igreja para todo o sempre.
Agradecendo mais uma vez a todos pela reverência e participação na cerimônia mensal de fevereiro, termino as minhas palavras. Muito obrigado.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Boletim de janerio de 2013



Palestra de janeiro de 2013


 Primeiramente, desejo a todos um feliz ano-novo. Agradeço sinceramente pela dedicação prestada ao Kyokai durante todo o ano passado, quando pudemos receber numerosas graças de Deus-Parens. Muito obrigado.
Ao iniciarmos o significativo ano 176 da Revelação Divina, peço que continuem com o mesmo ânimo e com o mesmo sentimento de dedicar a Deus-Parens e a Oyassama, para que possamos continuar alegremente o nosso caminho da evolução espiritual.
Todos os anos, o nosso Kyokai faz a determinação espiritual para se tornar uma meta a ser atingida com o trabalho e a colaboração de todos durante o ano. Como o nosso Kyokai está ligado diretamente ao Dendotyo, esta determinação espiritual é feita para o Primaz que posteriormente entrega diretamente ao Shimbashira-sama.
Assim, para este ano, as determinações são as seguintes:
5 pessoas para o Hatsuseki, iniciantes do Besseki.
5 pessoas para receber o Sazuke.
2 pessoas para o Kentei Koshu.
3 pessoas para o Shuyokai.
E, 500 mil ienes de oferenda Ossonae, para a Sede da Igreja, Hombu.
Em relação a este Ossonae que mensalmente os senhores tem feito em separado para a Sede da Igreja, no ano passado, a determinação foi de 500 mil ienes. Graças ao empenho de todos que fizeram a oferenda mensalmente, conseguimos superar a meta estabelecida e o total foi de 511.000 ienes. Agradeço sinceramente a todos que fizeram este precioso e valioso ossonae, oferenda. Muito obrigado.
Além disso, agradeço a contribuição mensal das famílias para fazer as melhorias visando a comemoração dos 60 anos do kyokai e ser realizada em 2014. Gostaria de contar com a continuidade da colaboração de todos para este ano de 2013.

Bem, como acabamos de fazer a leitura da Instrução 3, a partir deste mês, iniciamos a época oportuna de atividades dos três anos, mil dias, visando a celebração dos 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama em 26 de janeiro de 2016.
Deste modo, procurando compreender e guardando no coração o desejo do Shimbashira-sama contido nessa instrução, vamos dedicar às atividades, unindo as forças e em harmonia espiritual que será a maneira de contentar Oyassama eternamente viva.

         Como todos sabem, a Grande Cerimônia de Janeiro é realizada para relembrar a intenção de Deus-Parens contida no ocultamento físico de Oyassama. Deste modo, gostaria de relatar alguns fatos ocorridos antes e depois do seu ocultamento que, sem dúvida, foi o maior nó ocorrido dentro da história da Tenrikyo.
         No livro Minuta da Vida de Oyassama, começa com a menção de que, à tarde de 1º de janeiro de 1887, quando a Oyassama saía do banho, cambaleou e disse: “Isto é o sinal de que o mundo vai se mover.”
Após três dias, no dia 4, repentinamente, a saúde de Oyassama tornou-se crítica. Ao consultarem a indicação divina através do mestre Izo Iburi, foi esclarecido que até agora Deus veio explicando diversas coisas, mas não compreenderam quase nada, por misturarem o pensamento humano e por desconfiarem das suas palavras. Ao final, chegou até dizer: “Devo retirar-me já, nessa condição? Devo recolher-me?” Então, a respiração de Oyassama parou e o corpo tornou-se frio.
Todos assustados com esse estado e percebendo que estavam errados em ficar suspendendo o Serviço apressado já há algum tempo, executaram o Serviço secretamente à noite, com os portões fechados. Ela se recuperou um pouco, porém não se alimentava como antes. As pessoas presentes deliberaram de novo e decidiram executar o Serviço plenamente, dedicando dois décimos de suas atividades aos afazeres do mundo humano e oito décimos aos de Deus-Parens.
Essa determinação foi aceita e Oyassama ficou relativamente bem por um tempo, contudo, no dia 10, a sua disposição caiu novamente.
O 1º Shimbashira, pensando na opressão da polícia que se fazia já há muito tempo e no estado de saúde de Oyassama, não conseguia decidir facilmente sobre a realização do Serviço abertamente.
Os dias foram passando e as consultas através da indicação divina também foram muitas. Na maioria das vezes, Deus apressava a execução do Serviço e os mestres alegavam sobre a perseguição das autoridades. Durante esse período, o estado de saúde de Oyassama melhorava por alguns dias, mas tinha as recaídas.
Chegou finalmente o dia 26 de janeiro. Esse era o dia em que todos os meses era executado o Serviço pois era a data da Revelação Divina.
Entretanto, considerando o estado de saúde de Oyassama e pensando na fiscalização das autoridades e da polícia, todos tinham receio em realizar o Serviço. Após consultarem novamente a indicação divina, Deus manifestou a urgência da realização do Serviço. E assim, todos vieram a determinar o espírito e, recebendo as palavras do 1º Shimbashira:

“Que fiquem para executar o Serviço somente aqueles com espírito decidido a suportar qualquer intervenção policial e disposto a sacrificar a própria vida ao desempenhá-lo”, começaram a executá-lo em torno do Kanrodai, a partir de uma hora da tarde, mais ou menos.
Nessa hora, uma multidão de fiéis já se estava na Residência e nos arredores para reverenciar o Serviço. Como um milagre, não houve a intervenção policial, e o Serviço terminou sem contratempo. Oyassama que ouvia satisfeita o som alegre dos instrumentos musicais ao terminar o Hino XII, deixou de respirar e ocultou-se fisicamente, mais ou menos as duas horas da tarde. Ela estava com 90 anos de idade. Na Vida de Oyassama, tem-se:
         “O pessoal que voltava triunfante do local do Kanrodai após o Serviço sem qualquer contratempo, ao ouvir a notícia, deixou escapar apenas um grito de dor e, logo, um silêncio absoluto caiu sobre eles. Não houve quem ousasse suspirar.” Continuando, tem-se: “Todos sentiram como se o solo tivesse partido sob os pés, as luzes do Sol e da Lua extinguidas diante deles, e o mundo caído na escuridão.”
As pessoas daquela época pensavam com certeza que Oyassama recuperaria a sua saúde por terem executado o Serviço que tanto era apressado e desejado por Deus-Parens. Em nenhum momento imaginaram que ela poderia se ocultar fisicamente. Por isso, o choque foi muito grande.
Todos abatidos e desolados, não tiveram forças nem para proferir uma palavra, apenas choraram tristemente. Porém, percebendo que não poderiam ficar assim para sempre, recobrando as forças, solicitaram a indicação divina.
         Através da indicação divina, compreenderam que o fato de Oyassama ter-se ocultado fisicamente significava apenas que não seria mais possível ver a sua imagem física, mas que permaneceria eternamente viva e, sem qualquer mudança continuaria trabalhando pela salvação das pessoas.
         Dizendo: “Eu, Deus, por causa do meu amor por meus filhos saí abrindo o portal, e encurtando 25 anos da vida que o Parens tinha ainda pela frente, e começo a salvar-lhes a partir de agora. Fiquem observando bem.” E, continuando, disse: “Até agora havia coisas que desejava dar a meus filhos. Porém, não pude dá-las devidamente. Ainda, ainda, doravante, as entregarei gradualmente.”
Assim, explicou que gradualmente iria conceder a razão do Sazuke. Pode-se dizer que foi o momento em que declarou que ao executarem com seriedade o Serviço e através da força da sinceridade do yoboku que ministraria o Sazuke, desenvolveria amplamente a salvação das pessoas.
            Assim, neste início de ano, e nesse dia em que realizamos a Grande Cerimônia de Janeiro, rememorando o ocultamento físico de Oyassama, procuramos compreender mais profundamente a intenção de Deus contido nos fatos ocorridos no dia 26 de janeiro de 1887.
            Todos nós iniciamos o período determinado dos três anos, mil dias. Vamos acreditar no trabalho de Oyassama eternamente viva, nos amparar firmemente e trilhar seriamente o caminho da vida-modelo que nos foi deixado como sendo o meio para fazermos a evolução espiritual e também, como o caminho para a concretização da vida plena de alegria e felicidade. Ao passarmos de corpo e alma e animados os três anos, mil dias, no dia da celebração dos 130 anos do ocultamento físico, em janeiro de 2016, com certeza Oyassama eternamente viva, com um sorriso no rosto, se sentirá contente e satisfeita pela nossa dedicação.
            Desejando um excelente ano de 2013 a todos e solicitando o trabalho e a dedicação animada às atividades do decenário, termino as minhas palavras.
            Muito obrigado.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Boletim de dezembro de 2012



Palestra de dezembro de 2012


       Os meus sinceros agradecimentos a todos, pela reverência e participação na Cerimônia Mensal de dezembro, o último deste ano. Agradeço também a dedicação de todos aos afazeres do Caminho no dia a dia, aos trabalhos do Kyokai e também pela sincera contribuição visando a comemoração dos 60 anos de fundação. Muito obrigado.
Hoje, manifestamos o nosso agradecimento pelas numerosas graças que recebemos no decorrer deste ano, seja para o nosso kyokai, como também a todos que reverenciaram no dia de hoje.
Como foi lido na Dedicatória, este ano recebemos a graça de 8 pessoas que fizeram o regresso a Jiba, que participaram do Seminário de Oyasato, Hinokishin Internacional do Seinenkai e Hinokishin do Regresso das Crianças a Jiba. Tivemos também 6 pessoas que receberam o Sazuke e se tornaram yoboku, 1 pessoa participou do Shuyokai, Seminário de 28 dias, e 11 pessoas participaram do Curso Estudantil. Além disso, graças à sinceridade de todos, este ano também, pudemos superar a meta de 50 mil yen de oferenda para a Sede da Igreja, alcançando a determinação espiritual. Agradeço o empenho e a dedicação de todos durante este ano, muito obrigado.
         Como falei no mês passado, no dia 26 de outubro, na Grande Cerimônia da Revelação Divina, o Shimbashira-sama fez a anuncio da Instrução 3, que são as orientações para passarmos os próximos três anos, mil dias, visando a celebração dos 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama. Antes, Shimbashira-sama disse o seguinte:
“Em janeiro do ano 179 da Revelação Divina (2016), será realizada a celebração dos 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama. E, como já foi dito repetidas vezes, os decenários de Oyassama não são como aqueles em que se reúnem os parentes e as pessoas relacionadas para louvarem as virtudes, relembrando a personalidade daquele que retornou.
Nos decenários de Oyassama, visa-se principalmente contentar Oyassama eternamente viva, mostrando-lhe o aspecto da evolução espiritual desenvolvida por nós, filhos do caminho, durante o período determinado e o resultado das atividades realizadas em união espiritual.”
         Assim, primeiramente vou fazer a leitura da Instrução que já está no Jornal Tenri deste mês.

         INSTRUÇÃO 3
Antecipando-se à celebração dos 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama no ano 179 da Revelação Divina (2016), expresso o meu pensamento de modo que contribua para a maturação de todos os seguidores do Caminho e para as atividades em união espiritual.
Para salvar toda a humanidade Oyassama revelou o derradeiro ensinamento e deixou o caminho da vida-modelo, trilhando durante 50 anos com dedicação sincera à salvação e plena de amor maternal pelos seus queridos filhos.
Durante esse período, ensinou o Serviço da Salvação, esclareceu a origem de todas as coisas, preparou as condições do Caminho e, em 26 de janeiro de 1887, instando ainda mais a execução do Serviço que tanto mencionava, ocultou-se fisicamente apressando a evolução espiritual das pessoas. Desde então, segundo as palavras: “A partir de agora, farei a salvação”, continua a nos orientar ainda hoje, sem nenhuma alteração, estando à frente da salvação mundial com a razão eternamente viva.
O significado de celebrar as cerimônias decenárias de Oyassama está no fato de corresponder a este infinito amor maternal. É uma época oportuna em que cada yoboku, com espírito renovado, deve trabalhar ativamente tendo como referência a vida-modelo, gravando no coração o objetivo da Revelação Divina, e elevando a consciência como yoboku da construção do mundo de vida pela de alegria e felicidade.
A vida plena de alegria e felicidade é a imagem de um mundo em que todos os seres humanos, que são filhos de Deus-Parens, vivem salvando uns aos outros.
A ambição é lamaçal sem fim.
Purifiquem o espírito inteiramente. É o paraíso! HS. X-4
Se ao menos o espírito for purificado completamente,
tudo será somente prazer. ED. XIV-50
Conforme esses versos, a vida plena de alegria e felicidade é também o modo de viver purificando o espírito.
A ambição desmedida que desconhece a moderação faz com que as pessoas se equivoquem no caminho, cria os conflitos, e por fim, perturbando a harmonia do mundo, pode colocar em risco o seu futuro.
A condição social atual é o fortalecimento da tendência de pensar: “se ao menos eu estiver bem”, e isso enfraquece cada vez mais o laço fraterno entre as pessoas, colocando em risco até os vínculos familiares. É exatamente um movimento da sociedade que dá as costas para a vida plena de alegria e felicidade.
A missão das pessoas que seguem este ensinamento é promover a salvação do mundo, transmitindo a intenção do Parens original às pessoas que carregam a insegurança em relação ao futuro por não terem um ponto de apoio espiritual.
Agora é a época em que todos nós, filhos do Caminho, devemos entrar em ação e dedicar esforços na reforma do mundo, mostrando às pessoas a forma de viver purificando o espírito e ajudando uns aos outros.
O yoboku, aprendendo e assimilando o ensinamento, através da sua prática no dia a dia, deve se tornar uma pessoa admirável nas localidades. A começar do casal, que tem a razão do abraço entre o céu e a terra, cada qual deve corrigir a própria conduta familiar, praticar a salvação mútua e expandir o círculo da vida plena de alegria e felicidade a partir dos próximos.
Ainda, ligando o espírito à igreja e conduzindo-nos a ela com frequência, devemos executar o Serviço que é a sua missão, e ao mesmo tempo, tendo o condutor ao centro, projetar ao mundo a imagem de modelo da vida plena de alegria e felicidade.
Há momentos em que Deus-Parens, preocupando-se com o futuro dos filhos, apressa a mudança do espírito através de diversos nós.
O que quer que Tsukihi realize,
é somente pelo desejo único de salvá-los. ED. XII-78
No entanto, ensina que tudo é unicamente pelo amor parental de querer salvar todos os seres humanos.
Todas as calamidades e as dificuldades são manifestações do amor parental que busca a limpeza do espírito. A começar pela própria reflexão, devemos entender que através dos fatos mostrados, está sendo apressada a salvação das pessoas e devemos nos empenhar ativamente nesta salvação.
Ainda, preocupar-se constantemente com a salvação das pessoas é a atitude dos seguidores do ensinamento que declama a salvação mundial, e é também o caminho através do qual poderemos ser salvos verdadeiramente, conforme é ensinado:
“Salvando os outros, estará salvando a si mesmo.”
A salvação começa pela atenção às pessoas ao nosso redor. Se houver pessoas que estão sofrendo ou aflitas com as doenças e os problemas, antes de tudo, vamos solicitar a sua solução, transmitir voluntariamente algumas palavras e estender as mãos da salvação. Vamos ministrar o Sazuke com toda a sinceridade às pessoas que sofrem de doença, ouvir atentamente a aflição das pessoas, confortando-as e, ao mesmo tempo, transmitir-lhes a vontade do Parens e orientá-las para que possam reformar o espírito. Além disso, instruí-las até que possamos realizar juntos a salvação dos próximos.
Fazendo com que todas as pessoas do mundo venham a conhecer o Parens original e despertem para a verdade de que todos somos irmãos, salvando uns aos outros no mais fraterno relacionamento, avancemos ativamente na construção do mundo, visando a concretização da vida repleta de alegria em que participam juntos Deus e os seres humanos.
Durante os três anos, mil dias, tendo em vista os 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama, nós yoboku, como instrumentos de Oyassama, vamos avançar nesses trabalhos cientes da nossa missão, desejando constantemente contentar Oyassama eternamente viva.
Em 26 de outubro do ano 175 da Revelação Divina
Shimbashira Zenji Nakayama

         Bem, esta é a Instrução visando o próximo decenário de Oyassama. O ponto principal é a realização da salvação.
Este Caminho tem como ensinamento um grande objetivo de salvar todas as pessoas do mundo sem nenhuma distinção. Oyassama nos ensinou a caminhada para cumprir essa missão, e ainda, a vida-modelo de Oyassama mostrada pessoalmente é o exemplo de como os filhos do Caminho devem trilhar o dia a dia.
         De uma forma geral, salvar quer dizer, tirar as pessoas de uma situação de dificuldades, como as calamidades, as guerras, ou ainda, de doenças e da pobreza.
         Quer dizer que através das doenças, estimula a limpeza do espírito, ensinando que mostra sinais para reformar o espírito. E é o mesmo com os problemas circunstanciais. É um aviso às pessoas que receberam a orientação e aquelas envolvidas. Por isso, mesmo que seja curado pelo tratamento médico, se não fizer a limpeza do espírito, se não reformar o espírito para que corresponda ao desejo de Deus-Parens, não se torna no verdadeiro significado de ter sido salvo.
         Refletindo sobre a intenção contida nos problemas físicos e circunstanciais, deve-se analisar e retratar a própria caminhada e o uso espiritual, esforçando na reforma do espírito naquele que condiz com a vontade divina ao mesmo tempo em que se empenha na limpeza do coração.
         Ao final da palestra, Shimbashira-sama disse:
“Deste modo, vamos iniciar a época oportuna dos três anos, mil dias. Época oportuna quer dizer, intencionados em praticar mais do que em tempos normais, e conscientes disso, visar o decenário de Oyassama.
Nesta época oportuna, desejo que um grande número de yoboku possíveis possa praticar a salvação. Para tanto, primeiramente venho solicitar aos condutores de igreja e aos senhores que podem ser chamados de veteranos do Caminho, o empenho pessoal exemplar aos demais.”
Neste último tsukinamisai do ano, gostaria de agradecer a todos pela reverência mensal, pela participação do Serviço Sagrado, e as oferendas feita para a Sede da Igreja, para o Dendotyo e para o Kyokai. Além disso, agradeço aos yoboku que fizeram a ministração do Sazuke aos doentes, e para todos que estiveram sempre atentos em convidar e incentivar as pessoas para fazerem o koshu, o curso estudantil, o shuyokai e o regresso a Jiba.
O Gantasai, Cerimônia de Ano-novo será no dia 1° de janeiro as 8 horas da manhã e a Grande Cerimônia, Taisai, será no dia 6, as 11 horas.
 Desejando boas festas a todos e um excelente ano de 2013, termino as minhas palavras. Muito obrigado.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Boletim de novembro de 2012



Palestra de novembro de 2012


Os meus sinceros agradecimentos a todos que vieram reverenciar e participar da Cerimônia Mensal de novembro do Kyokai. Agradeço também a dedicação de todos aos afazeres do Caminho no dia a dia, aos trabalhos do Kyokai e também pela sincera contribuição visando a comemoração dos 60 anos de fundação. Muito obrigado.
        
         Este mês gostaria de falar sobre alguns episódios de Oyassama onde foi explicada como é a força de Deus.
No mundo ainda existem muitas pessoas que não acreditam na existência de Deus e também em sua onipotente providência. Na época em que Oyassama vivia fisicamente não era diferente.
Certa ocasião, quando uma pessoa indagou sobre a existência de Deus, ela respondeu:
- Se disser que existe, existe. Se disser que não existe, não existe. Pois Deus é a imagem que se vê na graça concedida ao pedido realmente sincero.
         Segundo essa explicação, podemos sentir o trabalho e a existência de Deus vendo o surgimento da graça da cura de uma doença ou a solução de um problema, após fazer o pedido com todo o fervor.
         Creio que todos que estamos aqui já passamos e sentimos esse trabalho por diversas vezes.
Em vários episódios, temos a possibilidade de entender como ela demonstrou concretamente o trabalho e a existência de Deus, exemplificando principalmente na força física.
Quando jovens fiéis regressavam a Residência, Oyassama costumava fazer a competição de forças. Tinha ocasiões em que pedia para apertar a mão com toda a força ou então, puxá-la pelas mãos para tirá-la da almofada em que estava sentada. Por exemplo, no episódio 75, Isto é a Razão Celeste.
Em 1879, Bunkiti Nakagawa foi salvo de uma doença nos olhos e foi até a Residência para agradecer a Oyassama que lhe disse:
- Seja bem-vindo de regresso à Terra Parental. Que tal competir comigo em aperto de mãos.
Ele sempre se orgulhava de sua força, por isso, achou que não perderia para uma senhora como Oyassama e apertou o pulso dela com toda a força e ela pez o mesmo com o pulso dele. Estranhamente, quanto mais força ele impunha, mais doía o seu pulso. Chegou ao ponto de não aguentar mais a dor e pediu perdão. Então Oyassama disse:
-Não é preciso assustar-se. Se os filhos derem sua força, o Parens também dará a sua força. Isto é a razão celeste. Entendeu?
Este episódio tem relação com a expressão: “Se os homens se animarem, Deus também se animará.” Significa que Deus aceita o espírito animado dos homens e também se anima, concedendo a sua graça e a sua proteção.
No episódio 152, A Força em Dobro.
Em 1884, Unossuke Tossa regressou conduzindo 26 fiéis. Oyassama disse:
- Tossa, embora regresse assim de tão longe, se não gravar bem no coração a verdadeira força de Deus, não se sentirá seguro para trazer tanta gente. Hoje, experimente a força de Deus.
Oyassama segurou uma toalha com o indicador e com o polegar e deu a outra extremidade para ele puxar. Tossa puxou com toda a força mas não conseguiu tirar das mãos dela. Então ela disse:
- Isto é a força em dobro de Deus.
No episódio 174, Se Afrouxar a Força.
Um ex-samurai, conhecido por ser exímio em jiu-jitsu e kendo, regressou a Jiba e encontrou-se com Oyassama que lhe disse:
-Nakano, você é conhecido como um homem forte. Então, experimente livrar-se das minhas mãos.
Ela segurou ambos os pulsos dele que tentou desvencilhar-se. Concentrou toda a sua força, mas de nada adiantou. Oyassama permanecia apenas sorrindo.
Percebeu que quanto mais puxava impondo força, sentia os pulsos cada vez mais apertados e não aguentando a dor, pediu perdão. Então, ela disse:
-Não é preciso pedir perdão. Se afrouxar a força de sua parte, Deus também afrouxará. Se impuser força de sua parte, Deus também imporá. Este não é um fato apenas deste momento.

Podemos perceber que em todas as situações, jovens vigorosos, não obtinham êxito, pois a força demonstrada pela Oyassama era sempre maior. Todos caíam rendidos e ficavam admirados pela força mostrada por uma senhora de mais de 70 anos de idade. Nesses momentos ela dizia o seguinte:
- Se os filhos derem sua força, o Parens também dará sua força. Isto é a razão celeste.
- Não tem mais força além disso? Do lado de Deus, a força é dobrada. Dizia também:
- Se afrouxar a força de sua parte, Deus também afrouxará. Se impuser força de sua parte, Deus também imporá.
Através desses exemplos, Oyassama procurou mostrar de maneira visível para os fiéis, a existência de Deus e o seu inestimável trabalho concedido a todos os seres humanos.
Podemos compreender que o trabalho e a providência de Deus depende unicamente do espírito de cada um. Se as pessoas trabalharem animadas, sentindo gratidão pelas providências concedidas por Deus, com certeza isso vai se tornar a fonte do surgimento de mais graças ainda.
Impor a nossa força significa praticar o ensinamento de Oyassama no dia a dia. É dedicar o nosso esforço na divulgação e na salvação. Deus, observando essa força de cada um, vai conceder também a sua graça, em dobro.

Como falei no mês passado, na Grande Cerimônia de outubro realizado no dia 26, em Jiba, data da comemoração da Revelação Divina, Shimbashira-sama, em sua palestra, fez o anuncio da Instrução 3.
Como sabem, a instrução é a orientação para todos nós seguirmos durante os próximos três anos, mil dias, visando a celebração dos 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama.
Como já foi dito repetidas vezes, os decenários de Oyassama não são como aqueles em que se reúnem os parentes e as pessoas relacionadas para louvarem as virtudes, relembrando a personalidade daquele que retornou.
Nos decenários de Oyassama, visa-se principalmente contentar Oyassama eternamente viva, mostrando-lhe o aspecto da evolução espiritual desenvolvida por nós, filhos do caminho, durante o período determinado e o resultado das atividades realizadas em união espiritual.
Nesse sentido, a instrução nos proporciona a postura espiritual necessária para realizar as atividades desse decenário, em união e harmonia por todos nós.

         Agradecendo a presença e a participação de todos, termino as minas palavras. Muito obrigado.